Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Ampliação do Aeroporto Afonso Pena é discutida há dez anos ...

Já existem 38 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Marco SBCT

• Usuários
  • 2146 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:21/04/1953
Reputação: 35

Postado 28 de dezembro de 2008 - 20:43

Interessante matéria hoje no jornal O Estado do Paraná On Line :

http://www.parana-online.com.br/editoria/c...c45823f7b417b65

Clicar e ler.....

Editado por Marco SBCT, 28 de dezembro de 2008 - 20:44 .

#2 Landing

• Usuários
  • 8646 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3126

Postado 28 de dezembro de 2008 - 21:02

E pensar que temos 67 novelas!

#3 Cmte Garcia

• Usuários
  • 1920 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS
  • Data de Nascimento:14/12/1980
Reputação: 154

Postado 29 de dezembro de 2008 - 00:07

Pra mim aquelas pistas que se cruzam e o trackback necessário para uso da principal já beira o insano...

#4 Joaop

• Usuários
  • 1941 Postagens
  • Cidade/UF/País:Isère - France
  • Data de Nascimento:08/01/1988
Reputação: 413

Postado 29 de dezembro de 2008 - 00:48

Na minha humilde opinião, eu acho que acreditaria mais na notícia da Azul adquirindo seu primeiro A380 do que as obras nas pistas do Af. Pena sendo feitas.

1 pq isso não dá voto
2 pq infraero é infraero
3 pq estamos em época de crise
4

mas convenhamos, já que reforma demora de 15 em 15 anos pra ser feita, aumentar de 2215 pra 2560 é brabeza, né?
Deviam logo tascar uma aí de 3000. Já que é pra desapropriar e indenizar, que pelo menos façam algo que dure por mais tempo. Se não fica igual a Globo: acaba uma novela e não demora 2 dias pra começar uma outra igual só que com personagens diferentes.

#5 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 14443 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972
Reputação: 3045

Postado 29 de dezembro de 2008 - 01:15

Infelizmente ampliar CWB não é interessante para as cias aéreas já que abriria um mercado forte para as cias estrangeiras.

Duvido que Gol/Varig, Tam ou qualquer outra se interesse por endossar a ampliação e perder primeiro a carga e depois preciosos passageiros para vôos internacionais.

#6 Stratocruiser

• Consultor
  • 5752 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:12/03/1981
Reputação: 868

Postado 29 de dezembro de 2008 - 01:24

Pois eh, e Curitiba continua refem de Sao Paulo.

#7 Aeroporto Brasil

• Desligados
  • 568 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:15/10/1972
Reputação: 0

Postado 29 de dezembro de 2008 - 22:29

QUOTE(stratocruiser @ Dec 29 2008, 02:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Acho essa palavra "refém" meio forte e imagino que talvez não tenha sido sua intenção, mas ficou parecendo que Curitiba é prejudicada por São Paulo. Gostaria de entender exatamente o que você queria dizer.

Na minha opinião não há nenhum aeroporto refém dos aeroportos de São Paulo. Conforme já foi amplamente provado aqui, o movimento de passageiros no Brasil é relativamente desconcentrado. Portanto, não vejo como qualquer aeroporto fora do estado de São Paulo possa estar sendo prejudicado pelos aeroportos daqui. Isso vale até mesmo para o Afonso Pena, que se situa relativamente perto de São Paulo.

Na minha opinião a proximidade com São Paulo é até benéfica para os passageiros de Curitiba, pois oferece a estes mais opções de vôos, vôos aliás muitas vezes bem mais em conta que vôos diretos.

#8 Stratocruiser

• Consultor
  • 5752 Postagens

Postado 29 de dezembro de 2008 - 23:57

Aeroporto Brasil, sim, com relação às opções de vôos para passageiros, você está certo (sobre o movimento "desconcentrado", é outra conversa). Recentemente ainda era possivel encontrar CWB-GRU por R$ 69,00, e estando em GRU, pode-se para ir a qualquer capital e para o exterior. A duplicação completa da Régis-Bittencourt sai do papel e isso também facilita o acesso e a integração econômica com São Paulo.

