Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Entrevista com David Neeleman, fundador da AZUL

Já existem 20 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Varig_777

Varig_777

• Usuários
  • 2894 Postagens
Reputação: 151

Postado 19 de abril de 2009 - 21:24

Entrevista > > David Neeleman > > fundador da Azul Linhas Aéreas Brasileiras

19/04/2009 - 00h00 (Outros - Outros)
por Abdo Filho
afilho@email.com.br

Na vida dele está tudo azul
O empresário norte-americano, mas nascido no Brasil, David Neeleman, fundador da companhia aérea americana JetBlue, e da brasileira Azul Linhas Aéreas, estará quinta-feira em Vitória para uma palestra promovida pela Câmara Americana de Comércio. Em entrevista para A GAZETA ele revelou já ter morado em Vitória e Linhares na juventude, mostrou-se surpreso com a situação do Aeroporto de Vitória e garantiu passagens com preços baixos.

A Azul cresceu em meio a uma forte crise econômica e consegue ter passagens mais baratas que as concorrentes mesmo sendo menor. Qual é o segredo da companhia?

Nós temos mais eficiência do que as outras companhias, com custos menores. Estamos fazendo mais com menos. Usamos um modelo de gestão com mais tecnologia, nossos funcionários são mais bem preparados e produzem mais, e procuramos andar com os nossos aviões sempre cheios. Em março, as aeronaves das concorrentes tinham uma taxa de ocupação média de 56% a 59%, e a nossa foi de 64%. Nesse mês de abril teremos mais de 70% de ocupação. Acreditamos que é melhor vender passagens para as pessoas que iam viajar de ônibus do que deixar o avião vazio.

O senhor considera as empresas de avião ou de ônibus como adversárias?

As de ônibus. Calculamos que 85% dos nossos clientes não iriam viajar se não fosse a Azul. Estamos fazendo linhas que antes não eram atendidas pelas linhas aéreas. Vitória para Campinas, por exemplo, não tinha voo direto. De Vitória para Salvador só tinha um e de madrugada, agora oferecemos um pela manhã. Diante disso as pessoas pensam: "O preço é bom, o horário é bom, acho que vou viajar". Algumas pessoas que antes só podiam ir de ônibus agora vão de avião.

O plano de negócios da nova linha aérea nacional é ambicioso. Em cinco anos, terá 78 aeronaves Embraer e pretende servir 25 cidades brasileiras. Além disso, quer chegar em 2013 com 5 mil empregos diretos gerados. Como o senhor pretende atingir todas essas metas?

(Risos) Agora já temos mais três cidades, para chegarmos a 25 não vai ser tão difícil assim. Você sabe que no Brasil os aviões são muito grandes, em média, 40% maiores do que os usados no Estados Unidos. Por causa disso, muitas cidades brasileiras ainda não têm o serviço direto. As oportunidades aqui no Brasil são muito grandes. O mercado, que hoje tem 50 milhões de passageiros, tem condições de ser três vezes maior. Se chegarmos a esse patamar de 150 milhões de passageiros o Brasil precisará de mais 400 aeronaves. Há muito mercado ainda.

O senhor considera pesada a estrutura das aéreas brasileiras?

Considero. Na TAM, por exemplo, se você dividir o número de aeronaves pelo número de funcionários, chegamos a 210 trabalhadores por avião. Nós, na Azul, temos mais ou menos 100 funcionários por avião. É menos do que a metade. Para compensar temos tecnologia, por isso, os serviços prestados são melhores e os preços mais em conta.

Como estão os primeiros resultados operacionais da Azul? Era o que o senhor esperava?

Estamos indo muito bem. Neste mês, mais de 95% dos nossos voos saíram na hora. No mês passado mais de 85 mil pessoas voaram conosco, neste chegaremos a 150 mil. De um mês para o outro é muita coisa. Estamos muito animados e felizes com o andamento das coisas, principalmente em Vitória.

Por que principalmente em Vitória?

Estamos surpresos com o sucesso que obtivemos nos voos para Campinas e Salvador.

Já há algum número?

Não separado, mas estamos felizes. Acho que os capixabas que voaram de Azul estão felizes, voltando e fazendo propaganda boca-a-boca. Está muito bom.

Por que a aviação não se transforma em um transporte de massas no Brasil, um país de proporções continentais?

Falta serviço e segmentação. Primeiro que é difícil para um executivo que viaja muito, por exemplo, fazer as conexões. O serviço oferecido complica, quem poderia viajar mais acaba não viajando. Outro ponto é a segmentação. Nosso objetivo é manter as passagens baixas. Assim como é feito no EUA temos um plano diferenciado, com preços mais baixos, para quem compra passagens com mais de 30 dias de antecedência. A tarifa é parecida com a de ônibus. Nos Estados já fazemos isso e ninguém anda de ônibus. Se comprar adiantado dá para viajar. Estamos criando ainda outros programas de crédito para que as classes mais baixas tenham acesso às viagens de avião.

Então o senhor garante que a Azul vai permanecer com passagens mais baratas?

Serão mais baratas se compradas com antecedência. Se comprar no dia complica, não tem como garantir. O que posso dizer é que sempre faremos de tudo para mantermos as aeronaves cheias. Nossa meta é bater 80% dos nossos assentos ocupados. Se isso acontecer teremos mais gente voando e a preços mais baixos.

O senhor acha que os preços, incluindo os da Gol e da TAM, vão cair ainda mais?

