Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

VOR em Navegantes: agora vai?

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 23 respostas neste tópico, contribua você também!

#21 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989
Reputação: 500

Postado 13 de maio de 2009 - 18:47

Opinião de um leigo:

Eu sempre ouvi falar que a implantação de sistemas de navegação baseados no GPS não viria para substituir os sistemas antigos. Seriam um complemento, um instrumental a mais para que os pilotos pudessem se apoiar. Claro que em algum momento o GPS superaria a radionavegação, mas esta não seria completamente extinta, por razões técnicas, operacionais e também estratégicas.

Como falei anteriormente, sou um leigo nesse assunto e, portanto, não tenho conhecimento a respeito das razões técnicas e operacionais de manter os procedimentos de radionavegação. Mas quanto aos motivos estratégicos, podemos especular a respeito. Seria prudente deixar a aviação de um país integralmente dependente de um sistema controlado por outro país? Sendo esse país uma superpotência, estando assim frequentemente envolvido em conflitos de ordem político-militar mundo afora, não poderia esse país interromper temporariamente ou mesmo indefinidamente o serviço de orientação por GPS, caso considerasse isso do seu interesse?

Por isso eu acho que os sistemas de radionavegação ainda são importantes. Com eles, nossa aviação é soberana. Sem eles, torna-se dependente. Por isso, acho que é extremamente prudente manter um sistema auxiliar ao GPS, baseado na radionavegação. Talvez realmente seja um desperdício implantar ainda mais VORs e NDBs pelo país. Mas daí a extinguir totalmente essa rede de transmissão de ondas de rádio eu considero um enorme erro estratégico.

Abraços.

#22 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3128

Postado 13 de maio de 2009 - 21:10

QUOTE(thiago_SJK @ May 13 2009, 06:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu sempre ouvi falar que a implantação de sistemas de navegação baseados no GPS não viria para substituir os sistemas antigos. Seriam um complemento, um instrumental a mais para que os pilotos pudessem se apoiar.

Olha, não sei onde vc leu, mas o que esta acontesendo é que os seistemas GNSS estao subistituindo completamente os de Radio auxilio.
Tanto que nos EUA, por exemplo, estaçoes de VOR e NDB ja estão sendo desativadas.
Hj os principais aeroportos posuem somente 2 procedimentos por cabeceira, um ILS e um GNSS.

Claro que em algum momento o GPS superaria a radionavegação, mas esta não seria completamente extinta, por razões técnicas, operacionais e também estratégicas.

Ja existem protocolos assinados por todas autoridades de aviação, onde os EUA se comprometem em fornecer seu sistema de GNSS para uso como meio primario na aviação. Os outors paises conconrdaram em abolir completamente estaçoes de radio como meios primarios de navegação.
Além disso temos um sistema Europeu e Russo.
Portanto o que não falta é redudancia.

#23 A320 PR-MAW

• Usuários
  • 5713 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curtiba - PR
  • Data de Nascimento:07/10/1988
Reputação: 926

Postado 14 de maio de 2009 - 00:10

QUOTE(marcato @ May 13 2009, 06:26 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Tudo bem. Cada um tem sua opinião! Ninguem precisa ficar bravo!

Ai que vc se engana!
Assim como o Filipe eu também não faço um procedimento usando NDB ou VOR a muito tempo.
Hj os principais aeroportos aqui no Brasil ja tem procedimentos GNSS.
NDB e VOR só de stand by mesmo!

caaaaalma moço, não to bravo, só vou matar um e... stirthepot.gif

enfim, falei ##### aqui mesmo, não conhecia direito esse GNSS e hoje mesmo na aula meu professor de Regulamentos falou dele, e falou da desativação de todos os NDBs (só NDB!) no Brasil até 2016 snme..

Thiago, repare que o nome é GNSS, não GPS
o GNSS reúne 3 sistemas, o GPS americano, o europeu e o russo, cujos nomes dos dois últimos eu não me recordo

não é unica e exclusivamente GPS, são 3 sistemas integrados! (aprendi direito agora?)

#24 Matheus

• Usuários
  • 3148 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:26/12/1986
Reputação: 87

Postado 14 de maio de 2009 - 12:30

NDB é algo que pode ser desativado mesmo, mas VOR ainda é e vai ser essencial por muito tempo. Primeiro que não são todas aeronaves que são homologadas a fazer procedimentos GNSS, aliais, nem a maioria em nenhum lugar do mundo, segundo que mesmo nas homologadas, por algum motivo (pane) podem ser impedidas de executar esse procedimento, daí é bom ter uma segunda opção.

Também não lembro dessa dos VORs sendo desativados nos EUA, que eu saiba lá os que estão sendo substituidos por VORs são os NDBs, isso se não já não terminaram esse processo. Outra que os VORs lá são "multi-uso", eles são retransmissoras de serviços de informação de võo.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)