Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Paulo Castello Branco: "A Tam não vai ficar parada no Santos Dumont"

Já existem 68 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Approach-Air

• Usuários
  • 3131 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:26/05/0000
Reputação: 104

Postado 13 de março de 2009 - 14:59

Em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS, durante a ITB 2009, o vice-presidente da Tam, Paulo Castello Branco, afirmou que caso a abertura do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, realmente se confirme, a Tam "não vai ficar parada". De acordo com ele, no dia de ontem (12/03) a companhia participou de uma primeira reunião em que foram distribuídos slots. "Ficamos com o maior número, 17", antecipou.

Ele ainda comentou sobre um possível voo ligando São Paulo a Munique, na Alemanha e sobre os impactos da crise econômica.

Baixei o vídeo e algumas frases chamou atenção:

“São Paulo - Frankfurt tem a melhor ocupação da Europa, em torno de (loads) 90% e é o melhor voo disparado em cargas.”

“Quando analisamos um segundo voo para Frankfurt saindo do Rio de Janeiro e um voo saindo de São Paulo – Munich, os números mostram que São Paulo – Munich seria uma opção melhor.”

“No mercado de carga, o norte americano houve uma queda visível (De 20% a 25%)”

“Às vezes a equívocos no que se refere aos números (Anac). Outro dia mesmo, eu estava lendo uma publicação de que as pessoas que se dirigem ao Galeão apenas 1% vai para outras localidades, isso é uma balela, não é verdade. Em torno de 30 a 35% das pessoas que se destinam aos vôos internacionais para o Rio de Janeiro seguem para outros estados. Por tanto, é importantíssimo que você tenha vôos (domésticos) dentro do Galeão”.

“Já antevendo o que poderia acontecer nos trouxemos para nossa frota algo em torno de sete aeronaves Airbus A319 para operar no Santos Dumont”.

Vídeo e Matéria: http://www.mercadoeeventos.com.br/script/F...amp;IndSeguro=0

#2 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7380 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3281

Postado 13 de março de 2009 - 15:08

Putz, imaginava que a Tam ia abrir pelo menos um GIG-FRA ou GRU-FRA, para diluir as despesas fixas da base FRA. MUC pra mim é novo . . . será que estão desconsiderando JNB? Talvez descartou GIG-FRA por um possível esvaziamento de GIG.

Enquanto isso para o mercado americano, a Tam teria que cortar 1/4 de sua oferta para manter os níveis de ocupação do ano passado?

Ao meu ver a Tam deveria fortalecer sua malha sulamericana, com BOG, LIM-GYE e VVI.

#3 PR-GGG

• Usuários
  • 3636 Postagens
  • Data de Nascimento:29/05/1993
Reputação: 41

Postado 13 de março de 2009 - 15:10

"Ficamos com o maior número, 17", antecipou.

Ao meu ver, isto é ruim, pois a Tam no GIG é a empresa parceira das maiores operadoras Internacionais, eu acho.

Bem como já vem sendo discutido aqui no CR, prova-se que é a mais pura verdade.

“Às vezes a equívocos no que se refere aos números (Anac). Outro dia mesmo, eu estava lendo uma publicação de que as pessoas que se dirigem ao Galeão apenas 1% vai para outras localidades, isso é uma balela, não é verdade. Em torno de 30 a 35% das pessoas que se destinam aos vôos internacionais para o Rio de Janeiro seguem para outros estados. Por tanto, é importantíssimo que você tenha vôos (domésticos) dentro do Galeão”.

Serve de exemplo para quem acredita nos dados estonteantes da ANAC. Nunca acreditei nem nunca vou acreditar neles, afinal não espera-se que ela lançe dados contra sua própria proposta.

#4 E175

• Usuários
  • 11891 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1718

Postado 13 de março de 2009 - 15:11

MUC já havia sido cogitado bem antes de começar esse reboliço de Azul.

