Jump to content

Photo

AZUL VCP-SSA Vôo Inaugural

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
37 replies to this topic

#1 Xavante

Xavante
  • Usuários
  • 119 posts

Posted 06 de January de 2009 - 11:26

Nunca me considerei uma pessoa de sorte, mas de agora em diante para mim uma das facetas da sorte tem nome e cor própria: azul. Vou contar porque.

Lá pelo dia 8 de dezembro eu estava procurando prováveis destinos na web para minhas férias, e por acaso fui ver se o site da Azul já estava no ar. Estava sim, e na brincadeira de simular um dos três destinos disponíveis acabei comprando um bilhete para Salvador, saindo dia 15 do mesmo mês. Aos poucos foi caindo a ficha de que pegaria o primeiro vôo comercial da Azul. Fiquei parecendo moleque que vai viajar pela primeira vez de avião: elétrico. E a brincadeira me surpreendeu muito mais do que o esperado.
Convenci um santo amigo a me levar para Viracopos às 9h para pegar o vôo que sairia às 11h30, já que a Azul ainda não tem bus link para lá – dizem que vão ter em breve. A Rodovia dos Bandeirantes que liga SP a Campinas é de primeiríssimo mundo. A saída para VCP é bem sinalizada e o acesso vicinal muito fácil. Tive problemas para estacionar, são bem poucas vagas. O terminal de passageiros lembra um desses aeroportos do nordeste, pequeno e funcional. No páteo havia dois 737 Gol, um A320 TAM , fora os dois E190 da AZUL, lado a lado, reluzentes. Lá na remota mais dois E195 Azulíssimos no meio dos mais de 10 cargueiros da Fedex, VarigLog, MTA, Lufthansa, Beta, Skymaster etc. Lembrei de ter visto uma vez há vários anos três amarelíssimos 727 da Itapemirim no mesmo lugar dos azuis.

O balcão da Azul estava todo enfeitado com balões azuis para a estréia da novata. Uma verdadeira festa de fotógrafos, Gianfranco Betting e família posando junto a uma comissária, David Neeleman passando apressado, muita gente com crachá da Azul falando inglês, e um senhor com sotaque lisboeta, provavelmente o chefe do despacho, atenciosamente explicando e se desculpando pelos transtornos do primeiro dia. Transtorno? Qual? Nem reparei.

Xavante (um pouco carimbado, heheh) embarca no E190 PR-AZL. Frio na barriga, nunca inaugurei nada na vida, hehehe

Esse é o tipo de escada que adoro subir

A primeira impressão é de entrar em um avião um pouco apertado, mas essa falsa impressão passa à medida que se vai percebendo os espaços internos, e logo se nota que é mais confortável que um Boeing. Um autêntico mainliner.

Meu assento, o 5A. Era para ser o 6A mas o Gianfranco Betting, CEO da Azul, pediu para trocar com ele para ficar na mesma fileira de sua esposa e logo à frente da esposa do presidente da Embraer que estava no 7C e representava com orgulho sua empresa nesse vôo especial. Até a fileira 5 os assentos têm espaço maior para as pernas. Sem ufanismos, me senti no melhor avião dói mundo.

Entrando um passageiro pra lá de especial. O próprio David Neeleman. Fiz questão de cumprimentá-lo e desejar Godspeed para todos.

Esse levei pra coleção. Vai ter lugar de destaque.

Entretenimento de bordo. Por enquanto é replay.

Push back... O PR-AZA ali ao lado sairia logo em seguida para inaugurar a linha VCP-POAPorto POA.

Nossa chefe de equipe feliz da vida, e tudo muito documentado. Esse repórter fotografava para a "Isto É Dinheiro".

Surpresa! Por isso é que eu falei aquela história da sorte. Vou falar disso pros meus netos até sair um "calaboca véio!"

Speech do David Neeleman: "Esse é o melhorrlr aviãoum do múndou" Alguémmm sentchi faltha djo banco djo meio?" Nem um pouco! Essa configuração deveria ser obrigatória.

Speech do Gianfranco Betting: "Serão 76 aviões da Embraer, e contamos com vocês para continuar crescendo". Aproveitei par parabenizá-lo pelo look da Azul.

Sem nenhum ufanismo, esse avião é o máááximo! Andar por esse corredor dá mó-orgulho. Thanks again Mr. Neeleman!

