Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

SDU-CAW-VIX pela Gol?

Já existem 27 respostas neste tópico, contribua você também!

#21 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 14450 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972
Reputação: 3050

Postado 13 de abril de 2009 - 11:51

QUOTE(MulekeMinduim @ Apr 11 2009, 09:40 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não sei se falo uma besteira...

Mas Cabo Frio não seria uma alternativa???

À propósito, que é o dono da 1001???

Abraços;
Minduim

Perfeito Minduim, um SDU-CFR ou GIG-CFR regular com uma ligação rodoviária não apenas para Macaé, mas para Rio das Ostras, Búzios, Saquarema e Arraial do Cabo, atenderia ao turismo, ao petróleo, a extração de sal e militar (fica na Região a maior base aeronaval da Marinha). O que falta ? Visão dos empresários locais de oferecer a GOL o link rodoviário anexado ao aeroporto de Cabo Frio, com micro ônibus partindo no horário da chegada do vôo.

#22 IluvGIG

• Usuários
  • 3879 Postagens
  • Cidade/UF/País:Niterói/Rio de Janeiro/Brasil
  • Data de Nascimento:11/08/1985
Reputação: 4

Postado 13 de abril de 2009 - 13:45

Eu concordo com a ideia de tornar CFB um aeroporto para o Norte do Estado do Rio. Uma região que apresenta o maior pólo de extração de petróleo do país, e Búzios, 6ª cidade mais visitada por turistas estrangeiros no país, e centro de uma região turística bastante expressiva, além das outras atividades citadas pelo Felipe; mas que não apresenta um aeroporto de movimento respeitável. Se houvesse uma convergência para o Aeroporto de Cabo Frio, seria muito mais provável de se conquistar serviços para GIG, SDU, CGH, VIX, CNF, PLU, VCP e BSB.

Editado por IluvGIG, 13 de abril de 2009 - 13:46 .

#23 rodrigopl

• Usuários
  • 1967 Postagens
  • Cidade/UF/País:Pedro Leopoldo/Minas Gerais/Brasil
  • Data de Nascimento:18/09/1991
Reputação: 88

Postado 13 de abril de 2009 - 13:58

Seria bacana ter voos para CFB.

#24 dellatorre

• Usuários
  • 367 Postagens
  • Interests:Commercial Aviation in general.
  • Cidade/UF/País:Vitória, ES
  • Data de Nascimento:23/02/1982
Reputação: 103

Postado 13 de abril de 2009 - 16:27

QUOTE(IluvGIG @ Apr 13 2009, 02:45 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu concordo com a ideia de tornar CFB um aeroporto para o Norte do Estado do Rio. Uma região que apresenta o maior pólo de extração de petróleo do país, e Búzios, 6ª cidade mais visitada por turistas estrangeiros no país, e centro de uma região turística bastante expressiva, além das outras atividades citadas pelo Felipe; mas que não apresenta um aeroporto de movimento respeitável. Se houvesse uma convergência para o Aeroporto de Cabo Frio, seria muito mais provável de se conquistar serviços para GIG, SDU, CGH, VIX, CNF, PLU, VCP e BSB.

Desculpa mas vou ter que discordar. Nao acho que CFB esteja em uma posição de fornecer os mesmos resultados de Macaé ou até mesmo Campos.

1) A ligaçao rodoviaria CFB-Macae e resto do norte fluminense nao é muito boa, principalmente em periodos de alta estaçao e fds é frequente um trafego intenso entres essas cidades. Nao preciso nem dizer que o pax irá passar muito mais tempo no onibus do que no aviao entre Rio e Cabo Frio.

2) Cabo Frio está muito perto do Rio. Não dá nem 2 horas de carro. Nao acho que um voo tao curto como esse seria rentável em um 737.

3) Dos Aeroportos citados, acho que CFB poderia receber voos de Sao Paulo e BH, mas de VIX nao existe mercado. A demanda entre o norte fluminense e VIX é muito voltada ao pax business do setor petroleo-gas, já o turistico é mínimo. Só para se ter uma idéia, nao existe nem serviço de onibus entre Vitória e a regiao de Cabo Frio/Buzios.