Porém a questão é mais ampla, e o Paraná, assim como todos os demais estados, também tem vida própria. Acho que pode-se dividir a questão em 2 partes:

1) Carga: Quando me refiro a ser "refém", me refiro especialmente a essa questão, já discutida aqui também: transporte de cargas. O fato de não ser possível descer em Curitiba com um WB cargueiro cheio é prejudicial a cidade. Na região há indústrias como Audi/Volkswagen, Renault, Volvo, Siemens, Bosch. Das 100 maiores empresas da América Latina, 38 tem instalações na região de Curitiba. Enquanto a pista não for alongada, não será possível descer ou decolar com um cargueiro lotado, e sempre será preciso dividir em 2-3 vôos ou transportar tudo por terra, o que encarece, e ainda aumenta o número de mortos em acidentes nas estradas. Quem vem investir e abrir fábricas no Brasil leva isso em consideração, e sem compensações (fiscais, principalmente, mas outras também), prefere se instalar em SP mesmo.
Em outro tópico está se discutindo o Brasil da Copa 2014. Ora, no relatório que a FIFA divulgou consta claramente as limitações de pista do Afonso Pena. É um exemplo cristalino de que como a falta de infraestrutura pode prejudicar uma cidade, ainda que estando próximo a um centro maior.

2) Passageiros: Quem vai ao Brasil visitar Foz, Curitiba ou outras cidades, tem que parar em São Paulo para fazer a conexão, quando poderia bem descer no próprio estado, o qual deveria também arrecadar com a movimentação aeroportuária daqueles turistas que o tem como destino. A TAP já demonstrou ter interesse em voar para Curitiba, e isso talvez não aconteça por falta de estrutura (pista curta para um A332, falta de CAT III).

Mas veja, estamos falando aqui de Curitiba, mas na verdade é uma praga que aflige TODO o país: falta de infraestrutura. Não estou dizendo que exista um "complô maquiavélico" de paulistanos para controlar o universo, nada disso. Ocorre que em terra de cego, quem tem um olho é rei. Enquanto todos os aeroportos deveriam ter excedentes de infraestrutura, o que todos têm mesmo é falta, e com isso São Paulo e Rio, apesar de estarem precários também, sobressaltam aos demais e atraem investimentos, crescem. O resto... bem, o resto fica comendo poeira. Fica como refém dos grandes. Acho que ficou mais claro agora.

Quanto à matéria que abre o tópico: me chama a atenção retirarem do PAC a ampliação em 300 metros, para "recolocar depois que terminarem os estudos". Acho que a FIEP corre o risco de negociar a troca de 1 na mão por 2 voando.

E por falar em infraestrutura: o que o Requião fez com o porto de Paranaguá! Me dá um mal estar só de pensar em quantos empregos e receita o estado perdeu com a politização do porto. Nem dragagem de rotina estavam fazendo mais. Não sei como está agora.

#9 PR-GOK

• Usuários
  • 2190 Postagens
  • Interests:Aviação...
  • Cidade/UF/País:Maringá
  • Data de Nascimento:09/08/1982
Reputação: 264

Postado 30 de dezembro de 2008 - 00:32

QUOTE(Aeroporto Brasil @ Dec 29 2008, 10:29 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Acho essa palavra "refém" meio forte e imagino que talvez não tenha sido sua intenção, mas ficou parecendo que Curitiba é prejudicada por São Paulo. Gostaria de entender exatamente o que você queria dizer.

Na minha opinião não há nenhum aeroporto refém dos aeroportos de São Paulo. Conforme já foi amplamente provado aqui, o movimento de passageiros no Brasil é relativamente desconcentrado. Portanto, não vejo como qualquer aeroporto fora do estado de São Paulo possa estar sendo prejudicado pelos aeroportos daqui. Isso vale até mesmo para o Afonso Pena, que se situa relativamente perto de São Paulo.

Na minha opinião a proximidade com São Paulo é até benéfica para os passageiros de Curitiba, pois oferece a estes mais opções de vôos, vôos aliás muitas vezes bem mais em conta que vôos diretos.

Eu já discordo de você.
Eu creio que Curitiba é sim refém dos aeroportos de São Paulo. E, os maiores prejudicados são Curitiba e São Paulo.
É Curitiba, pois, nenhuma empresa tem interesse de mais um hub, além do ja instalado em SP, o movimento de cargas está todo acumulado em VCP, e, cargas que poderiam vir direto pra CWB, diminuindo os custos, acabam ficando em SP e vindo pra cá por via terrestre. Basicamente, não é necessária uma grande pista e uma forte ampliação na capacidade operacional do Afonso Pena, pois, pra todas as funções, CGH e GRU absorvem a demanda de CWB.

Mas eu vejo SP como um dos prejudicados também, pois ele assume responsabilidades que não seriam dele, vôos e tráfegos que lotam os aeroportos paulistanos, custando mão de obra ao estado, tráfego aereo, estradas sendo mais utilizadas pra escoar toda a carga recebida com um destino terceiro.