A Galley. Apertadinha mas bm funcional. As gavetas do PR-AZL são da JetBlue.

E esse detalhe? Um charme retrô.

Por falar em retrô, o uniforme das comissárias lembra algo mais romântico, tipo
Panair ou Real. A Azul resgatou até a aeromoça. Gostei. Aí foi na hora da cesta de snacks. Os pedidos de bebidas são anotados em uma prancheta antes e vêm certinhos.

Meu lanchinho.

Meu pequeno vizinho de fileira se deleitando no espaço de sobra desse jato.

E é muito espaço mesmo.

Na janela meu destino final: a ilha de Morro de São Paulo

E chegamos a salvador. No pouso muitos aplausos, urras e gritos de Vivaazuuuul pelos filhinhos do Gianfranco Betting (que sabiam tudo sobre o avião).

A novíssima Azul passa radiante pelo cemitério da velha azul celeste ("Voe azul, Voe Vasp")

Não tivemos o prometido batismo da chegada, mas a bandeira da Bahia foi freneticamente brandida pelo piloto.

E é isso. Espero que tenham gostado. Na verdade, esse foi o vôo mais feliz que já fiz na vida, e dava pra ver na cara de cada passageiro que não foi só para mim. Agora sou Azul de carteirinha, desejo céu de brigadeiro para a companhia e espero voar muito pela Azul e ter sempre essa atenção que achei que tivesse ficado no solo para sempre com os aviões azuis Varig, outra querida.
.

#2 edsmorais

edsmorais
  • Usuários
  • 334 posts

Posted 06 de January de 2009 - 11:59

Belíssimo FR, acho que fui o primeiro a ler.
Dá orgulho esse avião.

Abraço,
Edsmorais

#3 Speedbird

Speedbird

Administrador

• Administrador
  • 5,348 posts

Posted 06 de January de 2009 - 11:59

Xavante, muito legal o seu flight report!

Eu voei 2 vezes de Azul antes deles estreiarem e adorei! Essa companhia promete.

Abs,

#4 MulekeMinduim

MulekeMinduim
  • Membro Honorário
  • 3,923 posts

Posted 06 de January de 2009 - 12:16

Petááááááculooooo wub_anim.gif wub_anim.gif wub_anim.gif

Abraços;
Minduim
thumbsup.gif

#5 arkobayashi

arkobayashi
  • Usuários
  • 334 posts

Posted 06 de January de 2009 - 13:03

Fantastico FR.
Oportunidade única de presenciar o inicio de uma nova era da aviação brasileira.
Saudosista da Varig, espero que a Azul voe logo para REC e poder experimentar, de novo, o prazer de voar.
TAM, GOL, nos tratam como carga!
Vida longa a Azul!!!!

#6 Grumman F-14 Tomcat

Grumman F-14 Tomcat
  • Colaborador
  • 3,009 posts

Posted 06 de January de 2009 - 13:52

Que sorte, heim?

Com direito ao famoso banho e aos vips da Azzzuuulll...

Otimo FR... thumbsup.gif

Bons voos thumbsup.gif

Edited by Grumman F-14 Tomcat, 06 de January de 2009 - 13:54 .

#7 F2TH

F2TH
  • Usuários
  • 264 posts

Posted 06 de January de 2009 - 14:08

Show, muito bom!
sucesso à Azul!!!! nana3.gif

wink.gif

#8 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,723 posts

Posted 06 de January de 2009 - 14:15

Do Baralho meu caro!!!

De longe um dos melhores FR do CR. Não por menos né? David Neelemana a bordo, primeiro voo da Azul, Gianfranco a bordo e destino Salvador. Quer mais?!
O interior do AZL é lindo de morrer, o uniforme das comissárias é lindo e o clima do voo devia estar ótimo!

Abrs!

#9 FiLiPe

FiLiPe
  • Usuários
  • 1,517 posts

Posted 06 de January de 2009 - 15:02

Showww!!

Deu muuuuita vontade de voar! Pena a Azul nao operar em Brasilia ainda, senao voaria com eles!

Enquanto isso, no aguardo....

Parabéns pelo Flight Report! Que sorte a sua hein?! stirthepot.gif

Queremos mais! =D!!

