Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Empresa aérea pagará indenização por poltrona que não reclinou

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 9 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Tabbex

• Usuários
  • 3727 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Pinhais - PR
  • Data de Nascimento:13/11/1982
Reputação: 1

Postado 12 de maio de 2009 - 12:17

12/05/2009 - 10h27
Empresa aérea pagará indenização por poltrona que não reclinou

ANELISE INFANTE
da BBC Brasil, em Madri

O tribunal de pequenas causas de Barcelona obrigará a companhia aérea Air France a indenizar uma passageira porque a poltrona não reclinou durante um voo.

Maria Dulce Sanchez viajou em classe executiva entre Barcelona e Pequim com escala em Paris em março e, apesar de não ter sofrido problemas físicos, queixou-se que a inclinação da poltrona é um direito que não foi cumprido.

Segundo a sentença, publicada nesta terça-feira no Diário Oficial de Barcelona, a companhia "deixou de prestar um serviço relevante que, sem dúvida, é determinante na hora de comprar uma passagem aérea para um voo de longa duração".

A passageira pagou 1.250 euros (aproximadamente R$ 3.750) pela passagem e durante as 12 horas do trajeto entre Paris e Pequim, reclamou várias vezes com os comissários de bordo sobre a poltrona.

"Não há o que fazer"

Segundo Maria Dulce, a resposta era que "não havia nada o que fazer". As vagas da classe executiva estavam completas e a companhia lhe ofereceu "algum lugar na classe turista com poltrona em condições normais".

A passageira não aceitou a troca, alegando que o preço da passagem que ela pagou custava praticamente o triplo de um lugar na classe turista, que valia na época 425 euros, cerca de R$ 1.350.

Além do mais, ela perderia todos os outros serviços da classe executiva, sem direito a reembolso.

O impasse que foi parar nos tribunais acabou resolvido em dois julgamentos. Na primeira instância a companhia foi condenada a pagar uma multa de 15% do valor da passagem por considerar que a mulher não sofreu danos significativos.

A passageira recorreu à sentença e o juiz admitiu que "está provado que a inclinação da poltrona é parte substancial da prestação do serviço contratado".

A indenização será de 825 euros (aproximadamente R$ 2.500), diferença exata entre o preço de uma passagem na classe turista e um da classe executiva.

fonte> http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u564330.shtml

#2 dayniac

• Usuários
  • 601 Postagens
  • Interests:Aviação, Aeroportos, Aeronaves, Empresas Aéreas, gente que trabalhe nas aéreas
  • Cidade/UF/País:sao paulo sp brasil
  • Data de Nascimento:02/09/1968
Reputação: 0

Postado 12 de maio de 2009 - 13:51

se a moda pega, uns tobogãs por ai dariam uma tremenda dor de cabeça toco.gif quem tem ciência dos seus direitos, os faz valer

#3 fleury

• Usuários
  • 529 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas, SP
  • Data de Nascimento:02/06/1983
Reputação: 42

Postado 12 de maio de 2009 - 14:10

Acho justíssimo. Até pode-se alegar que o que a cia vende na classe econômica é o "transporte" e o resto é a mais, agora, alguém que pagou executiva está pagando a mais justamente pelo conforto. Se este o é retirado, tem mais é que reclamar.

#4 DavidNemer

• Usuários
  • 208 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vitoria, ES, Brasil
  • Data de Nascimento:29/11/1983
Reputação: 31

Postado 12 de maio de 2009 - 15:27

Eu concordo também! Se fosse na classe economica, até q daria para relevar, mas na classe executiva, vc justamente paga mais para ter o conforto de poder "deitar", enfim.. e isso não foi provido pela empresa! E creio tb que a sentença foi justa, não foi nada astronômico!

Editado por DavidNemer, 12 de maio de 2009 - 15:28 .