Os preços já estão bem baixos. Ainda mais não sei. Hoje pode-se comprar uma passagem de Vitória para Campinas por R$ 59, mais baixo do que isso acho complicado.

O Brasil tenta contornar graves problemas em sua aviação civil. O senhor conhece os problemas? O que poderia ser feito?

Conheço os problemas. Acho que a infraestrutura tem que crescer. Por isso, já fomos ao Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e à Infraero, e muitas ações já estão em andamento para que os problemas sejam resolvidos. Temos confiança de que os órgãos responsáveis tomarão as medidas corretas.

Vamos falar um pouco do mercado de Vitória. A Azul apostou na cidade e tem rotas para Salvador, Campinas. Há planos de ampliar para Rio e Belo Horizonte e outras ligações, a partir da capital capixaba?

Vai haver um aumento da nossa malha com a entrada do Santos Dumont (Rio), mas Vitória ainda não terá voo direto para lá. Mas teremos outros destinos a partir de Vitória.

O senhor pode adiantar quais?

Não posso. Ainda estamos negociando.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, criticou muito o senhor na época em que a Azul conseguiu a permissão para usar o Santos Dumont. Chegou, inclusive, a chamá-lo de gringo mentiroso. O que o senhor achou disso tudo?

Ele tinha uma posição contrária a de abrir o Santos Dumont para voos que não eram da ponte aérea Rio-São Paulo. Entretanto, acreditamos que um aeroporto central é muito importante e entramos na Justiça para ganhar a licença. Essas coisas acontecem. Estamos muito felizes no Rio.

Vocês já se encontraram depois de tudo isso?

Não, ainda não, mas só tenho amigos no Rio. Isso já ficou no passado.

O senhor já veio a Vitória?

Vou a Vitória nesta semana. Será a primeira vez em 30 anos. Eu servi como missionário da Igreja Mórmon em Vitória e em Linhares. Morei três meses em cada uma das cidades. Tinha 19 anos, nem falava português. Só me lembro do mar.

O senhor tem informações sobre a situação do nosso aeroporto.

Sei que é bem pequeno.

Um aeroporto tão pequeno, como o senhor prefere dizer, pode prejudicar os planos de uma aviadora de se expandir no Estado?

É claro que pode. Mas estão construindo um novo aeroporto não é mesmo?

É, mas a obra está parada.

Por que parou?

O Tribunal de Contas da União (TCU) paralisou as obras por causa de um suposto superfaturamento. As obras começaram em 2003 e a promessa era de que o aeroporto ficasse pronto em 2006, mas depois de vários atrasos e paralisações, no ano passado a obra parou de vez e uma nova licitação será feita.

É realmente um problema. Mas alguém roubou o dinheiro?

Boa pergunta...

http://gazetaonline.globo.com/index.php?id...cd_matia=509714

#2 mr_loner

• Usuários
  • 2079 Postagens
  • Cidade/UF/País:joão pessoa/pb/brasil
  • Data de Nascimento:18/10/1985
Reputação: 543

Postado 19 de abril de 2009 - 21:42

Em termos de problemas de infra-estrutura aeroportuária, creio que nenhum aeroporto ganhe do de vitória.

Editado por mr_loner, 19 de abril de 2009 - 21:42 .

#3 C010T3

• Usuários
  • 7336 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:04/02/1986
Reputação: 622

Postado 19 de abril de 2009 - 21:42

QUOTE(Varig_777 @ Apr 19 2009, 09:24 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Por que parou?

O Tribunal de Contas da União (TCU) paralisou as obras por causa de um suposto superfaturamento. As obras começaram em 2003 e a promessa era de que o aeroporto ficasse pronto em 2006, mas depois de vários atrasos e paralisações, no ano passado a obra parou de vez e uma nova licitação será feita.

Boa pergunta...

Por que será que esse tipo de resposta não me surpreende?

#4 dellatorre

• Usuários
  • 367 Postagens
  • Interests:Commercial Aviation in general.
  • Cidade/UF/País:Vitória, ES
  • Data de Nascimento:23/02/1982
Reputação: 103

Postado 20 de abril de 2009 - 04:05

O senhor já veio a Vitória?

Vou a Vitória nesta semana. Será a primeira vez em 30 anos. Eu servi como missionário da Igreja Mórmon em Vitória e em Linhares. Morei três meses em cada uma das cidades. Tinha 19 anos, nem falava português. Só me lembro do mar.

Vamos falar um pouco do mercado de Vitória. A Azul apostou na cidade e tem rotas para Salvador, Campinas. Há planos de ampliar para Rio e Belo Horizonte e outras ligações, a partir da capital capixaba?

Vai haver um aumento da nossa malha com a entrada do Santos Dumont (Rio), mas Vitória ainda não terá voo direto para lá. Mas teremos outros destinos a partir de Vitória.

O senhor pode adiantar quais?

Não posso. Ainda estamos negociando.

Pelo que entendi nao vai ter nada de novo em VIX por um bom tempo. Essa história de VIX-LDB é balela de jornalista de fofoca da A Gazeta, jornal local....Credibilidade zero................................

Engraçado que em Vitória tá cheio desses missionários branquelos da igreja mormon...(Ainda nao entendi o que esse povo de Utah tá querendo aqui em terras tupiniquins) Vc tá andando na rua e de repente dá de cara com esses jovens, geralmente vestidos de camisa social branca e calça preta. Já passei por uns 30 de uma vez só perto da UFES (Universidade Federal.) Na verdade já bateram até na porta da minha casa....

