Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Pane de novo em aeronave da TAM.

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 18 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Approach-Air

• Usuários
  • 3131 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:26/05/0000
Reputação: 104

Postado 13 de março de 2009 - 11:08

As explicações da TAM Linhas Aéreas ainda não foram capazes de convencer os 97 passageiros do vôo JJ 3871, Belém- Marabá-Brasília, que passaram por um verdadeiro sufoco na tarde desta quarta-feira (11), quando a aeronave apresentou pane no trem de pouso no momento de aterrissar em Marabá. Na manhã de ontem (12), os últimos passageiros do vôo que ainda não tinham conseguido seguir viagem finalmente foram acomodados em outro vôo com destino a Brasília.

O avião que apresentou problema seguiu direto para a manutenção depois de aterrissagem forçada. Em nota à Imprensa, a TAM explicou que o comandante da aeronave, durante os procedimentos para aterrissagem no Aeroporto de Marabá, percebeu uma indicação técnica no painel do avião, indicando a falha mecânica. Diante disso, ele teve de arremeter, o que é considerado procedimento comum nesse tipo de situação, justamente para garantir a segurança dos passageiros e tripulantes.

Mas o pânico entre os passageiros foi total, conforme explicou o secretário municipal de Cultura de Marabá, Melquíades Justiniano da Silva, que estava entre os passageiros. Ele diz que quando o avião ficou voando em círculos, a maioria dos passageiros imaginou que o piloto estava fazendo essa manobra com objetivo de esvaziar o tanque para aterrissar no Rio Tocantins.

Mas, felizmente para todos, isso não foi necessário. O avião pousou, ainda que forçadamente, na pista do aeroporto.

http://www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=33974

Editado por JPS, 13 de março de 2009 - 11:09 .

#2 marcelvinicius

• Usuários
  • 3059 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/12/1977
Reputação: 40

Postado 13 de março de 2009 - 11:16

forçadamente?

#3 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4826 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 424

Postado 13 de março de 2009 - 11:16

objetivo de esvaziar o tanque para aterrissar no Rio Tocantins

pousar na pista que é bom ninguém pensa neh?

que viagem meu deus!

e tb não consegui entender pq os pax não aceitaram a desculpa da tam?

tão viajando na batatinha legal!

eu sou a favor de explicar nos mínimos detalhes quando houver alguma pane.

por exemplo, fala pra cambada que o anti-skid estava inop eo auto-brake foi para as cucuais! ninguem vai entender nada!

#4 MD-11F

• Usuários
  • 1870 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:05/12/1982
Reputação: 231

Postado 13 de março de 2009 - 11:25

O contrário. Deve ser informado SEMPRE que tudo está completamente ok, que a falha foi do led do painel, que a espera foi pra trocar a luzinha queimada e que o pouso se dará normalmente. Mesmo que o comandante tenha certeza absoluta que tudo está perdido e todos vão morrer.

#5 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3127

Postado 13 de março de 2009 - 11:43

QUOTE(JPS @ Mar 13 2009, 11:08 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Mas o pânico entre os passageiros foi total, conforme explicou o secretário municipal de Cultura de Marabá, Melquíades Justiniano da Silva, que estava entre os passageiros. Ele diz que quando o avião ficou voando em círculos, a maioria dos passageiros imaginou que o piloto estava fazendo essa manobra com objetivo de esvaziar o tanque para aterrissar no Rio Tocantins.

rofl.gif rofl.gif rofl.gif rofl.gif rofl.gif rofl.gif rofl.gif rofl.gif rofl.gif rofl.gif
Alguns reporters tem ##### na cabeça, nao é possivel!
Acho que em marabá nao tem muitas noticias, ai quando acontece qualquer coisa, ele tenta transformar na noticia nacional!

#6 HFJ

Can´t keep my eyes from the circling skies

• Moderador
  • 1754 Postagens
  • Cidade/UF/País:FOR-SBFZ
  • Data de Nascimento:08/07/1980
Reputação: 9

Postado 13 de março de 2009 - 11:52

QUOTE(JPS @ Mar 13 2009, 11:08 AM) <{POST_SNAPBACK}>
a maioria dos passageiros imaginou que o piloto estava fazendo essa manobra com objetivo de esvaziar o tanque para aterrissar no Rio Tocantins.