#5 FabioGIG

• Usuários
  • 407 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:19/04/1978
Reputação: 22

Postado 12 de maio de 2009 - 15:38

Gente, eu coloquei a Tam no juizado especial de pequenas causas, pq voltei de NYC em fevereiro no assento a frente da janela de emergência, era um assento sem reclinio, sei que as cias podem manter aqueles assentos travados, porém eu como passageiro e consumidor, me senti lesado, pois paguei uma passagem caríssima R$3.300,00 por ser carnaval e não tive o mesmo conforto dos demais.

Não sei se ganho, mas vou tentar.

#6 MulekeMinduim

• Moderador
  • 3928 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro / RJ
Reputação: 234

Postado 13 de maio de 2009 - 03:13

QUOTE(FabioGIG @ May 12 2009, 03:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Gente, eu coloquei a Tam no juizado especial de pequenas causas, pq voltei de NYC em fevereiro no assento a frente da janela de emergência, era um assento sem reclinio, sei que as cias podem manter aqueles assentos travados, porém eu como passageiro e consumidor, me senti lesado, pois paguei uma passagem caríssima R$3.300,00 por ser carnaval e não tive o mesmo conforto dos demais.

Não sei se ganho, mas vou tentar.

Esteja preparado para recorrer: independente da cia aérea, vão alegar motivo de segurança.

Melhor que não mantivessem tal assento... stirthepot.gif

[OMY MODE ON]
Fikadika
[/OMY MODE OFF]

Boa sorte.

Abraços;
Minduim

#7 DanielVS

• Usuários
  • 1697 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo - SP
  • Data de Nascimento:23/02/1980
Reputação: 320

Postado 13 de maio de 2009 - 21:27

QUOTE(fleury @ May 12 2009, 02:10 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Até pode-se alegar que o que a cia vende na classe econômica é o "transporte" e o resto é a mais(...)

QUOTE(DavidNemer @ May 12 2009, 03:27 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu concordo também! Se fosse na classe economica, até q daria para relevar (...)

Discordo. Se estou voando na classe econômica, julgo-me no direito de receber o mesmo tratamento dos demais pax da econômica, incluindo aí balinhas e cereais.

#8 PTN4769

• Usuários
  • 5004 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:21/12/1991
Reputação: 517

Postado 13 de maio de 2009 - 21:32

Aqui quase aconteceu isso também com meu pai, e o pior, na F da TAM de JFK para GRU.

Estava na 1K da F e a poltrona não reclinava, se movia, deitava, não fazia literalmente nada, as comissárias tentaram "resetar" algo mas continuava sem funcionar, por sorte a ocupação era 6F e o 1G estava vazio e ele foi pra lá, se estivesse cheio queria ver como ia ficar.

Pax da F sentado 'quadrado' 10h, bem confortável. tongue.gif

#9 Nishan

• Usuários
  • 1697 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - GIG
  • Data de Nascimento:19/06/1983
Reputação: 174

Postado 13 de maio de 2009 - 21:58

Como assim na Econômica pode-se "relevar" ?? A cia. aérea não diz que cada classe tem o seu padrão de conforto e que cada assento tem tanto de distância para o outro, reclina tantos graus e oferece determinado serviço de bordo ??

Se tal serviço informado não é oferecido, ou é oferecido inadequadamente o passageiro tem total direito de reclamar.

#10 Pablo A. de Freitas

• Usuários
  • 116 Postagens
  • Cidade/UF/País:Ribeirão Preto/ São Paulo/ Brasil
  • Data de Nascimento:31/03/1994
Reputação: 1

Postado 13 de maio de 2009 - 22:02

Achei justo, bem no começo, só tendo lido o título eu não concordei. Mas depois refleti vi que, realmente, a reclinação da poltrona é parte substancial do que estamos pagando. Pena que no Brasil, na maioria das veses, pela demora das decisões não procuramos nossos direitos.
Alías, já aconteceu isso comigo, num voo da Passaredo, estava com sono, fui reclinar a poltrona e, nada.
Me direm uma duvida... as poltronas do Brasilia reclinam?

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)