Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Avião bimotor cai no aeroporto de Anápolis

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 28 respostas neste tópico, contribua você também!

#21 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3556 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 30 de novembro de 2008 - 19:16

Olá Rogeriouzz,

Eu não quis dizer que a ANAC tenha culpa direta com este acidente mas sim com o CLIMA de "1,2,3 todo mundo pelado" que parece reinar na geral ultimamente, por falta de fiscalização e reconhecimento da autoridade das pessoas que fazem a gestão da aviação. Tenho esta impressão olhando de fora e nada melhor do que a opinião de vocês, mas a quantidade de acidentes vem assustando.

Fica difícil um ambiente permissivo, gerido por gente que não se comunica direito (os diversos entes que deveriam cuidar da aviação no Brasil) e lá na ponta final o "ás", o destemido piloto com suas incríveis habilidades (ou falta delas), que tenta fazer algo que não deveria ser feito ou melhor, não tem a menor necessidade de ser feito e pimba! Mais um acidente.

Eu escrevi mais preocupado com este clima estranho, de aparente calmaria dos gestores...e os acidentes acontecendo, acontecendo, acontecendo...e o que dizer sobre o controle aéreo? O inglês do pessoal melhorou? Estão investindo nisso? Contrataram mais controladores ou vamos continuar limitando VFR no 075 pq falta controladores para organizar o tráfego?

O que me preocupa mesmo é essa tranqulidade...os recados vem sendo dados, mas nada de concreto vem sendo feito.

Bons vôos e um abraço,

Rafael

#22 CRJ

• Usuários
  • 922 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
Reputação: 0

Postado 30 de novembro de 2008 - 21:03

Rafael,

cara, tua preocupação tá certissíma, já estudei isso na faculdade, depois da entrada da anac, os números de acidentes vem aumentando, pq? pq gradativamente o pessoal EX-DAC que assumiu a anac, vem sido retirado de lá e substituídos muitas vezes por pessoas sem experiência e por vezes, cargos de confiança(vulga indicação). para confirmar, entrem no site www.cenipa.aer.mil.br e vejam os anuários de acidentes aéreos, poderão notar o expressivo crescimento nos ultimos anos, especialmente neste ano. será um P. salto. podem olhar também no site da www.anac.gov.br tem lá outro anuário. quanto a fiscalização da ANAC e indisciplinas de vôo, cabe sim esse orgão regulamentar e fiscalizar toda atividade aérea no país. claro que ela não poderia impedir aquele tunneaux (se realmente foi feito), mas poderia promover atividades educativas e preventivas na área, coisa que durante quase todo o "reinado" anac nada foi feito! poderia empregar, divulgar e promover a política do SIPAER, para prevenção de acidentes aeronáuticos. pode melhorar a formação dos pilotos no brasil, poderia ser proposto o estudo mais aprofundado de segurança de vôo nas bancas de PP/PC/PLA.. coisa muito importante e que tem tratamento secundário e falho dentro da formação convencional do piloto no Brasil. Só dentro de uma faculdade de ciências aeronáuticas é que o futuro Piloto terá contato aprofundado dessa matéria, pq a banca só cobra uns capítulos reduzidos e resumidos sobre o SIPAER dentro do livro de regulamentos. não é implantada a políticia do SIPAER na cabeça dos pilotos. olha, discordo muito da tua opnião rogeriuzz, que a ANAC não teria absolutamente nada a ver com o ocorrido. se foi tunneaux, poderia sim, ter sido evitado ou pelo menos feito um trabalho contra indisciplina de vôo.

Atenciosamente,

Israel

#23 rogeriouzz

• Desligados
  • 741 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP
  • Data de Nascimento:14/09/1977

Postado 30 de novembro de 2008 - 21:17

QUOTE(Israel @ Nov 30 2008, 10:03 PM) <{POST_SNAPBACK}>
olha, discordo muito da tua opnião rogeriuzz, que a ANAC não teria absolutamente nada a ver com o ocorrido. se foi tunneaux, poderia sim, ter sido evitado ou pelo menos feito um trabalho contra indisciplina de vôo.