Metidinho esse piloto da TAM né?? Louco pra ser herói como o cara lá do Hudson!! suicide_anim.gif

HFJ

#7 Marcelo Senna

• Usuários
  • 996 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba-Pr-Brasil
  • Data de Nascimento:20/09/1985
Reputação: 1

Postado 13 de março de 2009 - 11:55

Alguém me explica,porque todo avião que sofre uma pane tem sempre um político, um pagodeiro, ou um jogador de futebol a bordo para dar suas declarações bestas hein?

Abraços

#8 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4826 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 424

Postado 13 de março de 2009 - 11:58

não sei...mas nos ultimos dias to fazendo o levantamento das noticias do ano passado e mostro a media de politicos e celebridades que estavam nos vôos! é interessante mesmo!

agora me diga, qual a importância do secretário de cultura de marabá ao brasil?

#9 NilsonCarvalho

• Usuários
  • 913 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília. DF, Brasil
  • Data de Nascimento:02/07/1984
Reputação: 159

Postado 13 de março de 2009 - 12:10

QUOTE(marcato @ Mar 13 2009, 11:43 AM) <{POST_SNAPBACK}>
rofl.gif rofl.gif rofl.gif rofl.gif rofl.gif rofl.gif rofl.gif rofl.gif rofl.gif rofl.gif
Alguns reporters tem ##### na cabeça, nao é possivel!
Acho que em marabá nao tem muitas noticias, ai quando acontece qualquer coisa, ele tenta transformar na noticia nacional!

O repórter nâo disse nada... Quem disse foi o passageiro.

#10 Mike Sierra

• Usuários
  • 1646 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/Rj/Brasil
  • Data de Nascimento:12/06/1990
Reputação: 266

Postado 13 de março de 2009 - 13:00

QUOTE(Marcelo Senna @ Mar 13 2009, 11:55 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Alguém me explica,porque todo avião que sofre uma pane tem sempre um político, um pagodeiro, ou um jogador de futebol a bordo para dar suas declarações bestas hein?

Abraços

Acredito em uma norma da ANAC...todo vôo é obrigado pela ANAC a ter um desses membros a bordo para dar declarações a impressa e ao CENIPA, SIPAER sobre os ocorridos de maneira totalmente correta de pessoas que estudaram anos de aviação

#11 Sérgio L.

• Usuários
  • 277 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Bernardo do Campo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:24/11/1986
Reputação: 20

Postado 13 de março de 2009 - 13:42

alguem tem o prefixo ? algum ebola ?

#12 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens

Postado 13 de março de 2009 - 15:38

QUOTE(Marcelo Senna @ Mar 13 2009, 11:55 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Abraços

varios avioes sofrem pane diariamente.
só que quando tem uma figura dessas abordo, eles querem aparecer, no caso a pane se transforma no motivo.
ai acaba caindo na imprensa algo que nao é noticia e sim algo corriqueiro.

#13 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens

Postado 13 de março de 2009 - 15:41

QUOTE(NilsonCarvalho @ Mar 13 2009, 12:10 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O repórter nâo disse nada... Quem disse foi o passageiro.

certo.
mas cabe a ele nao colocar qualquer m*r*a que ele ouve por ai no jornal!

#14 NilsonCarvalho

• Usuários
  • 913 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília. DF, Brasil
  • Data de Nascimento:02/07/1984
Reputação: 159

Postado 13 de março de 2009 - 15:52

QUOTE(marcato @ Mar 13 2009, 03:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
certo.
mas cabe a ele nao colocar qualquer m*r*a que ele ouve por ai no jornal!

Marcato,

ele colocou a expressão de um dos passageiros, que pelo que entendi é pessoa pública e tem certa notoriedade na cidade.

Li alguns posts sobre jornalistas aqui no CR e acho que a galera bate demais nos profissionais. Eles não são entendidos de aviação, é óbvio, mas a possibilidade de pouso no Rio Tocantins em caso de emergência é tão absurda assim?

O passageiro é apenas pax, não tem conhecimento técnico e muito menos noção do que está acontecendo. Há muito pouco tempo ocorreu o caso do Hudson, considero essa associação óbvia.

