Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Ampliação do Aeroporto Afonso Pena é discutida há dez anos ...

Já existem 38 respostas neste tópico, contribua você também!

#21 Aeroporto Brasil

• Desligados
  • 568 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:15/10/1972
Reputação: 0

Postado 30 de dezembro de 2008 - 20:46

QUOTE(Cmte. Vieitez @ Dec 30 2008, 11:04 AM) <{POST_SNAPBACK}>
O BRASIL continua refém de São Paulo!!!

ABSURDO!!!!

Concordo, é um absurdo. Tão absurdo como inverídico.

Editado por Aeroporto Brasil, 30 de dezembro de 2008 - 20:48 .

#22 Marco SBCT

• Usuários
  • 2146 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:21/04/1953
Reputação: 35

Postado 30 de dezembro de 2008 - 20:59

QUOTE(Marco SBCT @ Dec 30 2008, 09:14 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Marcoto, belo projeto.
Pela foto é possível ver que se fosse a 11/29 para ser ampliada a área de terra livre é maior, mas os verdes não querem avião sobrevoando a cidade de São José dos Pinhais que abriga o SBCT.

Marcato desculpa o erro de imprensa, mas não abriu mais o botão "editar" ...
Belo 2009 !

#23 Joaop

• Usuários
  • 1941 Postagens
  • Cidade/UF/País:Isère - France
  • Data de Nascimento:08/01/1988
Reputação: 413

Postado 30 de dezembro de 2008 - 22:54

marcato, se eu entendi ali adiante da cabeceira da 11 seria estacionamento etc?

e o que poderia ser feito com a 11/29 (ja que os avioes nao sobrevoariam esse estacionamento) e caso fosse fechada por completo, o que poderia ser feito naquela área agora vazia?

#24 Landing

• Usuários
  • 8646 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3126

Postado 31 de dezembro de 2008 - 00:41

QUOTE(Marco SBCT @ Dec 30 2008, 09:14 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Marcoto, belo projeto.
Pela foto é possível ver que se fosse a 11/29 para ser ampliada a área de terra livre é maior, mas os verdes não querem avião sobrevoando a cidade de São José dos Pinhais que abriga o SBCT.

é nao adianta muito ampliar a outra pista.
é melhor ter uma pista paralela!

#25 Landing

• Usuários
  • 8646 Postagens

Postado 31 de dezembro de 2008 - 00:44

QUOTE(Marco SBCT @ Dec 30 2008, 09:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Marcato desculpa o erro de imprensa, mas não abriu mais o botão "editar" ...
Belo 2009 !

Magina!

#26 Landing

• Usuários
  • 8646 Postagens

Postado 31 de dezembro de 2008 - 00:50

QUOTE(Joaop @ Dec 30 2008, 11:54 PM) <{POST_SNAPBACK}>
marcato, se eu entendi ali adiante da cabeceira da 11 seria estacionamento etc?

Seria outro pátio junto a um novo termina de cargas.
Portanto um patio preferencialmente cargueiro.

e o que poderia ser feito com a 11/29 (ja que os avioes nao sobrevoariam esse estacionamento) e caso fosse fechada por completo, o que poderia ser feito naquela área agora vazia?

Não muita coisa.
Ela poderia ser trasformada em taxiway e dali poderiamos ter hangares, outros patios, outros terminais, mas isso nao seria muito funcional.
A melhor soluçao mesmo seria descarta-la completamente.

#27 boulosandre

• Usuários
  • 3500 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo- SP - Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1974
Reputação: 199

Postado 31 de dezembro de 2008 - 02:36

QUOTE(stratocruiser @ Dec 30 2008, 09:10 PM) <{POST_SNAPBACK}>
André Boulos, então no seu raciocínio é correto que uma região metropolitana com 3.200.000 habitantes não possa receber um 744F ou MD11F carregado?
Não estou pedindo vôo para a Disney não. Estou dizendo que a região poderia produzir mais e exportar mais se houvesse infraestrutura de transportes (aéreo, terrestre e marítimo) condizente.
Curitiba não é caso isolado. Gargalos assim comprometem o país todo, inclusive São Paulo.