Acho que GOL deve focar em MAE. CFB é um aeroporto muito voltado ao setor de cargas e charter.

#25 Leirbag

• Usuários
  • 3851 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987
Reputação: 585

Postado 13 de abril de 2009 - 17:09

QUOTE(dellatorre @ Apr 11 2009, 12:54 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Realmente a noticia me surpreendeu. Não esperava que a GOL fosse lançar esse serviço tào cedo. Definitivamente existe demanda entre Rio e Campos/ Macaé e Vitória, especialmente business pax do setor de petróleo e gás, além de outros que podem ser desenvolvidos.

Agora uma coisa que gostaria de esclarescer. O Aeroporto de campos está preparado para lidar com aeronaves de maior porte como 737 e A320??? Pelo que sei a pista tem cerca de 1544 m o que seria suficiente, mas a infraestrutura presente em solo para atender esse voo como check in, esteiras, abastecimento combustivel, catering, e demais serviços demandados????

Na verdade Rio e Vitória nao sao muito distantes de Campos (cerca de tres horas de carro), agora quando comparamos o serviço de onibus esse tempo é bem maior.

Seria interessante um voo da TAM de CGH/GRU para a região de CAW / Macaé. Acho que existe ainda muitos pax business que chegam via SP e precisam ir a SDU para entao pegar outro voo até o norte fluminense. O potencial existe, só deve ser explorado.

Eu estive no aeroporto de Campos esse Sábado. O pátio tem condições de receber uma aeronave como o 737 ou A319 sim.
Há espaço também para mais balcões de check-in, porque só a TEAM opera lá e há espaço para entrar mais uma empresa com certeza.
Abastecimento não é problema. A BR Aviation está no local com fornecimento de QAV e Avgas e, mesmo assim, o avião pode facilmente decolar com combustível extra do SDU ou VIX para não precisar abastecer em CAW.
Catering basta contratar uma empresa especializada que isso será feito sem problemas.
O aeroporto não possui esteiras e talvez isso possa causar algum tipo de transtorno/demora, mas acredito que é possível contornar esse problema.
Só tem que confirmar se o PCN da pista suporta uma aeronave desse peso, mas eu acredito que suporte sim.

QUOTE(dellatorre @ Apr 13 2009, 04:27 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Desculpa mas vou ter que discordar. Nao acho que CFB esteja em uma posição de fornecer os mesmos resultados de Macaé ou até mesmo Campos.

1) A ligaçao rodoviaria CFB-Macae e resto do norte fluminense nao é muito boa, principalmente em periodos de alta estaçao e fds é frequente um trafego intenso entres essas cidades. Nao preciso nem dizer que o pax irá passar muito mais tempo no onibus do que no aviao entre Rio e Cabo Frio.

2) Cabo Frio está muito perto do Rio. Não dá nem 2 horas de carro. Nao acho que um voo tao curto como esse seria rentável em um 737.

3) Dos Aeroportos citados, acho que CFB poderia receber voos de Sao Paulo e BH, mas de VIX nao existe mercado. A demanda entre o norte fluminense e VIX é muito voltada ao pax business do setor petroleo-gas, já o turistico é mínimo. Só para se ter uma idéia, nao existe nem serviço de onibus entre Vitória e a regiao de Cabo Frio/Buzios.

Acho que GOL deve focar em MAE. CFB é um aeroporto muito voltado ao setor de cargas e charter.

Um vôo para o aeroporto de CFB visando atender o pax business provavelmente chegaria cedo pela manhã e durante dias úteis. Mesmo na alta estação não há muito trânsito entre essas cidades nesses horários. Há muito trânsito nos feriadões e finais de semana. Durante a semana geralmente a coisa é mais tranquila.
A distância não é problema também. A própria GOL já fez vôos do ligando CFB ao GIG e posteriormente à EZE. Há vôo com distâncias semelhantes, como BSB-GYN, que são atendidos por vôos comerciais sem problemas.

