Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Parece que o SDU não estava preparado para receber novos voos

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 69 respostas neste tópico, contribua você também!

#61 Motoki

• Usuários
  • 221 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasilia-DF
  • Data de Nascimento:01/02/1975
Reputação: 0

Postado 14 de maio de 2009 - 02:58

Bom ,meu pai fez VIX-VCP outro dia e resolveu pegar o onibus pra Sao Paulo. Ele falou que a grande maioria , mesmo, não pegou o onibus , ficaram por Campinas mesmo.Coisa de 3 , 4 quatro gatos pingados no ônibus pra Sampa.Acredito que se de VIX é assim , as outras localidades também devem ser.
Fiz SDU-VCP terça, eu iria pegar um onibus essa terça quando chegasse em VCP, a passagem de avião custou 40 reais smile.gif , mas um amigo que mora em Campinas foi me buscar..não deu pra confirmar a ocupação dos Onibus pra Sao Paulo.Ou seja, a ideia de Campinas como aeroporto alternativo as CGh ou GRU ainda não colou...

#62 rhnj0309

• Usuários
  • 51 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:09/03/1989

Postado 14 de maio de 2009 - 05:39

A última vez que eu vi, o onibus tava saindo com uma ocupaçao consideravel do Eldorado...

#63 moraes

• Usuários
  • 402 Postagens
  • Cidade/UF/País:CAMPINAS-SP
  • Data de Nascimento:18/12/1964
Reputação: 10

Postado 14 de maio de 2009 - 07:38

QUOTE(rodrigopl @ May 12 2009, 12:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Isso a Azul não fala nadinha, nem a ANAC e Infrazero.

thumbsup.gif A Azul não tem culpa nenhuma nisto! Se eu pedir para entrar na sua sala, voçê (a Anac no caso) autoriza se quiser. Ou seja a Anac autorizou uma porção de vôos lá. Cadê o critério usado para distribuição dos slots? A AZUL não tem nada a ver com isto! Por esta razão, já vendo no que daria esta confusão, preferiu vir para VCP em Campinas e aqui está crescendo a cada dia.

#64 moraes

• Usuários
  • 402 Postagens

Postado 14 de maio de 2009 - 07:44

QUOTE(rgcnf @ May 12 2009, 02:48 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Que pena o SDU não está preparado para a aviação brasileira. Talvez o melhor seria deixar esse aeroporto todo para a Azul!!

Aaaaaaaaaa a Azul........... essa empresa só quer o melhor para o Brasil. Mudar a leis a favor de um Americano é tão bom para todos nós!!!!
suicide_anim.gif suicide_anim.gif

resumindo a verdade: BEM FEITO!!! Tomara que o SDU cause mais prejuizos a Azul!!!

O SDU não causa e não causará prejuizos a Azul. A mentalidade deles é outra. Se você ver as planilhas os 14 vôos partem e chegam quase que lotados de VCP em direção a SDU. Porque tão alta ocupação? Eles não são bobos. Estão invistindo pesado aqui e crescerão muito. Quanto ao comentário Zeca, não se preocupe a Tam a Tripinha e a Gol também fazem isto.

#65 moraes

• Usuários
  • 402 Postagens

Postado 14 de maio de 2009 - 07:51

QUOTE(Motoki @ May 14 2009, 02:58 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Bom ,meu pai fez VIX-VCP outro dia e resolveu pegar o onibus pra Sao Paulo. Ele falou que a grande maioria , mesmo, não pegou o onibus , ficaram por Campinas mesmo.Coisa de 3 , 4 quatro gatos pingados no ônibus pra Sampa.Acredito que se de VIX é assim , as outras localidades também devem ser.
Fiz SDU-VCP terça, eu iria pegar um onibus essa terça quando chegasse em VCP, a passagem de avião custou 40 reais smile.gif , mas um amigo que mora em Campinas foi me buscar..não deu pra confirmar a ocupação dos Onibus pra Sao Paulo.Ou seja, a ideia de Campinas como aeroporto alternativo as CGh ou GRU ainda não colou...

