Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Governo quer estimular companhias aéreas a voarem para a África

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 8 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Tabbex

• Usuários
  • 3727 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Pinhais - PR
  • Data de Nascimento:13/11/1982
Reputação: 1

Postado 14 de abril de 2009 - 18:06

Aviação
Nenhuma empresa brasileira opera ainda no continente africano e um projeto para mudar essa situação "será submetido à Presidência"

14/04/2009 | 15:55 | Agência Estado

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que o governo deverá realizar licitações para operações de linhas aéreas de baixa e média densidade e, ainda, estimular companhias aéreas brasileiras a efetuarem voos comerciais para a África.

Em entrevista realizada nesta terça-feira (14) no Riocentro, o ministro afirmou que nenhuma empresa brasileira opera ainda no continente africano e que um projeto para mudar essa situação "será submetido à Presidência".

Quanto aos voos no Brasil, Jobim explicou que nas chamadas linhas de alta densidade, como as operadas na Região Sudeste do País, o princípio prosseguirá como "concorrência absoluta", mas, em linhas de densidade mais baixa, como nas regiões Norte e Centro-Oeste, "poderíamos outorgar exclusividade na operação, por um determinado período, a quem vencer licitação e apresentar melhor tarifa".

"O Brasil está ainda no Tratado de Tordesilhas em termos de aviação aérea, há um grande vazio para o Oeste, queremos uma política distinta para aviação de baixa e média densidade". Ele acrescentou que "liberdade de mercado é bom para academia, para tese de mestrado, mas precisamos de resultado e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está preparando um projeto para desenvolver a capacidade aérea".

fonte> http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/econ...phtml?id=877159

#2 C010T3

• Usuários
  • 7336 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:04/02/1986
Reputação: 622

Postado 14 de abril de 2009 - 18:16

QUOTE(Tabbex @ Apr 14 2009, 06:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
"poderíamos outorgar exclusividade na operação, por um determinado período, a quem vencer licitação e apresentar melhor tarifa".

Ou seja, um certo artigo que serviu de desculpa para abrir o SDU pode ser ignorado quando querem...

#3 Aeroporto Brasil

• Desligados
  • 568 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:15/10/1972
Reputação: 0

Postado 14 de abril de 2009 - 18:45

Aviação
Nenhuma empresa brasileira opera ainda no continente africano e um projeto para mudar essa situação "será submetido à Presidência"

14/04/2009 | 15:55 | Agência Estado

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que o governo deverá realizar licitações para operações de linhas aéreas de baixa e média densidade e, ainda, estimular companhias aéreas brasileiras a efetuarem voos comerciais para a África.

Em entrevista realizada nesta terça-feira (14) no Riocentro, o ministro afirmou que nenhuma empresa brasileira opera ainda no continente africano e que um projeto para mudar essa situação "será submetido à Presidência".

Quanto aos voos no Brasil, Jobim explicou que nas chamadas linhas de alta densidade, como as operadas na Região Sudeste do País, o princípio prosseguirá como "concorrência absoluta", mas, em linhas de densidade mais baixa, como nas regiões Norte e Centro-Oeste, "poderíamos outorgar exclusividade na operação, por um determinado período, a quem vencer licitação e apresentar melhor tarifa".

"O Brasil está ainda no Tratado de Tordesilhas em termos de aviação aérea, há um grande vazio para o Oeste, queremos uma política distinta para aviação de baixa e média densidade". Ele acrescentou que "liberdade de mercado é bom para academia, para tese de mestrado, mas precisamos de resultado e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está preparando um projeto para desenvolver a capacidade aérea".

Isso explica perfeitamente isto aqui: http://forum.contatoradar.com.br/index.php...mp;#entry410853

#4 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1882

Postado 14 de abril de 2009 - 18:47

mas, foi a anac que matou essa aviação regional. só pode operar bimotor, nada de caravan e similares. é let para cima.
e ainda não sabem porque disso.

#5 Stratocruiser

• Consultor
  • 5753 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:12/03/1981
Reputação: 871

Postado 14 de abril de 2009 - 19:08

É inacreditável como o Min. da Defesa e a ANAC mudam de argumentos de uma hora para outra de acordo com as circunstâncias. Liberar tarifas no internacional ou abrir o Santos Dumont e tentar abrir a Pampulha são para dar liberdade e aumentar a concorrência.
Agora dizem que liberdade é coisa de acadêmico. Não entendo como ainda há quem defenda esse governo.

#6 E195-SDU

• Usuários
  • 3915 Postagens
  • Interests:Adquirir informacoes.<br />Conversar com profissionais.
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:23/02/1981
Reputação: 513

Postado 14 de abril de 2009 - 19:11

QUOTE(C010T3 @ Apr 14 2009, 06:16 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Ou seja, um certo artigo que serviu de desculpa para abrir o SDU pode ser ignorado quando querem...

É uma sacanagem isso. Primeiro porque esse estilo licitação linha de ônibus é horrível para o passageiro, ja que ele não terá outras opções de empresas. Segundo porque está batendo de frente com o principal argumento da ANAC para utilização imoral do SDU e PLU.

Francamente seu Jobim...

#7 mr_loner

• Usuários
  • 2079 Postagens
  • Cidade/UF/País:joão pessoa/pb/brasil
  • Data de Nascimento:18/10/1985
Reputação: 543

Postado 14 de abril de 2009 - 20:08

Bem, se eles querem preço baixo poderiam conectar com a Ryanair, aposto que ela consegue fazer um REC - GRU custar 150R$, mesmo que pra isso, tudo seja cobrado a parte, e que coloquem 189 pessoas um 737-800 (de qq maneira a GOL já está fazendo isso).

