Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Tam terá voos diretos de Campinas para Salvador e POA

Já existem 52 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 lylyanna

• Colaborador
  • 4376 Postagens
  • Cidade/UF/País:New York/NY/USA
  • Data de Nascimento:25/07/1983
Reputação: 0

Postado 22 de janeiro de 2009 - 17:22

Aviation News Release | Aviação Notícias | Commercial Aviation | Airports

Tam terá voos diretos de Campinas para Salvador e POA

CAMPINAS - Nada melhor que a livre concorrência para movimentar o mercado, principalmente o do interior de SP que, embora esteja classificado como o segundo do País para inúmeras operadoras e demais segmentos do trade, padece pela escassez de vôos a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos.

E é de Viracopos que a Tam inicia, a partir de 6 de fevereiro, voos sem escalas para Salvador (BA) e Porto Alegre (RS), exatamente os destinos que recentemente começaram a ser operados pela Azul Linhas Aéreas. Serão dois vôos diários ida/volta para Porto Alegre (às 7h e 17h10), e um para Salvador (às 11h55).

© 2009 PANROTAS EDITORA - Todos os direitos reservados

#2 747SBKP

• Usuários
  • 968 Postagens
  • Interests:.
  • Cidade/UF/País:Buenos Aires / Argentina
  • Data de Nascimento:05/10/1970
Reputação: 4

Postado 22 de janeiro de 2009 - 22:40

Coitada da TAM.

Vai perder dinheiro na rota, mesmo com o A319.

#3 FlyerOne

• Usuários
  • 4278 Postagens
  • Cidade/UF/País:Somewhere
  • Data de Nascimento:00/00/0000
Reputação: 360

Postado 22 de janeiro de 2009 - 22:42

QUOTE(747SBKP @ Jan 22 2009, 10:40 PM) <{POST_SNAPBACK}>

O vôo será operado pelo A320:

QUOTE(Red Carpet @ Jan 19 2009, 12:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Fins apoiar as cogêneres para que elas não fiquem sozinhas em algumas rotas e tenham sempre a disposição outra cia aérea amiga para transportar seus passageiros em casos de voos lotados ou contingências operacionais, considerem:

hypocrite.gif

a partir de 09 de Fevereiro/2009 (inclusive) até novo aviso:

TAM 3450 Diário A320 POA 1930 VCP 2110

TAM 3451 Diário A320 VCP 0700 POA 0840

TAM 3452 Diário A320 POA 0920 VCP 1105 1155 SSA 1420

TAM 3453 Diário A320 SSA 1410 VCP 1630 1710 POA 1850

Horários expressos em HORA de BRASÍLIA.

Editado por Epaminondas, 22 de janeiro de 2009 - 22:46 .

#4 Air Force One

• Usuários
  • 2167 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:14/02/1992
Reputação: 213

Postado 22 de janeiro de 2009 - 22:47

acho que esses trechos vao comecar a ter bons precos em?!
sera q a tam vai adota a estrategia de tenta roubar a clientela da azul mantendo essa rota com um pouco do lucro das outras rotas e mantendo um preco mais baixo que a azul?!

#5 E175

• Usuários
  • 11892 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1719

Postado 22 de janeiro de 2009 - 22:57

Eu quero ver na hora que abrir o SDU e a Azul der linha de Campinas. Óbvio que VCP é uma excelente alternativa, até por conta de expansão e tudo, mas os planos do Neeleman para o Santos Dumont são bem claros. Quando ele citou aquele monte de ligação utópica e disse que gostaria de fazê-las a partir do SDU ele pôs as cartas na mesa.

Abraço

Editado por Diego-BHZ, 22 de janeiro de 2009 - 22:58 .

#6 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3557 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 22 de janeiro de 2009 - 23:09

David Neeleman não é bobo e sabe que será atacado facilmente em VCP, onde sua vantagem competitiva é menor do que no SDU. É questão de sobrevivência para a estratégia da AZUL entrar no SDU, no coração da segunda maior cidade do país. E inevitávelmente em CGH, quando tiverem músculos.

Em VCP ele tem o público do interior de SP...e..? Demanda existe, sim, mas não a que ele precisa para os planos futuros de crescimento. VCP tem sido excelênte para seu início mas ficar só alí fará da AZUL presa fácil. Já estamos vendo o movimento forte da TAM..a GOL, como sempre, atrasada na reação.