Atenciosamente,

Israel

Caro Israel,

Concordaria com seu ponto de vista se as pessoas executassem tounneaux ou outras manobras perigosas e proibidas (Rasantes, Voar Visumento... dentre outras), enfim.. se executassem as mesmas por falta de CONHECIMENTO de que isso é Ilegal, e Perigoso!. o que NAO é o caso!. As pessoas que fazem isso (Como eu ja fiz muito Rasante tb..., e fazia consciente de que estava fazendo besteira!!), fazem conscientes de que estao fazendo algo de errado!. Nao ia ser a Denise Abreu ou a Solange que iriam me demover da ideia de fazer isso!. Fazia tao consciente que nao fazia isso em lugares que pudesse ser monitorado, Pq ninguem faz isso em um aeroporto controlado..??, Trabalho contra indisciplina de voo..??, e o tanto de seminarios que temos sobre isso.., Cotidianamente..??, temos FREQUENTEMENTE esses seminarios, onde sao mostrados varios slides e casos fatais desse tipo de comportamento!.
Hoje na comercial, a cabeça é OUTRA, o voo é vigiado, e nao cabe mais esse tipo de comportamento!. Nunca gostei de Tounneaux, e nao tenho simpatia por acrobacias!, o maximo que me permitia eram rasos de 3 a 5 metros de altura.., até um dia que ví uma rede eletrica se aproximando cada vez mais rapido de mim..., e depois da puxada no manche.., veio a Auto-Critica...!, Colocando a minha vida em risco, e colocando o equipamento que NAO era MEU!, em risco por pura adrenalina..??, pra que isso..??. Pode ter certeza.. fui a varios seminarios.. sabia o que estava fazendo, tinha CONSCIENCIA disso, porem fazia por adrenalina.., assim como TODOS que o fazem.
Ai se eu me acidentasse a culpa era da ANAC..??
Ai nao, né.., pessoal.., vamos ter bom-senso!. Se alguem fizesse isso por desconhecimento do PERIGO.. ai sim..., mas nunca vi um caso desse!.
Em suma, problemas na ANAC existem, concordo, mas tá mais para aquela conversa de bandido que "é culpa da SOCIEDADE!!", nem tudo é culpa da ANArC nao!, Tacar pedra na Geni tá em alta..!. Os defeitos da ANAC, nao sei se sao contribuintes nesses casos. A Nao ser que ela seja obrigada a monitorar voo por voo com um inspac a bordo!

Abs..!
Rogeriouzz

#24 asnomalon

• Usuários
  • 359 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/São Paulo/Brasil
  • Data de Nascimento:11/12/1979
Reputação: 1

Postado 01 de dezembro de 2008 - 01:10

Rogeriouzz, ainda bem que nunca nessa encarnação serei seu copiloto, nem seu pax... suas atitudes irresponsáveis só podem ser provenientes das políticas de piolotos mateiros do sertão do Cabrobó. Sua mente só será extirpada dessa mal o dia que implantarem um chip com os 4 semestres da Ciências Aeronáuticas 2.0 BETA no seu diminuto cérebro!

Sugestão:

1- Implantar a obrigatoriedade do chip 2.0 BETA no cérebro dos despadronizados pilotos pré-PUC

2- FOQA em toda a frota da aviação indígena (Navajo, Seminole, Cheyenne, Apache, Seneca, Tupi, etc...)

3- FBW com proteção de envelope na supra-citada frota indígena

Só assim os céus Brasileiros estarão livres dos acidentes aeronáuticos.

deadthread.gif

#25 rogeriouzz

• Desligados
  • 741 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP
  • Data de Nascimento:14/09/1977

Postado 01 de dezembro de 2008 - 11:04

QUOTE(asnomalon @ Dec 1 2008, 02:10 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Rogeriouzz, ainda bem que nunca nessa encarnação serei seu copiloto, nem seu pax... suas atitudes irresponsáveis só podem ser provenientes das políticas de piolotos mateiros do sertão do Cabrobó. Sua mente só será extirpada dessa mal o dia que implantarem um chip com os 4 semestres da Ciências Aeronáuticas 2.0 BETA no seu diminuto cérebro!

Sugestão:

1- Implantar a obrigatoriedade do chip 2.0 BETA no cérebro dos despadronizados pilotos pré-PUC

2- FOQA em toda a frota da aviação indígena (Navajo, Seminole, Cheyenne, Apache, Seneca, Tupi, etc...)