Abraço

#5 falcaobr

• Usuários
  • 340 Postagens
  • Cidade/UF/País:sao paulo
  • Data de Nascimento:01/01/1974
Reputação: 22

Postado 13 de março de 2009 - 15:13

QUOTE(Crazy Spotter @ Mar 13 2009, 03:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Putz, imaginava que a Tam ia abrir pelo menos um GIG-FRA ou GRU-FRA, para diluir as despesas fixas da base FRA. MUC pra mim é novo . . . será que estão desconsiderando JNB? Talvez descartou GIG-FRA por um possível esvaziamento de GIG.

Enquanto isso para o mercado americano, a Tam teria que cortar 1/4 de sua oferta para manter os níveis de ocupação do ano passado?

Ao meu ver a Tam deveria fortalecer sua malha sulamericana, com BOG, LIM-GYE e VVI.

A TAM que se cuide na Europa, sinceramente eu nunca vi tantas promocoes de areas por la como agora, o exemplo mais esdruxulo que nunca imaginairia é a BA com executiva a menos de US$ 2800! eles sempre foram a mais premium da Europa e nesta rota partindo do Brasil, NUNCA fizeram uma promoção a altura da AF ou LH que cobravam abaixo de US3000, realmente eles vai ter de se adequar, sem considerar o produto tanto turistica como executiva delas é mil vezes superior ao da TAM.

#6 Approach-Air

• Usuários
  • 3131 Postagens
  • Data de Nascimento:26/05/0000
Reputação: 104

Postado 13 de março de 2009 - 15:32

QUOTE(Crazy Spotter @ Mar 13 2009, 03:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Não, JNB está confirmado.
Sobre os EUA, de todas que operam para lá, a TAM parece que sofre menos (CNX doméstica) e como ele disse, o mercado ficará "estável".

Ele falou muito do GIG, disse que precisa de investimentos e deixou claro que o aeroporto precisa de voos domésticos para alimentar os internacionais.

#7 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4826 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 424

Postado 13 de março de 2009 - 15:40

ue 17 slots = 17 vôos.

quantos vôos a tam tem no GIG?

#8 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 14448 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972
Reputação: 3047

Postado 13 de março de 2009 - 16:36

Stelios, tem mais de 50 vôos diários do GIG.

17 slots = 17 pares de decolagem e pouso.

E isso sem dúvida vai virar 4 VIX, 4 CNF, 4 BSB e obviamente 5 VCP

Com a retirada de 17 voos do GIG

#9 Mastercaptain

• Consultor
  • 6423 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
Reputação: 2631

Postado 13 de março de 2009 - 16:42

QUOTE(LipeGIG @ Mar 13 2009, 05:36 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Stelios, tem mais de 50 vôos diários do GIG.

17 slots = 17 pares de decolagem e pouso.

E isso sem dúvida vai virar 4 VIX, 4 CNF, 4 BSB e obviamente 5 VCP

Com a retirada de 17 voos do GIG

Felipe, você acredita sinceramente que o numero de novos vôos que a TAM posicionara no SDU, serão na mesma proporção dos que forem retirados do GIG? Não existe a possibilidade de diminuir menos no GIG, prporcionalmente?

#10 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• 14448 Postagens

Postado 13 de março de 2009 - 16:58

Master,

Se você tem 70% de O&D nos vôos do GIG e você traz os voos para o SDU, eu diria que o que pode ocorrer é que ao invés de retirar 4 VIX, você retira 5 voos do GIG pois por exemplo, você perde a sustentabilidade de voar 20x GIG-BSB ou 17x GIG-SSA.

#11 Mastercaptain

• Consultor
  • 6423 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
Reputação: 2631

Postado 13 de março de 2009 - 17:51

QUOTE(LipeGIG @ Mar 13 2009, 05:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Master,

Se você tem 70% de O&D nos vôos do GIG e você traz os voos para o SDU, eu diria que o que pode ocorrer é que ao invés de retirar 4 VIX, você retira 5 voos do GIG pois por exemplo, você perde a sustentabilidade de voar 20x GIG-BSB ou 17x GIG-SSA.