Eu acredito que com uma boa linha de conexões avião-ônibus em CFB esse vôo tem tudo para dar certo. Vai atender o pax business e o turista com conforto e rapidez.

Editado por Gabriel Leporace, 13 de abril de 2009 - 17:09 .

#26 MulekeMinduim

• Moderador
  • 3928 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro / RJ
Reputação: 234

Postado 13 de abril de 2009 - 19:52

QUOTE(LipeGIG @ Apr 13 2009, 11:51 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Perfeito Minduim, um SDU-CFR ou GIG-CFR regular com uma ligação rodoviária não apenas para Macaé, mas para Rio das Ostras, Búzios, Saquarema e Arraial do Cabo, atenderia ao turismo, ao petróleo, a extração de sal e militar (fica na Região a maior base aeronaval da Marinha). O que falta ? Visão dos empresários locais de oferecer a GOL o link rodoviário anexado ao aeroporto de Cabo Frio, com micro ônibus partindo no horário da chegada do vôo.

Pois é...
Pensei no potencial turístico da região como forma de "plantar" uma escala em CFR/CFB (vcs podem se resolver, por fvr???) e tb como solução no caso da falta de condições de pouso no aeroporto de CAW.

Conforme matéria abaixo, o Gov. Estadual ajudou na reforma (recente) do aeroporto de CFB (já descobri - é CFB mesmo...). Agora precisa saber as condições da estrada entre CFB e CAW.

Aeroporto de Cabo Frio é considerado estratégico para RJ

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio, que foi reformado recentemente com recursos dos governos do Estado do Rio de Janeiro e da União, começou a receber, no início desta semana, o primeiro voo cargueiro semanal vindo de Miami, nos Estados Unidos, pela companhia Centurion. Somente neste primeiro voo, realizado com o jato DC-10 Cargo, foram transportadas cerca de 70 toneladas de carga, no valor de US$ 5 milhões.

Segundo o secretário de Transportes do Estado, Júlio Lopes, por ter uma posição estratégica, o Terminal de Cargas (Teca) em Cabo Frio serve como base logística para mais de 80 empresas que exploram petróleo e gás na Bacia de Campos e no norte da Bacia de Santos (SP) e traz benefícios para todo o Estado do Rio de Janeiro e toda a região Sudeste. “Esse aeroporto foi uma das melhores coisas que já aconteceram para o desenvolvimento econômico, social e turístico desta região. Foi um investimento acertado do governo do Estado, já que o retorno para a população é inestimável. Além de atender à movimentação de carga das empresas que operam nas plataformas de petróleo, um terminal de cargas desse porte atrai empreendimentos e gera empregos. O turismo, que sustenta muitos moradores dessa região, também ganha força”, disse Lopes.

SAIBA MAIS SOBRE O AEROPORTO

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio foi construído em 1998 pelo governo do Estado, em parceria com a Aeronáutica por meio do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA). É administrado pela empresa Costa do Sol e é a segunda maior pista de pouso do Estado, com 2.560 metros de extensão, também considerada pelas autoridades aeronáuticas como uma das mais seguras do País. O aeroporto tornou-se o primeiro e único no Brasil a ter todas as operações – pista, pátio, taxiamento, terminal de passageiros e terminal de cargas – realizadas pela iniciativa privada.

A movimentação do Teca, que até então só recebia voos cargueiros fretados, responde pela principal receita do aeroporto. Nos últimos dois anos, houve um crescimento de 42,4% na quantidade de carga movimentada no terminal. A operadora Costa do Sol está investindo R$ 10 milhões para duplicar, até meados de 2009, a área de armazenagem, que, atualmente, tem 45 mil metros quadrados. Segundo o presidente da operadora, Murilo Junqueira, a expectativa é de um aumento no faturamento de 50% neste ano, com o fechamento do contrato com a Centurion.

