Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

SP-Estado define modelo de concessão do Expresso Aeroporto

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 15 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Fãdaembraer

• Usuários
  • 256 Postagens
  • Cidade/UF/País:Bauru-SP
  • Data de Nascimento:31/03/1964
Reputação: 0

Postado 23 de janeiro de 2009 - 18:01

Transporte

Sex, 23 de Janeiro de 2009 18:39

O projeto Expresso Aeroporto e Trem de Guarulhos destinado a promover com velocidade e segurança os deslocamentos de passageiros do Centro de São Paulo a terminais de passageiros de um dos aeroportos mais movimentados do Brasil e a um dos principais municípios da região metropolitana, teve mais um passo dado nesta quinta-feira, com a publicação no Diário Oficial do Estado de decreto do governador José Serra, que estabelece termos para a concessão das obras.

Em audiência pública em agosto do ano passado, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos recebeu diversas contribuições para a modelagem da concessão. A partir de então alguns dos parâmetros foram reexaminados junto ao Conselho Diretor do PED (Programa Estadual de Desestatização) para viabilidade e efetividade das propostas.

Pelo modelo definido, ficará a cargo do futuro concessionário a realização das obras civis brutas da Estação Cecap, da Linha 13-Jade (Trem de Guarulhos), do trecho elevado da via, que parte daquela estação até o ponto de ligação com a Linha 12-Safira, e as demais obras para implantação da Linha 14-Ônix - Expresso Aeroporto.

As demais obras civis necessárias à implantação da Linha 13, como estações, via permanente, instalação de sistemas e outros, inclusive sua operação, ficarão a cargo do Governo do Estado de São Paulo por intermédio da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O critério de julgamento da licitação será o maior valor oferecido em moeda corrente nacional pela outorga da concessão a ser pago ao poder concedente. O valor da tarifa máxima foi revisto para R$ 35, assim como a estimativa de demanda, considerando aspectos como o aumento no percentual de passageiros em conexão de 10% para 15% dos vôos do aeroporto internacional de Guarulhos e a projeção de demanda limitada à capacidade de operação com o TPS 3.

O concessionário terá 32 anos para operação e até três anos para construção da obra. Essas alterações respondem às sugestões recebidas na audiência pública e contribuem para sua atratividade.

Jornal do Turismo

#2 Vander

• Usuários
  • 337 Postagens
  • Cidade/UF/País:Santo André/São Paulo/Brasil
  • Data de Nascimento:17/02/1980
Reputação: 5

Postado 30 de janeiro de 2009 - 09:31

Tarifa de trem para Cumbicaserámais cara
fonte: www.destakjornal.com.br

Mudanças no modelo de concessão do ExpressoAeroporto, decididas pelo governo do Estado no último dia 22, vão provocar um reajuste de 25% na tarifa do futuro trem, que passará deR$ 28 para R$ 35. A linha, que terá 28,3 km, partirá da estação Luz com destino ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

O modelo inicial de concessão previa que a empresa vencedora seria a que oferecesse o menor valor tarifário. O atual estabelece que o vencedor será aquele que oferecer a maior outorga(recursos repassados ao Estado).
O governo do Estado prevê que a concorrência seja concluída no 2º semestre, para que em 2012 as obras estejam prontas.

Pagar R$35,00 por pessoa pra pegar um trem, este tem de ser muito bom, sem ter muito tempo de intervalos entre um trem e outro, pq senão ninguem vai usar... Fazendo umas contas simples, 3 pessoas sairia por R$105,00 o que talvez pague um táxi da Luz até o aero.
Talvez a vantagem seja em relação ao transito.
Será que vai ter usuários o suficiente para lotar trens e com pouco intervalo de tempo?
Sei que é importante termos melhores alternativas de transpote, mas com estes valores será que este projeto "vai pra frente"?
primeiro o governo previa que o vencedor da concessão seria a empresa que oferecesse a menor tarifa, agora já mudou, vai ser a que retornar mais din-din pro governo????

