Eu respeito a sua opinião, mas eu posso contestar?! Vamos lá:
Pode sim
- 100 mil portugueses residem no Ceará legal e ilegalmente?! Não chega a tanto! Eu não vou nem procurar quantos residem na Bahia, a questão histórica já dá até uma idéia, apesar do forte aqui serem os espanhóis, e nem por isso Salvador deixou de perder os passageiros das conexões para CNF/BSB quando a TAP iniciou vôos diretos às cidades. Estamos falando das conexões e não de residência.

Amigo, a Bahiããã não vem ao caso, são dois estados distindos, dois mercados diferentes, falo de residencia, porque fora os cearenses que utilizam muito o voo da TAP pra ir a Europa, existem muitos portugueses que moram aqui e lá e vão 2, 3 ou mais vezes para Lisboa causando um maior fluxo, aqui eles MORAM, e volta com frequencia ao seu país, diferente de outros estados que somente passam férias de menos de 1 mes e no outro ano ja estao em outro lugar, talvez CARIBE ?
mas também não estou dizendo que os vôos da TAP não possam ser afetados, o que eu discordo PLENAMENTE é como você deixou a situação, como se ao criar rotas no norte, o mercado de Fortaleza fosse praticamente acabar, um tanto exagero não acha ? pareceu que 80% dos passageiros seguem em conexão para o norte e poucos ficam em Fortaleza
- TACV concorrente fiel da TAP?!?

Desde quando?! Segundo amigos que prestam serviços à TACV em Fortaleza e, como todos estão cansados de saber, a maioria dos passageiros da TACV são de sacoleiros cabo-verdianos em compras no Brasil, já que uma grande parte do PIB do país é originada do setor terciário, que envolve a comercialização de produtos, muitos deles comprados a mixaria no Nordeste brasileiro.
Diego, talvez seu problema seja esse, se confiar em achismos e em historias de "amigos seus", vivencie essa realidade e forme sua opinião sobre ela, EU VIVENCIO ELA, trabalho no mercado de agência a alguns anos e posso te garantir, É UM CONCORRENTE FIEL SIM e as vezes ganha de lavada, eu por exemplo as vezes chego emitir mais de 5 passagens semanais pela TACV, você imagina as mais de 200 agências de viagens na região m. de Fortaleza, vai por mim meu caro, ela vende e é muito, como coca cola no deserto, muita gente daqui prioriza o PREÇO, conforto deixa pra depois, e por acaso o que q tem a ver o fato de os cabo verdianos serem sacoleiros e virem comprar coisas aqui ? meu amigo, eles podem vir fazer o que quiserem, deixando o dinheiro deles aqui e movimentando a nossa economia, já o basta, e ENGANA-SE você mais uma vez se acha q eles so vem comprar, muitos deles estão morando aqui, investindo em suas formações.
- Air Madrid?!?

Essa nunca "voou" pra Fortaleza, era muito mais uma escala técnica dos A310 e A330 que eram cheios de restrições para voar MAD-EZE/SCL direto, muitos desciam em Salvador para abastecimento, quando desembarcavam 40 passageiros em Fortaleza, a Sata dizia que "hoje nós vamos trabalhar, liga pra os funcionários virem, por favor!" Isso é concorrência pra TAP?!

Engraçado, quando a AIR MADRID atuava aqui, nenhuma agência se lembrava disso, a AIR MADRID ja estava sendo uma das mais procuradas no mercado de Fortaleza, só pra vc ter uma ideia, o meu colega de faculdade que TRABALHAVA na AIR MADRID, disse que em TODOS OS VÔOS entravam e saiam passageiros, muitos mais que 50% da aeronave, se você encara isso como uma parada tecnica, acho estranho

, pergunta ao RAFAEL que hoje trabalha na AGENCIA CASABLANCA, liga pra lá que ele te informa direitinhio, inclusive, só pra você ter ideia do quanto ela movimentava a nossa agencia, a mesma quando deixou de operar, deiuxou um rombo de 30 mil reais so em passagens emitidas e mais outras dezenas das agencias ficaram com rombos parecidos ou maior que isso, conheço uma agencia que tiveram prejuizos com mais de 200 mil reais (uma facada), portanto meu caro, se isso nao serve como prova do quao movimentado era os voos da AIRMADRID, não sei o que vc encara a respeito disso
- O Norte só movimenta 5% dos passageiros em Fortaleza?! 5% de um A330 da TAP são 13 passageiros. Bom, fica um dia próximo ao desembarque/embarque da TAP em Fortaleza e presta atenção nas etiquetas das malas dos passageiros, observa as conexões no Brasil, conta e vê se dá 13 mesmo! Você vai ter uma surpresa...

melhor, eu sei dos acordos com hoteis que a TAP possue em Fortaleza

, quando um vôo era cancelado, a quantidade de passageiros (DE OUTRAS CIDADES) que iam para hoteis eram de 5 a 10 no maximo, ja dar pra se ter uma noção né ?
- Quanto a um vôo para o Norte, entre Manaus e Belém, eu penso que seria mais interessante Manaus, por conta de toda a riqueza do Amazonas e a atratividade turística, agora não sei se haveriam mais vantagens em servir a Belém.
Abraço!
e a logistica ? e a distribuição melhor do vôo ? um passageiro em MANAUS, poderia muito bem pegar o aviao em BELEM, sendo o contrario um tanto contra-mao, sendo assim ainda para estes a malhor opção VIA FOR