Sendo 70% de O&D nos vôos do GIG, repartindo o bolo com o SDU ou melhor cedendo a maior parte da fatia para o SDU( que tem a preferência do pax ) os vôos remanescente no GIG não terão Break-Even suficientes para mantê-los .A menos que uma formula bem elaborada seja encontrada. É complicada a situação admito.

#12 cmtebarbo

• Usuários
  • 24 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:01/06/1964
Reputação: 0

Postado 13 de março de 2009 - 19:18

QUOTE(LipeGIG @ Mar 13 2009, 04:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Master,

Garotão isso é impossível de acontecer. Há um planejamento.
Não é assim que as coisas funcionanam.

#13 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• 14448 Postagens

Postado 13 de março de 2009 - 19:25

QUOTE(cmtebarbo @ Mar 13 2009, 07:18 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Garotão isso é impossível de acontecer. Há um planejamento.
Não é assim que as coisas funcionanam.

A despeito do "Garotão", adoraríamos todos que você nos brinde com seu comentário de como as coisas funcionam.

Se você abre vôos "análogos" no SDU aos que são operados no GIG, é óbvio que a TAM não tem 7 aviões parados
num canto do Brasil esperando a boa vontade da ANAC... eles estão voando em rotas.
Ora, se a TAM vai colocar A319 voando no SDU, tem que tirar de algum lugar....

Se você me explicar como ocorre diferente de pegar A320 e A319 operando no GIG e colocar no SDU, eu agradeceria
imensamente, e acredito que boa parte do fórum, também.

É mais que óbvio que existe planejamento, e é mais que óbvio que o planejamento é tirar um avião que fazia trilho no GIG
para fazer trilhos no SDU.

E claramente a TAM vai acabar tirando mais vôos do GIG do que vai colocar no SDU, simplesmente pelo fato de que ela tem que "esterelizar" a demanda que não vai conectar no futuro por lá.

#14 PR-GGG

• Usuários
  • 3636 Postagens
  • Data de Nascimento:29/05/1993
Reputação: 41

Postado 13 de março de 2009 - 19:39

Em vôos que se utiliza o A319, remanejado para o SDU, e passa a voar com o A320, caso a demanda não responda, ocorrerá o cancelamento, não é?
Parte feia da História.

#15 E175

• Usuários
  • 11891 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1718

Postado 13 de março de 2009 - 20:01

Eu me divirto hehehe ...

suicide_anim.gif

Abraço

#16 mr_loner

• Usuários
  • 2079 Postagens
  • Cidade/UF/País:joão pessoa/pb/brasil
  • Data de Nascimento:18/10/1985
Reputação: 543

Postado 14 de março de 2009 - 01:22

Durante a consulta pública sobre a abertura do SDU a TAM afirmou ter 136 operações diárias no GIG, o que representa em pares 68, com 17 pares no GIG, se eles transferirem os voos teriam ainda 51 operações diárias no GIG.

Com relação a conectividade é importante salientar algumas coisas.

Por exemplo, de as 17 frequencias forem concentradas em CNF, BSB e VIX como falaram anteriormente então a conectividade não será muito afetada, pois BSB e CNF já são HUBs logo elas n alimentam HUB, ou eu mesmo n imagino alguém fazendo BSB - GIG - REC, ou BSB - GIG - MAO, nem menos CNF - GIG - NAT, ou CNF - GIG - CWB, uma vez que essas cidades possuem seus respectivos voos diretos, ou com escala em algum aeroporto que n o GIG. Agora VIX de fato seria um pouco diferente já que ela n é HUB, mais será que valeria a pena manter tantas VIX - SDU quando o SDU vai fornecer uma conexão tão limitada?, pq o trecho VIX - POA por exemplo, poderia ser feito VIX - GIG - POA, pelo SDU seria VIX - SDU - CGH - POA, algo no mínimo medonho.
então n sei se manteriam tantas. Seria mais lógico ter ao menos dois pares operando, POA e CWB , só n sei se o A319 permite isso.