A ampliação do Afonso Pena não necessita de nenhuma desapropriação. Reparem nessa foto tirada do Google Earth.

Nessa foto da pra perceber que o espaço pra uma terceira pista já existe, nivelado e todo desapropriado, com um comprimento de aproximadamente 4500 metros, e 200 metros de largura. Espaço existe, o que não existe é a boa vontade de ninguém pra tornar o que ja é projeto em realidade...

#10 Cmte. Vieitez

• Usuários
  • 1692 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas / SP / Brasil
  • Data de Nascimento:27/01/1982
Reputação: 12

Postado 30 de dezembro de 2008 - 10:04

QUOTE(stratocruiser @ Dec 29 2008, 02:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>

O BRASIL continua refém de São Paulo!!!

ABSURDO!!!!

#11 Joaop

• Usuários
  • 1941 Postagens
  • Cidade/UF/País:Isère - France
  • Data de Nascimento:08/01/1988
Reputação: 413

Postado 30 de dezembro de 2008 - 11:01

É brabeza, a cidade não recebe nenhum WB para passageiros. Só carga.

#12 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 14443 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972
Reputação: 3045

Postado 30 de dezembro de 2008 - 16:38

QUOTE(stratocruiser @ Dec 29 2008, 01:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>

QUOTE(Raphacoxa @ Dec 30 2008, 12:32 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu já discordo de você.
Eu creio que Curitiba é sim refém dos aeroportos de São Paulo. E, os maiores prejudicados são Curitiba e São Paulo.
É Curitiba, pois, nenhuma empresa tem interesse de mais um hub, além do ja instalado em SP, o movimento de cargas está todo acumulado em VCP, e, cargas que poderiam vir direto pra CWB, diminuindo os custos, acabam ficando em SP e vindo pra cá por via terrestre. Basicamente, não é necessária uma grande pista e uma forte ampliação na capacidade operacional do Afonso Pena, pois, pra todas as funções, CGH e GRU absorvem a demanda de CWB.

QUOTE(Cmte. Vieitez @ Dec 30 2008, 10:04 AM) <{POST_SNAPBACK}>

ABSURDO!!!!

QUOTE(Joaop @ Dec 30 2008, 11:01 AM) <{POST_SNAPBACK}>
É brabeza, a cidade não recebe nenhum WB para passageiros. Só carga.

Eu não preciso falar nada pois a maioria no fórum sabe minha opinião. Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre.. e a lista é maior, todas são reféns da situação não estruturada por nossas autoridades.
Como foi bem dito acima, isso só inibe a descentralização não só do tráfego, mas do investimento em todos os níveis. E torno a dizer, o modelo atual é perfeito somente para as cias aéreas que não precisam se esforçar para ter várias operações apesar do gigantismo de nossas cidades (CWB e POA são talvez hoje as maiores cidades/regiões metropolitanas do MUNDO sem qualquer serviço de longa distância).

#13 MD-11F

• Usuários
  • 1870 Postagens
  • Data de Nascimento:05/12/1982
Reputação: 231

Postado 30 de dezembro de 2008 - 18:38

Acho que estão só esperando invadir a área da futura 3ª pista pra poder construí-la. Só pode ser isso.
Acho que o governo não vê graça em construir uma pista de aeroporto sem desapropriações. Muito entediante

#14 boulosandre

• Usuários
  • 3500 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo- SP - Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1974
Reputação: 199

Postado 30 de dezembro de 2008 - 18:46

QUOTE(Cmte. Vieitez @ Dec 30 2008, 11:04 AM) <{POST_SNAPBACK}>

ABSURDO!!!!

E SP que gera 40-45% dos impostos do país fica refém de uma maquina federal corrupta, pouco eficiente e que investe muito pouco no proprio estado. Das grandes cidades do mundo, certamente é em SP que menos se investiu no principal aeroporto nos ultimos 10 anos...isto ninguém menciona.

Qto a ser refém, mesmo em países bem mais populosos como a China, a India ou bem mais ricos como os EUA, onde há varios hubs, muitas regioes tambem "ficam reféns" destes grandes hubs, lembrando que na China/India, estes hubs sao cidades de 6,10, 12 milhoes de habitantes e nos EUA, o movimento de pax é 15, 20 vezes maior...mesmo em países descentralizados como a Alemanha, o país todo "fica refém" de FRA e MUC, sendo Berlin a maior cidade, e em outros paises com grandes economias como a Franca e a Espanha, sao reféns de suas capitais, apesar de BCN ter cada vez mais voos intercontinentais e ser a cidade mais industrializada do país...por que a IB nao investe mais la? Simplesmente por questoes financeiras...

