Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

[De NOV a JAN] TAM pernanecerá com serviço de bordo na super ponte

Já existem 45 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Approach-Air

• Usuários
  • 3131 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:26/05/0000
Reputação: 104

Postado 20 de novembro de 2008 - 15:26

Leve o Dia Leve

De 03/11/2008 a 31/01/2009, é servido o serviço de café da manhã “Leve o Dia Leve”, nas rotas super ponte ida e volta, decolando entre 05h30 e 09h30. O serviço é composto de frutas, mini sanduíche e iogurte Activia (em parceria com a Danone) servido em caixa especialmente desenvolvida para ação. Serão 06 ciclos que trocam de 03 em 03 dias. Acompanhado ainda de speech personalizado.

Wrap

No período de 19/11/2008 a 18/02/2009, é servido a bordo o serviço de “Wrap”, nas rotas super ponte ida e volta, vôos decolando entre 11h31 e 14h00. Este serviço é composto de 06 receitas exclusivas de mini wrap (com rotação de 06 em 06 dias) servido em caixa com layout especialmente desenvolvido. Na caixa o passageiro poderá destacar um cupom que dará direito a um Wrap na compra de outro em toda a rede de restaurantes Wraps. Acompanhado ainda de speech personalizado.

Happy Hour

No mesmo período também teremos a bordo o serviço de “Happy Hour”, nas mesmas rotas, decolando entre 17h01 e 22h00. O serviço será composto de queijos (em parceria com a Polenghi) e frios (em parceria com a Frigor Hans) com materiais especialmente desenvolvidos para ação: cumbuca descartável com cinta, forro de mesa e “bolacha” para chopp. Além das cervejas Sol, Xingu e Cerveja Bavária Premium. São 02 ciclos de serviço (45 dias de cada um deles), acompanhado de speech personalizado.

http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?...0009508020aRCRD

Quem já provou esse novo serviço de bordo?

#2 celinhogomes

• Usuários
  • 72 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:01/01/1978
Reputação: 0

Postado 20 de novembro de 2008 - 15:46

Pelo visto o serviço de bordo da Super Ponte é BEM MELHOR que o oferecido a mim num vôo de 4 horas (GIG-MAO), que consistia numa torrada com polenguinho.

#3 Speedbird

Administrador

• Administrador
  • 4934 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:16/03/1978
Reputação: 215

Postado 20 de novembro de 2008 - 16:39

QUOTE(JPS @ Nov 20 2008, 04:26 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Quem já provou esse novo serviço de bordo?

JPS, eu já provei tanto o Café da Manhã quanto o Happy Hour e o café da manhã é excelente!!! O iogurte de morango vinha com Corn Flakes (gostei tanto que passei a comprar para a minha casa) e o sanduiche era de queijo e presunto, muito saboroso!!!

O Happy Hour é o que eu tenho encontrado com mais frequência em razão dos horários que eu voo e vez por outra ele não me cai muito bem. A caixinha é muito bem apresentada, vem com queijo prato, queijo provolone, apresuntado, salame italiano, 2 azeitonas pretas (sem caroço), algumas nozes (geralmente 2) e alguns amenduins (as nozes e os amenduins vem soltos por cima dos frios). Eles servem cerveja Sol, Xingú e Bavária, mas tenho notado que SEMPRE tem faltado cerveja e os comissários na grande maioria das vezes não têm conseguido passar o serviço de Happy Hour completo, normalmente (aconteceu nos meus últimos 4 vôos) quem está sentado da fileira 17 ou 18 em diante fica sem bebidas e já teve vez que os comissários não conseguiram recolher o lixo, pousou todo mundo segurando copos, caixinhas e papéis...

Os comissários estão mesmo precisando de mais instrução, pois normalmente no trecho CGH-SDU que é regularmente feito em 45 ou 50 minutos eles não estão dando conta do recado... (não me venham dizer que o tempo é curto, pois outras companhias e a própria TAM antigamente conseguiam passar o serviço completo na perna CGH-SDU que já chegou a ser feita em 35min.)