Favas contadas que liberam o SDU (minha opinião) e vamos ver as cartas serem embaralhadas novamente com clara vantagem para a AZUL e seus E-Jets vs 737 e A319 (Será que vamos ver 738SFP e A320 LIP?)

Rafael

#7 Murundum

• Usuários
  • 2416 Postagens
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972
Reputação: 206

Postado 22 de janeiro de 2009 - 23:14

Isso eu chamo de ..."Ai que medo!"

A Azul, com um produto muito superior não deve ser muito afetada.

#8 baianóide

• Usuários
  • 1118 Postagens
  • Cidade/UF/País:Salvador/Bahia/Brasil
  • Data de Nascimento:26/01/1980
Reputação: 4

Postado 22 de janeiro de 2009 - 23:35

A Azul tem mais opções de horário e serviço melhor. A TAM só se dará bem nessa se cobrar mais barato, até lembrando do serviço gratuito até fevereiro de bus pra Sampa da Azul.

#9 Igor Pereira

• Usuários
  • 1523 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/ Brasil
  • Data de Nascimento:05/07/1985
Reputação: 172

Postado 23 de janeiro de 2009 - 02:12

Quero só ver minha opção continua sendo a Azul que tem pra mim equipamento melhor e serviços nesta rota do que a TAM.

#10 falcaobr

• Usuários
  • 340 Postagens
  • Cidade/UF/País:sao paulo
  • Data de Nascimento:01/01/1974
Reputação: 22

Postado 26 de janeiro de 2009 - 08:03

Pois bem senhores; está ai a tipica CARA DE PAU de empresas como TAM e GOL nesse mercado.
Porque depois de seculos, o trecho via VCP a outras capitais nao foi explorado?
Agora "subitamente" o interesse dessa empresas?
Ai que formulo a seguinte questao:
Esta correto defender estas empresas que vem a anos engolindo e depredando o mercado das entrantes e regionais e depois abandonam as praças?
Volto entao a minha ja comentada proposta para acabar com essa safadeza, ou seja, que se mude o modelo de concessao de rotas a locais "nao disputados".
Logo teriamos algo como; a empresa que pleitear uma rota primeiro, tem a obrigacao de manter a rota por 6 meses caso nao exista concorrente, caso seja a segunda no trecho, tem obrigacao de manter a rota por 1 ano e por ai vai...
Acabariamos com essa "calhordice" e teriamos mais seriedade nos trato das novas rotas e da concorrencia desleal.
Chega de bagunca com cidades pequenas que tanto esperam e investem para ter seus 2 ou 3 voos diarios os ligado a Hubs ou outras capitais para virarem apenas joguetes de empresas inescrupulosas.
Depois nao entendem porque a aviacao regional nao vai pra frente e hoje temos quase metade das cidades servidas por voos de 15 anos atras.....

#11 RCWSKY

• Usuários
  • 3231 Postagens
  • Interests:Aeroportos e Aviação Comercial Brasileira.
  • Cidade/UF/País:RIO CLARO-SP-BRASIL
  • Data de Nascimento:28/02/1967
Reputação: 235

Postado 26 de janeiro de 2009 - 08:34

QUOTE(falcaobr @ Jan 26 2009, 08:03 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Pois bem senhores; está ai a tipica CARA DE PAU de empresas como TAM e GOL nesse mercado.
Esta correto defender estas empresas que vem a anos engolindo e depredando o mercado das entrantes e regionais e depois abandonam as praças?
Volto entao a minha ja comentada proposta para acabar com essa safadeza, ou seja, que se mude o modelo de concessao de rotas a locais "nao disputados".
Logo teriamos algo como; a empresa que pleitear uma rota primeiro, tem a obrigacao de manter a rota por 6 meses caso nao exista concorrente, caso seja a segunda no trecho, tem obrigacao de manter a rota por 1 ano e por ai vai...
Acabariamos com essa "calhordice" e teriamos mais seriedade nos trato das novas rotas e da concorrencia desleal.
Chega de bagunca com cidades pequenas que tanto esperam e investem para ter seus 2 ou 3 voos diarios os ligado a Hubs ou outras capitais para virarem apenas joguetes de empresas inescrupulosas.
Depois nao entendem porque a aviacao regional nao vai pra frente e hoje temos quase metade das cidades servidas por voos de 15 anos atras.....

Concordo com "você", com o "Igor Pereira" e com o "baianóide" !!!