Sobre os mesmos, bem o GIG até onde eu saiba tem seus voos bem mais aparelhados com o A320 do que com o A319, até pelo perfil do aeroporto, normalmente os A319 são mais espalhados por CGH SDU e cidades do interior como Maringá, Londrina, Uberlândia, e outros onde os aeroportos operam melhor com o A319, então creio que não seja o GIG que irá sofrer com perdas de A319, e mais um voo de A310 transferido para o SDU com A319 já vai com um dowgrade de 20,8% (174 - 144) logo n creio que o número de voos transferidos seja menor que os retirados no GIG. E vale salientar que as empresas podem estabelecer nichos para facilitar suas conexões, por exemplo criar ao menos 3 um em cada periodo onde cheguem voos de todas as principais cidades num periodo d 1h mais ou menos, assim podem realizar as conexões de forma facilitada.

Tem muitas outras coisas a serem comentadas, mais creio que se as empresas forem inteligentes, as coisas não irão ser tão catastróficas como esperado por alguns.

#17 C010T3

• Usuários
  • 7335 Postagens
  • Data de Nascimento:04/02/1986
Reputação: 622

Postado 14 de março de 2009 - 01:58

QUOTE(JPS @ Mar 13 2009, 02:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS, durante a ITB 2009, o vice-presidente da Tam, Paulo Castello Branco, afirmou que caso a abertura do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, realmente se confirme, a Tam "não vai ficar parada". De acordo com ele, no dia de ontem (12/03) a companhia participou de uma primeira reunião em que foram distribuídos slots. "Ficamos com o maior número, 17", antecipou.

Ele ainda comentou sobre um possível voo ligando São Paulo a Munique, na Alemanha e sobre os impactos da crise econômica.

Baixei o vídeo e algumas frases chamou atenção:

“São Paulo - Frankfurt tem a melhor ocupação da Europa, em torno de (loads) 90% e é o melhor voo disparado em cargas.”

“Quando analisamos um segundo voo para Frankfurt saindo do Rio de Janeiro e um voo saindo de São Paulo – Munich, os números mostram que São Paulo – Munich seria uma opção melhor.”

“Já antevendo o que poderia acontecer nos trouxemos para nossa frota algo em torno de sete aeronaves Airbus A319 para operar no Santos Dumont”.

Vídeo e Matéria: http://www.mercadoeeventos.com.br/script/F...amp;IndSeguro=0

Castello Branco, sonhe! Nem a LH, a dona do hub, consegue manter voos diários o ano todo para MUC... GIG-FRA funcionava até com o SDU liberado...

#18 Yoshioff

• Usuários
  • 4120 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:06/10/1989
Reputação: 5

Postado 14 de março de 2009 - 02:22

QUOTE(C010T3 @ Mar 14 2009, 01:58 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Castello Branco, sonhe! Nem a LH, a dona do hub, consegue manter voos diários o ano todo para MUC... GIG-FRA funcionava até com o SDU liberado...

Então cade o GIG-FRA?

#19 C010T3

• Usuários
  • 7335 Postagens
  • Data de Nascimento:04/02/1986
Reputação: 622

Postado 14 de março de 2009 - 02:34

QUOTE(Yoshioff @ Mar 14 2009, 02:22 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Então cade o GIG-FRA?

Foi-se com a RG.

#20 JJNVT

• Membro Honorário
  • 1173 Postagens
  • Cidade/UF/País:Itajaí/SC/Brasil
  • Data de Nascimento:04/02/1980
Reputação: 66

Postado 14 de março de 2009 - 03:58

QUOTE(mr_loner @ Mar 14 2009, 01:22 AM) <{POST_SNAPBACK}>
...eu mesmo n imagino alguém fazendo BSB - GIG - REC, ou BSB - GIG - MAO, nem menos CNF - GIG - NAT, ou CNF - GIG - CWB, uma vez que essas cidades possuem seus respectivos voos diretos...

Mas muito facilmente se pode imaginar "alguéns" fazendo BSB-GIG-JFK ou CNF-GIG-CDG, e é aí que mora o problema! Os voos internacionais ex-GIG é que sofreriam sem alimentação.
Cinco voos BSB-SDU são virtualmente cinco voos a menos alimentando GIG-CDG/JFK/MIA.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)