#5 Dack Ralter

• Usuários
  • 59 Postagens
  • Cidade/UF/País:Manaus / AM / Brasil
  • Data de Nascimento:04/01/1973
Reputação: 0

Postado 20 de abril de 2009 - 10:09

Olá pessoal!!!

Realmente, é o tipo de coisa que parece que só acontece no nosso país. Primeiro uma obra de infraestrutura importantíssima parada e nínguem sabe (acho que nem o TCU) se houve ou não desvio de dinheiro. Segundo, o entrevistado virou entrevistador! smile.gif

Quanto aos mormóns, também existem muitos aqui na minha cidade. Realmente, é de se perguntar o que os missionários vem fazer por aqui. Salvar almas ou prospecção para empresas americanas? smile.gif

Abraços,

Carlos "Dack_Ralter" Barreto

#6 kari0ca

• Usuários
  • 1151 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:22/08/1980
Reputação: 71

Postado 20 de abril de 2009 - 10:34

QUOTE(Varig_777 @ Apr 20 2009, 01:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Entrevista > > David Neeleman > > fundador da Azul Linhas Aéreas Brasileiras

19/04/2009 - 00h00 (Outros - Outros)
por Abdo Filho
afilho@email.com.br

...

Boa pergunta...

http://gazetaonline.globo.com/index.php?id...cd_matia=509714

Tão inocente...

abstenho-me a tecer outro qualquer comentário.

#7 mr_loner

• Usuários
  • 2079 Postagens

Postado 20 de abril de 2009 - 11:38

Tudo que a Azul fizer e disser será sempre alvo de críticas por parte dos cariocas mineiros e simpatizantes de CNF e GIG, independente de haver de fato motivos para se criticar, sempre haverá.

Vitória tem praticamente metade da movimentação de Fortaleza, e um terço da de Recife, ambas só tem 2 voos diários para um único destino, e o povo uer que vitória em menos de 6 meses da empresa tenha dezenas de voos para zilhares de destinos distintos e non stop, e mais quem tece a crítica são pessoas que nem moram em vitória, pergunta ao pessoal de vitória se eles estão achando ruim pagar menos de 100 R$ para CWB, e sobre a Cnx, Vix só tinha voo direto para BSB, GRU e principalmente GIG, de VIX para qq canto, era quase obrigatório passar pelo GIG, ou seja conexão por conexão,´é melor fazer num aeroporto menor, mais calmo, e com menos tempo em solo, e isso a Azul oferece, além é claro do serviço superior ao da TAM e GOL.

#8 Michel C. Mata

• Usuários
  • 198 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vitória/ES/Brasil
  • Data de Nascimento:25/11/1982
Reputação: 4

Postado 20 de abril de 2009 - 12:10

Sou de VIX e posso dizer que a entrada da AZUL aqui mudou bastante as coisas.
Consegui passagem da GOL pra GIG por R$79,00 sendo que comprei 2 dias antes da viagem, algo que seria impensável alguns meses atrás. A TAM também está com passagens mais baratas, e quem quiser ir pra SDU (passando por Campinas) pode pagar R$89,00 pela AZUL.
Eu até viajava de ônibus, agora não viajo mais smile.gif
Sobre Londrina, acredito ser AFA mesmo. Não vejo demanda pra isso e também já temos vôos pra Curitiba.

#9 kari0ca

• Usuários
  • 1151 Postagens

Postado 20 de abril de 2009 - 12:22

QUOTE(mr_loner @ Apr 20 2009, 03:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Tudo que a Azul fizer e disser será sempre alvo de críticas por parte dos cariocas mineiros e simpatizantes de CNF e GIG, independente de haver de fato motivos para se criticar, sempre haverá.

Vitória tem praticamente metade da movimentação de Fortaleza, e um terço da de Recife, ambas só tem 2 voos diários para um único destino, e o povo uer que vitória em menos de 6 meses da empresa tenha dezenas de voos para zilhares de destinos distintos e non stop, e mais quem tece a crítica são pessoas que nem moram em vitória, pergunta ao pessoal de vitória se eles estão achando ruim pagar menos de 100 R$ para CWB, e sobre a Cnx, Vix só tinha voo direto para BSB, GRU e principalmente GIG, de VIX para qq canto, era quase obrigatório passar pelo GIG, ou seja conexão por conexão,´é melor fazer num aeroporto menor, mais calmo, e com menos tempo em solo, e isso a Azul oferece, além é claro do serviço superior ao da TAM e GOL.

Ah bom, entendi nobre colega.
Entao basta eu poder pegar uma passagem por menos de 100R$ que a empresa pode fazer o que quiser... assim sim!

O incidente com a certificação da aeronave, uma lei (que abriu o SDU) não serve para abrir PLU, e outros acontecimentos não são relevantes, desde que se traga a concorrência... certo então. Entendi direitinho

#10 T-6D

• Usuários
  • 1428 Postagens
  • Cidade/UF/País:Lagoa Santa/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:31/07/1970
Reputação: 277

Postado 20 de abril de 2009 - 13:37

QUOTE(mr_loner @ Apr 20 2009, 11:38 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Críticas sempre vão ocorrer quando pre$$ões para mudar regras estabelecidas de situações de funcionamento da ordem correta das coisas. Mas o aeroporto de Confins está de braços abertos para a Azul. Agora PLU não.

#11 Airbus-FA

• Usuários
  • 2081 Postagens
  • Cidade/UF/País:Joinville/SC/Brazil
  • Data de Nascimento:04/11/1980
Reputação: 563

Postado 20 de abril de 2009 - 14:55

QUOTE(Varig_777 @ Apr 19 2009, 09:24 PM) <{POST_SNAPBACK}>
... nossos funcionários são mais bem preparados e produzem mais,...

