Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Pantanal negocia com TAM, Trip e Azul para traçar plano

Já existem 27 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Carlos Augusto

• Usuários
  • 1609 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - RJ
  • Data de Nascimento:06/12/1958
Reputação: 153

Postado 11 de março de 2009 - 13:23

Fonte: Valor Econômico, 11/03/2009 (Caderno B; pág.4)

Reportagem: Roberta Campassi

A Pantanal, empresa aérea de voos regionais em recuperação judicial, conversa com a TAM, Trip e Azul para formatar arranjos de venda da empresa ou de sua capacidade. O grande atrativo da Pantanal é o direito de operar 32 movimentos de pouso ou decolagem (slots) por dia em Congonhas, o aeroporto mais cobiçado do país.

Segundo Thomas Müller, advogado da aérea regional, as conversas com TAM, Trip e Azul estão servindo para definir os caminhos a serem tomados no processo de recuperação. Até o início de abril, a Pantanal precisa apresentar aos seus credores o plano de como irá reavivar suas atividades. "O modelo de continuidade das operações ainda é uma incógnita, mas as hipóteses estão sendo definidas conforme a negociação com as interessadas", afirma Müller.

Quando entrou em recuperação judicial, em 26 de janeiro, a Pantanal trabalhava com a possibilidade de venda integral ou parcial da empresa, que para ter sucesso deveria incluir a transferência dos slots à companhia compradora. Agora, ela também estuda a realização de um contrato de "venda de capacidade", chamado em inglês de "capacity purchase agreement (CPA)". Muito usado nos Estados Unidos, esse tipo de acordo permitiria, por exemplo, que a Pantanal vendesse sua capacidade para outra empresa. Ou seja, ela operaria voos usando seus slots em Congonhas no nome de outra companhia. Segundo Müller, o CPA também permitiria à Pantanal utilizar as aeronaves e tripulação da própria companhia contratante.
As duas possibilidades, contudo, podem esbarrar na legislação e depender de decisões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ou da Justiça. A inclusão dos slots entre os ativos de uma empresa aérea, por exemplo, é controversa. Em 2006, a velha Varig, no seu processo de recuperação, conseguiu vender suas operações incluindo suas concessões de voo graças a uma determinação do juiz Luiz Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, responsável pelo caso.

No passado, a Pantanal já negociou sua venda para a TAM. Segundo Müller, o interesse da TAM cresceu depois que a Pantanal entrou em recuperação, pois a venda de empresas nessa circunstância afasta a sucessão de dívidas tributárias. A Pantanal tem dívidas em torno de R$ 53 milhões, sendo cerca de R$ 40 milhões de cunho tributário.

Procurada pelo Valor, a TAM, que também é credora da Pantanal, não quis comentar o assunto. O diretor de marketing da Azul, Gianfranco Beting, confirmou que há conversas com a Pantanal, mas não entrou em detalhes. A Trip disse que, assim que os novos rumos da Pantanal "forem definidos, avaliará as possibilidades nesse caso específico, bem como se irão ao encontro de sua estratégia".

#2 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7378 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3281

Postado 11 de março de 2009 - 14:58

Eu apostaria em Tam e Azul. A Trip cresceu muito nos últimos anos e pode aproveitar agora para fazer um enxugamento de contas, mas pode brigar por causa dos slots de CGH, que Tam e Azul com certeza desejam.

Era interessante a Tam comprar a PTN e manter a frota de ATR, podendo alguns serem repassados à Paraguaya, operando novos vôos como ASU-CGR, ASU-COR, ASU-IQQ, ASU-IGU-CWB, ASU-FLN enquanto a empresa-mãe teria os slots e alguns ATR que poderiam operar em feeder em uma operação regional.

A Azul ia devolver os ATR, enquanto a Trip talvez mantivesse alguns deles.

#3 ney dourados

• Usuários
  • 1120 Postagens
  • Interests:Voar!
  • Cidade/UF/País:dourados ms brasil
  • Data de Nascimento:17/09/1900
Reputação: 30

Postado 11 de março de 2009 - 15:01

Isso já tá parecendo novela thumbsdown_still.png

#4 darkstar

• Usuários
  • 912 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo SP Brasil
  • Data de Nascimento:27/05/1977
Reputação: 158

Postado 11 de março de 2009 - 15:04

Acho que a TAM acaba levando!De repente ela até poderia manter o nome Pantanal e renovar a frota com os Embraer.

#5 TMA-SP

• Usuários
  • 2585 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas-SP
  • Data de Nascimento:05/06/1987
Reputação: 93

Postado 11 de março de 2009 - 15:22

QUOTE(darkstar @ Mar 11 2009, 03:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Acho que a TAM acaba levando!De repente ela até poderia manter o nome Pantanal e renovar a frota com os Embraer.

Tambem concordo, a TAM podia investir no mercado regional, não apenas com os atrs, podia renovar isso ai, ou incrementar de
novos atr42/72 msm!