#3 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4827 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 425

Postado 30 de janeiro de 2009 - 09:43

concordo q ta carro, mas mesmo assim compensa!
vc pode pagar 100reais com taxi pra 3 pessoas até o aeroporto saindo do centro ou desde a zona oeste, mas o tempo q vc vai gastar em dia normal aqui em SP émelhor pegar o trem e chegar mais rápido!

alias, é mais barato pegar o ônibus e ir pro Guaruja!
de qualquer forma, muitos trens/metros por ai no mundo, a tarifa deles é sempre cara. Em Atenas q eu sei e já peguei, o metro na cidade custa 0,75euros e o trem do aeroporto ate o centro custa 12euros.

#4 Vander

• Usuários
  • 337 Postagens
  • Cidade/UF/País:Santo André/São Paulo/Brasil
  • Data de Nascimento:17/02/1980

Postado 30 de janeiro de 2009 - 09:50

Foi como comentei, existe a vantagem do tempo perdido em trânsito, mas somente se os intervalos entre os trêns forem pequenos, pq de que adianta vc não pegar transito de uma hora para esperar o trêm pelo mesmo tempo.

Agora uma coisa é certa, colocar trêns de 30 em 30 minutos pra ficar andando vazio que não vão colocar mesmo...

Editado por Vander, 30 de janeiro de 2009 - 09:52 .

#5 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3128

Postado 30 de janeiro de 2009 - 12:50

[quote name='Vander' date='Jan 30 2009, 10:31 AM' post='380978']O modelo inicial de concessão previa que a empresa vencedora seria a que oferecesse o menor valor tarifário. O atual estabelece que o vencedor será aquele que oferecer a maior outorga(recursos repassados ao Estado).[quote]

Cara é impressionante, o governo do estado de sp nao consegue fazer uma concessao direito!

#6 Yoshioff

• Usuários
  • 4120 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:06/10/1989

Postado 30 de janeiro de 2009 - 13:41

Este expresso aeroporto será em formato de trem como os atuais da CPTM? Poderiam estudar algum tipo de trem mais rápido que os atuais, até por uma questão de "teste" para uma possível futura ligação entre Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro

#7 mr_loner

• Usuários
  • 2079 Postagens
  • Cidade/UF/País:joão pessoa/pb/brasil
  • Data de Nascimento:18/10/1985
Reputação: 543

Postado 30 de janeiro de 2009 - 14:08

''O valor da tarifa máxima foi revisto para R$ 35''

Caraca, só quem vai usar o trem é executivo né ta ca mulesta!

isso era pra ser no max algo como 10 R$ a 12 R$, na europa essas linhas são conectadas ao metro e são muuuuuuuito mais acessíveis.

espero que revejam isso, nem os funcionarios vão poder usar esse trem, só viajantes e viajantes bem capitalizados!

#8 Crew Member

• Usuários
  • 381 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:28/09/1965
Reputação: 16

Postado 30 de janeiro de 2009 - 14:08

QUOTE(Stelios the Greek @ Jan 30 2009, 10:43 AM) <{POST_SNAPBACK}>
concordo q ta carro, mas mesmo assim compensa!
vc pode pagar 100reais com taxi pra 3 pessoas até o aeroporto saindo do centro ou desde a zona oeste, mas o tempo q vc vai gastar em dia normal aqui em SP émelhor pegar o trem e chegar mais rápido!

alias, é mais barato pegar o ônibus e ir pro Guaruja!
de qualquer forma, muitos trens/metros por ai no mundo, a tarifa deles é sempre cara. Em Atenas q eu sei e já peguei, o metro na cidade custa 0,75euros e o trem do aeroporto ate o centro custa 12euros.

NOSSA QUE CARO !!