Corrigindo, o que eles quis dizer foi: ...nossos funcionários ganham menos e tem que desempenhar mais funções...

#12 dellatorre

• Usuários
  • 367 Postagens
  • Interests:Commercial Aviation in general.
  • Cidade/UF/País:Vitória, ES
  • Data de Nascimento:23/02/1982
Reputação: 103

Postado 20 de abril de 2009 - 15:12

QUOTE(mr_loner @ Apr 20 2009, 12:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Se vc se refere ao meu post, não fiz nenhuma critica a Azul, e sim aos jornalistas que publicam erronamente noticias que levam aos leigos acreditar que um serviço entre VIX e LDB seria non-stop. Não existe mercado entre as duas cidades!! Agora um VIX-CWB seria viável, pois entre as cidades não atendidas (com voos non-stop) de VIX, CWB é aquela que possui a maior demanda. Não acho que VIX tenha potencial para se tornar um hub porque além de não possuir infraestrutura (sabe lá quando esse aeroporto vai ser concluído e como será entregue) a demanda para outros mercados não atendidos é pequena quando comparado com outros aeroportos do Sudeste, Nordeste e Sul.

Uma observação pode ser feita tb em relação a mudança em alguns mercados. Apesar da demanda VIX-RIO ser maior (não sei se é tão maior assim) que a de VIX-SAO, depois das mudanças em SDU/GIG e se considerarmos os voos para VCP, o mercado Espírito Santo-São Paulo possui um oferta de voos superior àquela do Rio de Janeiro.
TAM 3 VIX-GIG, 3 VIX-SDU e GOL 2 VIX-GIG, 5 VIX-SDU= 13 voos (A319, A320 e 73G)
TAM 2 VIX-GRU, 5 VIX-CGH e GOL 2 VIX-GRU, 4 VIX-CGH=13 voos (A320 e 73G)
AZUL 3 VIX-VCP (EMB-195)

Vale apena lembrar que Webjet e Oceanair nao operam em VIX. Acho que nao conseguiriam concorrer com TAM/GOL e agora AZUL.

QUOTE(Michel C. Mata @ Apr 20 2009, 01:10 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Sou de VIX e posso dizer que a entrada da AZUL aqui mudou bastante as coisas.
Consegui passagem da GOL pra GIG por R$79,00 sendo que comprei 2 dias antes da viagem, algo que seria impensável alguns meses atrás. A TAM também está com passagens mais baratas, e quem quiser ir pra SDU (passando por Campinas) pode pagar R$89,00 pela AZUL.
Eu até viajava de ônibus, agora não viajo mais smile.gif
Sobre Londrina, acredito ser AFA mesmo. Não vejo demanda pra isso e também já temos vôos pra Curitiba.

MInha mãe foi para CWB pagando R$ 79,00 na TAM... Realmente os preços para o Salvador, Sul e Rio/SP cairam bastante, já para BH e Brasilia continuam bem altos. Nem preciso dizer pq!!!!

Editado por dellatorre, 20 de abril de 2009 - 15:14 .

#13 Junio Gracielo

• Usuários
  • 2049 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vitória
  • Data de Nascimento:23/11/1980
Reputação: 737

Postado 20 de abril de 2009 - 18:26

Bom eu moro aqui em VIX, conheço muito bem o atual aero e seus problemas...

Acho realmente meio difíciu eu ser daqui e saber ou opinar o que seria melhor ou pior para quem mora em SP por ex.

O caso da obra paralisada realmente é muito complicado e faz tempo isso já. Acima de qualquer questão existe muito interese político, o que pode contribuir ou não como foi o caso do aero de SSA na Bahia, era ACM.

A obra vai certamente retornar, em off já esta tudo sendo encaminhado.

Eu tenho muitas esperanças de ver o novo aero todo pronto, que de agora em diante será realizado em etapas e não mais como era antes, executando-se por inteiro a obra.

Será executada primeira a nova pista e somente após, o novo TPS. A licitação da mesma já esta em andamento, alas, uma nova licitação já que o contrato com o grupo de consorciadas foi quebrado devido a vários impasses entre Cliente e executor devido aos indícios de superfaturamento, apontado pelas inúmeras auditorias feitas pelo TCU

Vitória é uma cidade pequena, com belas praias, um grande potencial turístico e com muita visão empresarial para o futuro, muitos empresários estão investindo no ramo imobiliário, indústrias estão se instalando além das inúmeras já existentes a que movimenta e muito a economia do Estado, além da rede hoteleira e do campo do petróleo crescente a cada dia.

Se eu fosse falar o que Vitória tem de bom para justificar como é "imprescindível" a necessidade de investimentos nas instalações do "novo" e atual aeroporto, para que o mesmo possa dar suporte agora e no futuro ao ritmo crescente da cidade e do Estado, já que aqui é a porta de entrada, ficaria aqui escrevendo e escrevendo...

Acredito que até o final desse ano, a primeira das duas novas licitações já tenha saído e já estejam em andamento em ritmo acelerado as obras de expansão do novo aeroporto.

OFF: Como o "novo" ainda levará um tempo para ficar pronto, o atual passará por reformas e ampliação emergencial com expansão do atual TPS para dar suporte à crescente demanda anual de passageiros.

A aviação é o transporte do futuro. Só precisa ser mais popularizada para que todas as classes sociais tenham a oportunidade de escolher e ter um ótimo atendimento.