Colega, se você mesmo disse que não deu para informar a ocupação do ônibus, como sabe que não deu. A Azul através de sua Assesoria informou que está estudando ampliar certos horários, devido a demanda. Como se explica sua afirmação? Lembrando que está para sair esta semana mais dois horários de vôo VCP / MAO / VCP, dia 27 VCP / CGR / VCP, além de MCZ, LDB, MFG, NAT e mais 02 para REC.

Isto explica o aumento na oferta.

QUOTE(Motoki @ May 14 2009, 02:58 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Colega, se você mesmo disse que não deu para informar a ocupação do ônibus, como sabe que não deu. A Azul através de sua Assesoria informou que está estudando ampliar certos horários, devido a demanda. Como se explica sua afirmação? Lembrando que está para sair esta semana mais dois horários de vôo VCP / MAO / VCP, dia 27 VCP / CGR / VCP, além de MCZ, LDB, MFG, NAT e mais 02 para REC.

Isto explica o aumento na oferta.

#66 Mr. Boeing

• Usuários
  • 29 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:10/08/1972

Postado 14 de maio de 2009 - 11:58

QUOTE(mr_loner @ May 12 2009, 06:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Engraçado que o povo tem como esporte criticar a ANAC sem saber de absolutamente nada, nem ao menos ter se dado ao trabalho de ler o relatório (QUE NÃO FOI FEITO PELA ANAC) mostrado na consulta pública, de como se deu o procedimento para o calculo de pax ano. O gargalo do estudo, ou seja o limitante, foi exatamente as posições no pátio. Como o pátio está com 2 posições inoperantes (exatamente as duas com os fingers inoperantes) ele chegou ao calculo de 23 slots h, o que não chega aos 8,5 milhões que é a capacidade instalada do aeroporto, porém ao voltarem a ter essas duas posições, poderá ter mais slots, porém quando isso vier a ocorrer, já se vai ter uma ideia de quantos pax na situação atual estão sendo movimentados.

Olá Mr. Loner.
Voce não faz a menor idéia do que está falando, e pior ainda, não faz a menor idéia do que está escrito no relatório que vc supostamente teve o trabalho de ler. Antes de criticar o "povo", tenha o trabalho de ler o relatório.
Mas não precisa ter trabalho não, vou te explicar direitinho. Serei até mais completo do que o relatório.
Essa limitação de 23 operações de pousos ou decolagens por hora foi determinada pelo CGNA. Ela se refere ao sequenciamento único entre o GIG e o SDU quando as condições meteorológicas se deterioram e ficam abaixo dos mínimos para os procedimentos VOR/DME/NDB para as pistas 20 ou 02 (São os procedimentos que passam sobre o centro da cidade). Nessa situação, passam a ser usados os procedimentos VOR NDB ZULU ou o RNAV. Se o GIG estiver operando pista 15 é preciso fazer sequenciamento único e a capacidade do SDU cai para 23 movimentos (pousos / decolagens) segundo o CGNA.

Não tem absolutamente nenhuma relação com posiçoes no pátio. A limitação de pátio segundo o relatório que voce não teve o trabalho de ler, é de 26 movimentos, mesmo com os dois finger inop.

Abraço...

#67 mr_loner

• Usuários
  • 2079 Postagens
  • Cidade/UF/País:joão pessoa/pb/brasil
  • Data de Nascimento:18/10/1985
Reputação: 543

Postado 14 de maio de 2009 - 13:13

QUOTE(IluvGIG @ May 14 2009, 12:08 AM) <{POST_SNAPBACK}>
É pra restringir em 2009. Todos sabem que a Ponte cresce e iria facilmente cobrir os 8 milhões em menos de 10 anos. Isso é planejamento a longo prazo... deve ser uma palavra proibida na ANAC.

