Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

[De NOV a JAN] TAM pernanecerá com serviço de bordo na super ponte

Já existem 45 respostas neste tópico, contribua você também!

#41 Speedbird

Administrador

• Administrador
  • 4934 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:16/03/1978
Reputação: 215

Postado 24 de novembro de 2008 - 11:14

QUOTE(Cms Felipe @ Nov 24 2008, 02:50 AM) <{POST_SNAPBACK}>
se o comissário faz o serviço com rapidez, reclamam pq mal olham na cara do cliente e passam a impressão de "correria" , serviço feito de qualquer jeito. como já ouvi dizer aqui.
se o comissário tenta fazer o serviço de maneira mais calma, afim de dar maior atenção ao cliente e fazer o serviço de maneira mais "bonita", reclamam pq demora muito pra fazer.

hm, ainda bem q eu já desisti de tentar agradar a todos ao mesmo tempo.

Você está confundindo as bolas.

A reclamação que houve aqui quanto ao serviço feito na correria foi em relação ao serviço de bordo da executiva nos vôos internacionais de longo curso da TAM. Não tem sentido fazer serviço de bordo em ritmo de ponte-aérea num vôo de 12 horas (isso acontece na TAM, pois já aconteceu comigo), bem como não dá para fazer serviço de bordo em ritmo de vôo transoceânico num vôo de ponte-aérea (como tem acontecido comigo toda semana).

Os papéis estão trocado e isso deve ser corrigido.

Quanto aos vários posts que estão neste tópico, só concordo com o do JJNVT, ora, eu sou puta velha da ponte-aérea e nunca tinha visto o que tem ocorrido agora nos vôos da TAM, nem antigamente na própria TAM, nem na VARIG, nem na VASP há muitos anos atrás. Por fim, a ponte-aérea sempre teve serviço diferenciado, me lembro de fondue de chocolate na Varig, cheeseburger de picanha também na Varig, Pizza com vinho na TAM (há pouquíssimo tempo atrás), bem como me lembro de uma vez há uns 10 anos atrás que voltei de CGH com um grupo de amigos, nós viemos sentados no fundo do 737-300 da Varig e todos nós fomos servidos, inclusive com whisky, tenho muito viva a memória de caminhar pela pista do SDU tomando um whiskinho...

#42 Speedbird

Administrador

• Administrador
  • 4934 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:16/03/1978
Reputação: 215

Postado 27 de novembro de 2008 - 15:27

Comentário do bloguieiro Mauro Ventura sobre o "Ares da Manhã" (não é o novo serviço da ponte) da Tam:

"Café da manhã exclusivo

Quando acordo no vôo da TAM que me levou ao Maranhão, vejo que a aeromoça acabou de passar com o café da manhã. Esfomeado, suplico por uma bandeja.

Junto com a comida, vem um anúncio. Em formato de bolacha de chope, traz o logotipo da empresa e a figura de um galo cantando, como a anunciar a hora de se levantar. Aparece ainda a frase: "Ares da Manhã - O nosso exclusivo café da manhã".

O nome promete, e esfrego as mãos de contentamento, já antecipando o prazer de escapar das barrinhas de cereal.

Do outro lado do bolacha, lê-se: "Todo mundo sabe que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. É ele quem nos dá ânimo, força e disposição para enfrentar todos os desafios. Pensando nisso, preparamos para você o Ares da Manhã, um exclusivo café da manhã elaborado para deixar seu dia mais alegre e descontraído. Aproveite. Esse foi o jeito que encontramos de desejar a você um ótimo dia."

O texto prenuncia momentos de júbilo. Espio o conteúdo da bandeja: uma fatia de bolo do tamanho do meu polegar, um sanduíche misto, três uvas e dois micropedaços de melão. De fato, uma refeição capaz de me dar "ânimo, força e disposição para enfrentar todos os desafios".

fonte: http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/dizventura/

#43 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1881

Postado 27 de novembro de 2008 - 17:49

o "ares da manhã" é carinhosamente chamado de... Gases da manhã.

você come, e em 30 minutos ta todo pressurizado.