Leve o Dia Leve

De 03/11/2008 a 31/01/2009, é servido o serviço de café da manhã “Leve o Dia Leve”, nas rotas super ponte ida e volta, decolando entre 05h30 e 09h30. O serviço é composto de frutas, mini sanduíche e iogurte Activia (em parceria com a Danone) servido em caixa especialmente desenvolvida para ação. Serão 06 ciclos que trocam de 03 em 03 dias. Acompanhado ainda de speech personalizado.

Happy Hour

No mesmo período também teremos a bordo o serviço de “Happy Hour”, nas mesmas rotas, decolando entre 17h01 e 22h00. O serviço será composto de queijos (em parceria com a Polenghi) e frios (em parceria com a Frigor Hans) com materiais especialmente desenvolvidos para ação: cumbuca descartável com cinta, forro de mesa e “bolacha” para chopp. Além das cervejas Sol, Xingu e Cerveja Bavária Premium. São 02 ciclos de serviço (45 dias de cada um deles), acompanhado de speech personalizado.

http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?...0009508020aRCRD

#4 SQ-GRU

• Usuários
  • 674 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:27/07/1988
Reputação: 47

Postado 20 de novembro de 2008 - 16:50

QUOTE(Speedbird @ Nov 20 2008, 05:39 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Os comissários estão mesmo precisando de mais instrução, pois normalmente no trecho CGH-SDU que é regularmente feito em 45 ou 50 minutos eles não estão dando conta do recado... (não me venham dizer que o tempo é curto, pois outras companhias e a própria TAM antigamente conseguiam passar o serviço completo na perna CGH-SDU que já chegou a ser feita em 35min.)

Tbm relato a mesma coisa....

No meu último vôo ao RJ a minha fileira foi a última a receber bebidas (fileira 13, snme) e depois eles ainda mandaram todo mundo enfiar o lixo no bolso da poltrona... sorte que não era dos aviões mais novos sem os bolsões!

Pq não fazem como a RG fazia antigamente? Já deixa algumas bebidas prontas... lembro que na rota RJ-SP pela manhã diversas vezes eu via os comissários passando com bandejas cheias de sucos no copo só para o pax pegar....

Poderiam, à noite por exemplo, já deixar alguns copos com Coca Cola, Guaraná e suco de laranja já prontos e passar com outr bandeja com cervejas e copos para quem preferir...

Iria agilizar bem mais......

#5 dayniac

• Usuários
  • 601 Postagens
  • Interests:Aviação, Aeroportos, Aeronaves, Empresas Aéreas, gente que trabalhe nas aéreas
  • Cidade/UF/País:sao paulo sp brasil
  • Data de Nascimento:02/09/1968

Postado 20 de novembro de 2008 - 17:12

QUOTE(SQ-GRU @ Nov 20 2008, 04:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Tbm relato a mesma coisa....

Pq não fazem como a RG fazia antigamente? Já deixa algumas bebidas prontas... lembro que na rota RJ-SP pela manhã diversas vezes eu via os comissários passando com bandejas cheias de sucos no copo só para o pax pegar....

Poderiam, à noite por exemplo, já deixar alguns copos com Coca Cola, Guaraná e suco de laranja já prontos e passar com outr bandeja com cervejas e copos para quem preferir...

Iria agilizar bem mais......

Economia meu caro, depois de despejada no copo, a bebida não pode ser reaproveitada por vários fatores e no caso dos gaseificados, óbvio pois perdem o gas. Manter nas embalagens pet e servir na hora gera menor 'desperdício'. Foi-se o tempo das bebidas (exceto cervejas) servidas em latas, individualmente.

Também notei a demora no serviço do café da manhã, inclusive com algumas fileiras sendo servidas ja após o speech do comandante informando o procedimento para pouso. Agilidade necessária urgente, mas isso se resolve com a prática.

Abs

#6 Super Constellation

• Usuários
  • 2433 Postagens
  • Cidade/UF/País:Natal - RN - Brasil
  • Data de Nascimento:06/04/1994
Reputação: 15

Postado 20 de novembro de 2008 - 17:29

Sim dayniac,mas poderia colocar somente a quantidade minima que era utilizada.

