A incrível história de um post pegadinha
De um total de 171 comentários sobre o post "Injustiça com a Daslu", apenas 57 comentaristas reprovaram minha opinião de que a pena dada a empresária Eliana Tranchesi foi injusta. Mesmo assim, pela primeira vez na história deste blog eu vou confessar que vou mudar minha opinião sobre tema tão polêmico. Eu peço desculpas aos 31 comentários que se declararam favoráveis a minha opinião dada anteriormente, mas eu realmente sou a favor de penas altíssimas para corruptos, ricos ou pobres, empresários ou empregados, governantes eleitos ou servidores públicos concursados ou nomeados, representantes do jucidiário, do legislativo e das polícias e toda a forma de fiscalização. Tolerância zero com a corrupção neste país. A decisão judicial tem uma função pedagógica até porque sabemos que a dona Eliana já conseguiu habeas corpus e não vai ficar nem um ano na prisão.
Na verdade, vou confessar que o post foi um teste ou uma pegadinha, como queiram, para demonstrar alguns aspectos dessa nova onda de interatividade, que permite que as pessoas comentem em sites e blogs na internet. O primeiro deles é a falta de educação das pessoas, que está sendo estimulada certamente pelo anonimato. Sem contar os que me trataram com enorme agressividade ou como se tivessem alguma intimidade comigo, houve gente que ofendeu a minha avó, debochou e até afirmou que eu estava incorporando um deputado recentemente falecido. Não é pra rir, não, gente. Isso é muito triste.
Protegidas pelo anonimato, as pessoas estão abusando do direito de expressar sua opinião sem qualquer responsabilidade, caindo numa armadilha do mundo virtual, que é a de achar que ofensas só existem no mundo real. Dos 171 comentários, 14 foram extremamente agressivos e pelo menos um deles fui obrigado a apagar.
A outra demonstração foi que um número quase igual de comentários contrários à minha opinião expressa naquele post foi de comentários sobre outros assuntos - 50. O que me leva a concluir que, de modo geral, as pessoas têm ignorado também uma etiqueta antiga da internet, de se comentar apenas o assunto em questão e sempre que ocorrer de modo diferente assinalar "off-topic", como uma forma de prevenir o leitor de que será tratado outro assunto que não tem nada a ver com o que foi escrito no post.
Por último mas não menos importante houve 19 comentários neutros - mais de 10% do total - o que também me permite concluir que as pessoas têm tido dificuldade de manifestar suas opiniões objetivamente e com sinceridade. Sempre evitam expor seu pensamento, ainda que usem nicks (apelidos ou codinomes, como queiram).
Obviamente que o post "pegadinha" é apenas uma pesquisa empírica e não tem qualquer base científica. E serve também para você não acreditar em tudo que lê na internet (algumas pessoas de fato disseram ter-se decepcionado comigo porque afirmaram acompanhar o blog e viram na opinião alguma incoerência). Mas me alegrou sinceramente que, ao reprovarem meu comentário, a maioria está preocupada com a corrupção em qualquer nível ou esfera, acredita que não pode haver tolerância com crimes como sonegação fiscal e crê que a lei realmente tem que valer para todos.
Não esqueçam que a prisão de Eliana foi feita pela Polícia Federal, a mesma que é acusada por setores do Poder Judiciário de instalar um estado policial no Brasil. Eu só espero agora que a mesma reação dos leitores contra o meu teste seja contra a mesma Justiça que sempre solta rapidamente os acusados de corrupção.
Ah ia esquecendo. Apenas um comentarista desconfiou que eu estava ironizando, pouquíssimos foram bem humorados (porque eu fiz o comentário sem qualquer base ou informação sobre o fato) e apenas um me fez morrer de rir:
"Injustiça com a Daslu? E quem condena os Fidaspu aqui de Brasília" (Arthur Lobo Filho)
Post do Blog Reporter de Crime, do O Globo On Line, de autoria de Jorge Antônio Barros, divulgado em 29.03.2009, no endereço: http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/

Este tópico está trancado. =/