#44 JJNVT

• Membro Honorário
  • 1173 Postagens
  • Cidade/UF/País:Itajaí/SC/Brasil
  • Data de Nascimento:04/02/1980
Reputação: 66

Postado 28 de novembro de 2008 - 13:07

Não é isso gente!
O serviço tem esse nome porque é só tirar a tampinha que a comida se esvai pelos ares!!!

Quem nunca comeu algodão-doce??? Põe na boca e fica na dúvida se já engoliu ou esqueceu de comer! poke.gif

#45 Cms Felipe

• Usuários
  • 84 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:26/11/1983
Reputação: 4

Postado 28 de novembro de 2008 - 18:26

QUOTE(Speedbird @ Nov 27 2008, 04:27 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Comentário do bloguieiro Mauro Ventura sobre o "Ares da Manhã" (não é o novo serviço da ponte) da Tam:

"Café da manhã exclusivo

Quando acordo no vôo da TAM que me levou ao Maranhão, vejo que a aeromoça acabou de passar com o café da manhã. Esfomeado, suplico por uma bandeja.

Junto com a comida, vem um anúncio. Em formato de bolacha de chope, traz o logotipo da empresa e a figura de um galo cantando, como a anunciar a hora de se levantar. Aparece ainda a frase: "Ares da Manhã - O nosso exclusivo café da manhã".

O nome promete, e esfrego as mãos de contentamento, já antecipando o prazer de escapar das barrinhas de cereal.

Do outro lado do bolacha, lê-se: "Todo mundo sabe que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. É ele quem nos dá ânimo, força e disposição para enfrentar todos os desafios. Pensando nisso, preparamos para você o Ares da Manhã, um exclusivo café da manhã elaborado para deixar seu dia mais alegre e descontraído. Aproveite. Esse foi o jeito que encontramos de desejar a você um ótimo dia."

O texto prenuncia momentos de júbilo. Espio o conteúdo da bandeja: uma fatia de bolo do tamanho do meu polegar, um sanduíche misto, três uvas e dois micropedaços de melão. De fato, uma refeição capaz de me dar "ânimo, força e disposição para enfrentar todos os desafios".

fonte: http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/dizventura/

só nos resta torcer que ele tenha aprendido e da próxima vez ele coma antes de sair de casa pra uma viagem!

Editado por Cms Felipe, 28 de novembro de 2008 - 18:28 .

#46 leelatim

• Usuários
  • 2728 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:25/01/1977
Reputação: 292

Postado 28 de novembro de 2008 - 21:54

Concordo plenamente,antigamente era um fokker100 com 4 comissários e 108pax,hj são 144 e pior,geralmente o A319 faz o vôo 5 min mais rápido que os antigos F100,sem contar com essas frescuras que a TAM obriga a observar(poderia-se fazer uma exeção na ponte Rio,eheheheh.