Acho simplista demais dizer que "seria caótico do mesmo jeito".

Se você tem um pequeno restaurante que lida com 30 clientes por noite, você se prepara para atender 30 por noite. Se em um mês sobre para 40, você sofre um pouco, mas consegue se adequar. Se chegam 50 no mês seguinte, acontece o mesmo, mas você também se preparar. Enfim, se o movimento chega a 100 no fim de um ano, mas a passos menores, você consegue absorver.

A medida em que o movimento no Santos-Dumont fosse crescendo, as empresas iam colocando mais pessoal, e a Infraero ia colocando mais estrutura. Mas a ANAC resolveu que não teria problema nenhum, que estava todo mundo preparado, e suspendeu a portaria mesmo assim. Sinceramente, é pedir para dar errado.

Mas o que acontece se você recebe hoje 30 clientes e amanhã 100? O pessoal de SDU estava acostumado a atender um público X e de repente aumentou em 40%. É óbvio que ia dar problema. As filas são prova disso.

Pode comportar, pode alocar... mas não aloca, porque até duas semanas atrás não tinha necessidade para isso. As coisas vão se normalizar, mas alguém aqui esperava que SDU fosse absorver o aumento assim? Eu não.

Bem, para começo de conversa, eu acho que, se SDU fosse na Europa ou EUA, teriam tido a sensatez de analisar o terminal HOJE e teriam dado um prazo para se adequarem. Entrar em fila em um aeroporto como LHR ou LAX é uma coisa. Entrar em fila em um aeroporto de movimento inferior ao de muitas cidades secundárias é outra, completamente diferente.

Os novos terminais de Dubai e Cingapura operam com menos de 50% da capacidade e ninguém reclama de "subutilização". Por quê? Porque foram inaugurados há 2 anos e simplesmente é ridículo que os queiram cheios agora. Mas não no Brasil, pelo visto, que é um país "sui generis".

A diferença é que London City construiu esse movimento em 20 anos, e não em um mês. Tiveram tempo suficiente para se adaptar.

Existe uma

Também né, olha só o que você vai comparar...

Situação 1: Prédio de escritórios.

Empresário vende 80% das unidades em 2 dias. Diante da baixa disponibilidade, pessoas se descabelam para comprar escritórios. Preços se elevam assustadoramente e empresário embolsa grande lucro.

Moral da história: É interessante, para o empresário, que a demanda seja maior que a procura. Senão ele não ganha nada com isso.

Situação 2: Aeroporto.

Governo, diante de imensos problemas de saturação, resolve dobrar a capacidade de aeroporto. Tão logo as obras são concluídas, olha para a obra e pensa: "É... vamos entupir isso". Em dois anos, o mesmo aeroporto atinge a saturação e o governo enfrenta os mesmos problemas de saturação, exponencialmente aumentados. Governo resolve expand... opa - não tem mais como expandir. Tudo que o governo embolsa é mais uma bela crise aérea e ataques a torto e a direito da mídia e da opinião pública.

Moral da história: Aeroporto é uma obra cara e que deve oferecer conforto durante muito tempo, e não ficar saturado após 2 dias de lançamento. É interessante para o governo e para o consumidor garantir uma folga operacional para que as pessoas não precisem ficar se descabelando para acessar os seus voos.

Eu acho que o fato de GIG estar 84 km mais perto do centro da sua cidade que VCP torna essa comparação sem sentido.