Qualquer coisa,se alguem quisesse mais,abria e pegava mais.

#7 boulosandre

• Usuários
  • 3500 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo- SP - Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1974
Reputação: 198

Postado 20 de novembro de 2008 - 18:00

QUOTE(celinhogomes @ Nov 20 2008, 04:46 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pelo visto o serviço de bordo da Super Ponte é BEM MELHOR que o oferecido a mim num vôo de 4 horas (GIG-MAO), que consistia numa torrada com polenguinho.

Pelo que eu sei, os voos da Super Ponte (CGH-SDU, CGH-CNF, CGH-POA, CGH-BSB e CGH-CWB) estao entre os mais rentaveis, se nao forem os top 4 e transportam em sua maioria passageiros corporativos principalmente nestes horarios-pico. Isto é uma grande estratégia de marketing pois estes passageiros viajam a passeio com suas familias, assim como em negócios para o exterior....e principalmente em pracas como SP e RJ onde há tantas opcoes de cias estrangeiras, a TAM consegue fidelizar uma boa parte destes passageiros (vide ocupacoes da TAM nos ultimos meses, mesmo com a crise e o aumento de voos).

#8 Alex_GIG

• Usuários
  • 421 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro / RJ / Brasil
  • Data de Nascimento:02/02/1976
Reputação: 1

Postado 20 de novembro de 2008 - 18:38

QUOTE(boulosandre @ Nov 20 2008, 07:00 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pelo que eu sei, os voos da Super Ponte (CGH-SDU, CGH-CNF, CGH-POA, CGH-BSB e CGH-CWB) estao entre os mais rentaveis, se nao forem os top 4 e transportam em sua maioria passageiros corporativos principalmente nestes horarios-pico. Isto é uma grande estratégia de marketing pois estes passageiros viajam a passeio com suas familias, assim como em negócios para o exterior....e principalmente em pracas como SP e RJ onde há tantas opcoes de cias estrangeiras, a TAM consegue fidelizar uma boa parte destes passageiros (vide ocupacoes da TAM nos ultimos meses, mesmo com a crise e o aumento de voos).

Eles ainda usam a expressão "Super Ponte" para outros trechos que não CGH - SDU? Eu sei que os trechos antes eram esses que você citou, mas acho que isso mudou.

Eu gosto desses novos serviços da ponte, em especial o café da manhã. Além disso, o custo deve diminuir muito, já que são serviços patrocinados (ou em parceria) com as empresas fornecedoras.

A lentidão é grande mesmo atualmente. Deviam tentar otimizar. Já andam fazendo latinhas menores no Brasil - vejo sempre da Coca Zero. Será que o custo seria tão mais alto que a PET para um cliente como a Tam, mesmo que fosse apenas para esses trechos "nobres" (e curtos)?

Editado por Alex_GIG, 20 de novembro de 2008 - 18:39 .

#9 Alex_GIG

• Usuários
  • 421 Postagens

Postado 20 de novembro de 2008 - 18:46

QUOTE(boulosandre @ Nov 20 2008, 07:00 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Um último comentário rápido, meio off-topic: a Tam fideliza seus clientes por um único motivo, chamado programa de milhagem. Quem voa muito no Brasil se prende a eles por isso. A entrada na Star Alliance vai mudar um pouco esse cenário. Se não fosse pelo Fidelidade, não haveria qualquer motivo para viajar para fora do país de Tam, como todos já expusemos aqui tantas vezes!

Abs!

#10 darkstar

• Usuários
  • 912 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo SP Brasil
  • Data de Nascimento:27/05/1977
Reputação: 158

Postado 20 de novembro de 2008 - 19:08

QUOTE(Alex_GIG @ Nov 20 2008, 07:46 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Um último comentário rápido, meio off-topic: a Tam fideliza seus clientes por um único motivo, chamado programa de milhagem. Quem voa muito no Brasil se prende a eles por isso. A entrada na Star Alliance vai mudar um pouco esse cenário. Se não fosse pelo Fidelidade, não haveria qualquer motivo para viajar para fora do país de Tam, como todos já expusemos aqui tantas vezes!

