Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Acidentes aéreos aumentaram

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 3 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 skyline

• Usuários
  • 703 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:11/07/84
Reputação: 54

Postado 19 de fevereiro de 2009 - 13:38

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) informou hoje que, em 2008, houve mais acidentes aéreos que no ano anterior, mas com menos vítimas.
No ano passado, houve 109 acidentes aéreos (frente aos 100 de 2007), 20 dos quais foram fatais (três a mais que no ano anterior).

Para cada 1,2 milhão de voos, aconteceu um acidente, um décimo abaixo do número de 2007.

No entanto, os acidentes aéreos causaram 0,13 morte para cada 1 milhão de passageiros, frente ao 0,23 de 2007.

Assim, a taxa de mortalidade melhorou 56% em 2008, ao cair o número de vítimas por acidentes aéreos de 692 (2007) para 502 (2008).

Em 30% dos acidentes aéreos ocorridos em 2008, uma deficiente gestão da segurança contribuiu para o desfecho fatal.

"A segurança é a prioridade número um da indústria. As estatísticas de hoje confirmam que viajar de avião é uma das coisas mais seguras que uma pessoa pode fazer", disse o diretor-geral da Iata, Giovanni Bisignani.

O custo econômico destes acidentes aéreos subiu para US$ 4 bilhões em 2008.

"Nosso recorde de segurança é impressionante, mas o acidente em Buffalo na semana passada e as 502 mortes em acidentes aéreos em 2008 são tragédias humanas que nos lembram que a segurança é um desafio constante e que sempre devemos tentar fazer melhor", disse Bisignani.

Neste sentido, o diretor-geral da Iata acrescentou que "nosso objetivo é que não haja acidentes nem vítimas. Esse é o único resultado aceitável".

EFE - Agência EFE (Terra)

#2 *Fênix*

• Usuários
  • 3055 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:09/08/1976
Reputação: 76

Postado 19 de fevereiro de 2009 - 13:58

Não concordo muito com a conclusão que parece que eles tentaram passar (ou eu tive uma leitura errada).
Ao meu ver o número de mortes diminuiu em 2008, porque a maioria acidentada era avião de pequeno porte e não porque a aviação ficou mais segura que 2007.
Se o número de acidentes aumentou, para mim (minha opinião), algo precisa ser revisto e não ficar contando número de vítimas fatais para fazer comparativo com o ano anterior e assim concluir que "melhorou".

Em 30% dos acidentes aéreos ocorridos em 2008, uma deficiente gestão da segurança contribuiu para o desfecho fatal.

Isso eu concordo, mas o que está sendo feito então para resolver este problema ?

Editado por Fabi S/A, 19 de fevereiro de 2009 - 14:02 .

#3 Clipper

• Consultor
  • 1399 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/09/1962
Reputação: 1300

Postado 19 de fevereiro de 2009 - 15:11

Acredito que para apresentar dados estatísticos é necessário existir referências, e um dos pontos que é utilizado é o de número de mortes/milhão de pax transportado em determinado período. Se isso ocorreu em 10 vôos ou em 1000, isso é outro aspecto. Se houve mais acidentes com aeronaves menores, isso também deve ser analisado em outro contexto, porque não necessariamente todos foram fatais ou que causaram grandes conseqüências. Cada caso é um caso, e a informação passada pela IATA não é tendenciosa, muito pelo contrário, continua alarmante, apesar do velho chavão de que "o avião é o meio mais seguro de transporte" – é claro que essa não necessariamente é a opinião daqueles que fazem parte da estatística.

O que pode ser feito para melhorar a segurança de vôo? Isso é um trabalho coletivo e que engloba ações individuais, e seria interessante saber, em primeiro lugar, o que cada um tem feito em relação a sua parte nesse processo. Se começarmos a utilizar o "jogo do empurra", é importante rever o elementar, porque a conscientização, que compõe um dos pilares dessa estrutura, andaria bem debilitada.

#4 *Fênix*

• Usuários
  • 3055 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:09/08/1976
Reputação: 76

Postado 19 de fevereiro de 2009 - 16:14

QUOTE(Airframe @ Feb 19 2009, 03:11 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O que pode ser feito para melhorar a segurança de vôo? Isso é um trabalho coletivo e que engloba ações individuais, e seria interessante saber, em primeiro lugar, o que cada um tem feito em relação a sua parte nesse processo. Se começarmos a utilizar o "jogo do empurra", é importante rever o elementar, porque a conscientização, que compõe um dos pilares dessa estrutura, andaria bem debilitada.

Airframe

Concordo com você, sempre leio seu posts e vejo que você entende e é muito interessado neste assunto, mas é que ando meio decepcionada e revoltada com certas coisas relacionadas à segurança de vôo e prevenção de acidentes. sad.gif

Ao meu ver, o negócio está bem complicado.

Quem trabalha nos bastidores da aviação ou dos acidentes aéreos, sabe que há coisas que estão sendo consideradas acima da segurança (claro que tudo tem exceção, sempre teve e sempre terá) e realmente o "jogo de empurra" e o "jogo de interesses" são campeões de audiência !!

Infelizmente, é isso que anda acontecendo. sad.gif

Desculpe, se eu não soube expressar o que eu realmente queria dizer no primeiro post.
thumbsup.gif

Editado por Fabi S/A, 19 de fevereiro de 2009 - 16:17 .

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)