-
-
Usuários
-
-
376 Postagens
-
-
Cidade/UF/País:RJ/Brasil
-
Data de Nascimento:24/11/1980
Postado 18 de fevereiro de 2009 - 21:01
Amigos,
Em conversa hoje (18.02) como Sr. Roberto Kurylenko - Gerente Comercial da NHT, no lançamento das operações da empresa aqui em Chapecó, o mesmo informou que a NHT tem planos de ampliar a frota - estão entre 2 modelos, ATR e Bombardier Q8. Informou que o Presidente da NHT está em viagem para a fábrica da Bombardier no Canadá para conhecer os detalhes do modelo em vista. No momento não há prazo para isto acontecer e tbm os modelos da Embraer estão fora dos planos devido aos custos operacionais. Foco será turbohélice.
Sobre o evento de lançamento hoje, em torno de 150 pessoas compareceram ao almoço oferecido pela NHT.
Os voos começam dia 02.03.09 - Curitiba-Chapecó-Curitiba.
Eles têm os pés no chão, não irão dar o passo maior que a perna.
Na verdade, eu acho que escolheram o modelo errado, deveriam ter escolhido o Brasília, e não o Let, um vôo no Brasília é muito mais confortável do que no Let, e depois, para operar rotas mais densas, a escolha óbvia seria os ATR's, pois possuem sistemas semelhantes ao Brasília, facilitando a migração de tripulantes, técnicos, etc... Essa é minha opinião.
Abraço!!
-
-
Usuários
-
-
698 Postagens
-
-
-
Cidade/UF/País:Sapiranga/RS
-
Data de Nascimento:27/10/1989
Postado 18 de fevereiro de 2009 - 21:57
NHT pelo ar começando a incomodar a Reunidas Catarinense...
-
-
Usuários
-
-
194 Postagens
-
Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brazil
-
Data de Nascimento:01/01/1991
Postado 18 de fevereiro de 2009 - 22:00
(...) para operar rotas mais densas, a escolha óbvia seria os ATR's, pois possuem sistemas semelhantes ao Brasília, facilitando a migração de tripulantes, técnicos, etc...
Phajet, vou ter que discordar de você. O EMB-120 não é lá tão parecido com o ATR.
Se você me falasse que há semelhança entre um Airbus e um ATR, aí sim (filosofia dark cockpit, computadores multi-funcionais que controlam diversas lógicas de sistemas, grande eletrônica embarcada, relês pra tudo quanto é lado e até o manual dos dois são no mínimo chatos de se entender). O ATR tem até um "projeto" de auto-thrust chamado Power Management, que controla o torque em determinado regime de vôo em função de vários fatores, bem como a rotação das hélices.
Editado por josesilvajs, 18 de fevereiro de 2009 - 22:02 .
-
-
Usuários
-
-
376 Postagens
-
-
-
Postado 18 de fevereiro de 2009 - 22:04
Phajet, vou ter que discordar de você. O EMB-120 não é lá tão parecido com o ATR.
Se você me falasse que há semelhança entre um Airbus e um ATR, aí sim (filosofia dark cockpit, computadores multi-funcionais que controlam diversas lógicas de sistemas, grande eletrônica embarcada, relês pra tudo quanto é lado e até o manual dos dois são no mínimo chatos de se entender). O ATR tem até um "projeto" de auto-thrust chamado Power Management, que controla o torque em determinado regime de vôo em função de vários fatores, bem como a rotação das hélices.
Eu falei mais no sentido de sistemas de motores mesmo, mas claro, o ATR tem muito mais eletronica embarcada.
-
-
Usuários
-
-
194 Postagens
-
Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brazil
-
Data de Nascimento:01/01/1991
Postado 18 de fevereiro de 2009 - 22:18
Eu falei mais no sentido de sistemas de motores mesmo, mas claro, o ATR tem muito mais eletronica embarcada.
Também vou ter que discordar.
Só pra você ter uma idéia, o motor do ATR tem um sistema chamado ATPCS (Automatic Take-off Power Control System). O ATPCS faz com que você decole sempre com aproximadamente 10% de reserva de torque nos motores, e caso haja um mono-motor ele te "devolve" esses 10% de RTO (aqui não é Rejected Take-off, e sim Reserve Torque) no motor bom sem que a manete se movimente (entendeu agora o tal "projeto" de auto-thrust que eu tinha dito anteriormente?). Isso é chamado de "Up-trim". Não me lembro do EMB-120 ter isso.
Outra diferença nos motores. O motor do ATR tem 2 caixas de acessórios (Gear Boxes). Uma delas movimenta uma coisa importantíssima chamada ACW - AC Wild, ou seja, é uma energia AC com variação de corrente. O ACW é uma espécie de alma do avião. Sem ACW você fica sem as 2 bombas hidráulicas principais (chamadas Blue Pump e Green Pump - mais 1 semelhança com o Airbus). Perdeu o hidráulico? Então vai ficar sem atuação de Normal Brakes, Spoilers, Landing Gear Normal Operation, Nose Wheel Steering e extenção de Flaps. Sem ACW o avião fica sem praticamente todos os anti e de-ice também. Como disse anteriormente, não me recordo de ver isso no EMB-120.
-
-
Usuários
-
-
376 Postagens
-
-
-
Postado 18 de fevereiro de 2009 - 22:25
Também vou ter que discordar.
Só pra você ter uma idéia, o motor do ATR tem um sistema chamado ATPCS (Automatic Take-off Power Control System). O ATPCS faz com que você decole sempre com aproximadamente 10% de reserva de torque nos motores, e caso haja um mono-motor ele te "devolve" esses 10% de RTO (aqui não é Rejected Take-off, e sim Reserve Torque) no motor bom sem que a manete se movimente (entendeu agora o tal "projeto" de auto-thrust que eu tinha dito anteriormente?). Isso é chamado de "Up-trim". Não me lembro do EMB-120 ter isso.
Outra diferença nos motores. O motor do ATR tem 2 caixas de acessórios (Gear Boxes). Uma delas movimenta uma coisa importantíssima chamada ACW - AC Wild, ou seja, é uma energia AC com variação de corrente. O ACW é uma espécie de alma do avião. Sem ACW você fica sem as 2 bombas hidráulicas principais (chamadas Blue Pump e Green Pump - mais 1 semelhança com o Airbus). Perdeu o hidráulico? Então vai ficar sem atuação de Normal Brakes, Spoilers, Landing Gear Normal Operation, Nose Wheel Steering e extenção de Flaps. Sem ACW o avião fica sem praticamente todos os anti e de-ice também. Como disse anteriormente, não me recordo de ver isso no EMB-120.
Ah sim, entendi agora. Valeu pelas informações, obrigado!!!
Abraços!!!
1 Usuário(s) lendo este tópico
0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)
Responder postagens quotadas Limpar
- Fórum Contato Radar
- → Principal
- → Direto da Redação
-
Termos de Uso | Política de Privacidade | Regras do Fórum