Abs!

Puxa amigão,então quer dizer que caso não fosse pelo fidelidade a operação internacional da TAM seria um fracasso thumbsdown_still.png :thumbsdown_still:Sorte que a imensa maioria das pessoas que voam pela TAM não pensam desta forma. thumbsup.gif

#11 Alex_GIG

• Usuários
  • 421 Postagens

Postado 20 de novembro de 2008 - 19:12

QUOTE(Márcio @ Nov 20 2008, 08:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Puxa amigão,então quer dizer que caso não fosse pelo fidelidade a operação internacional da TAM seria um fracasso thumbsdown_still.png :thumbsdown_still:Sorte que a imensa maioria das pessoas que voam pela TAM não pensam desta forma. thumbsup.gif

Ok, a frase saiu mais forte do que deveria, peço desculpas pelo exagero. Estava falando do grupo de pessoas a que o Boulos se referia...

#12 Airbus-FA

• Usuários
  • 2081 Postagens
  • Cidade/UF/País:Joinville/SC/Brazil
  • Data de Nascimento:04/11/1980
Reputação: 558

Postado 20 de novembro de 2008 - 19:21

QUOTE(Speedbird @ Nov 20 2008, 05:39 PM) <{POST_SNAPBACK}>

[

Sou obrigado a defender os colegas (e me defender)
Muitas vezes, não conseguimos terminar o serviço de bordo. Isso acontece quando o vôo está lotado, ou mesmo sem estar lotado mas o aviso de cintos é ligado por turbulência.
Quando o vôo está tranquilo, terminamos certamente de passar lanche, bebidas e recolhemos, e sim, com certeza os últimos passageiros receberão seu lanche e sua bebida (dependendo da dinâmica do serviço - meio ponta ou de frente para tras) em cima da hora de pousar. Não tem o que fazer, é assim e pronto.
São 144 passageiros que recebem seu lanche, escolhem suas bebidas e são servidos dela. São 4 comissários.
Agilidade no serviço de bordo não depende de instrução, mas sim de prática, então se v~c se referir a um comissário novinho, de um voto de credibilidade a ele, pois ele vai adquirir essa agilidade em 2 ou 3 meses (afinal, piloto novinho tbm vive dando catrapo não é mesmo?), e se estiver se referindo a um comissário mais antiogo, chega a ser ofensivo vc dizer que ele precisa de treinamento para se rmais rápido.
Quem sabe se a Tam nos autorizar a servir 2 copos de bebidas por vez (isso é proibido aqui) a gente consiga terminar raipinho o serviço. Por exemplo, duas pessoas pedem suco de laranja, eu pego dois copos na mesma mão e ja sirvo o suco dos dois, isso agiliza demais o serviço e não fica feio ou mal visto.
Outra coisa seria fazer umas caixas menores (vc viu o tamanho da caixa do Leve o dia leve?) a gente tem que ir lá tra reabastecer o trolley duas ou tres vezes pq não cabe quase nada. idsso demanda um tempão tbm. E umas embalagens mais práticas do que bonitas, o Hppy hour por exemplo, a gente leva um tempão pra tirar debaixo do trolleu pq elas dsão lisas e aredondadas e se abrir o trolley sem tomar muito cuidado escorrega tudo no chão.
Eu te convido a fazer um serviço de bordo numa ponte lotada.
Quanto ao tempo de vôo, 45 a 50 minutos é o tempo total, se vc levar em conta o tempo que o cinto fica ligado durante a decolagem e o pouso verá que sobra aproximadamente 30 minutos para a gente montar o trolley, passar o serviço e recolher o lixo.
Então veja, 144 pax, 30 minutos, monta, passa lanche, bebidas, embalagens nada funcionais, recolhe, pousa.
A única embalagem que está maravilhosa para servir por extremamente prática é a do wraps.