Outros paises gigantes em territorio como o Canada e a Russia tb sao reféns de 2 cidades.

Quero deixar claro que defendo a criacao de voos de CWB e POA para os EUA e Europa com cias como TP ou as Americanas, mas mesmo que se contrua novas pistas ou terminais, nao acredito que em menos de 5 anos, teremos outras cias nacionais/estrangeiras lancando voos nonstop que nao as acima mencionadas....ha outras cidades com maior demanda como o Rio, BH e BSB na frente para receber novos voos.

Na teoria e no papel, todos estes discursos sao muito bonitos onde todos possam voar sem escalas, mas em nenhum lugar do mundo, isto funciona desta forma. Os hubs sao importantes e estrategicos para um país, pois sao eles que fazem um país ser cada vez mais conectado com varias regioes do mundo e pelas mais diversas cias, estimulando assim a concorrencia....o GIG foi o aeroporto que mais ganhou voos nonstop nos ultimos 3 anos, nao porque a economia do Rio cresceu mais que de outros estados, mas porque ele se tornou um hub verdadeiro, como ja discutimos em outros tópicos. Daí, inclusive, os Cariocas e outros membros serem contra a abertura do SDU, o que enfraqueceria o GIG como um hub legitimo.

Editado por boulosandre, 30 de dezembro de 2008 - 18:47 .

#15 Landing

• Usuários
  • 8646 Postagens

Postado 30 de dezembro de 2008 - 19:10

QUOTE(Raphacoxa @ Dec 30 2008, 01:32 AM) <{POST_SNAPBACK}>

#16 Landing

• Usuários
  • 8646 Postagens

Postado 30 de dezembro de 2008 - 19:17

QUOTE(Cmte. Vieitez @ Dec 30 2008, 11:04 AM) <{POST_SNAPBACK}>

ABSURDO!!!!

O Brasil é refém dos próprios brasileiros que elegem políticos corruptos e despreparados.
O Brasil é refém dos próprios brasileiros que sempre querem levara a melhor em tudo!
O Brasil é refém dos próprios brasileiros que só enxergam o próprio umbigo!

#17 Landing

• Usuários
  • 8646 Postagens

Postado 30 de dezembro de 2008 - 19:19

QUOTE(MD-11F @ Dec 30 2008, 07:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Acho que estão só esperando invadir a área da futura 3ª pista pra poder construí-la. Só pode ser isso.
Acho que o governo não vê graça em construir uma pista de aeroporto sem desapropriações. Muito entediante

Ou melhor!
Estao esperando invadir tudo para dizer que:
Fica muito caro desapropriar.
O local para a terceira pista é inviavel.

Tem que construir um novo aeroporto!

#18 Stratocruiser

• Consultor
  • 5752 Postagens

Postado 30 de dezembro de 2008 - 20:10

André Boulos, então no seu raciocínio é correto que uma região metropolitana com 3.200.000 habitantes não possa receber um 744F ou MD11F carregado?
Não estou pedindo vôo para a Disney não. Estou dizendo que a região poderia produzir mais e exportar mais se houvesse infraestrutura de transportes (aéreo, terrestre e marítimo) condizente.
Curitiba não é caso isolado. Gargalos assim comprometem o país todo, inclusive São Paulo.

===

Marcato, gostei muito do seu projeto. Você conseguiu preservar o terminal atual (evitando desperdício), e expandir ao redor. Colocou um TECA bem maior do que o atual, e ainda reservou uma ampla área para edificio garagem. Gostei do terminal remoto. E o melhor, não desapropriou nada (como já disse o Rapha), e se manteve dentro dos limites do terreno atual. Um excelente plano diretor, que poderia servir para bem mais de 20 anos. Já vi outros projetos seus aqui. Ficaria muito feliz se houvesse pessoas como você na Infraero colocando projetos assim em prática.

#19 Marco SBCT

• Usuários
  • 2146 Postagens
  • Data de Nascimento:21/04/1953
Reputação: 35

Postado 30 de dezembro de 2008 - 20:14

Marcoto, belo projeto.
Pela foto é possível ver que se fosse a 11/29 para ser ampliada a área de terra livre é maior, mas os verdes não querem avião sobrevoando a cidade de São José dos Pinhais que abriga o SBCT.