Tudo que vc disse é a pura verdade, mas a AZUL tem mais opções de horário, boa estrutura operacional e serviço de bordo melhor. A TAM, mesmo que cobrar mais barato pelo mesmo trecho, em VCP, fica em desvantagem.
A minha opção a partir de Viracopos, ainda continuará sendo a AZUL, que tem pra mim também, o melhor equipamento, o melhor serviços de bordo e o melhor atendimento ao público, hoje, do mercado.

#12 rqm

• Usuários
  • 44 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/11/1936
Reputação: 1

Postado 26 de janeiro de 2009 - 09:12

QUOTE(RCWSKY @ Jan 26 2009, 09:34 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Concordo com "você", com o "Igor Pereira" e com o "baianóide" !!!

Tudo que vc disse é a pura verdade, mas a AZUL tem mais opções de horário, boa estrutura operacional e serviço de bordo melhor. A TAM, mesmo que cobrar mais barato pelo mesmo trecho, em VCP, fica em desvantagem.
A minha opção a partir de Viracopos, ainda continuará sendo a AZUL, que tem pra mim também, o melhor equipamento, o melhor serviços de bordo e o melhor atendimento ao público, hoje, do mercado.

Agora vcs estão entendendo porque eu defendo a abertura, mesmo com algumas restrições, do SDU.

#13 Cassio.Fernandes

• Usuários
  • 1140 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas-sp
  • Data de Nascimento:10/09/1988
Reputação: 95

Postado 26 de janeiro de 2009 - 09:35

Na minha opinião a TAM tomou essa decisão tarde demais

ela devia ter feito isso antes , agora que a Azul esta aqui em Campinas

não tem mais jeito !

#14 E175

• Usuários
  • 11892 Postagens

Postado 26 de janeiro de 2009 - 13:14

QUOTE(rqm @ Jan 26 2009, 10:12 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Agora vcs estão entendendo porque eu defendo a abertura, mesmo com algumas restrições, do SDU.

Mas você acha que a TAM não vai cair matando no SDU também? A Azul não vai ter vantagem nenhuma lá em relação aos concorrentes. A TAM e a Gol tem equipamento pronto pra entrar de sola lá.

Abraço

#15 mr_loner

• Usuários
  • 2079 Postagens
  • Cidade/UF/País:joão pessoa/pb/brasil
  • Data de Nascimento:18/10/1985
Reputação: 543

Postado 26 de janeiro de 2009 - 13:28

QUOTE(Diego-BHZ @ Jan 26 2009, 01:14 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Mas você acha que a TAM não vai cair matando no SDU também? A Azul não vai ter vantagem nenhuma lá em relação aos concorrentes. A TAM e a Gol tem equipamento pronto pra entrar de sola lá.

Abraço

Cair matando com praticamente 80% dos slots que ''poderão vir a ter'' ocupados pela ponte aérea, eu quero so ver isso!

é Super fácil distrbuir 40 slots quando vc n tem nenhum ocupado, quero ver a Varigol distribuir isso se ela ja tem 32 frequencias diárias na ponte aérea! E dessa vez não tem a mamata de CGH não, que eles tem 80% dos slots ocupados e ficam batendo o pé feito criança mimada e a Anac com medo não obrigam eles a dar espaço pras outras, no documento é claro que será dividido IGUALMENTE, podendo ser permutado slots. A Azul obviamente não vai querer dar nenhum, a ONE que tem equipamento exelente pra operar lá com certeza tb n vai querer dar, a WEB n sei se vai, mais se for vão ser poucos e vão custar tão caro, mais tão caro que nem sei se compensa, e TRIP sa mesma coisa!

O que sobra pra o duopólio não dá pra encaixar nem a metade das frequencias entre o GIG e BSB por exemplo, pela 1 vez elas estarão em ampla desvantagem perante as outras! por que outro motivo elas estão defendendo tanto que não seja aberto o SDU, olha podem ter certeza não é imaginando que vai ser melhor para o Rio por conta dos voos internacionais, pode ter certeza que se fosse vantagem pra eles operar no SDU, eles estariam com a Azul e cia LTDA. pressionando o GOV. pra abrir.

Editado por mr_loner, 26 de janeiro de 2009 - 13:30 .

#16 E175

• Usuários
  • 11892 Postagens

Postado 26 de janeiro de 2009 - 16:01

QUOTE(mr_loner @ Jan 26 2009, 02:28 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Cair matando com praticamente 80% dos slots que ''poderão vir a ter'' ocupados pela ponte aérea, eu quero so ver isso!