Acho que voce interpretou errado o que escrevi. CWB, assim como POA, necessitam e merecem aeroportos com melhor infraestutura para receber gdes cargueiros e tambem voos de pax para os EUA e Europa, mas nao sao os unicos no país que sofrem com o descaso do Governo Federal...isto acho que todos concordamos.
Alias, na sua ultima frase, voce menciona este fato, mostrando que o país todo sofre com este gargalo e que, se a crise for menos sentida no Brasil e o mundo voltar a crescer em 2010, certamente nos sentiremos ainda mais.....

#28 Stratocruiser

• Consultor
  • 5752 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:12/03/1981
Reputação: 868

Postado 31 de dezembro de 2008 - 10:09

Boulos, note que ninguém aqui está implorando vôos diretos para a Europa ou Estados Unidos não. Estou para conhecer algum curitibano que se ache no direito de reclamar por ter que ir a São Paulo embarcar ao exterior. Se foi isso que você entendeu, sua leitura está errada. Não obstante, decepciona quando vê-se que há interesse sério em investir na cidade, mas que o aeroporto impede qualquer tentativa. Foi por isso que citei a companhia portuguesa.

Nem a FIEP nem ninguém está pedindo um aeroporto imenso. Ninguém está tendo delírios de grandeza. Porém não há justificativas para que cidades como Porto Alegre e Curitiba não tenham aeroportos condizentes com os seus tamanhos. E me surpreende que você se esforce em achar argumentos lá na China para tentar justificar a situação atual.

Isso tudo lembra minha avó, que contava que quando morava no interior de Santa Catarina, não tinha estradas que dessem acesso à colônia (lá pelos anos 30-40). Eu vou poder contar para os meus netos histórias de que o aeroporto da minha cidade, apesar de atender a mais de 3.200.000 habitantes, incluindo uma cidade com IDH de primeiro mundo, não podia receber um avião cheio. Em que situação anacrônica estamos vivendo!

#29 boulosandre

• Usuários
  • 3500 Postagens

Postado 31 de dezembro de 2008 - 11:46

QUOTE(stratocruiser @ Dec 31 2008, 11:09 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Nem a FIEP nem ninguém está pedindo um aeroporto imenso. Ninguém está tendo delírios de grandeza. Porém não há justificativas para que cidades como Porto Alegre e Curitiba não tenham aeroportos condizentes com os seus tamanhos. E me surpreende que você se esforce em achar argumentos lá na China para tentar justificar a situação atual.

Frequentemente a China é citada como exemplo de um país de gdes dimensoes e com 4/5 hubs internacionais tentando mostrar que pode servir de parametro para o Brasil...na verdade, o Brasil possui 13/15 cidades com mais de 1 milhao de habitantes enquanto que a China possui mais de 140 e um trafego bem maior que o nosso. Ou seja, aos poucos vemos novos voos a partir de outras capitais, mas obviamente em menor escala por causa das dimensoes do trafego no Brasil.

Assim como a TP comecou a explorar outros mercados além de SP/RJ, na China, ve-se cias estrangeiras entrando em cidades como Ghanzhou, que vem a ser a terceira cidade do país depois de Shanghai e Beijing (sem contar HKG) e possui mais de 11 milhoes de habiantes, fora a zona de influencia.

Eu tambem defendo voos nonstop de CWB e POA como ocorreu recentemente com CNF e BSB (tenho amigos e clientes nestas cidades que me relatam o conforto de nao fazer mais escalas em GRU/GIG, alem de aliviar estes aeroportos de mais pax). A nossa esperanca de um melhora na infraestrutura aeroportuaria sera a Copa do Mundo, portanto antes de 2012/2014, nao vejo muita coisa pronta por aqui nao.

#30 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 14443 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972
Reputação: 3045

Postado 31 de dezembro de 2008 - 11:56

QUOTE(boulosandre @ Dec 31 2008, 11:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Frequentemente a China é citada como exemplo de um país de gdes dimensoes e com 4/5 hubs internacionais tentando mostrar que pode servir de parametro para o Brasil...na verdade, o Brasil possui 13/15 cidades com mais de 1 milhao de habitantes enquanto que a China possui mais de 140 e um trafego bem maior que o nosso. Ou seja, aos poucos vemos novos voos a partir de outras capitais, mas obviamente em menor escala por causa das dimensoes do trafego no Brasil.