Me irrito com jornalistas que não se esforçam em buscar uma apuração decente, que de fato informe a todos com clareza mas, nem sempre, essa falta de especificação técnica é intencional.

Não consigo ser tão duro assim com qualquer profissional. Jornalistas erram, mas pilotos também erram.

#15 Rodney Soares

• Usuários
  • 1088 Postagens
  • Cidade/UF/País:Fortaleza/CE/Brasil
  • Data de Nascimento:24/04/1975
Reputação: 18

Postado 13 de março de 2009 - 17:02

Nilson,

Muito lúcido seu comentário, sobretudo quando se trata de cautela para com o julgamento aos demais, sejam de quais profissões forem ou mesmo, enquanto seres humanos que todos somos e, de saída, já merecemos respeito e consideração, seja da parte de quem for.
Pessoalmente, passei há duas semanas por um procedimento de arremetida, à noite, onde o cmdte demorou a informar o que houvera, depois de uma descida já dificil na escala da etapa anterior.

Embora seja acostumado a voar e essa, não tenha sido a primeira vez, eu fiquei sim, com um pouco de medo e olhei logo pra trás a fim de ver qual a distancia das janelas de emergencia, até onde eu estava.
Quem é q poderia garantir que tudo sairia bem ? ainda mais sobrevoando o mar ?
Então, fico com seu voto e opto pela prudência diante do assunto em discussão.

Saudações e um abraço,

Rodney

QUOTE(NilsonCarvalho @ Mar 13 2009, 03:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Marcato,

ele colocou a expressão de um dos passageiros, que pelo que entendi é pessoa pública e tem certa notoriedade na cidade.

Li alguns posts sobre jornalistas aqui no CR e acho que a galera bate demais nos profissionais. Eles não são entendidos de aviação, é óbvio, mas a possibilidade de pouso no Rio Tocantins em caso de emergência é tão absurda assim?

O passageiro é apenas pax, não tem conhecimento técnico e muito menos noção do que está acontecendo. Há muito pouco tempo ocorreu o caso do Hudson, considero essa associação óbvia.

Me irrito com jornalistas que não se esforçam em buscar uma apuração decente, que de fato informe a todos com clareza mas, nem sempre, essa falta de especificação técnica é intencional.

Não consigo ser tão duro assim com qualquer profissional. Jornalistas erram, mas pilotos também erram.

#16 Diih

• Usuários
  • 26 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba - PR - Brasil
  • Data de Nascimento:03/09/1991
Reputação: 0

Postado 13 de março de 2009 - 17:35

Eu acredito que a função de um Reporter/Jornalista seja informar com precisão os acontecimentos, só que pra isso as vezes se tem que pesquisar um pouco mais sobre o assunto, e não só colocar suas considerações pessoais, ou dos pax, como acontece na maioria das vezes.

Parece que nessa pressa, de colocar algo que venda noticia, eles acabam dando informações inexatas e as vezes até absurdas, não tenho nada contra os jornalistas e nem quero atacar nenhum em especial, só as vezes acho que "uns 15 minutinhos a mais de google" faria com que as noticias fossem muito mas precisas e sem absurdos.

Não acho absurdo mesmo, o pax pensar que poderiam pousar no rio, visto que tivemos um episódio semelhante, mas realmente do jeito que saiu na reportagem, como sempre acontece, a coisa foi muito mais dramatizada.

#17 Han Solo

• Usuários
  • 482 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:18/11/1973
Reputação: 2

Postado 14 de março de 2009 - 11:53

Não vi nada demais nesse fato. O reporte simplesmente colheu os relatos dos passageiros.

#18 clends

• Usuários
  • 6 Postagens
  • Cidade/UF/País:ilheus
  • Data de Nascimento:08/03/1973

Postado 14 de março de 2009 - 23:20

Quando perguntarem a pane diga a rebundoca da parafuszeta que estragou nada demais irão trocar e logo esta tudo em paz rrsrsrsrsrsr

#19 TA/RA

• Usuários
  • 186 Postagens
  • Cidade/UF/País:Saint Philomenne/USA
  • Data de Nascimento:23/11/1980

Postado 15 de março de 2009 - 09:50

de novo, tam... ohmy.gif

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)