é Super fácil distrbuir 40 slots quando vc n tem nenhum ocupado, quero ver a Varigol distribuir isso se ela ja tem 32 frequencias diárias na ponte aérea! E dessa vez não tem a mamata de CGH não, que eles tem 80% dos slots ocupados e ficam batendo o pé feito criança mimada e a Anac com medo não obrigam eles a dar espaço pras outras, no documento é claro que será dividido IGUALMENTE, podendo ser permutado slots. A Azul obviamente não vai querer dar nenhum, a ONE que tem equipamento exelente pra operar lá com certeza tb n vai querer dar, a WEB n sei se vai, mais se for vão ser poucos e vão custar tão caro, mais tão caro que nem sei se compensa, e TRIP sa mesma coisa!

O que sobra pra o duopólio não dá pra encaixar nem a metade das frequencias entre o GIG e BSB por exemplo, pela 1 vez elas estarão em ampla desvantagem perante as outras! por que outro motivo elas estão defendendo tanto que não seja aberto o SDU, olha podem ter certeza não é imaginando que vai ser melhor para o Rio por conta dos voos internacionais, pode ter certeza que se fosse vantagem pra eles operar no SDU, eles estariam com a Azul e cia LTDA. pressionando o GOV. pra abrir.

Vamos assistir então. Paradas é que elas não vão ficar.

Abraço

#17 mr_loner

• Usuários
  • 2079 Postagens

Postado 26 de janeiro de 2009 - 16:24

QUOTE(Diego-BHZ @ Jan 26 2009, 04:01 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Vamos assistir então. Paradas é que elas não vão ficar.

Abraço

Clao que paradas elas não irão ficarão, mais terão que rebolar muito e ver na verdade o que compensa mais ou menos?

Elas poderiam reduzir as frequencias da ponte SDU - CGH e abrir novas frequências GIG - CGH, colocar um onibus executivo entre o GIG e o SDU para criar uma facilidade a mais, fazendo com que os executivos pudessem chegar no SDU e serem transferidos rapidamente e com conforto para o GIG, e claro, oferecer tarifas mais baratas e diretas do GIG do que do SDU, assim se eu fui a uma reunião em botafogo por exemplo, posso pegar um taxi rapidamente ate o SDU e pegar o executivo pro GIG de graça, so que a passagem vai custar tipo 70 a 80% a menos!

A Azul ainda não entrou na ponte,as outras podem continuar cobrando o preço businnes exorbitante que cobram, então a fim e a força, eles vão poder mabter umas 3 ou 4 SDU - CWB, e mais umas 3 ou 4 SDU - POA e assim sucessivamente, enquanto as outras não vao poder, mas ao entrar na ponte, creio que a própria Azul vai começara chutar algumas rotas pro GIG, assim em algum tempo talvez, estejam operando em igualdade.

de fato, só esperando pra ver, mais que na teoria eles estão em muita desvantagem estão, n sei se na pratica vão consegui fazer com que a situação se torne mais competitiva!

#18 Carlos Augusto

• Usuários
  • 1609 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - RJ
  • Data de Nascimento:06/12/1958
Reputação: 153

Postado 27 de janeiro de 2009 - 12:52

Fonte: O Estado de S.Paulo, 27/01/2009 (Caderno B; pág.12)

TAM entra nas rotas da Azul em Campinas

Estreia da Azul provoca reação de concorrentes, e o Aeroporto de Viracopos ganha mais opções de voos e tarifas mais baratas

Reportagem: Alberto Komatsu e Mariana Barbosa

A chegada da Azul está fazendo a concorrência se movimentar. A TAM começa a operar, no dia 6 de fevereiro, dois voos diários de Campinas para Salvador e outros três de Campinas para Porto Alegre - as duas rotas inaugurais da nova companhia. Até então, a TAM só ligava o interior de São Paulo a Salvador e Porto Alegre por meio de voos com conexão. E antes mesmo da estreia da Azul, em 15 de dezembro, a Gol anunciou promoções bastante agressivas para essas mesmas rotas.

Para a Azul, que oferece quatro ligações diárias para cada um desses destinos, a resposta dos concorrentes não surpreende. "Já estávamos aguardando esse tipo de reação em todas as nossas rotas. Estamos preparados para isso. Nosso plano de negócios leva em conta essa reação", afirma o diretor de relações institucionais da Azul, Adalberto Febeliano.
A TAM informou apenas que sua "malha aérea doméstica é ajustada periodicamente para atender às variações de mercado de acordo com as mudanças de alta e baixa temporada". A Gol/Varig, por sua vez, informou que as tarifas promocionais de alta temporada não se restringem aos voos para Campinas, mas incluem 45 destinos em todo o País. Entretanto, quando lançou a promoção, os descontos para os voos que viriam a ser operados pela Azul foram os que receberam maior destaque no site da empresa.