#13 Airbus-FA

• Usuários
  • 2081 Postagens

Postado 20 de novembro de 2008 - 19:23

Desculpem os erros mas escrevi muito rápido... rs thumbsup.gif

#14 K-Flyer

• Colaborador
  • 2549 Postagens
  • Interests:Fotografia Aeronáutica
Reputação: 165

Postado 20 de novembro de 2008 - 20:15

airbus, ja escreveu tudo que eu ia falar
nao existe instrução que melhore o corre-corre da ponte.
segurar 2 copos na mao, que é proibido, é uma maravilha!! mas pra acontecer um desastre tbm é facinho hahahaha

ainda nao fiz o happy hour nem o activia. mas ja vi eles dentro do aviao.. o activia é ENORME!

sorte que saiu aquela ##### de pao quentinho.. aquilo sim era um saco de fazer!

e claro, da mesma maneira q muitos reclamam de pilotos, pousos ruins, e coisa e tal.. se coloquem no nosso lugar, que temos de montar aquilo correndo e ainda tentar (repito, tentar..) fazer o serviço com o minimo de excelencia e educação
mas muitas vezes, pra fazer o voo fluir, tem de jogar o serviço na mesinha e agilizar a bebida... enrrolou dá suco de laranja mesmo.. ahuauhauh

recolher tbm.. o serviço de café da manhã é gigante.. daí a gente puxa o trolley lixeira e ele é mid-size, ou seja, menor...
dai é aquele aperto pra colocar tudo dentro

tem gente q diz "na ponte deveria ser servido apenas amendoim" mas aí vc ve o preço que os pax pagam!!

acho q os serviços se encaixam com o padrao da ponte sim, mas deveriam ser mais dinamicos.

além disso.. muitos serviços deveriam entrar nas rotas q nao sao super ponte, como o colega falou do café da manhã MAO-GRU.. uma torrada, polengui, cookie e geleia.. é pouquissimo.

#15 CabinCrew

• Usuários
  • 1505 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP Capital
  • Data de Nascimento:10/05/1986
Reputação: 202

Postado 20 de novembro de 2008 - 20:17

Fiz o Happy Hour no BSB-CGH , deu, claro que deu, bem mais tempo pra se fazer do que na ponte Rio-SP. Vejam bem, não estou reclamando do serviço em si, eu estou lá pra cumprir bem o meu papel e pretendo cumprir ele em todos os vôos para os quais eu for escalado, mas bem, isso não me impede de fazer algumas criticas. A caixa do Happy Hour é redonda, como disse o Airbus-FA, escorrega facil da mão, sem contar que o anel que segura a tampa também escorregou bastante. O padrão de serviço, servido junto com o trolley de bebidas para o Happy Hour também não colabora, visto que a cumbuca é grande e não cabem muitas em uma gaveta. O melhor para este serviço seria com certeza descer com um trolley estregando cada cumbuca e em seguida 2 comissários irem para a fileira 18 passar as bebidas.

Bem, quanto a treinamento ou não, eu te garanto amigo que serviço de bordo é só na prática e também te garanto que certos serviços tem um padrão que os comissários não concordam, mas, padrão é padrão e tem que ser feito.

E juro que não estou usando de ironia nesta frase, mas um dia, te convido com todo prazer para um guarulhos ou congonhas curitiba servindo culinaria regional, aonde de quebra, o trolley de lixo não comporta todo o material recolhido, e nós temos um tempo habil de cerca de 30 minutos para servir os muitas vezes 174 passageiros, pois curitiba recebe o A320.
A gente faz o que pode , pode ter certeza, mas há limitaçoes, e antes de tudo vem a segurança, ligou o atar cintos, não deu tempo, é trolley na galley e tudo travado para um pouso com segurança. Pessoalmente em todas as pontes que fiz, em todos os voos mais rapidos e lotados que fiz, as tripulaçoes deram conta do recado. Mas não duvido que em certas ocasioes não tenham conseguido. É a vida.

Editado por CabinCrew, 20 de novembro de 2008 - 20:17 .