Boulos, não adianta ter 1 milhão de habitantes e ser cidade dormitório. Falamos de duas cidades com mais de 3 milhões, ampla atividade industrial, de serviços, indivíduos ricos, uma classe média imponente, poder de consumo expressivo, terrenos e áreas valorizadas, grandes corporações, hotéis, universidades, vida noturna.

Se você me provar que existem 20 cidades na China que se enquadram nesta categoria, eu vou me convencer.

[editado]

Curitiba realmente precisa de uma pista ampliada e um aeroporto a altura das demandas corporativa e logística da cidade.

#31 Aeroporto Brasil

• Desligados
  • 568 Postagens

Postado 01 de janeiro de 2009 - 15:14

Fico imaginando qual a razão para você ter incluído a seguinte frase em resposta ao Boulos:

Curitiba realmente precisa de uma pista ampliada e um aeroporto a altura das demandas corporativa e logística da cidade.

É claro, é óbvio, é ululante que Curitiba necessita de uma pista ampliada e um aeroporto a altura da cidade. Gostaria que alguém apontasse qualquer indício de que o Boulos ou qualquer outra pessoa tivesse se expressado contra essa idéia. Pelo contrário, o que foi amplamente ressaltado neste tópico é que há uma falta crônica de infra-estrutura aeroportuária em praticamente todo o Brasil, Curitiba incluída.

Mas no contexto em que você coloca, caso eu não tivesse acompanhado o histórico de postagens do Boulos, eu diria que você defende investimentos em Curitiba e o Boulous não.

Finalmente, o exemplo da China é extremamente ilustrativo em relação a situação e quantidade dos hubs no Brasil. Seria muita inocência imaginar que São Paulo não fosse servir de hub para passageiros vindos de Curitiba já que mesmo em países onde o tráfego aéreo é várias vezes maior que no Brasil, os Hubs acabam limitando operações diretas em cidades de grande porte.

#32 PR-GOK

• Usuários
  • 2190 Postagens
  • Interests:Aviação...
  • Cidade/UF/País:Maringá
  • Data de Nascimento:09/08/1982
Reputação: 264

Postado 01 de janeiro de 2009 - 15:59

Essa é a solução do transporte aéreo no Brasil.
Não precisa fazer um 3º grande aeroporto em São Paulo, e nem fazer de VCP o maior aeroporto das americas. Basta descentralizar, dividir tráfegos de SP pra PR, MG, RJ.
Desafoga os aeroportos paulistas. Com a substituição desses vôos, SP ganharia mais capacidade pra captar voos de interesse paulistano.
A Infraero acabaria economizando, pra que investir 1BI em um novo aeroporto em Sampa e a ampliação de VCP, se pode gastar 500MI, e deixar tanto CWB como POA em condições de exercer toda a sua plena capacidade????

Como dizia o professor Pardal nas histórias em quadrinhos da Disney:
"Gastar 10, pra economizar 1. Coisas de milionários mesmo..." Ou, Coisas da Infraero...

#33 Stratocruiser

• Consultor
  • 5752 Postagens

Postado 01 de janeiro de 2009 - 16:06

Se o Raphacoxa permitir, vou colocar aqui de novo a foto que ele postou. Para quem não conhece o aeroporto, repare na foto que o Afonso Pena está carente até de taxiways. No pátio do terminal de cargas, aeronaves maiores ficam paradas "de lado" para não bloquear o taxi, porque o pátio é pequeno. No pátio em frente ao TPS, só no portão 6 consegue-se parar algo maior que um A320 ou B738.
Mas o passageiro que visita apenas o terminal, acha que está tudo bom. O terminal é muito bonito, está sempre limpo e cheiroso. É bem organizado. Mas nota-se que já está pequeno, há filas em vários horários nos balcões da TAM e Gol. O estacionamento já está pequeno também.

QUOTE(Raphacoxa @ Dec 29 2008, 10:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Até acho importante comparar com outros países quando queremos um modelo bom a ser seguido, e também para aprender com os erros dos outros, mas os países têm suas particularidades, e o Brasil é bem diferente da China em muitas formas. Devemos seguir bons modelos quando queremos melhorar, não para nivelar por baixo. Não acho correto que se justifique a falta de infraestrutura no Brasil por meio de comparações com a China. "Eles não têm, nós não precisamos ter também".