Vamos aguardar...

Junio Gracielo

#14 Paulistossaurosrex

• Desligados
  • 305 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - RJ
  • Data de Nascimento:15/07/1970

Postado 20 de abril de 2009 - 21:03

QUOTE(kari0ca @ Apr 20 2009, 12:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Ah bom, entendi nobre colega.
Entao basta eu poder pegar uma passagem por menos de 100R$ que a empresa pode fazer o que quiser... assim sim!

O incidente com a certificação da aeronave, uma lei (que abriu o SDU) não serve para abrir PLU, e outros acontecimentos não são relevantes, desde que se traga a concorrência... certo então. Entendi direitinho

A que incidente de certificação vc se refere? E o que houve de errado ou contra as normas no referido episódio?

EMB-312

#15 mr_loner

• Usuários
  • 2079 Postagens

Postado 20 de abril de 2009 - 21:23

Olha Carioca, sobre o incidente da Homologação, até hoje o que existem são boatos, mas o teste de evacuação que, supostamente foi repetido, é apenas um dos testes, e se ele foi repetido e feito inclusive segundo a panrotas com um tempo bem melhor que o comum, eu não vejo por que uma aberração, uma vez que se fossem feitos diversos testes e em todos eles fossem reprovados eu ficaria calado, mais qq problema, ou até fator externo a situação pode ter colaborado para que de primeira eles não tenham enquadrado do tempo. Mas mesmo voltando ao mérito, eu acho engraçado é que todos reclamam do excesso de burocracia, e quando ocorre uma ação para desburocratizar, ela é alvo de críticas.

Sobre o SDU não existia lei alguma, existia uma portaria (que é um instrumento Infra - legal, ou seja, que está abaixo da lei e logo, não pode se opor a lei) que restringia o movimento do SDU, de forma acertada e baseada, uma vez que em 2004 o SDU movimentava mais de 5 milhões de pax, tendo estrutura para movimentar apenas 3 milhões, porém, alguém teve a brilhante idéia de fazer um terminal de um aeroporto ''regional'' ( ou pelo menos que visava manter o caráter regional) para quase 9 milhões de pax, sob a justificativa que a Ponte aérea iria atingir em 2000 e cocada esses 9 milhões de pax.

Olha eu penso que se a intenção de fato era manter o SDU com caráter regional, ele deveria ter permanescido como estava, e tipo quando a ponte chegasse a 4 milhões, pronto, encerra-se aí, quem quiser ir vai pelo GIG, seria um grupo seleto, que tivesse como pagar mais que usaria a ponte e pronto, o meio bilhão gasto na mega - ampliação do SDU poderia ser delocado para uma ligação decente e segura, de transporte público entre a região central e principais pontos ( como rodoviária e o próprio SDU, além do setor hoteleiro da zona sul) como em melhorias na infra-estrutura do GIG.

Aí ampliam ''inocentemente'' (não consigo pensar que a INFRAERO tenha pensado de fato que mais cedo ou mais tarde não iriam derrubar a portaria ao verem que ela n tinha mais sentido) faz a ampliação, e tb inocentemente deixa o GIG ir se deteriorando cada vez mais, o governo do RJ por sua vez, também parece não se importar com o GIG até surgir a possibilidade de privatização, aí do dia pra noite, um objeto que estava em 15º plano na cabeça do Cabral, se torna a coisa mais importante do RJ.

A LEI mesmo, é a de formação da ANAC, de 2005 que diz que as empresas aéreas tem ''liberdade de explorara quaisquer rotas e destinos, desde que observado os limites de segurança operacional do aeroporto'', ora se o SDU suporta os A319 e 737 da ponte, um E190 pode operar lá sem problemas, se eles tem um terminal para 8,8 milhões de pax ano e operam com menos de 4 milhões, ele tem capacidade de expansão. É tanto que eles entraram com um pedido na Justiça na forma de Mandado de Segurança, que é um meio legal para assegurar um direito Liquido e certo, e se de fato o que eles pedissem fosse contra a lei, um juiz poderia dar ganho de causa a eles?

Saindo da esfera legal, os benefícios que a Azul trouxe, vão muito além de passagens mais baratas, um aquecimento no mercado em meio a uma crise mundial onde todos amargam perdas e mais perdas, mais passageiros voando, mais gente que antes não tinham condições, face a GOL e a TAM estarem aumentando progressivamente as suas tarifas desde o início de 2008, as passagem já se encontravam em patamares semelhantes aos de 2000, onde apenas os abastados podiam voar. A Azul está desenvolvendo um novo HUB, em uma cidade até então relegada a atividades de logística de carga, e descongestionando os terminais SP , uma melhoria nos serviços prestados, enfim foram muitas vantagens, não que ea não tenha errado em momento algum, mais para alguns membros daqui da comunidade, apenas os erros são passíveis de comentários as boas ações ficam esquecidas. Porém existem membros que sabem diferenciar as coisas, o MORTEO por exemplo, sempre foi contra a abertura do SDU, mais em diversos momentos ele já pontuou a respeito das vantagens e melhorias que a Azul trouxe para o mercado e não ficou apenas nas picuínhas, como menino buchudo com birra por que as coisas não sairam exatamente como ele queria.

Posso garantir, que a opinião de muitos aqui seria completamente diferente, se a Azul tivesse no 1 momento montado dois hubs um em CNF e outro no GIG, aposto que nem lembrariam do boato do re teste de evacuação, ou ficariam implicando por que não existe a rota Santarem - Rondonópolis, ou Chapecó - Juazeiro do Norte non - stop.