#20 Aeroporto Brasil

• Desligados
  • 568 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:15/10/1972
Reputação: 0

Postado 30 de dezembro de 2008 - 20:40

QUOTE(stratocruiser @ Dec 30 2008, 12:57 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Aeroporto Brasil, sim, com relação às opções de vôos para passageiros, você está certo (sobre o movimento "desconcentrado", é outra conversa). Recentemente ainda era possivel encontrar CWB-GRU por R$ 69,00, e estando em GRU, pode-se para ir a qualquer capital e para o exterior. A duplicação completa da Régis-Bittencourt sai do papel e isso também facilita o acesso e a integração econômica com São Paulo.

Porém a questão é mais ampla, e o Paraná, assim como todos os demais estados, também tem vida própria. Acho que pode-se dividir a questão em 2 partes:

1) Carga: Quando me refiro a ser "refém", me refiro especialmente a essa questão, já discutida aqui também: transporte de cargas. O fato de não ser possível descer em Curitiba com um WB cargueiro cheio é prejudicial a cidade. Na região há indústrias como Audi/Volkswagen, Renault, Volvo, Siemens, Bosch. Das 100 maiores empresas da América Latina, 38 tem instalações na região de Curitiba. Enquanto a pista não for alongada, não será possível descer ou decolar com um cargueiro lotado, e sempre será preciso dividir em 2-3 vôos ou transportar tudo por terra, o que encarece, e ainda aumenta o número de mortos em acidentes nas estradas. Quem vem investir e abrir fábricas no Brasil leva isso em consideração, e sem compensações (fiscais, principalmente, mas outras também), prefere se instalar em SP mesmo.
Em outro tópico está se discutindo o Brasil da Copa 2014. Ora, no relatório que a FIFA divulgou consta claramente as limitações de pista do Afonso Pena. É um exemplo cristalino de que como a falta de infraestrutura pode prejudicar uma cidade, ainda que estando próximo a um centro maior.

2) Passageiros: Quem vai ao Brasil visitar Foz, Curitiba ou outras cidades, tem que parar em São Paulo para fazer a conexão, quando poderia bem descer no próprio estado, o qual deveria também arrecadar com a movimentação aeroportuária daqueles turistas que o tem como destino. A TAP já demonstrou ter interesse em voar para Curitiba, e isso talvez não aconteça por falta de estrutura (pista curta para um A332, falta de CAT III).

Mas veja, estamos falando aqui de Curitiba, mas na verdade é uma praga que aflige TODO o país: falta de infraestrutura. Não estou dizendo que exista um "complô maquiavélico" de paulistanos para controlar o universo, nada disso. Ocorre que em terra de cego, quem tem um olho é rei. Enquanto todos os aeroportos deveriam ter excedentes de infraestrutura, o que todos têm mesmo é falta, e com isso São Paulo e Rio, apesar de estarem precários também, sobressaltam aos demais e atraem investimentos, crescem. O resto... bem, o resto fica comendo poeira. Fica como refém dos grandes. Acho que ficou mais claro agora.

Quanto à matéria que abre o tópico: me chama a atenção retirarem do PAC a ampliação em 300 metros, para "recolocar depois que terminarem os estudos". Acho que a FIEP corre o risco de negociar a troca de 1 na mão por 2 voando.

E por falar em infraestrutura: o que o Requião fez com o porto de Paranaguá! Me dá um mal estar só de pensar em quantos empregos e receita o estado perdeu com a politização do porto. Nem dragagem de rotina estavam fazendo mais. Não sei como está agora.

Stratocruiser,

Como eu imaginava, a sua intenção não era efetivamente afirmar que Curitiba é refém de São Paulo, mas sim que a grande maioria das cidades do Brasil é refém da Infraero e de certas autoridades. Até porque os problemas de Curitiba se repetem, na minha opinião em maior escala, também em São Paulo.

Aliás, se existe alguma cidade que foi mais prejudicada em matéria de infra-estrutura aeroportuária essa cidade sem dúvida foi São Paulo, que foi a última grande cidade do mundo a receber um aeroporto internacional. Cumpre lembrar aqui que durante décadas São Paulo não dispunha de um aeroporto international e seus moradores eram obrigados invariavelmente a fazer uma escala em GIG. Até BH, que possui uma fração dos habitantes de São Paulo, teve o seu aeroporto internacional antes de São Paulo!

Em relação ao Requião, só posso concordar com você. Não apenas em relação à Paranaguá, mas em muitas outras questões, como por exemplo a disputa com as concessionárias das estradas estaduais. O problema do Paraná e do Brasil é ter essa classe de políticos que não resistem a um tipo de demagogia barata, que pode parecer benéfica para o povo em um primeiro momento, mas cujo custo acaba sendo repassado para gerações futuras.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)