#16 Yoshioff

• Usuários
  • 4120 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:06/10/1989
Reputação: 5

Postado 20 de novembro de 2008 - 21:32

QUOTE(Alex_GIG @ Nov 20 2008, 06:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A lentidão é grande mesmo atualmente. Deviam tentar otimizar. Já andam fazendo latinhas menores no Brasil - vejo sempre da Coca Zero. Será que o custo seria tão mais alto que a PET para um cliente como a Tam, mesmo que fosse apenas para esses trechos "nobres" (e curtos)?

Um simples calculo... uma garrafa pet de 2 litros serve quantos pax? uns 10~12 pax? e calcule o peso da garrafa, com 10 latinhas de refrigerante... Economia de combustivel com o menor peso embarcado na aeronave, parece besta mas vai ver depois de algumas centenas de vôos o valor da quantia economizada.

#17 Airbus-FA

• Usuários
  • 2081 Postagens

Postado 20 de novembro de 2008 - 21:54

QUOTE(CabinCrew @ Nov 20 2008, 09:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A gente faz o que pode , pode ter certeza, mas há limitaçoes, e antes de tudo vem a segurança, ligou o atar cintos, não deu tempo, é trolley na galley e tudo travado para um pouso com segurança. Pessoalmente em todas as pontes que fiz, em todos os voos mais rapidos e lotados que fiz, as tripulaçoes deram conta do recado. Mas não duvido que em certas ocasioes não tenham conseguido. É a vida.

Se o céu ta de brigadeiro e a tripulação redonda, dá pra fazer esses serviços todos, mas saliento que é naestica, ou seja, os últimos passageiros a receberem sua bebida o terão poucos minutos antes do "atenção tripulação,preparar para o pouso".
Mas acontece que as vezes, algumas formações na saída fazem com que o cmte - por segurança, mesmo que não balance - mantenha as luzes dos cintos acesas por mais tempo, ou pequenas turbulências durante o vôo, mesmo que não sejam ligadas as luzes de cinto, fazem com tenhamos mais cuidado - e portanto lentidão - nos serviços de bordo.

Eu nunca tinha feito um vôo sem terminar tudo e recolher o serviço, mesmo na ponte, e até achava meio desleixo de comissários quando reclamavam que não dava tempo. Mas semana passada fiz uns dias de ponte aérea com muita chuva e turbulência e acreditem, em duas etapas não conseguimos terminar, duas etapas de várias que fizemos em todos os 4 dias de ponte, acho que foi um indíce muito pequeno pela quantidade de pernas que fizemos e pelo mau tempo que havia, mas justo nessas etapas os pax deveriam estar pensando "nossa, a Tam deveria investir mais no treinamento de seus comissários, pois estão muito devagar".

Observem, os comissários saem desesperados fazendo o serviço correndo, e mesmo assim as vezes não dá tempo. Somente depois de observar com atenção a velocidade com que os comissários distribuem os lanches e bebidas é que se pode falar sobre agilidade dos mesmos, não se pode avaliar isso somente pelo fato de não ter dado tempo de terminar o serviço, sem ter observado o serviço em si.

abçs thumbsup.gif

#18 A320PRMHZ

• Usuários
  • 779 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:03/02/1978
Reputação: 176

Postado 20 de novembro de 2008 - 21:59

QUOTE(Speedbird @ Nov 20 2008, 04:39 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Concordo com os Colegas e acrescento:
A empresa cresceu e muita gente "expert" e antiga de empresa foi promovida de equipamento (para o A321/330) e "os novinhos" (eu inclusive) estamos no equipamento inicial A319/320.
Na Academia, temos aulas práticas de Serviço de Bordo e somos orientados a servir conforme a dinâmica do Serviço embarcado: Nariz-Cauda (um trolley exclusivo lanche e outro exclusivo bebidas) ou Pontas-Meio (dois carrinhos com lanche/bebidas saindo simultaneamente das galleys até se encontrarem - preferencialmente no meio do avião...).
Além disso, temos que servir primeiro o Cliente sentado na Janela, depois Meio e por ultimo Corredor. Sempre começando pelas fileiras A/B/C (lado Capt).
Somos constantemente observados e orientados a bem-servir e encantar! Afinal, este é um diferencial da empresa ("Paixão por Voar e Servir").
Mas nem sempre conseguimos fazer deste jeito pois, se seguirmos ao pé da letra tudo o que determinam para a gente, servimos cinco fileiras e o copiloto anuncia "tripulação preparar para o pouso". Temos que ter o "bom senso" e avaliar a cena/situação (vide abaixo).
E assim como no cockpit existe funções administrativas (preencher Livro de Bordo e demais papeladas), la atrás nós temos que fazer "a contabilidade" (Requisição para o Catering da próxima base: Quais e Quantas bebidas necessitamos + gelo/guardanapos/copos/balas/café/leite/açucar... E no Retorno a CGH/GRU precisamos fazer "o balanço" do que estamos desembarcando).