QUOTE(Airbus-FA @ Nov 20 2008, 08:21 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Sou obrigado a defender os colegas (e me defender)
Muitas vezes, não conseguimos terminar o serviço de bordo. Isso acontece quando o vôo está lotado, ou mesmo sem estar lotado mas o aviso de cintos é ligado por turbulência.
Quando o vôo está tranquilo, terminamos certamente de passar lanche, bebidas e recolhemos, e sim, com certeza os últimos passageiros receberão seu lanche e sua bebida (dependendo da dinâmica do serviço - meio ponta ou de frente para tras) em cima da hora de pousar. Não tem o que fazer, é assim e pronto.
São 144 passageiros que recebem seu lanche, escolhem suas bebidas e são servidos dela. São 4 comissários.
Agilidade no serviço de bordo não depende de instrução, mas sim de prática, então se v~c se referir a um comissário novinho, de um voto de credibilidade a ele, pois ele vai adquirir essa agilidade em 2 ou 3 meses (afinal, piloto novinho tbm vive dando catrapo não é mesmo?), e se estiver se referindo a um comissário mais antiogo, chega a ser ofensivo vc dizer que ele precisa de treinamento para se rmais rápido.
Quem sabe se a Tam nos autorizar a servir 2 copos de bebidas por vez (isso é proibido aqui) a gente consiga terminar raipinho o serviço. Por exemplo, duas pessoas pedem suco de laranja, eu pego dois copos na mesma mão e ja sirvo o suco dos dois, isso agiliza demais o serviço e não fica feio ou mal visto.
Outra coisa seria fazer umas caixas menores (vc viu o tamanho da caixa do Leve o dia leve?) a gente tem que ir lá tra reabastecer o trolley duas ou tres vezes pq não cabe quase nada. idsso demanda um tempão tbm. E umas embalagens mais práticas do que bonitas, o Hppy hour por exemplo, a gente leva um tempão pra tirar debaixo do trolleu pq elas dsão lisas e aredondadas e se abrir o trolley sem tomar muito cuidado escorrega tudo no chão.
Eu te convido a fazer um serviço de bordo numa ponte lotada.
Quanto ao tempo de vôo, 45 a 50 minutos é o tempo total, se vc levar em conta o tempo que o cinto fica ligado durante a decolagem e o pouso verá que sobra aproximadamente 30 minutos para a gente montar o trolley, passar o serviço e recolher o lixo.
Então veja, 144 pax, 30 minutos, monta, passa lanche, bebidas, embalagens nada funcionais, recolhe, pousa.
A única embalagem que está maravilhosa para servir por extremamente prática é a do wraps.

È uma pena que essa TAM não volta mais,hj o comissário entra pensando em voar no 330 mês que vem e não sabe o quanto a cia priorizou no passado pelo bom atendimento e comprometimento,a geração de hj(em boa parte,não totalmente)não sabe que o amanhã da TAM depende do que os passageiros elegerem hj para voar.Atendendo assim será que muitos continuarão voando TAM?

QUOTE(JJNVT @ Nov 21 2008, 05:22 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Cara, só uma pequena correção: passamos muitos anos voando apenas em 3 no F100 e, sinceramente, foi quando descobrimos que 4 comissários era demais para o avião. No início reclamamos, mas depois nos adaptamos e passamos a nos virar muito bem com mais espaço para trabalhar.

O mesmo aconteceu no A319/A320. Quando chegaram, com 122 e 150 pax's como citaste, nós voávamos em "SEIS" comissários, mantendo aí a menor taxa pax/cmro da empresa. Mas pensa no transtorno que era, a quantidade de gente se batendo dentro da galley! É verdade que tínhamos 8 pax's na Super Classe do 319 e 12 no 320, com TROCA DE PRATOS de entrada para principal e sobremesa na Ponte Aérea, bandeja de canapés com champagne durante o embarque "y otras cositas más", mas mesmo assim demos conta quando caiu pra 5 e só apertou quando passou para 4.

Mas aí o serviço também foi bastante reduzido, lembro bem do choque que foi para todos nós, espalhados pelo Brasil, recebendo a informação dos cortes! Eu lembro bem de estar desembarcando em Maceió no final da noite lendo um e-mail impresso pelo despacho onde a chefia dizia que a partir da semana seguinte seria cancelado por tempo indeterminado o embarque de Whisky, Vodka, Campari, Vinhos, Cointreau, água tônica, sucos de tomate e outros sabores nos vôos nacionais!

Mas enfim (antes que eu perca o fio da meada), é óbvio que eu concordo com tudo o que foi dito e argumentado quanto às dificuldades da Ponte Aérea, eu mesmo já fiz CGH-SDU em 28 minutos calço-a-calço com 132 cabeças (lotado na época) e foi punk. CGH-SDU, junto com CWB, sempre foram críticos em qualquer época, mas hoje o serviço está muito mais simplificado do que era anos atrás, quando tínhamos bandejão 1/2 em todos os vôos do F100 e bandeja 1/3 em todos os vôos de Airbus e sempre com opção de prato quente (exceto na Ponte), protetor de roupa (sim, entregávamos protetor para todos os pax's antes da bandeja!), mais drinks, e carrinho de café com licor em muitos vôos mais longos, portanto, não está mais difícil hoje não.