Temos que ser donos do nosso destino. Como diz aí na minha assinatura: A melhor forma de prever o futuro é... criando-o.

EDIT: Aliás, na China as ZEEs ficam no litoral, e o escoamento da produção é por navio. A economia é voltada para a exportação, apesar de um mercado consumidor em potencial fabuloso. O Brasil é diferente, vive para si e não em função dos outros.

Editado por stratocruiser, 01 de janeiro de 2009 - 16:09 .

#34 Aeroporto Brasil

• Desligados
  • 568 Postagens

Postado 01 de janeiro de 2009 - 16:47

QUOTE(Raphacoxa @ Jan 1 2009, 03:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Essa é a solução do transporte aéreo no Brasil.
Não precisa fazer um 3º grande aeroporto em São Paulo, e nem fazer de VCP o maior aeroporto das americas. Basta descentralizar, dividir tráfegos de SP pra PR, MG, RJ.
Desafoga os aeroportos paulistas. Com a substituição desses vôos, SP ganharia mais capacidade pra captar voos de interesse paulistano.
A Infraero acabaria economizando, pra que investir 1BI em um novo aeroporto em Sampa e a ampliação de VCP, se pode gastar 500MI, e deixar tanto CWB como POA em condições de exercer toda a sua plena capacidade????

Como dizia o professor Pardal nas histórias em quadrinhos da Disney:
"Gastar 10, pra economizar 1. Coisas de milionários mesmo..." Ou, Coisas da Infraero...

O tráfego já é descentralizado, os Aeroportos Paulistas administrados pela Infraero movimentam um percentual de passageiros menor que a proporção do PIB Paulista em relação ao PIB Brasileiro.

Os aeroportos Paulistas não são congestionados por que há concentração de tráfego e sim porque São Paulo sofre do mesmo problema que Curitiba, ou seja, falta de investimentos.

Eu espero que Curitiba receba os investimentos que necessita, mas ao contrário de você eu também espero que a cidade de São Paulo e o aeroporto de Viracopos recebam os investimentos que há anos lhes são sonegados.

Se existe alguma cidade Brasileira que sofreu mais com o descaso das autoridades em relação a infra-estrutura aeroportuária, essa cidade é São Paulo.

#35 Aeroporto Brasil

• Desligados
  • 568 Postagens

Postado 01 de janeiro de 2009 - 16:53

QUOTE(stratocruiser @ Jan 1 2009, 05:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Se o Raphacoxa permitir, vou colocar aqui de novo a foto que ele postou. Para quem não conhece o aeroporto, repare na foto que o Afonso Pena está carente até de taxiways. No pátio do terminal de cargas, aeronaves maiores ficam paradas "de lado" para não bloquear o taxi, porque o pátio é pequeno. No pátio em frente ao TPS, só no portão 6 consegue-se parar algo maior que um A320 ou B738.
Mas o passageiro que visita apenas o terminal, acha que está tudo bom. O terminal é muito bonito, está sempre limpo e cheiroso. É bem organizado. Mas nota-se que já está pequeno, há filas em vários horários nos balcões da TAM e Gol. O estacionamento já está pequeno também.

Até acho importante comparar com outros países quando queremos um modelo bom a ser seguido, e também para aprender com os erros dos outros, mas os países têm suas particularidades, e o Brasil é bem diferente da China em muitas formas. Devemos seguir bons modelos quando queremos melhorar, não para nivelar por baixo. Não acho correto que se justifique a falta de infraestrutura no Brasil por meio de comparações com a China. "Eles não têm, nós não precisamos ter também".

Temos que ser donos do nosso destino. Como diz aí na minha assinatura: A melhor forma de prever o futuro é... criando-o.

EDIT: Aliás, na China as ZEEs ficam no litoral, e o escoamento da produção é por navio. A economia é voltada para a exportação, apesar de um mercado consumidor em potencial fabuloso. O Brasil é diferente, vive para si e não em função dos outros.