Ao menos na estreia, a tarifa mais barata da TAM vai acompanhar a menor tarifa da Azul, R$ 219. Na Gol, contudo, o bilhete mais barato sai a R$ 209. De acordo com Febeliano, antes de a Azul começar a operar nessa rota, o bilhete da Gol começava em R$ 240 e o da TAM (com conexão) começava em R$ 300.

Situação parecida vive a rota Campinas-Porto Alegre, segundo Febeliano. Nas três companhias, o bilhete mais barato custa R$ 129. Antes da estreia da Azul, observa Febeliano, a Gol cobrava R$ 180 e a TAM, R$ 220, também por meio de um voo com conexão.

A Azul acredita que essa movimentação da concorrência deverá se repetir nas rotas de Campinas para Curitiba e para Vitória, inauguradas há duas semanas.

A chegada da Azul no mercado brasileiro também alterou o relacionamento de TAM e Gol com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) - que defende medidas para estimular a concorrência. No fim do ano passado, as duas líderes fizeram uma representação formal contra a direção da Anac, por suposto favorecimento à Azul. Entre outras coisas, argumentavam que a Anac tinha liberado autorizações de voo em tempo recorde para a Azul. A agência rebateu dizendo que a própria TAM já recebera autorizações de voo em prazos semelhantes.

#19 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989
Reputação: 500

Postado 27 de janeiro de 2009 - 17:16

QUOTE(747SBKP @ Jan 22 2009, 11:40 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Coitada da TAM.

Por quê?

QUOTE(Murundum @ Jan 23 2009, 12:14 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Isso eu chamo de ..."Ai que medo!"

A Azul, com um produto muito superior não deve ser muito afetada.

A Azul pode ter um produto superior, mas não é tão fácil conquistar a preferência do passageiro. A Tam é uma companhia estabelecida a mais tempo no mercado e tem alguns diferenciais, como um programa de milhagem com ampla cobertura internacional e uma maior conectividade nos aeroportos em que opera.

QUOTE(baianóide @ Jan 23 2009, 12:35 AM) <{POST_SNAPBACK}>
A TAM só se dará bem nessa se cobrar mais barato, até lembrando do serviço gratuito até fevereiro de bus pra Sampa da Azul.

Aí está o trunfo da Tam. Em mercados pequenos, os E-Jets são mais eficientes que Boeings e Airbus. Acreditavam que o mercado de VCP era pequeno, mas este vem revelando uma dimensão impressionante. A Tam tem uma margem maior que a Azul para diminuir o preço de suas passagens, pois pode aproveitar todos os benefícios dos ganhos de escala que os aviões maiores podem proporcionar. A Azul terá que focar em qualidade, como melhor atendimento/serviço de bordo e maior quantidade de frequências.

QUOTE(falcaobr @ Jan 26 2009, 09:03 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Eu acrescentaria uma coisa: direito de monopólio para empresas que abrissem ligações inéditas. De 1 ano, para empresas com menos de 1 ano; e de 6 meses, para empresas com menos de 2 anos. O passageiro perderia no curto prazo, ao não se concretizarem todas as vantagens proporcionadas pela livre concorrência, mas ganharia a médio e longo prazos ao se garantir a sobrevivência das novas empresas.

Tenho medo de que a Tam esteja praticando concorrência predatória. A Azul começou bem capitalizada, com mais de US$ 150 milhões, e tem gordura para queimar, mas na aviação essa quantia se esgota facilmente.

Abraços.

Abraços.

#20 mr_loner

• Usuários
  • 2079 Postagens

Postado 27 de janeiro de 2009 - 19:10

Tiago, mais pelo que vejo nos outros tópicos, A ocupação vem sendo muito boa, e as pessoas vem fazendo bons elogios e indicando para as outras voar de Azul!

Sobre conexão, melhor malha da TAM, se é voo com conexão ja existia antes de VCP p qq lugar do país, qq lugar com destino final em BSB, GIG ou GRU tem malha pro Brasil todo, mas o diferencial da Azul é exatamente oferecer os voos sem conxão ( para quem sai de VCP)

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)