#16 mr_loner

• Usuários
  • 2079 Postagens

Postado 20 de abril de 2009 - 21:29

QUOTE(EMB-312 @ Apr 20 2009, 09:03 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A que incidente de certificação vc se refere? E o que houve de errado ou contra as normas no referido episódio?

EMB-312

Existe, diversos testes para a homologação da Aeronave, e entre eles o da Evacuação, existe um boato que no 1º teste realizado, a Azul estourou em quase 1 Seg ( não me lembro se foi 8 ou 9 décimos de segundo), o tempo máximo para evacuação, e que o re-teste, que teoricamente só poderia ser feito depois de 15 dias foi refeito em seguida, onde ela conseguiu fazer 4 segundos a menos do que o tempo limite.

Na moral, eu acho que o povo se prender a isso, diante de todas as coisas boas que a Azul está proporcionando, é pura Birra.

até por que a GOL e a TAM NNNNNNNNNNNNUUUUUUNNNNNNNNCCCCCCAAA foram favorecidas em nada, por parte do DAC ou ANAC, é até um pecado insinuar uma coisa dessas

#17 kari0ca

• Usuários
  • 1151 Postagens

Postado 21 de abril de 2009 - 05:41

QUOTE(mr_loner @ Apr 21 2009, 01:23 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Sobre o SDU não existia lei alguma, existia uma portaria (que é um instrumento Infra - legal, ou seja, que está abaixo da lei e logo, não pode se opor a lei) que restringia o movimento do SDU, de forma acertada e baseada, uma vez que em 2004 o SDU movimentava mais de 5 milhões de pax, tendo estrutura para movimentar apenas 3 milhões, porém, alguém teve a brilhante idéia de fazer um terminal de um aeroporto ''regional'' ( ou pelo menos que visava manter o caráter regional) para quase 9 milhões de pax, sob a justificativa que a Ponte aérea iria atingir em 2000 e cocada esses 9 milhões de pax.

Ou seja, a mesma LEI que é valida para o SDU, é valida também para PLU correto?

Olha eu penso que se a intenção de fato era manter o SDU com caráter regional, ele deveria ter permanescido como estava, e tipo quando a ponte chegasse a 4 milhões, pronto, encerra-se aí, quem quiser ir vai pelo GIG, seria um grupo seleto, que tivesse como pagar mais que usaria a ponte e pronto, o meio bilhão gasto na mega - ampliação do SDU poderia ser delocado para uma ligação decente e segura, de transporte público entre a região central e principais pontos ( como rodoviária e o próprio SDU, além do setor hoteleiro da zona sul) como em melhorias na infra-estrutura do GIG.

Aí ampliam ''inocentemente'' (não consigo pensar que a INFRAERO tenha pensado de fato que mais cedo ou mais tarde não iriam derrubar a portaria ao verem que ela n tinha mais sentido) faz a ampliação, e tb inocentemente deixa o GIG ir se deteriorando cada vez mais, o governo do RJ por sua vez, também parece não se importar com o GIG até surgir a possibilidade de privatização, aí do dia pra noite, um objeto que estava em 15º plano na cabeça do Cabral, se torna a coisa mais importante do RJ.

Estou discutindo do ponto de vista LEGAL e da COERÊNCIA entre os motivos para abertura de um aeroporto e a não abertura de outro.
Se a INFRAERO investiu no SDU... não foi baseado em uma lei, e sim de acordo com as diretrizes de investimento definidas pela sua direção.

Quando o governador do Rio de Janeiro falou na licença ambiental, todos se levantaram contra ele, o mesmo foi falado para a Pampulha e ninguem se opos... curioso, não acha caro colega?

A LEI mesmo, é a de formação da ANAC, de 2005 que diz que as empresas aéreas tem ''liberdade de explorara quaisquer rotas e destinos, desde que observado os limites de segurança operacional do aeroporto'', ora se o SDU suporta os A319 e 737 da ponte, um E190 pode operar lá sem problemas, se eles tem um terminal para 8,8 milhões de pax ano e operam com menos de 4 milhões, ele tem capacidade de expansão. É tanto que eles entraram com um pedido na Justiça na forma de Mandado de Segurança, que é um meio legal para assegurar um direito Liquido e certo, e se de fato o que eles pedissem fosse contra a lei, um juiz poderia dar ganho de causa a eles?

Voltamos ao ponto acima, uma vez que a Pampulha ja recebeu 737 e outras aeronaves do mesmo porte.

Saindo da esfera legal, os benefícios que a Azul trouxe, vão muito além de passagens mais baratas, um aquecimento no mercado em meio a uma crise mundial onde todos amargam perdas e mais perdas, mais passageiros voando, mais gente que antes não tinham condições, face a GOL e a TAM estarem aumentando progressivamente as suas tarifas desde o início de 2008, as passagem já se encontravam em patamares semelhantes aos de 2000, onde apenas os abastados podiam voar. A Azul está desenvolvendo um novo HUB, em uma cidade até então relegada a atividades de logística de carga, e descongestionando os terminais SP , uma melhoria nos serviços prestados, enfim foram muitas vantagens, não que ea não tenha errado em momento algum, mais para alguns membros daqui da comunidade, apenas os erros são passíveis de comentários as boas ações ficam esquecidas. Porém existem membros que sabem diferenciar as coisas, o MORTEO por exemplo, sempre foi contra a abertura do SDU, mais em diversos momentos ele já pontuou a respeito das vantagens e melhorias que a Azul trouxe para o mercado e não ficou apenas nas picuínhas, como menino buchudo com birra por que as coisas não sairam exatamente como ele queria.