#10 Xavante

Xavante
  • Usuários
  • 119 posts

Posted 06 de January de 2009 - 15:16

Brigadu pessoal! Legal compartilhar essa experiência única com todos os colegas do CR. Assim que tiver tempinho subo mais fotos desse vôo e da volta.
punk.gif

#11 Jopeg

Jopeg
  • Usuários
  • 743 posts

Posted 06 de January de 2009 - 15:42

Caros Amigos,

Ele há gente com sorte, ainda por cima comprou sem saber que era o primeiro voo da Azul ... sorte ao quadrado wink.gif

Xavante, obrigado pela partilha wub_anim.gif e o relatório está excelente reverencia.gif

Achei muito curiosa a foto da chegada a SSA. Os B732 da saudosa VASP ali parados e o novo Embraer da nova Azul chegando ... outros tempos.

Longa vida à Azul. Pode ser que quando regressar ao Brasil, lá mais para o final do ano, consiga voar Azul.

Um abraço de Portugal,

Jopeg

#12 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,723 posts

Posted 06 de January de 2009 - 16:40

QUOTE(Xavante @ Jan 6 2009, 04:16 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Brigadu pessoal! Legal compartilhar essa experiência única com todos os colegas do CR. Assim que tiver tempinho subo mais fotos desse vôo e da volta.
punk.gif

Se for de sua vontade, por favor faça o FR da volta. Sem dúvidas fará tanto sucesso quanto este.
Abrs!

#13 Varig_777

Varig_777

Varig_777

• Usuários
  • 3,004 posts

Posted 06 de January de 2009 - 17:16

Só posso dizer o seguinte: Orgulho de ler essas palavras e ver essas fotos. Deixou de ser utopia querer voar com qualidade em vôos domésticos. E tudo isso com avião brasileiro ainda por cima? Perfeito yesyes.gif

Edited by Varig_777, 06 de January de 2009 - 17:19 .

#14 rafael amarante

rafael amarante
  • Usuários
  • 895 posts

Posted 06 de January de 2009 - 17:45

QUOTE(Xavante @ Jan 6 2009, 11:26 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Entretenimento de bordo. Por enquanto é replay.

Xavante, você é o cara. Muito obrigado por ter nos brindado com esse exclusivíssimo flight report. Bem ilustrado, emocionado e objetivo.

Não sendo antipático, mas já sendo, só fica um registro: achei a programação visual do IEF da Azul meio tosca. Talvez seja porque esteja só iniciando. Quando se tornar tv ao vivo, deve ser refeita e ficar mais redondinha.

#15 Kleber

Kleber

Skywalker

• Membro Honorário
  • 10,856 posts

Posted 06 de January de 2009 - 17:50

Excelente FR, Xavante!

Realmente, a Azul vai dar muito trabalho para a concorrência - e viva a concorrência!!!

#16 Rafaelguimaraes

Rafaelguimaraes
  • Usuários
  • 4,549 posts

Posted 06 de January de 2009 - 19:05

Sensacional! Não vejo a hora de voar com a Azul!

Parabéns pelo FR. Matou o guarda!!!

Rafael

#17 imhotep

imhotep
  • Usuários
  • 415 posts

Posted 06 de January de 2009 - 19:12

Excelente FR e excelente vôo!
A Azul começou bem e espero q cresça e possa competir de igual pra igual com as atuais grandes...

#18 Rafael_bsb

Rafael_bsb
  • Usuários
  • 873 posts

Posted 06 de January de 2009 - 20:11

Muito bom mesmooo

Parabéns!!!!!!!!!

To doido pra voar na Azul!!!!!!!!!!

Vamos ver quando ela chega aqui em BSB!

Abraço

#19 Diego Airways

Diego Airways
  • Usuários
  • 3,460 posts

Posted 07 de January de 2009 - 02:06

Xavante, S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!!!! reverencia.gif reverencia.gif

P-A-R-A-B-É-N-S mesmo!!! reverencia.gif reverencia.gif

Eu já sou fã de carteirinha da AZUL desde o dia 04/12/2008!!! rofl.gif

Abraço! thumbsup.gif

#20 Kym

Kym
  • Usuários
  • 318 posts

Posted 07 de January de 2009 - 13:34

Parabéns,adorei,e o principal e saber que agora temos no Brasil uma companhia de qualidade e que não nos trata como formigas em aviões completamente lotados!!!!!