Veja, não quero dar um tiro no pé e reverter esta conversa contra os comissários, mas me intriga sinceramente que o repasse, algo que nem se perguntava ao chefe se seria feito, fosse o vôo que fosse, hoje em dia simplesmente sumiu de praticamente todos os vôos. E não me venham dizer que o Airbus é mais rápido que o F100 porque em vôos curtos isso não cola. Mesmo entre São Paulo e Buenos Aires eu lembro que certa vez nós, no F100, fizemos o vôo todo acompanhados por um MD11 (ou DC10) da Alitalia que acabou chegando apenas poucos minutos antes que nós. E mesmo os turn-arounds do F100 eram muito mais rápidos do que os do A320. Eu vim há poucas semanas de NAT a GRU de extra no 321 e pergunta se teve repasse? Um vôo de quase 3 horas, que não estava lotado.

Cara, eu espero de coração que a nova geração esteja vindo com muito gás e que permaneça com ele por muito tempo, porque há uns 4 anos atrás, quando deixei de voar nacional, eu lembro que estávamos enfrentando uma "turma de transição" digna de piedade. Na terceira perna do dia, lembro bem que era um BSB-JPA, uma "alma" teve a pachorra de me dizer: "-Chefinho, você vai cancelar o repasse nesta perna pra gente descansar um pouquinho, não vai?" Antes de voar no pescoço dela eu preferi perguntar o quão cansada ela estava, porque nós poderíamos deixá-la descansando em JPA caso preferisse!
E sabe o que me deixa mais feliz? Esta é a mesma geração que está hoje no 330, e já dando trabalho, sabe principalmente por quê? Insubordinação e falta de comprometimento e padrão! É mole?

Meu amigo, me perdoa, mas eu não consigo entender como não se consegue mais fazer repasse hoje em dia , servindo-se um simples sanduíche. Ah, e quanto ao sanduíche, a técnica de montar a caixa antes da decolagem pode até parecer um bom macete, mas o sanduíche é entregue já frio ao pax. Fazendo sempre NVT-CGH-NVT eu há muito não como um sanduíche de fato quente.
Há duas semanas atrás eu tive que chamar a atenção da tripulação da YC no 767 (recém promovida do 320), quando estávamos preparando o café da manhã para pousar em MIA e os carrinhos de comida estavam sendo montados antes mesmo de se acender as luzes e passarem as toalhas quentes. Me fala pra quê? É coisa que se faz em menos de 5 minutos e certamente o serviço já sairia frio na passarela.

Não quero aqui acusar fulano ou ciclano ou mesmo culpar os comissários ainda inexperientes por determinado serviço sair enrolado ou não, mas a verdade é que muito do que se perdeu no tempo não volta mais!

Velho, na boa eu entendi diferente este BOA. Está escrito que deve-se "finalizar" o que estiver sendo feito, e eu entendo isso como parar onde estiver e preparar a cabine para o pouso. Ao menos é o que cobro das minhas equipes e pretendo continuar cobrando!

E se tu achas que no internacional é mais fácil pousar dentro do tempo eu já vi supervisor querendo iniciar o BKF na YC lotada 1:15 antes do pouso! Aí depois vem na maior cara de pau me dizer que "não vai dar tempo de recolher as mantas"!
Pra evitar esse tipo de situação é que eu sou rigoroso quanto ao início do serviço, 2:00 antes do pouso na YC e 1:30 na BC, como sempre foi padrão desde o início da operação A330. Aí o CT pode ligar os cintos quando bem entender que a gente consegue pousar com calma!

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)