Nivelar por baixo seria se alguém se opusesse a investimentos em Curitiba. Já foi repetido várias vezes aqui que este não é o caso, mas parece haver neste fórum uma tendência de repetir certas coisas até que elas se tornem realidade.

#36 Stratocruiser

• Consultor
  • 5752 Postagens

Postado 01 de janeiro de 2009 - 17:41

QUOTE(Aeroporto Brasil @ Jan 1 2009, 02:53 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Nivelar por baixo seria se alguém se opusesse a investimentos em Curitiba. [...]

Uai, mas foi o que deu para entender da primeira postagem do Boulos aqui neste tópico: que haveria outras cidades "à frente" (ele se referia a vôos diretos, e a notícia que abre o tópico fala sobre infraestrutura; entendo que segundo esse raciocinio o Afonso Pena então não seria prioritário de qualquer forma). Isso demonstra desconhecimento da cidade. PORÉM, mais importante do que averiguar ou contestar quem disse o quê, é constatar, como você sabiamente colocou anteriormente, que todos nós somos reféns da Infraero, que de vez em quando, depois de muita súplica, joga algumas migalhas e faz alguma benfeitoria.

E eu repito o que disse: todos os aeroportos deveriam ter um certo excedente de infraestrutura, ainda que essa margem fosse pequena. Porém quase todos operam além do limite. A situação de Curitiba e Porto Alegre é alarmante, pela desproporção descomunal entre o tamanho das cidades e a infraestrutura existente.

#37 boulosandre

• Usuários
  • 3500 Postagens

Postado 02 de janeiro de 2009 - 20:50

QUOTE(stratocruiser @ Jan 1 2009, 06:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Uai, mas foi o que deu para entender da primeira postagem do Boulos aqui neste tópico: que haveria outras cidades "à frente" (ele se referia a vôos diretos, e a notícia que abre o tópico fala sobre infraestrutura; entendo que segundo esse raciocinio o Afonso Pena então não seria prioritário de qualquer forma). Isso demonstra desconhecimento da cidade. PORÉM, mais importante do que averiguar ou contestar quem disse o quê, é constatar, como você sabiamente colocou anteriormente, que todos nós somos reféns da Infraero, que de vez em quando, depois de muita súplica, joga algumas migalhas e faz alguma benfeitoria.

E eu repito o que disse: todos os aeroportos deveriam ter um certo excedente de infraestrutura, ainda que essa margem fosse pequena. Porém quase todos operam além do limite. A situação de Curitiba e Porto Alegre é alarmante, pela desproporção descomunal entre o tamanho das cidades e a infraestrutura existente.

Strato,

Desculpe se te dei a entender que CWB ou POA não necessitem com urgência de melhorias na infraestrutura aeroportuária. Trabalho em uma empresa que possui o maior tréfego corporativo entre SP e CWB e conheço bem a importância crescente do PR ou do Sul do Brasil como um todo (além disso, contra números não há argumentos).

E faço minhas as palavras do Aeroporto Brasil: o Brasil todo é refém da Infraero....e, neste caso, quanto maior o PIB e importância econômica, maior tem sido o tombo.... thumbsdown_still.png

#38 Marco SBCT

• Usuários
  • 2146 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:21/04/1953
Reputação: 35

Postado 03 de janeiro de 2009 - 22:06

O que me incomoda mais no enredo é o imobilismo dos políticos, nem lero-lero produzem.
Um tal de PAC que andaram falando aos poucos se esvai como fumaça de queimada de roçado ...
E dá-lhe taxas e aumento de impostos ..vivem como se o Brasil todo fosse uma ilha de prosperidade com BSB.

#39 Landing

• Usuários
  • 8646 Postagens

Postado 03 de janeiro de 2009 - 22:45

QUOTE(Marco SBCT @ Jan 3 2009, 11:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Um tal de PAC que andaram falando aos poucos se esvai como fumaça de queimada de roçado ...

Essa porcaria de PAC é nada mais nada menos do que uma "marca" daquilo que o governo tem obrigaçao em fazer!
Coisas do Duda mendonça! Ele ja fazia isso na epoca do Maluf!
Ex: Reubanizaçao das favelas + marca = projeto pinga pura!

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)