Iluv, primeiramente eu não nego que a transferência foi BRUSCA, eu concordo com vc que ela foi brusca sim, por que na verdade e única empresa que estav de fato preparada para atender a partir do SDU era a Azul, p q a meses vinha planejando isso, só que TAM e GOL e cia limitada, vieram feito uns desesperados atrás, jogaram uma malha aérea porca, sem nexo e mal conectada, cancelaram bases (Web Jet) tudo com o intúito de quebrar a Azul, por que muitos já disseram que voos VIX - GIG estão muito melhor ocupados que os voos VIX - SDU até por que essa rota assim como outras está extremamente super ofertada, uma vez que a maior parte desses voos são OeD, ou seja nem a justificativa de melhor lucro podem usar, principalmente a GOl que está tendo que voar com 70% de capacidade e sem poder transportar carga, para operar com alguns 800 em algumas rotas.

O fato da ANAC permitir que o SDU fosse usado não necessáriamente teria que implicar em as empresas 1 mês depois ter que estar com 17 pares de voos operando, tanto que algumas empresas como a TRIP só começaram a lançar seus voos novos em Junho, foi uma malha pensada e bem mais racional. a Própria Azul, não usou seus slots da mesma hora está esperando ter um perfil melhor das viagens a partir do RJ assim como ter mais aviões para propor as rotas de seus novos voos.

Agora o que eu questiono, em diversos tópicos, e que usam termos como entupir, sobrecarregar, reencher ou saturar o AEROPORTO, o terminal aeroportuário, a contrução física destinada as operações de check ins, embarque, desembarque e etc etc etc... o que não é verdade!

O que está sobrecarregada é a estrutura organizacional que opera no SDU, por n estarem habituados a lidar com essa sobredemanda, coisa que é resolvida com treinamento de pessoal e contratações, que podem ser resolvidas sem bater um prego na parede, ou seja não é o aeroporto SDU que está sobrecarregado, o aeroporto SDU pode operar com tranquilidade com 200% a mais de demanda, quem dira com 40%, agora claro, para operar com esses 200% a mais, vc n pode manter o mesmo quadro de funcionários e equipamentos.

Visitem aeroportos como FLN, VIX, CGB e GYN, esses sim estão com seus Terminais impraticavelmente cheios, agora o SDU se muito está, hoje opera com 65% de sua capacidade, o que é ainda muito razoavel.

No mais, é so questão de tempo, e de pouco tempo, para tudo está normal e tranquilo, e ninguém ficar comemorando e soltando fogos, por que milhares de passageiros estao presos num aeroporto, devido ao nevoeiro, só por que queriam que os mesmos estivessem no SEU aeroporto favorito ( que pode não ser o mesmo deles) o importante é manter o SDU operando dentro do limite. Agora no dia que a ANAC divulgar que 10 milhões de pax utilizam o SDU aí eu sou o 1º a meter o pau.

#68 mr_loner

• Usuários
  • 2079 Postagens

Postado 14 de maio de 2009 - 13:28

QUOTE(Mr. Boeing @ May 14 2009, 11:58 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá Mr. Loner.
Voce não faz a menor idéia do que está falando, e pior ainda, não faz a menor idéia do que está escrito no relatório que vc supostamente teve o trabalho de ler. Antes de criticar o "povo", tenha o trabalho de ler o relatório.
Mas não precisa ter trabalho não, vou te explicar direitinho. Serei até mais completo do que o relatório.
Essa limitação de 23 operações de pousos ou decolagens por hora foi determinada pelo CGNA. Ela se refere ao sequenciamento único entre o GIG e o SDU quando as condições meteorológicas se deterioram e ficam abaixo dos mínimos para os procedimentos VOR/DME/NDB para as pistas 20 ou 02 (São os procedimentos que passam sobre o centro da cidade). Nessa situação, passam a ser usados os procedimentos VOR NDB ZULU ou o RNAV. Se o GIG estiver operando pista 15 é preciso fazer sequenciamento único e a capacidade do SDU cai para 23 movimentos (pousos / decolagens) segundo o CGNA.

Não tem absolutamente nenhuma relação com posiçoes no pátio. A limitação de pátio segundo o relatório que voce não teve o trabalho de ler, é de 26 movimentos, mesmo com os dois finger inop.

Abraço...