Na verdade o trem não precisa de luxo, as composições da CPTM que servem o ABC , ligando Rio Grande da Serra à estação Luz em São Paulo, tem ar-condicionado e no começo até música ambiente havia hoje custa R$2,40 a intervalos de 6 minutos no horário de pico, e de 12 minutos nos outros horários , acho pouco provável ter passageiro em número suficiente a R$35,00 , com esse valor coloca-se 14 litros de gasolina e dá pra rodar uns 170 km , com R$35,00 é melhor pedir a um amigo te levar ao aeroporto !!!
Funcionários e tambem tripulantes não terão chance de desfrutar dessa economia de tempo, pois a diária de tripulante é quase o valor do trem !!!! Sem Chance......

suicide_anim.gif

#9 Crew Member

• Usuários
  • 381 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:28/09/1965
Reputação: 16

Postado 30 de janeiro de 2009 - 14:18

QUOTE(Vander @ Jan 30 2009, 10:50 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Foi como comentei, existe a vantagem do tempo perdido em trânsito, mas somente se os intervalos entre os trêns forem pequenos, pq de que adianta vc não pegar transito de uma hora para esperar o trêm pelo mesmo tempo.

Agora uma coisa é certa, colocar trêns de 30 em 30 minutos pra ficar andando vazio que não vão colocar mesmo...

Melhor mesmo para fugir do trânsito de Sampa e ainda economizar, é pegar Metrô em qualquer estação a R$2,40 descer na Estação Tatuapé ( linha leste/oeste) fica pertinho da Rod. Ayrton Senna, e sem tomar chuva ou sol embarcar no "Airpot Service Urbano" (a cada 20 minutos das 5 da manhã à meia-noite )a R$3,30 e te deixa no mesmo lugar onde pára o outro Airport Service, aquele caro.

Essa dica é boa! thumbsup.gif

#10 Renan - SAO

• Usuários
  • 2433 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:12/11/1900
Reputação: 494

Postado 30 de janeiro de 2009 - 14:19

Eles acham o que? Que um executivo vai pegar um Metrô, ou um táxi até a luz, e de lá seguir de trem até GRU?

Na minha humilde opinião, com essa tarifa, só valerá a pena pra quem viaja sozinho.
No meu caso, da minha casa (zs) até GRU, sai 80 reais de taxi, com a tranquilidade de embarcar na porta de casa e descer na porta do aeroporto, já duas pessoas viajando de trem (70 reais), mais o deslocamento até a luz (taxi, metrô, trem, ou o que quer que seja) já não compensaria.

#11 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989
Reputação: 500

Postado 30 de janeiro de 2009 - 14:21

QUOTE(marcato @ Jan 30 2009, 01:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Cara é impressionante, o governo do estado de sp nao consegue fazer uma concessao direito!

Concordo plenamente. thumbsup.gif

Ridículo esse novo modelo. Poderiam seguir os modelos de concessão que estão acontecendo no plano federal do governo atual, nas áreas de estrada e energia, em que vence quem oferecer a menor tarifa para o usuário e não quem repassar a maior outorga ao Estado. A Fernão Dias, por exemplo, terá 8 pedágios a R$ 0,99 (preços correntes da época do leilão). Enquanto isso, na via Dutra, que segue o modelo de outorga, a menor tarifa é de quase R$ 4,00 e, em algumas praças, chega a quase R$ 10,00.

#12 mr_loner

• Usuários
  • 2079 Postagens
  • Cidade/UF/País:joão pessoa/pb/brasil
  • Data de Nascimento:18/10/1985
Reputação: 543

Postado 30 de janeiro de 2009 - 14:58

QUOTE(Crew Member @ Jan 30 2009, 02:18 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Melhor mesmo para fugir do trânsito de Sampa e ainda economizar, é pegar Metrô em qualquer estação a R$2,40 descer na Estação Tatuapé ( linha leste/oeste) fica pertinho da Rod. Ayrton Senna, e sem tomar chuva ou sol embarcar no "Airpot Service Urbano" (a cada 20 minutos das 5 da manhã à meia-noite )a R$3,30 e te deixa no mesmo lugar onde pára o outro Airport Service, aquele caro.

Essa dica é boa! thumbsup.gif

De fato compensa muito mais! acho que nem o maglev de xangai é tão inacessivel quanto vai ser esse trem!

