Concordo plenamente,antigamente era um fokker100 com 4 comissários e 108pax,hj são 144 e pior,geralmente o A319 faz o vôo 5 min mais rápido que os antigos F100,sem contar com essas frescuras que a TAM obriga a observar(poderia-se fazer uma exeção na ponte Rio,eheheheh.
Sou obrigado a defender os colegas (e me defender)
Muitas vezes, não conseguimos terminar o serviço de bordo. Isso acontece quando o vôo está lotado, ou mesmo sem estar lotado mas o aviso de cintos é ligado por turbulência.
Quando o vôo está tranquilo, terminamos certamente de passar lanche, bebidas e recolhemos, e sim, com certeza os últimos passageiros receberão seu lanche e sua bebida (dependendo da dinâmica do serviço - meio ponta ou de frente para tras) em cima da hora de pousar. Não tem o que fazer, é assim e pronto.
São 144 passageiros que recebem seu lanche, escolhem suas bebidas e são servidos dela. São 4 comissários.
Agilidade no serviço de bordo não depende de instrução, mas sim de prática, então se v~c se referir a um comissário novinho, de um voto de credibilidade a ele, pois ele vai adquirir essa agilidade em 2 ou 3 meses (afinal, piloto novinho tbm vive dando catrapo não é mesmo?), e se estiver se referindo a um comissário mais antiogo, chega a ser ofensivo vc dizer que ele precisa de treinamento para se rmais rápido.
Quem sabe se a Tam nos autorizar a servir 2 copos de bebidas por vez (isso é proibido aqui) a gente consiga terminar raipinho o serviço. Por exemplo, duas pessoas pedem suco de laranja, eu pego dois copos na mesma mão e ja sirvo o suco dos dois, isso agiliza demais o serviço e não fica feio ou mal visto.
Outra coisa seria fazer umas caixas menores (vc viu o tamanho da caixa do Leve o dia leve?) a gente tem que ir lá tra reabastecer o trolley duas ou tres vezes pq não cabe quase nada. idsso demanda um tempão tbm. E umas embalagens mais práticas do que bonitas, o Hppy hour por exemplo, a gente leva um tempão pra tirar debaixo do trolleu pq elas dsão lisas e aredondadas e se abrir o trolley sem tomar muito cuidado escorrega tudo no chão.
Eu te convido a fazer um serviço de bordo numa ponte lotada.
Quanto ao tempo de vôo, 45 a 50 minutos é o tempo total, se vc levar em conta o tempo que o cinto fica ligado durante a decolagem e o pouso verá que sobra aproximadamente 30 minutos para a gente montar o trolley, passar o serviço e recolher o lixo.
Então veja, 144 pax, 30 minutos, monta, passa lanche, bebidas, embalagens nada funcionais, recolhe, pousa.
A única embalagem que está maravilhosa para servir por extremamente prática é a do wraps.
È uma pena que essa TAM não volta mais,hj o comissário entra pensando em voar no 330 mês que vem e não sabe o quanto a cia priorizou no passado pelo bom atendimento e comprometimento,a geração de hj(em boa parte,não totalmente)não sabe que o amanhã da TAM depende do que os passageiros elegerem hj para voar.Atendendo assim será que muitos continuarão voando TAM?
Cara, só uma pequena correção: passamos muitos anos voando apenas em 3 no F100 e, sinceramente, foi quando descobrimos que 4 comissários era demais para o avião. No início reclamamos, mas depois nos adaptamos e passamos a nos virar muito bem com mais espaço para trabalhar.
O mesmo aconteceu no A319/A320. Quando chegaram, com 122 e 150 pax's como citaste, nós voávamos em "SEIS" comissários, mantendo aí a menor taxa pax/cmro da empresa. Mas pensa no transtorno que era, a quantidade de gente se batendo dentro da galley! É verdade que tínhamos 8 pax's na Super Classe do 319 e 12 no 320, com TROCA DE PRATOS de entrada para principal e sobremesa na Ponte Aérea, bandeja de canapés com champagne durante o embarque "y otras cositas más", mas mesmo assim demos conta quando caiu pra 5 e só apertou quando passou para 4.
Mas aí o serviço também foi bastante reduzido, lembro bem do choque que foi para todos nós, espalhados pelo Brasil, recebendo a informação dos cortes! Eu lembro bem de estar desembarcando em Maceió no final da noite lendo um e-mail impresso pelo despacho onde a chefia dizia que a partir da semana seguinte seria cancelado por tempo indeterminado o embarque de Whisky, Vodka, Campari, Vinhos, Cointreau, água tônica, sucos de tomate e outros sabores nos vôos nacionais!