Ah sim! a Azul foi para viracopos para libertar a terminal SP...
Imagina se houvesse slots livres em Congonhas e Guarulhos. a Azul abdicaria desses slots em prol do descongestionamento da terminal SP

Posso garantir, que a opinião de muitos aqui seria completamente diferente, se a Azul tivesse no 1 momento montado dois hubs um em CNF e outro no GIG, aposto que nem lembrariam do boato do re teste de evacuação, ou ficariam implicando por que não existe a rota Santarem - Rondonópolis, ou Chapecó - Juazeiro do Norte non - stop.

E outro ponto, nao estou com picuínhas pq a Azul não criou um hub no GIG, estou apontando as incoerências e as promessas que não foram cumpridas pela Azul. Se a mesma empresa tivesse um hub no GIG e outro em Confins e não tivesse voos non-stop, usasse onibus para efetuar as ligações aos aeroportos "secundarios" ou afastados e forçasse a barra para quebrar portarias que foram pensadas por forma a proteger/reforçar um mercado que estava debilitado, eu iria manter a mesma postura. caso o nobre colega ache que isto é apenas pq a Azul não está no rio, engana-se. caso a situação ocorresse em qualquer outro estado, eu manteria a minha opinião, tanto é que acho algo um pouco ridiculo a ponte aerea feita pela Azul, um voo non-stop SDU-Viracopos-SP(by bus).

Bom, eu penso que estes pontos ja foram mais do que falados.
O meu comentario foi apenas no sentido do sr. Neeleman fazer-se de surpreso quanto ao problema das obras em VIX (superfaturamento e obra parada).
Como se ele não tivesse conhecimento da realidade brasileira.

#18 mr_loner

• Usuários
  • 2079 Postagens

Postado 21 de abril de 2009 - 11:42

QUOTE(kari0ca @ Apr 21 2009, 05:41 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Ou seja, a mesma LEI que é valida para o SDU, é valida também para PLU correto?

Estou discutindo do ponto de vista LEGAL e da COERÊNCIA entre os motivos para abertura de um aeroporto e a não abertura de outro.
Se a INFRAERO investiu no SDU... não foi baseado em uma lei, e sim de acordo com as diretrizes de investimento definidas pela sua direção.
Quando o governador do Rio de Janeiro falou na licença ambiental, todos se levantaram contra ele, o mesmo foi falado para a Pampulha e ninguem se opos... curioso, não acha caro colega?

Voltamos ao ponto acima, uma vez que a Pampulha ja recebeu 737 e outras aeronaves do mesmo porte.

Ah sim! a Azul foi para viracopos para libertar a terminal SP...
Imagina se houvesse slots livres em Congonhas e Guarulhos. a Azul abdicaria desses slots em prol do descongestionamento da terminal SP

E outro ponto, nao estou com picuínhas pq a Azul não criou um hub no GIG, estou apontando as incoerências e as promessas que não foram cumpridas pela Azul. Se a mesma empresa tivesse um hub no GIG e outro em Confins e não tivesse voos non-stop, usasse onibus para efetuar as ligações aos aeroportos "secundarios" ou afastados e forçasse a barra para quebrar portarias que foram pensadas por forma a proteger/reforçar um mercado que estava debilitado, eu iria manter a mesma postura. caso o nobre colega ache que isto é apenas pq a Azul não está no rio, engana-se. caso a situação ocorresse em qualquer outro estado, eu manteria a minha opinião, tanto é que acho algo um pouco ridiculo a ponte aerea feita pela Azul, um voo non-stop SDU-Viracopos-SP(by bus).

Bom, eu penso que estes pontos ja foram mais do que falados.
O meu comentario foi apenas no sentido do sr. Neeleman fazer-se de surpreso quanto ao problema das obras em VIX (superfaturamento e obra parada).
Como se ele não tivesse conhecimento da realidade brasileira.

Vamos lá, como eu n sei quotar de pedaços eu negritei os aspectos relevantes:

Eu não afirmei que os investimentos do SDU tinham vindo de uma Lei, eu apenas citei que, se o Intuito da infraero de fato era manter o SDU com características regionais, não haveria necessidade de ampliar da froma como fizeram, se vc colocar um estrangeiro dentro do novo terminal do SDU, ele vai se negar a pensar que algo daquele porte é regional, enquanto vários aeoportos ditos Internacionais, são o que são.

