Vôo 3054
Adolescentes são detidos por publicar site com piadas sobre o acidente da TAMPublicada em 07/11/2008 às 19h00m
Wagner Gomes, O GloboSÃO PAULO - Dois adolescentes foram detidos por publicar páginas em um site de relaciomamento em que faziam piada com a tragédia do vôo 3054 da TAM, em que morreram 199 pessoas, em julho de 2007. Os dois, de 13 e 17 anos, são primos. Eles foram detidos por policiais da Delegacia de Meios Eletrônicos do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic).
De acordo com a polícia, os dois garotos criaram uma comunidade no Orkut em que, além de divulgarem fotos das vítimas, também criavam textos sobre a tragédia. A página já foi tirada do ar. A Polícia investiga outras três comunidades que foram inspiradas nesta primeira: Churrastam, Churrascão 3054 e Churrascão 3054 em Congonhas. A primeira dessas três comunidades tinha uma foto do terrorista Bin laden na capa.
- Os pais ficaram surpresos quando souberam do envolvimento dos filhos. É preciso impor limites às crianças. Não se pode deixar um adolescente livre na internet - disse o delegado Wilson Roberto Zampieri, titular da 4ª Delegacia de Meios Eletrônicos do Deic.
R.D.M.S. tinha 12 anos quando criou a comunidade no Orkut no passado. O primo dele, E.R.S.C, de 16 anos, estava com ele. O delegado disse que ao chegar à casa do garoto mais novo, nesta sexta-feira, não encontrou os pais, que estavam trabalhando. O adolescente, que está na sétima série do ensino fundamental, admitiu que passava boa parte do tempo navegando na internet. O computador ficava no quarto do garoto, no fundo da casa, localizada no bairro da Vila Guilherme, zona norte de São Paulo. O primo dele mora em São Bernardo do Campo e passava alguns dias na casa de R.D.M.S.
A polícia terminou o inquérito que investiga essa comunidade somente agora, um ano e meio após a tragédia. O delegado reclamou da demora em conseguir a quebra do sigilo dos adolescentes na internet. Os garotos serão chamados para comparecer à Vara da Infância e Juventude. Eles podem receber uma advertência e até mesmo serem encaminhados para a Fundação Casa. Se fossem maiores de idade, teriam de responder por vilipêndio de cadáver, pena que vai de um a três anos de detenção.
As investigações continuam e o escrivão Márcio Antonio Pinto disse que está próximo de descobrir a identidade dos autores das outras comunidades.
- Todas elas mostravam fotos de cadáveres e imagens que foram copiadas da própria internet. Os parentes das vítimas ficaram indignados - disse Pinto.
O Globo