Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

VOR em Navegantes: agora vai?

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 23 respostas neste tópico, contribua você também!

#21 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989
Reputação: 500

Postado 13 de maio de 2009 - 18:47

Opinião de um leigo:

Eu sempre ouvi falar que a implantação de sistemas de navegação baseados no GPS não viria para substituir os sistemas antigos. Seriam um complemento, um instrumental a mais para que os pilotos pudessem se apoiar. Claro que em algum momento o GPS superaria a radionavegação, mas esta não seria completamente extinta, por razões técnicas, operacionais e também estratégicas.

Como falei anteriormente, sou um leigo nesse assunto e, portanto, não tenho conhecimento a respeito das razões técnicas e operacionais de manter os procedimentos de radionavegação. Mas quanto aos motivos estratégicos, podemos especular a respeito. Seria prudente deixar a aviação de um país integralmente dependente de um sistema controlado por outro país? Sendo esse país uma superpotência, estando assim frequentemente envolvido em conflitos de ordem político-militar mundo afora, não poderia esse país interromper temporariamente ou mesmo indefinidamente o serviço de orientação por GPS, caso considerasse isso do seu interesse?

Por isso eu acho que os sistemas de radionavegação ainda são importantes. Com eles, nossa aviação é soberana. Sem eles, torna-se dependente. Por isso, acho que é extremamente prudente manter um sistema auxiliar ao GPS, baseado na radionavegação. Talvez realmente seja um desperdício implantar ainda mais VORs e NDBs pelo país. Mas daí a extinguir totalmente essa rede de transmissão de ondas de rádio eu considero um enorme erro estratégico.

Abraços.

#22 Landing