#13 abarbier

• Usuários
  • 539 Postagens
  • Cidade/UF/País:SBCampo / SP
  • Data de Nascimento:23/01/1980
Reputação: 18

Postado 31 de janeiro de 2009 - 08:56

Já era de se esperar. Sei que o custo de implantação desse trem é alto, mas essa tarifa tá absurdamente alta. Será que em 2011, ou 12 sei lá quando isso ficará pronto, esses R$35 não pesarão tanto no bolso quanto hoje? Sei não... Aqueles que não tem metrô na porta de casa, enfrentarão trânsito até a Luz + acrescente a isso a(s) mala(s) que eventualmente vc terá consigo; será que o custo do táxi não valerá a pena? O trânsito de SP já é rotina para muitos e vc já faz o cálculo dele ao sair de casa. E ainda há a possibilidade da tarifa do trem não valer para o resto do sistema, ou seja ter que pagar trem + metro (o que seria uma estupidez, mas...).

Aliás, o metrô/CPTM subirá p/ R$ 2,55 essa semana...

Nas experiências que tive lá fora, GRU continua sendo o deslocamento mais caro seja por taxi ou ônibus... o jeito é apelar para os amigos e familiares...

#14 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989
Reputação: 500

Postado 31 de janeiro de 2009 - 12:18

QUOTE(abarbier @ Jan 31 2009, 09:56 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Já era de se esperar. Sei que o custo de implantação desse trem é alto, mas essa tarifa tá absurdamente alta. Será que em 2011, ou 12 sei lá quando isso ficará pronto, esses R$35 não pesarão tanto no bolso quanto hoje? Sei não...

Isso são valores correntes. Ou seja, uma referência com base em valores atuais de forma a orientar e atrair investidores. Ninguém sabe como estarão os preços daqui a alguns anos e seria muito arriscado e imprudente tomar valores nominais "previstos" para daqui a alguns anos como referência para a determinação da taxa de lucro. Nenhum investidor se interessaria pelo projeto. Esse valor de referência será atualizado a cada ano de acordo com algum índice de preços. Portanto, em termos reais o efeito sobre o bolso do usuário será muito próximo ao de hoje.

#15 DuduBSB

• Usuários
  • 317 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília, DF, Brasil
  • Data de Nascimento:04/01/1980
Reputação: 1

Postado 01 de fevereiro de 2009 - 21:16

QUOTE(mr_loner @ Jan 30 2009, 03:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
De fato compensa muito mais! acho que nem o maglev de xangai é tão inacessivel quanto vai ser esse trem!

Pessoal,

Na boa, não está tão fora da realidade assim. Uma viagem de GRU para a região da Paulista (Jardins) em taxi não sai por menos de R$ 90,00 (preço tabelado). De Airport Service, sai uns R$ 28,00. Mesmo comparando com os preços praticados no exterior, não está tão fora da realidade. Vejam abaixo breve pesquisa que fiz (valores aproximados):

Futuro Expresso Aeroporto (GRU): R$ 35,00 = USD 15,00

Heathrow Express (Londres): $ 16,50 = USD 23,00

Gatwick Express (Londres): $ 16,90 = USD 24,00

RER Charles de Gaulle (Paris): EU 8,90 = USD 11,00

Roissybus Charles de Gaulle (Paris): EU 8,90 = USD 11,00

Les Cars Air France Charles de Gaulle (Paris): EU 16,00: USD 20,00

Airport Shuttle O'Hare (Chicago): USD 27,00

Van Service de/para JFK, LGA e EWR (Nova York): Entre USD 12,00 a USD 22,00

Não tenho opinião formada sobre qual dos sistemas de concessão seria melhor neste caso (maior oferta vs menor tarifa). Só espero que os trens sejam decentes. E que adaptem as estações do metrô para o trânsito de malas. É muito desagradável chegar numa cidade com malas e ter que ficar brigando com catracas. Algumas estações do metrô de Paris fizeram adaptações interessantes, com um espaço para passagem de bagagem ao lado das catracas.

Abraços, Eduardo

#16 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7380 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3283

Postado 01 de fevereiro de 2009 - 21:40

A informação que eu tenho é que a CPTM planeja que o Expresso Aeroporto tenha 6 trens, circulando com intervalos de 15 minutos, com extensão total de 28km.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)