Jump to content


Photo

F-16 para a Bulgária


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
2 replies to this topic

#1 transvasp

transvasp
  • Usuários
  • 5,123 posts
  • Gender:Male
  • Location:Salvador
  • Cidade/UF/País:Salvador - Bahia - Brasil
  • Data de Nascimento:04/02/1974

Posted 02 de April de 2009 - 22:27

EEUU examinan posibilidad de suministrar aviones caza F-16 para las Fuerzas Aéreas Búlgaras
Los EEUU están examinando la posibilidad de suministrar 8 aviones caza F-16 reequipados para las necesidades de las Fuerzas Aéreas Búlgaras, anunció la agencia Foco citando un comunicado de la embajada estadounidense en Sofía. Cada avión estará reequipado con radares de nueva generación, sistemas de navegación y otros sistemas conforme los estándares de la OTAN, se dice en el comunicado. La oferta propuesta es en respuesta a la solicitud formulada por el Gobierno búlgaro del suministro de 8 aviones F-16. La semana pasada la compañía sueca Saab que ofrece cazas modernos Gripen, anunció que también está dispuesta a conceder aviones de segunda mano.


Fonte: http://www.bnr.bg/Ra...ws/090402B5.htm

#2 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 21,557 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 27 de February de 2016 - 13:28

Meus prezados

Bulgária quer comprar F16 a Portugal

Pergunta foi feita já a este Governo. Ministério da Defesa está a ponderar adquirir mais F16 aos EUA para modernizá-los e revendê-los ao antigo país do Bloco de Leste.

A Bulgária está interessada em comprar F16 a Portugal e já fez a pergunta ao atual Governo sobre se tinha aparelhos disponíveis para venda, à semelhança do que aconteceu recentemente com a Roménia.

O ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, confirmou esse contacto, durante a audição parlamentar sobre o Orçamento para 2016 e na sequência de uma pergunta do CDS, adiantando, contudo, que os aviões F16 que a Força Aérea tem são necessários e que não podem ser alienados. O Governo, revelou o ministro, está a “estudar a hipótese” de adquirir mais F16, que são disponibilizados pelos EUA a Portugal ao abrigo de um acordo militar bilateral de cooperação, para depois fazer, em solo português, uma modernização (MLU) das aeronave e vendê-las posteriormente.

“Não vamos pôr em causa a capacidade operacional da Força Aérea”, garantiu o ministro, acrescentando que a Bulgária manifestou o seu interesse dada a “qualificação, honestidade e cumprimento de prazos” evidenciados pelas Forças Armadas.

Os aviões norte-americanos iriam substituir os Mig-21, de fabrico soviético, da Força Aérea búlgara.

Portugal vendeu, em 2013, 12 aviões F16 à Roménia por 78 milhões de euros. Os aparelhos vão ser entregues durante este ano e 2017.

O contrato tinha o valor de 186 milhões de euros, mas como a modernização custou 108, o lucro foi de 78 milhões. Três dos 12 aviões tiveram que ser comprados com o propósito de revenda aos EUA, pois a Força Aérea só dispunha de nove.

Ao todo, Portugal tinha 39 caças e a Força Aérea pretendia ficar com 30 – sendo que uma parte destes ainda não fez a actualização mid-life update (MLU).

A primeira esquadra de 20 F-16 foi comprada no tempo de Cavaco Silva, numa altura em que o ministro da Defesa era Fernando Nogueira, tendo os aviões chegado a Portugal em 1994. A segunda esquadra foi comprada durante o governo de António Guterres, era ministro da defesa Veiga Simão, tendo as aeronaves sido entregues à Força Aérea portuguesa em 1999. Nessa altura, custaram 50 milhões de euros.

Desde que a segunda esquadra foi recebida que o objetivo era modernizá-la, razão pela qual os aviões ficaram na base de Monte Real exatamente como vieram dos EUA, empacotados por blocos de peças, à espera de haver dinheiro para a sua montagem. Esse trabalho só começou em 2004, na OGMA, foi sendo gradual e, a determinada altura, a prioridade foi preparar primeiro os aviões a ser vendidos.

Fonte: OBSERVADOR (PORTUGAL) via CECOMSAER 27 FEV 2016



#3 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 21,557 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 19 de May de 2017 - 16:13

Meus prezados

BULGARIA: F-16 PORTUGUESES AFINAL... TALVEZ (M1898 - 35/2017)

Apesar da divulgação da proposta sueca, como vencedora do concurso do programa de aquisição de caças para a Força Aérea Búlgara, o novo ministro da Defesa daquele país veio hoje informar que irá rever as ofertas, entre as quais se encontra a portuguesa.

Tal como o Pássaro de Ferro oportunamente noticiou a 26 de Abril de 2017, o então governo interino anunciou o Saab JAS-39 Gripen como vencedor. O timing da decisão contudo foi algo estranho, dado ter sido a escassos dias da tomada de posse do novo Governo.

E é esta precisamente a razão invocada pelo novo ministro da Defesa de Sófia, Krasimir Karakachanov : "o novo Governo irá rever e discutir as três ofertas para a compra de novos caças modernos para a Defesa búlgara. (...) O Governo interino actuou precipitadamente quando apresentou um relatório sobre as ofertas no Conselho de Ministros, sabendo que não teriam tempo para olhar para ele", proferiu em entrevista à rádio búlgara Focus.
Concluindo ainda: "as ofertas serão calculadas de novo, para avaliar as possibilidades para o Estado búlgaro. O contrato irá custar uma soma considerável, cerca de 1500M BGN [Nota: cerca de 770M EUR], pelo que o Governo tem de evitar cometer erros".

Reabrem-se assim as possibilidades, para que a oferta apresentada por Portugal de F-16 vindos dos EUA e modernizados em Portugal, possa ser a escolhida por Sófia, para substituir a envelhecida frota de MiG-29 da FA Búlgara.
Itália com Typhoon igualmente em segunda mão e Suécia com Gripen novos, foram os restantes países presentes ao concurso.
Fonte: http://www.passarode...nal-talvez.html via Forum Defesa Brasil 19 MAI 2017