#6 PR-GGG

• Usuários
  • 3636 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:29/05/1993
Reputação: 41

Postado 11 de março de 2009 - 16:21

QUOTE(darkstar @ Mar 11 2009, 03:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Também acho uma boa!
Seria uma feeder regional de peso. Porém a Tam já tem a TRIP como parceira, btw...

#7 Ramon BHZ

• Usuários
  • 1953 Postagens
  • Cidade/UF/País:(((((B.H.Z)))))
  • Data de Nascimento:11/05/1980
Reputação: 68

Postado 11 de março de 2009 - 16:46

QUOTE(Cmte. Rodolfo @ Mar 11 2009, 03:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Tambem concordo, a TAM podia investir no mercado regional, não apenas com os atrs, podia renovar isso ai, ou incrementar de
novos atr42/72 msm!
.. ou entao ela apoiaria a aquisição pela Trip (essa parceira regional Brasil afora)...

#8 .kr'st_fer.

• Usuários
  • 405 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/06/1987
Reputação: 70

Postado 11 de março de 2009 - 17:20

TAM Regional surgindo????
thumbsup.gif

#9 Yoshioff

• Usuários
  • 4120 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:06/10/1989
Reputação: 5

Postado 11 de março de 2009 - 17:39

TAM voltando a ter vôos regionais???
boto mais fé dela comprar mais 30 WB, do que 30 ATR para uma feeder...

Nesse negócio de PTN repassando os slots para outra cia, quem vai acabar pagando o pato vai ser JTC, MII e ARU ranting_1.gif

#10 IluvGIG

• Usuários
  • 3879 Postagens
  • Cidade/UF/País:Niterói/Rio de Janeiro/Brasil
  • Data de Nascimento:11/08/1985
Reputação: 4

Postado 11 de março de 2009 - 19:11

Eu adoraria ver uma TAM Express aqui no Brasil... acho incrível - considerando nossas condições econômicas, extensão e crescente desconcentração do processo de metropolização, temos uma aviação regional praticamente nula.

Adoraria ver a TAM adquirindo uns 30 E-195 e E-175 para usar nessas rotas.

#11 C010T3

• Usuários
  • 7335 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:04/02/1986
Reputação: 622

Postado 11 de março de 2009 - 19:23

QUOTE(IluvGIG @ Mar 11 2009, 07:11 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu adoraria ver uma TAM Express aqui no Brasil... acho incrível - considerando nossas condições econômicas, extensão e crescente desconcentração do processo de metropolização, temos uma aviação regional praticamente nula.

Lembrando que TAM Express não decola... Pode ser Regional, Connect, Connection...

#12 Carlos Augusto

• Usuários
  • 1609 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - RJ
  • Data de Nascimento:06/12/1958
Reputação: 153

Postado 11 de março de 2009 - 19:27

QUOTE(Yoshioff @ Mar 11 2009, 05:39 PM) <{POST_SNAPBACK}>
TAM voltando a ter vôos regionais???
boto mais fé dela comprar mais 30 WB, do que 30 ATR para uma feeder...

Nesse negócio de PTN repassando os slots para outra cia, quem vai acabar pagando o pato vai ser JTC, MII e ARU ranting_1.gif

E JDF também! mad.gif

#13 RCWSKY

• Usuários
  • 3231 Postagens
  • Interests:Aeroportos e Aviação Comercial Brasileira.
  • Cidade/UF/País:RIO CLARO-SP-BRASIL
  • Data de Nascimento:28/02/1967
Reputação: 235

Postado 11 de março de 2009 - 21:02

QUOTE(IluvGIG @ Mar 11 2009, 07:11 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Se a TAM comprar uns 20 E-190 e uns 20 E-175, repassar tudo para TAM Express operar em dois HUBS - "VCP" e "SDU", aí...???

#14 E175

• Usuários
  • 11891 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1718

Postado 11 de março de 2009 - 21:50

1) Regional da TAM é novela mexicana.
2) A Azul pode obter os slots de outras formas.
3) A TRIP sim, esta poderia realmente estar interessada na Pantanal.

Abraço

#15 TopGun

• Usuários
  • 86 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:13/08/1980
Reputação: 6

Postado 11 de março de 2009 - 23:47

Caros senhores Forenses;

Na minha humilde opnião só uma combinação de variáveis poderia levar a TAM a arrematar a PTN na atualidade:

1 - O Ministro da Defesa (Nelson Jobim) estuda uma forma do governo voltar a incentivar (subsísdios) a aviação regional;
2 - O perdão da divida tributária hj na casa de R$ 40 mi;

Talvez se essas duas variáveis se tornassem reais a TAM de fato seria uma potencial compradora. Pois hj esta empresa se encontra forte e pujante por conta de todo o "incentivo" à aviação regional que houve no passado que a favoreceu e favoreceu umas tantas outras como Rio-Sul e Nordeste, etc.