Bem, quanto a exclusividade, eu acho que eles tem um pouco de razão, tem lugares hoje que ninguém que voar, simplesmente a anos os aeroportos se resumem aos aviões particulares, aí eles vão subsidiar voos para todas as empresas, para que todas as empresas operem nesses aeroportos? Gente eles não estão falando de BSB - RJ, CNF - CGH ou CWB - GRU não, eles tão falando de rotas que um E170 ainda corre o risco de bater lata, como é que eles vão subsidiar um monte de aéreas para sairem com 5 passageiros cada? Eles foram claros que o incentivo é em rotas de pouca demanda.

Por isso eu acho que nem cabe a colocação, há mais no SDU eles querem estimular a concorrência e em Picos - PI eles vão colocar somente uma aérea...
se vcs pensarem um pouco, dá pra entender.
E outra pelo menos com isso as aéreas menores n correm o risco de ocorrer como ocorreu em CZS, onde a rico cobrava menos, aí chegoua a GOL faxendo milhares de ofertas, inviabilizou a RICO e hoje cobra um CZS - RBR quase o preço de um VCP - REC por um voo bem menor.

Enfim eu seu que vai aparecer uma tropa me xingando, mais eu sei que isso é só raiva contida de alguns episódios que a ANAC fez, e que com isso qq coisa é motivo para critícas diuríssimas

#8 E195-SDU

• Usuários
  • 3915 Postagens
  • Interests:Adquirir informacoes.<br />Conversar com profissionais.
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:23/02/1981
Reputação: 513

Postado 14 de abril de 2009 - 21:37

QUOTE(mr_loner @ Apr 14 2009, 08:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Bem, se eles querem preço baixo poderiam conectar com a Ryanair, aposto que ela consegue fazer um REC - GRU custar 150R$, mesmo que pra isso, tudo seja cobrado a parte, e que coloquem 189 pessoas um 737-800 (de qq maneira a GOL já está fazendo isso).

Nem assim o preço da passagem caí ao ponto do usuário ficar satisfeito. Impostos baixos e aviões de 170 assentos seriam mais interessantes.

Bem, quanto a exclusividade, eu acho que eles tem um pouco de razão, tem lugares hoje que ninguém que voar, simplesmente a anos os aeroportos se resumem aos aviões particulares, aí eles vão subsidiar voos para todas as empresas, para que todas as empresas operem nesses aeroportos? Gente eles não estão falando de BSB - RJ, CNF - CGH ou CWB - GRU não, eles tão falando de rotas que um E170 ainda corre o risco de bater lata, como é que eles vão subsidiar um monte de aéreas para sairem com 5 passageiros cada? Eles foram claros que o incentivo é em rotas de pouca demanda.
Por isso eu acho que nem cabe a colocação, há mais no SDU eles querem estimular a concorrência e em Picos - PI eles vão colocar somente uma aérea...
se vcs pensarem um pouco, dá pra entender.
E outra pelo menos com isso as aéreas menores n correm o risco de ocorrer como ocorreu em CZS, onde a rico cobrava menos, aí chegoua a GOL faxendo milhares de ofertas, inviabilizou a RICO e hoje cobra um CZS - RBR quase o preço de um VCP - REC por um voo bem menor.

Cara, mesmo assim. Uma agência reguladora que vem "lutando" pela livre concorrencia, com a liberação de tarifas para voos, liberação de aeroportos, não pode aceitar uma saída como esta. É ridícula idéia de dar rotas para empresas explorarem elas sozinhas. Se o Sr.Jobim quer que esses destinos sejam interessantes para exploração, que ele aperte os testículos da ANAC e INFRAERO, visando uma melhor regulação, menores impostos e mais infra-estrutura.
Sem falar que isso não da certo. É pegar como exemplo as empresas de ônibus que participam da licitação de rotas, oferecendo tarifas baixas, porém um ano depois a passagem foi para casa do carvalho. Ano passado eu pagava 3.90 para ir de casa para faculdade. Hoje pago 4.30. Contando que em horários de pico a passagem sobe para 7 reias. Ano passado estes 7 reias eram 6.30. Não existe regulação competente para linhas de ônibus, vai existir para linhas aéreas?
Se for assim vamos por só a Azul, TRIP e Passaredo para voarem no SDU e PLU, por elas serem pequenas e precisarem de espaço para crescerem. poke.gif

Enfim eu seu que vai aparecer uma tropa me xingando, mais eu sei que isso é só raiva contida de alguns episódios que a ANAC fez, e que com isso qq coisa é motivo para critícas diuríssimas

Que nada. Eu só debato. stirthepot.gif stirthepot.gif hypocrite.gif

#9 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1882

Postado 15 de abril de 2009 - 13:08

Gente eles não estão falando de BSB - RJ, CNF - CGH ou CWB - GRU não, eles tão falando de rotas que um E170 ainda corre o risco de bater lata, como é que eles vão subsidiar um monte de aéreas para sairem com 5 passageiros cada? Eles foram claros que o incentivo é em rotas de pouca demanda.

você ta ciente que a aviação não se resume a jatos regionais em diante né?
existem locais que PRECISAM do atendimento de uma empresa aérea com um avião como o Caravan, ligando uma porrada de municipios nessa, mas que a ANAC vetou, já que o Caravan não pode ser usado para voo regular, já que não é bimotor.

A Anac matou a aviação regular realmente pequena. Só pode bimotor em diante.

e imaginar que o caravan, o unico monomotor autorizado a transportar o presidente dos EU & A não pode ser usado no brasil para voo regional...

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)