3- FBW com proteção de envelope na supra-citada frota indígena

Só assim os céus Brasileiros estarão livres dos acidentes aeronáuticos.

deadthread.gif

sugar high.gif OWNED!!! withstupid.gif

#26 PP-KBJ

• Usuários
  • 530 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:07/09/1986
Reputação: 49

Postado 01 de dezembro de 2008 - 11:24

QUOTE(Israel @ Nov 30 2008, 10:03 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Rafael,

cara, tua preocupação tá certissíma, já estudei isso na faculdade, depois da entrada da anac, os números de acidentes vem aumentando, pq? pq gradativamente o pessoal EX-DAC que assumiu a anac, vem sido retirado de lá e substituídos muitas vezes por pessoas sem experiência e por vezes, cargos de confiança(vulga indicação). para confirmar, entrem no site www.cenipa.aer.mil.br e vejam os anuários de acidentes aéreos, poderão notar o expressivo crescimento nos ultimos anos, especialmente neste ano. será um P. salto. podem olhar também no site da www.anac.gov.br tem lá outro anuário. quanto a fiscalização da ANAC e indisciplinas de vôo, cabe sim esse orgão regulamentar e fiscalizar toda atividade aérea no país. claro que ela não poderia impedir aquele tunneaux (se realmente foi feito), mas poderia promover atividades educativas e preventivas na área, coisa que durante quase todo o "reinado" anac nada foi feito! poderia empregar, divulgar e promover a política do SIPAER, para prevenção de acidentes aeronáuticos. pode melhorar a formação dos pilotos no brasil, poderia ser proposto o estudo mais aprofundado de segurança de vôo nas bancas de PP/PC/PLA.. coisa muito importante e que tem tratamento secundário e falho dentro da formação convencional do piloto no Brasil. Só dentro de uma faculdade de ciências aeronáuticas é que o futuro Piloto terá contato aprofundado dessa matéria, pq a banca só cobra uns capítulos reduzidos e resumidos sobre o SIPAER dentro do livro de regulamentos. não é implantada a políticia do SIPAER na cabeça dos pilotos. olha, discordo muito da tua opnião rogeriuzz, que a ANAC não teria absolutamente nada a ver com o ocorrido. se foi tunneaux, poderia sim, ter sido evitado ou pelo menos feito um trabalho contra indisciplina de vôo.

Atenciosamente,

Israel

Onde eu assino?

Também acho que SEGVÔO deveria ser conteúdo obrigatório pra banca... Hoje em dia o cara se forma PP pra voar o seu TPP sem ter idéia do que é isso... E o pior, depois de um tempo esbarra com gente mais velha e sem cultura que diz que "Segurança de vôo? Isso aí nao existe, nao serve pra nada esse papo", foram as palavras que ouvi de um cmte. de Citation... suicide_anim.gif

#27 COMOVAPI

• Usuários
  • 213 Postagens
  • Cidade/UF/País:Moro dentro da Mala!
  • Data de Nascimento:19/09/1982

Postado 01 de dezembro de 2008 - 12:53

Tem gente q fala aqui sem saber mesmo...

Cajanco era meu amigo, um grande e espetacular piloto, que infelizmente, como todos nós não somos perfeitos! Desejo força nessa hora a todos os familiares dele e de todos que falaceram neste acidente, ao filho dele q hoje está na linha. E boa recuperação pro Henrique e pro Odilon!

PS.:

asnomalon, não fale oq vc não sabe: Acho q a grande maioria de todos os grandes pilotos q existem atualmente no Brasil, começaram como pilotos mateiros, e digo outra, você já deve ter voado com o rogeriouzz e tá conversando fiado ae!! E pode ter certeza que ele é um grande piloto!!!

[]'s

#28 Eugênio

• Usuários
  • 1102 Postagens
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:09/11/1982
Reputação: 98

Postado 01 de dezembro de 2008 - 14:34

Complicado você comentar em um fórum um fato delicado como este , até porque existêm amigos e pessoas conhecidas da parte envolvida , porém pelo que vejo , contra fatos não há argumentos. Vamos deixar a adrenalina , a emoção para o decathlon do aeroclube no final de semana , no box apropriado de vôo , para o christen eagle num dia que esteja CAVOK. Vamos cobrar sim das autoridades que aumentem as palestras , que se tenha uma política de atuação maior no quesito regulamentação de oficinas e equipamentos , e certificados. Mas vamos fazer a nossa parte também , vamos contribuir ao que nos compete de ter "total" responsábilidade pela operação em que nos propomos a fazer , e dela minimizar e eximir riscos não pertinentes. Só existe um tipo de vôo seguro , chama se vôo padrão....o resto é aventura descompromissada....

#29 Phillip Costa

• Usuários
  • 21 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José do Rio Preto/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:14/10/1982

Postado 01 de dezembro de 2008 - 21:26

Deus o queira que um dos dois viva para contar o que realmente aconteceu...

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)