Mr. Boeing, de fato peço desculpas, na cabeça da página 6 ele cita inicialmente 33 operações, mais depois especifica que, sob condições adversas, ele reduz a 23, então de fato vc está correto.

na verdade eu havia me baseado no que ele diz pouco mais a frente na página 6.

Paragrafos finais da página 6:

''Analisando os calculos, observa-se que a capacidade Atual do pátio é de 26 movimentos por hora de acordo com as restrições apresentadas.

Esta capacidade pode ser incrementada caso sejam disponibilizadas as duas posições de embarque, atualmente sem utilização por reformas no pátio de estacionamento''

#69 Mr. Boeing

• Usuários
  • 29 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:10/08/1972

Postado 14 de maio de 2009 - 15:01

QUOTE(Meursault @ May 12 2009, 01:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A Portaria da ANAC era ilegal. Ela não pode restringir a utilização de aeroportos que não estejam no limite máximo operacional, isso de acordo com a Lei. Se ela tava restringindo o SDU fora disso, a derrubada da portaria foi apenas para cumprir a lei.

Se havia uma preocupação tão grande em seguir a lei, ela não poderia autorizar os novos vôos SDU-BSB, SDU-GRU, SDU-VIX. Esses aeroportos estão operando muito acima da capacidade. Tão ilegal quanto restringir, foi liberar.

#70 mr_loner

• Usuários
  • 2079 Postagens

Postado 14 de maio de 2009 - 21:56

Bem, a lei se não me engano, disserta que as empresas podem criar rotas para uaisquer destino, desde que respeitada as condições de segurança e a capacidade do aeroporto.

Porém não existe uma lei que diga explicitamente, que aeroportos cuja capacidade esteja esgotada não pode receber novos voos, pois segundo meu fessor de direito, na esfera civil o que não é expressamente proibído, é permitido.

Mas, eu admito que a ANAC deveria ao menos dividir a concessão dos slots em umas 4 etapas, uma a cada 3 meses por exemplo, assim os voos seriam agregados ao longo de um ano, e as empresas n iriam insanamente querer colocar todos os slots de uma vez sem ao menos pensar como fazer.

Bem, mais n acho que isso seja motivo para muitos estarem estourando a champangne, como se fosse algo confortador, ter suas previsãos apocalíptcas confirmada, para poder bater no peito e dizer: Eu sabia que seria assim!

Eu acho que o bem dos Pax que por motivos pessoas escolheram o SDU como seu aeroporto de origem, e o bom funcionamento das coisas, deveria ser mais valorizado que o ego de alguns. Afinal vc prefere andar d carro, mesmo sabendo que um carro, polui 7,2X mais que um veículo de transporte público, e chega a ocupar 19x mais espaço viário que o mesmo, além de várias outras consequencias negativas do uso ecessivo de veículos individuais. Eu sou defensor dos tranportes públicos, mas eu não fico feliz da vida quando pessoas que vão trabalhar perdem 3 horas num congestionamento por conta da chuva, ou perdem seus carros, em decorrência de enchentes ou outros fenômenos, eu bem poderia dizer: Bem feito, todo mundo sabe que é muito melhor para o funcionamento e desenvolvimento da cidade utilizar transportes públicos, e eu acho é pouco, eu estou no meu metrô e nem esta engarrafado, lá lá lá lá lá la.... Mas não penso assim, sei que existem os motivos para aquelas pessoas terem escolhido, e eu tenho que respeitar isso e pedir para que tudo continue dando certo na medida do possível, o máximo que posso fazer, e tentar convencer a mesma das vantagens que ela promoverá a coletividade se deixar o carro em casa, mas jamais, eu posso praguejear que tenham inúmeros fenômenos adversos, e que todo mundo se sujeite a situações caóticas com frequencia, só para eu bater no peito e dizer.... eu não disse que ia ser assim!

somenente thumbsup.gif

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)