Sobre os voos Non - Stop, quando ela tiver ao menos 40 aviões, e mesmo assim continuar direcionando a maior parte dos voos para Campinas, aí eu posso concordar com vc, mas nesse momento, EU COMO PASSAGEIRO, não gostaria que ela restringisse as ligações non - stop, pois por exemplo, Hoje recife tem 2 voos da Azul, que me permitem ir a 8 destinos diferentes, se ela tivesse apenas 2 voos não conectados, eu só teria 2 destinos possíveis, e é claro que de uma hora para outra, sem aviões ela não pode me oferecer vários voos, cada um deles para um destino diferente, agora no dia que ela tiver 20 voos saindo de recife, aí sim eu como passageiro, vou querer que ela tenha voos non stop para ao menos umas 7 ou 8 cidades, e isso só vai ser possível, com mais algumas dezenas de aviões. Sobre o tranfer de ônibus, eu achei a coisa mais inteligente da Azul, quem é executivo e pode pagar 319R$ na CGH - CWB, é obviu que vai usar CGH isso é indiscutivel, o problema passa na seguinte condição, de que por anos e anos, a aviação brasileira se voltou APENAS para o passageiro viajante a negócios, claro que ela s devem se voltar, mais não APENAS, pois o mundo está em crise e isso afeta os negócios, e se a aérea contar apenas com esse passageiro, ela vai sofrer perdas, existe uma parcela enorme da classe média, que só pode viajar com certa frequência se as passagens forem baratas, e pra essa parcela, pagar 70 ou 80 R$ numa corrida de taxi, pesa bastante, para essa parcela, chegar de madrugada num aeroporto, é sinônimo de esperar o dia amanhecer para tentar uma forma mais barata de se deslocar, com essas ligações da Azul, a pessoa chega no aeroporto, no mesmo momento se liga ao ônibus e vai até o Shopping eldorado ( em frente a estação Hebraico-rebouças) ou Barra funda e de lá se conecta pelo Metro ou Trem. E quanto as cidades próximas, que esteja a até 1h ou 1h20 do aeroporto, eu n vejo problema, uma vez que trechos urbanos dentro de SP mesmo de carro, tem tempos superiores a esses. e sobre a Ponte aérea, segundo quem trabalha na Azul no SDU a maior parte das pessoas nem vão pra SP capital, nem são de conexões, e sim da RMC mesmo, e diáriamente são abertas listas de espera para os voos.

A portaria de restrição não foi pensada para proteger mercados ''enfraquecidos'' ( se existem mercados da aviação enfraquecidos e debilitados, esses com certeza não são os de BH e RJ) e sim para que os aeroportos operassem dentro de seu limite de segurança o que não vinha ocorrendo, pois ambos operavam praticamente com o dobro de pax que suportavam, e em contra partida, tinham aeroportos que poderiam suprir essa demanda extra, e lógico não fazia sentido deixar um aeroporto operando com o dobro próximo a outro operando com 1/5 da capacidade, a portaria visava ordenar o uso, e á época, somente a ponte ''lotava'' o SDU.

Sobre '' a lei que vale para o SDU não vale para PLU'' digo Vale para ambas, e sobre a licença ambiental eu fui o 1 a criticar a postura do deputado de lagoa seca, inclusive fui recharchado, mais eu falei sim, disse que acha rídiculo usar meios legais de forma a desvirtuar o propósito, secretarias de meio ambiente não foram feitas para satisfazer a vontade de um grupo de parlamentares e sim cuidar do meio ambiente, e se permitem CGH operar como opera, não tem justificativa alguma que viesse a impedir PLU, so que o mais importante:

PLU, não recebeu investimentos milhonários nem ampliaçôes megalomaníacas, mantem-se hoje com 4 mil metros quadrados, enquanto o SDU tem mais de 30 mil, ou seja mesmo que houvesse a liberação de PLU considerando as cias que concorreram no SDU, com um par de voos cada uma já chegaria a demanda máxima de pax que PLU suporta, e segundo a lei, so poderão ser pedidas novas rotas, quando espeitada a capacidade de operação do aeroporto.

Sobre Neeleman perguntar sobre a paralização, ele ia bem chamar o governo de ladrão? Obviu que é melhor ele se fazer de desentendido, ele n pode fazer certos tipos de comentário, sob pena de levar um preocesso por injúria e difamação, que inclusive, ele poderia ter jogado pra cima do Cabral.

E por Último sobre descongestionar a terminal SP eu n falei que ela fez por que quis, eu apenas disse que a sua chegada havia propiciado esse fenômeno, provando mais uma vez que no num país com as características econômicas do Brasil, o que determina se um produto é muito ou pouco consumido, é seu preço!

Editado por mr_loner, 21 de abril de 2009 - 11:45 .

#19 Fãdaembraer

• Usuários
  • 256 Postagens
  • Cidade/UF/País:Bauru-SP
  • Data de Nascimento:31/03/1964

Postado 27 de abril de 2009 - 22:24

24/4/2009 11:33:00

Azul registra ocupação de 70%
Números de abril, superiores aos do mês passado, aumentam previsão de lucro da mais nova companhia aérea brasileira, fundada há cinco meses

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que, no mês de abril, alcançou o maior índice de ocupação de assentos dentre as principais empresas aéreas do país. Os mais de 70% ultrapassam a média de ocupação de 67% obtida no mês de março.

Com isso, a Azul espera gerar lucro até o fim deste ano. Em fevereiro, David Neeleman, principal executivo e fundador da companhia, havia declarado que a Azul necessitava de um fator de ocupação de 60% para igualar as receitas e despesas.

A TAM, maior companhia aérea brasileira, obteve taxa de ocupação de 59% em voos domésticos, enquanto a Gol registrou 57%.

Neeleman atribui o sucesso da Azul à competitividade tarifária que trouxe preços mais acessíveis às passagens aéreas. "As pessoas estão podendo viajar de avião", afirma o executivo. "Elas apenas não tinham esse hábito porque as tarifas eram tão altas."

Fernando Fischer

Avião Revue.

#20 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989
Reputação: 500

Postado 27 de abril de 2009 - 22:27

QUOTE(Fãdaembraer @ Apr 27 2009, 10:24 PM) <{POST_SNAPBACK}>
(...) Em fevereiro, David Neeleman, principal executivo e fundador da companhia, havia declarado que a Azul necessitava de um fator de ocupação de 60% para igualar as receitas e despesas.

Como se o break-even fosse fixo... suicide_anim.gif

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)