Há muito se especula dentro da TAM, realmente a possibilidade dessa compra. Recentemente tivemos o Sr. Marco Antonio Bologna assumindo a presidencia da TAM Jatos Executivos ( que na minha opinião será um step para o retorno dele, como presidente, a linha aérea). O mesmo sempre foi favorável a ter uma feeder operando sob a administração da empresa...

Bom, essa é a minha humilde opinião...

Sem mais no momento

Abraços

#16 IluvGIG

• Usuários
  • 3879 Postagens
  • Cidade/UF/País:Niterói/Rio de Janeiro/Brasil
  • Data de Nascimento:11/08/1985
Reputação: 4

Postado 12 de março de 2009 - 00:15

QUOTE(RCWSKY @ Mar 11 2009, 10:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Se a TAM comprar uns 20 E-190 e uns 20 E-175, repassar tudo para TAM Express operar em dois HUBS - "VCP" e "SDU", aí...???

Vocês não cansam, não é mesmo?

Minha posição é bastante firme: independente da TAM chegar em SDU (ou qualquer aeroporto) com Beech, Aeroboero, Embraer ou Jumbo, que ela o faça seguindo as regras. Ou seja, não rola hub em SDU. E145 e ATR, sim.

De qualquer maneira, na maioria das vezes a regional serve para alimentar a malha mainline, e, portanto, SDU e VCP seriam os últimos lugares para montar um hub regional. E não imagino que ela gastaria slots em aeroportos como CGH ou BSB, salvo algumas exceções. Por isso, creio que uma eventual TAM Regional operaria mais em GRU ou talvez mesmo GIG.

Mas o sonho de ver um braço regional da TAM já foi por terra. Voltemos à realidade.

#17 Rlk

• Usuários
  • 235 Postagens
  • Cidade/UF/País:Araçatuba/São Paulo/Brasil
  • Data de Nascimento:18/03/1994
Reputação: 1

Postado 12 de março de 2009 - 21:45

QUOTE(Crazy Spotter @ Mar 11 2009, 02:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Era interessante a Tam comprar a PTN e manter a frota de ATR, podendo alguns serem repassados à Paraguaya, operando novos vôos como ASU-CGR, ASU-COR, ASU-IQQ, ASU-IGU-CWB, ASU-FLN enquanto a empresa-mãe teria os slots e alguns ATR que poderiam operar em feeder em uma operação regional.

Não concordo com você! Ai repassa ''alguns Atr's'' para à Paraguya, e ARU, PPB, BAU, MII e JDF fica sem vôos.

#18 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7378 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3281

Postado 12 de março de 2009 - 22:12

Caro RLK, observe em negrito o meu comentário thumbsup.gif

QUOTE(Crazy Spotter @ Mar 11 2009, 02:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>

#19 Rlk

• Usuários
  • 235 Postagens
  • Cidade/UF/País:Araçatuba/São Paulo/Brasil
  • Data de Nascimento:18/03/1994
Reputação: 1

Postado 12 de março de 2009 - 22:18

QUOTE(Crazy Spotter @ Mar 12 2009, 10:12 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Caro RLK, observe em negrito o meu comentário thumbsup.gif

Desculpe pelo equívoco.
Mas sobre os atr's; a Pantanal só tem seis e três voando e um parado desde que derrapou em 2007

Editado por Rlk, 12 de março de 2009 - 22:19 .

#20 ZULU

• Usuários
  • 362 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:03/02/1976
Reputação: 20

Postado 12 de março de 2009 - 23:30

QUOTE(TopGun @ Mar 11 2009, 11:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Caros senhores Forenses;

Na minha humilde opnião só uma combinação de variáveis poderia levar a TAM a arrematar a PTN na atualidade:

1 - O Ministro da Defesa (Nelson Jobim) estuda uma forma do governo voltar a incentivar (subsísdios) a aviação regional;
2 - O perdão da divida tributária hj na casa de R$ 40 mi;

Talvez se essas duas variáveis se tornassem reais a TAM de fato seria uma potencial compradora. Pois hj esta empresa se encontra forte e pujante por conta de todo o "incentivo" à aviação regional que houve no passado que a favoreceu e favoreceu umas tantas outras como Rio-Sul e Nordeste, etc.

Há muito se especula dentro da TAM, realmente a possibilidade dessa compra. Recentemente tivemos o Sr. Marco Antonio Bologna assumindo a presidencia da TAM Jatos Executivos ( que na minha opinião será um step para o retorno dele, como presidente, a linha aérea). O mesmo sempre foi favorável a ter uma feeder operando sob a administração da empresa...

Bom, essa é a minha humilde opinião...

Sem mais no momento

Abraços

Concordo contigo
Ainda mais que a Tam e a que tem mais credito/contas a receber da PTN

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)