"Na equação do Serviço de Bordo", temos que avaliar:
- É um A319 ou A320 (*)?
- Está full-mandioca ou não?
- Tem mais Clientes sentados na Frente, no Meio ou no Fundo (**)?
- É Nariz-Cauda ou Pontas-Meio ? (***)
- Trecho (é Ida ou Volta) (****)
- e por o mais importante: Meterologia (vai balançar ou não? "Mais importante que o Cliente é a Segurança" - a nossa, inclusive)

Uma coisa é certa: Fazemos o possível para encantar/servir bem os Clientes. Por motivos alheios à nossa vontade, nem sempre é possivel.
As vezes, contamos com a colaboração de Comandantes que soltam o cinto antes e prendem um pouco mais tarde ("Capt ja terminamos e recolhemos o serviço. Se quiser prender a gente..." e a resposta "Ok obrigado, é pra já!" [sinal sonoro cintos on TUM] "Tripulacao preparar para o Pouso". É muito bom quando o CRM flui... 5 pernas de Ponte cansam menos do que um BPS!
Em outros casos, o bom andamento do serviço fica comprometido quando o cinto é liberado tarde demais ("esqueci de vocês, desculpe") e ligado exatamente aos 10.000 pés ("chega de brincadeira, quem comeu comeu" risos).

Além dos 3 novos Serviços de Bordo mencionados "Leve o Dia Leve" (Café da Manhã), "Wraps" (Meio do dia/Hora do Almoço) e "Happy Hour (Jantar) temos ainda: Lanche Quente, Lanche Frio, "Ares da Manha" (Café da Manhã em rotas nao-Super-Ponte) e o Kit Bauducco (torradinha/polenguinho) servidos em qualquer voo com decolagem entre 00:00 e 6:00 (inclusive os Corujões MAO/GRU hahaha).
De todos os serviços, só não fiz os Paes Quentinhos e a Sopa (ufa!). Diz a Lenda que era emocionante faze-los no CWB... Os demais são tranquilos de fazer (basta a equipe estar entrosada e algumas coisas "massetiadas" para não perder muito tempo...)

(*) No passado, a TAM cumpria certas rotas com o F100 (108 pax). Hoje fazemos os mesmos vôos (35-40 minutos) num A319 (144Y) ou A320 (174Y). E o Airbus é mais veloz que o Fokker...
(**) Se o Desembarque é realizado em Finger, quase a totalidade dos Clientes (os Frequentes) preferem sentar no corredor e na parte dianteira, para agilizar sua saida. Podem observar: Nos voos para GYN, FLN, NVT, JOI, IOS, BPS (e outras sem finger, onde o desembarque é pela pista), utiliza-se a porta traseira 2L (e a distribuição dos passageiros a bordo é mais homogênea)
(***) Se o serviço é Nariz-Cauda a gente tenta decolar com o respectivo trolley já na galley dianteira, justamente para agilizar o serviço. Nem sempre isso é possível e temos que empurrar o carrinho "morro acima" na decolagem...
(****) Existe a tendencia dos voos com chegada em CGH (pista 17) serem ligeiramente mais longos, pois até ir la na Proa de Rede, entrar no sequenciamento, fazer a curva e voltar, ganhamos minutos preciosos... Agora fazer CWB/CGH com pouso pela 35, lamentavelmente Cliente irá pousar com Serviço de Bordo no Bolsao. Se o vôo estiver full, não da tempo mesmo...