Mas enfim (antes que eu perca o fio da meada), é óbvio que eu concordo com tudo o que foi dito e argumentado quanto às dificuldades da Ponte Aérea, eu mesmo já fiz CGH-SDU em 28 minutos calço-a-calço com 132 cabeças (lotado na época) e foi punk. CGH-SDU, junto com CWB, sempre foram críticos em qualquer época, mas hoje o serviço está muito mais simplificado do que era anos atrás, quando tínhamos bandejão 1/2 em todos os vôos do F100 e bandeja 1/3 em todos os vôos de Airbus e sempre com opção de prato quente (exceto na Ponte), protetor de roupa (sim, entregávamos protetor para todos os pax's antes da bandeja!), mais drinks, e carrinho de café com licor em muitos vôos mais longos, portanto, não está mais difícil hoje não.
Veja, não quero dar um tiro no pé e reverter esta conversa contra os comissários, mas me intriga sinceramente que o repasse, algo que nem se perguntava ao chefe se seria feito, fosse o vôo que fosse, hoje em dia simplesmente sumiu de praticamente todos os vôos. E não me venham dizer que o Airbus é mais rápido que o F100 porque em vôos curtos isso não cola. Mesmo entre São Paulo e Buenos Aires eu lembro que certa vez nós, no F100, fizemos o vôo todo acompanhados por um MD11 (ou DC10) da Alitalia que acabou chegando apenas poucos minutos antes que nós. E mesmo os turn-arounds do F100 eram muito mais rápidos do que os do A320. Eu vim há poucas semanas de NAT a GRU de extra no 321 e pergunta se teve repasse? Um vôo de quase 3 horas, que não estava lotado.
Cara, eu espero de coração que a nova geração esteja vindo com muito gás e que permaneça com ele por muito tempo, porque há uns 4 anos atrás, quando deixei de voar nacional, eu lembro que estávamos enfrentando uma "turma de transição" digna de piedade. Na terceira perna do dia, lembro bem que era um BSB-JPA, uma "alma" teve a pachorra de me dizer: "-Chefinho, você vai cancelar o repasse nesta perna pra gente descansar um pouquinho, não vai?" Antes de voar no pescoço dela eu preferi perguntar o quão cansada ela estava, porque nós poderíamos deixá-la descansando em JPA caso preferisse!
E sabe o que me deixa mais feliz? Esta é a mesma geração que está hoje no 330, e já dando trabalho, sabe principalmente por quê? Insubordinação e falta de comprometimento e padrão! É mole?
Meu amigo, me perdoa, mas eu não consigo entender como não se consegue mais fazer repasse hoje em dia , servindo-se um simples sanduíche. Ah, e quanto ao sanduíche, a técnica de montar a caixa antes da decolagem pode até parecer um bom macete, mas o sanduíche é entregue já frio ao pax. Fazendo sempre NVT-CGH-NVT eu há muito não como um sanduíche de fato quente.
Há duas semanas atrás eu tive que chamar a atenção da tripulação da YC no 767 (recém promovida do 320), quando estávamos preparando o café da manhã para pousar em MIA e os carrinhos de comida estavam sendo montados antes mesmo de se acender as luzes e passarem as toalhas quentes. Me fala pra quê? É coisa que se faz em menos de 5 minutos e certamente o serviço já sairia frio na passarela.
Não quero aqui acusar fulano ou ciclano ou mesmo culpar os comissários ainda inexperientes por determinado serviço sair enrolado ou não, mas a verdade é que muito do que se perdeu no tempo não volta mais!
Velho, na boa eu entendi diferente este BOA. Está escrito que deve-se "finalizar" o que estiver sendo feito, e eu entendo isso como parar onde estiver e preparar a cabine para o pouso. Ao menos é o que cobro das minhas equipes e pretendo continuar cobrando!
E se tu achas que no internacional é mais fácil pousar dentro do tempo eu já vi supervisor querendo iniciar o BKF na YC lotada 1:15 antes do pouso! Aí depois vem na maior cara de pau me dizer que "não vai dar tempo de recolher as mantas"!
Pra evitar esse tipo de situação é que eu sou rigoroso quanto ao início do serviço, 2:00 antes do pouso na YC e 1:30 na BC, como sempre foi padrão desde o início da operação A330. Aí o CT pode ligar os cintos quando bem entender que a gente consegue pousar com calma!