Pessoal,
Como participei em dado momento nesse debate, nao sei ate onde respingou em mim algumas criticas apresentadas, mas independente disso, sinto-me na obrigacao de fazer alguns comentarios, no meio de todo esse tiroteio, porque se continuar assim, refletira em discussoes futuras, e tambem sinto-me no direito de esperar um pouco de "ambiente" adequado quando participo ou quando vejo que outros colegas fazem o mesmo:
No calor das ultimas mensagens, ha algumas insinuacoes de que os profissionais, principalmente os pilotos, querem dominar o espaco (o que seria ridiculo), impondo limites, alguns ate pesados, para aqueles que nao possuem conhecimento suficiente para discutir sobre um assunto. Bem, levando em consideracao somente o tema desse topico, para que nao ocorram outras derivacoes interminaveis, em primeiro lugar, devemos dividir a situacao em duas partes: o que aconteceu a bordo e o que ocorreu fora da aeronave.
O que houve a bordo da aeronave, a nao ser que apareca um fato novo, mas consistente, nao novas suposicoes, ou que algum tripulante que estava naquele voo venha aqui e apresente o seu relato, mas tenho minhas duvidas, porque ele sabe muito bem que qualquer tipo de esclarecimento deve ser dado exclusivamente a sua empresa e eventuais autoridades responsaveis na investigacao, que dessa forma passarao a opiniao publica, midia e advogados diversos uma versao oficial e com embasamento a respeito do ocorrido, tudo o que tem sido feito ate agora continuara, isto e, novos comentarios serao realizados em cima de especulacoes e outras Mensagens a Garcia. Esse e o interesse? Nos degladiarmos ou duelarmos sobre versoes, visoes, hipoteses e chutes diversos? Ou seria mais apropriado cada um contribuir com um pouco e no final podermos aprender alguma coisa, inclusive no que se refere ao convivio social na internet?
Sendo assim, antes de tudo, e necessario definir niveis, para que possamos de forma civilizada continuar debatendo. Minha sugestao: quem for da area e entende sobre certos aspectos, que apresente sua informacao e eventuais esclarecimentos basicos ou avancados para os nao iniciados, mas contenha-se, principalmente na emocao. Quem nao for da area, mas entende de alguma coisa, que apresente sua informacao ate o limite do seu conhecimento. Quem nao for da area, ou mesmo aquele que for da area, mas nao tem conhecimento sobre determinado ponto ou na verdade absolutamente nada, mas acha que sabe, que acalme-se, todos podem participar, mas ao apresentar duvidas ou opinioes, que seja de forma clara, e o principal, nao faca julgamentos, principalmente generalizando profissionais que tem o interesse, sim, de vir aqui e pacientemente explicar o que se passa num voo em inumeras circunstancias. Dessa forma acredito que vamos poder continuar discutindo de forma madura, seria e, o que e mais importante, preservando esse espaco que e oferecido para todos, desde os "comandantes" ate um potencial usuario do transporte aereo, mas que ainda nao superou certos medos.
Como escrevi em algum lugar e nem sei mais onde esta, os passageiros evoluiram, mas de uma certa forma continuam apresentando uma certa ignorancia operacional e situacional (entenda a colocacao do termo ignorancia como falta de conhecimento, nao como estupidez), e vejo que em determinados momentos estao pulando etapas, cobrando coisas que exigem limites, que nao sao tecnicos somente. Querem rapidez nas respostas, mas se esquecem que a investigacao de um acidente ou de um incidente, como foi o caso daquele voo, as autoridades necessitam de um prazo para a apuracao. Portanto, se os nao iniciados procuram respostas - certas, nao opinioes ou chutes -, que tenham, antes de tudo, paciencia e aprendam, tambem, como e o processo de analise quando envolve uma pericia sobre determinados acontecimentos.
Sim, sem corporativismo, meus colegas extrapolaram em determinados momentos. Entendo por um lado aquele tipo de reacao, mas ao mesmo tempo fico imaginando o que aconteceria se todos os usuarios seguissem certos conselhos. Quem sabe na segunda-feira de manha a empresa fecha a parte aerea e abre uma filial da Viacao Cometa no lugar. Ser motorista de onibus e uma profissao digna, mas nao e essa a proposta que temos, como Pilotos de Linha Aerea, e saber entender os nossos clientes e antes de tudo uma questao de responsabilidade, porque se nao ha controle com exaltacoes na frente de um teclado, fico imaginando como seria o dominio de uma situacao a 35000 pes e no meio do caminho entre dois pontos longinquos.
Espero nao ter ofendido certos participantes, porem, se isso ocorreu, nao foi a intencao, mas sendo possivel, gostaria de pelo menos um pouco de compreensao e a continuidade do respeito aos profissionais, os Aeronautas (e tambem aos Aeroviarios), que sao seres humanos como qualquer outro, que se dedicam, mesmo mostrando os seus sentimentos, com as maos tremulas para entregar um lenco umedecido, que se entregam ao seu trabalho, de dia, de noite, ou mesmo quando sabem que suas vidas podem e devem ser trocadas pela seguranca de quem estiver a bordo.
E para finalizar, com relacao ao que se passou em solo, antes de tudo, devemos sempre levantar as maos para o ceu e olhar a nossa volta, para os nossos familiares e tudo mais. A partir desse momento, apos passar por um sufoco que jamais foi a intencao da companhia aerea envolvida, e isso tenho a absoluta certeza, e qualquer rivalidade que exista entre companhia A, B ou C e desprezivel nessa hora, devemos ter um pouco mais de paciencia e buscar via meios legais por esclarecimentos devidos, nao anonimamente nesse Forum. E nao e porque as pernas nao estao mais bambas, isto e, quando estamos no solo, em Terra Firma, e que vamos achar que ha uma conspiracao da Gol que quer porque quer derrubar uma de suas aeronaves.
Um abraco a todos e que continuem utilizando o servico de transporte aereo.