Panrotas
Publicada em 1/4/2009 11:58:00 aqui

Forte abraço;
Minduim

#27 Leirbag

• Usuários
  • 3851 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987
Reputação: 585

Postado 13 de abril de 2009 - 22:33

QUOTE(MulekeMinduim @ Apr 13 2009, 07:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pois é...
Pensei no potencial turístico da região como forma de "plantar" uma escala em CFR/CFB (vcs podem se resolver, por fvr???) e tb como solução no caso da falta de condições de pouso no aeroporto de CAW.

Conforme matéria abaixo, o Gov. Estadual ajudou na reforma (recente) do aeroporto de CFB (já descobri - é CFB mesmo...). Agora precisa saber as condições da estrada entre CFB e CAW.

Forte abraço;
Minduim

Exatamente. Além da própria cidade de Cabo Frio, que recebe inúmeros turistas e tem negócios ligados ao sal, está próximo de São Pedro da Aldeia (maior base aérea da marinha no Brasil), Búzios (um dos maiores pólos turísticos do país), Arraial do Cabo (pra mim tem as praias mais bonitas do Brasil), Rio das Ostras (turismo), Macaé (turismo e maior pólo de petróleo do país) e relativamente próxima de Campos.
É a localização perfeita, além de conter ótima infra-estrutura (pista grande e bem cuidada, aproximações por instrumentos, terminal, apesar de simples, totalmente reformado, etc). Basta oferecer boas conexões rodoviárias com as cidades que citei que o aeroporto tem tudo para servir bem como bases para vôos à Região dos Lagos.

#28 A320PRMHZ

• Usuários
  • 780 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:03/02/1978
Reputação: 176

Postado 14 de abril de 2009 - 14:07

A região da Baixada Campista (distritos além Goitacazes -como Campo Limpo, Saturnino Braga, Baixa Grande, Santo Amaro e o próprio Farol de São Tomé- eram atendidos pela Empresa Progresso (ônibus urbanos), que faliu. Atualmente, o trecho é explorado por vans (paguei R$ 3,00 Farol-Campos) e pela 1001 (R$ 7,50).

A Auto Viação 1001 (.com.br) opera linha de ônibus rodoviário (padrão executivo, alguns com ar cond) a partir do Farol:
- Farol de São Tomé x Campos (8x dia)
- Farol x Macaé (6x dia)
- Farol x Rio (via Niteroi, 2x dia)

Faltaria um "Farol x Vitoria"? Talvez sim, mas a duração de viagem até VIX não compensa. Melhor ir pro Rio.

O Aeroporto Bartolomeu Lisandro fica localizado na BR101 Norte (sentido Vitória, região de Guarús, do outro lado do Rio Paraiba do Sul). Somente a TEAM opera la com os Let-410. E a estrada pro Farol (RJ-216, antiga "Estrada do Açucar") é para o outro lado. Tem que cruzar a cidade toda. O tráfego de helicopteros entre o aeroporto (CAW/SBCP) e o Heliporto da Petrobrás (São Tomé/SBFS) é significativo.
Existe um projeto para ampliação do Heliporto, com construção de pista de pouso para aviões de grande porte.
Quando visitei o HELPN, funcionários me disseram que a área onde será construída a pista (ja saindo do Farol e adentrando nos distritos de Boa Vista e Santo Amaro) ja foi comprada pela Petrobrás. O HELPN é administrado pela InfraZero. Mas ela está ali "so de corpo presente". Quem manda e desmanda é a Petrobras mesmo.

O Aeroporto de Macae (SBME) não tem possibilidade de ampliação (snme devido relevo). Ja Cabo Frio/SBCB (mais ao sul e mais próximo ao Rio) está ocioso e tem pista grande. Mas a distância por rodovia até CAW inviabiliza.

Segue foto da região (com coments) para melhor visualização:

Abs

Editado por A320PRMHZ, 14 de abril de 2009 - 14:11 .

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)