QUOTE(Alex_GIG @ Nov 20 2008, 06:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eles ainda usam a expressão "Super Ponte" para outros trechos que não CGH - SDU? Eu sei que os trechos antes eram esses que você citou, mas acho que isso mudou.
Usamos internamente e informalmente... É mais para distinguir os voos Regulares com 2-3 frequencias ao dia dos demais (voos "Super Ponte" e os saindo de GRU...)

#19 Mr. Airbus

• Usuários
  • 108 Postagens
  • Cidade/UF/País:SaoPaulo
  • Data de Nascimento:30/07/1972

Postado 20 de novembro de 2008 - 22:50

QUOTE(A320PRMHZ @ Nov 20 2008, 10:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
(*) No passado, a TAM cumpria certas rotas com o F100 (108 pax). Hoje fazemos os mesmos vôos (35-40 minutos) num A319 (144Y) ou A320 (174Y). E o Airbus é mais veloz que o Fokker...

E ainda tem o seguinte agravante... Nos tempos áureos da TAM o serviço no Fokker-100 era feito com 4 comissários, ou seja, uma média de 27 pax/comissário. Os A319 voavam com 122 pax e os A-320 com 150, sendo 1 comissário exclusivamente para a superclasse e os outros 4 para a Y. A média pax/comissário era bem menor do que hoje. Não há dúvida de que hoje tá bem mais difícil.

Mas tem coisas que eu realmente nao entendo.. Um LDB-CWB com serviço completo e que NUNCA dá para fazer o serviço de bordo, pois o vôo tem 40 minutos de block time (menos de 30 de flight time, o que daria uns 20 min te tempo de servi;co de bordo na melhor das hipóteses) enquanto um THE-BSB que tem quase 2 horas de vôo tem um serviço só de amendoim... Vai entender....

O fundamenal é que a trip técnica tenha um bom conhecimento de como é a rotina de serviço na etapa, para planejar o vôo de modo que ao menos dê tempo de fazer o serviço e recolhê-lo, para evitar pousar com bandeja no colo. Sabemos que nem sempre é assim unsure.gif

#20 K-Flyer

• Colaborador
  • 2549 Postagens
  • Interests:Fotografia Aeronáutica
Reputação: 165

Postado 21 de novembro de 2008 - 01:16

QUOTE(Mr. Airbus @ Nov 20 2008, 11:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Mas tem coisas que eu realmente nao entendo.. Um LDB-CWB com serviço completo e que NUNCA dá para fazer o serviço de bordo, pois o vôo tem 40 minutos de block time (menos de 30 de flight time, o que daria uns 20 min te tempo de servi;co de bordo na melhor das hipóteses) enquanto um THE-BSB que tem quase 2 horas de vôo tem um serviço só de amendoim... Vai entender....

vo te contar, decolei com CB pra todo lado pra ldb, demorou pra cacete pra soltar o cinto.. chefia a bordo... primeiro voo de instrução de um dos cmros.. 90 pax e com sanduiche quente..

mas a coisa tava TAO engrenada, eu ja tinha deixado os sandubas prontos no trolley.. foi soltar o cinto e fazer speech de serviço de bordo: DEU!
15 minutos de tempo habil.. ainda pude experimentar o sanduiche.. ahhaha

mas eh td muito relativo, jah teve BSB-CGH que tava todo mundo cansado e terminamos o serviço nos 45 do segundo tempo.

Agora saiu um boletim que após o aviso de "tripulação, preparar para pouso" (teóricamente 10.000ft) nós devemos continuar oq estamos fazendo. Se é serviço: terminar. se é recolhendo: terminar..
isso pra mim é um grande risco pra nós tripulantes, pois nessa situação tem voo q ta descendo rapido, ta passando dentro de camada, ta fazendo manobra pra reduzir!
nao sei quanto aos colegas, mas eu ja passei um apuro nessa nova regra, mal conseguia ficar de pé na galley guardando as bebidas.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)