Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

TAM: 3 vôos são desviados por interferência de rádio pirata

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 15 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Kleber

• Moderador
  • 10262 Postagens
  • Interests:Mulher :P
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:17/12/1966
Reputação: 805

Postado 28 de maio de 2009 - 00:00

TAM: 3 vôos são desviados por interferência de rádio pirata
27 de maio de 2009 • 23h25 • atualizado às 23h37

A assessoria da TAM informou, na noite desta quarta-feira, que três vôos da companhia que pousariam no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, tiveram que ser desviados por causa da interferência de uma rádio pirata no sistema de comunicação. Duas aeronaves pousaram em Campinas e outra em Guarulhos.

O primeiro vôo desviado foi o JJ-3135, que saiu de Vitória (ES) com 100 passageiros a bordo. O horário de pouso estava previsto para as 20h50. A aeronave chegou em Campinas às 21h05, de acordo com a companhia.

O vôo JJ-3764, que partiu de Londrina (PR) com 83 passageiros, deveria pousar às 21h13 e chegou a Campinas às 21h. Já o vôo JJ-3955, proveniente do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com 92 passageiros, pousou às 21h em Guarulhos, 20 minutos depois do horário previsto.

Ainda de acordo com a companhia aérea, todos os passageiros foram transportados de ônibus para Congonhas.

Fonte: Redação Terra

#2 Ricardo Leite

• Usuários
  • 298 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP
  • Data de Nascimento:18/02/1985
Reputação: 0

Postado 28 de maio de 2009 - 00:03

Depois a culpa é das cias aéreas.....

#3 Kleber

• Moderador
  • 10262 Postagens
  • Interests:Mulher :P
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:17/12/1966
Reputação: 805

Postado 28 de maio de 2009 - 00:11

Outra fonte...

Interferência de rádio pirata desvia 3 voos da TAM, diz empresa aérea

Voos foram redirecionados para Viracopos e Cumbica.
Infraero diz que problema na comunicação foi ‘parcialmente solucionado’.

A TAM informou na noite desta quarta-feira (27) que desviou três voos que deveriam pousar no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, por "interferência de rádio pirata na comunicação entre torre de controle e aeronaves". Dois voos foram levados para Viracopos, em Campinas, a 95 km da capital, e um para Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana.

A Infraero confirmou a mudança no destino de três voos da TAM, e também que o motivo das alterações nas rotas foi “um problema na comunicação” apenas “parcialmente controlado”, com a mudança na frequência das comunicações entre torre e aviões. A Infraero não tem registro de desvios de voos de outras companhias aéreas.

TAM e Infraero não informaram o período que as comunicações sofreram interferências.

Segundo a TAM, o voo JJ-3135, que partiu de de Vitória (ES), com 100 passageiros, e JJ-3764, de Londrina (PR), com 83 passageiros, foi redirecionado para Viracopos. O voo JJ-3955, que decolou do Rio de Janeiro, com 93 passageiros, foi desviado para Cumbica.

A TAM disse que providenciou transporte para os passageiros para a região de Congonhas.

Fonte: G1

#4 noflag

• Usuários
  • 219 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sp/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:01/03/1974
Reputação: 18

Postado 28 de maio de 2009 - 00:25

Essa aviaçao Brasileira ta um M mesmo...

#5 José C. Biason

• Administrador
  • 1657 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:14/11/1956
Reputação: 37

Postado 28 de maio de 2009 - 00:36

Rádio pirata é uma verdadeira praga em CGH, principalmente quando opera pela pista 35. Mas o grande problema é que você inutiliza uma, logo em seguida aparece outras operando na região. thumbsdown_still.png

Abs.

JC. Biason

#6 Roadster

• Usuários
  • 1058 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF/Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1979
Reputação: 313

Postado 28 de maio de 2009 - 15:05

Eu estava ontem de noite em Curitiba e segundo a Torre, as decolagens para SP estavam sendo espaçadas em virtude de "problemas numa das frequencias da controle SP"... as operações em GRU chegaram a serem suspensas.... O sequenciamento estava durando cerca de 20min e as aeronaves estavam decolando em SLOT's.
Agora, pergunto: Se foi radio pirata mesmo, pq não falaram para todos? A culpa de todos os atrasas caiu sobre o controle.

Abraços

#7 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4827 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 425

Postado 28 de maio de 2009 - 15:14

tive familiar meu no vôo da tam vindo de brasilia ontem a noite. O comando falou q iria entrar em orbita (mais ou menos 15minutos de duração) em razão do sequenciamento , devido a radio pirata.

#8 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4827 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 425

Postado 28 de maio de 2009 - 15:16

tive familiar meu no vôo da tam vindo de brasilia ontem a noite. O comando falou q iria entrar em orbita (mais ou menos 15minutos de duração) em razão do sequenciamento , devido a radio pirata.

e pra quem faou q a aviação brasileira é uma M....foi infeliz no comentario! tem nada ver se um desgraçado abre um radio pirata...qual a culpa da aviação brasileira nisso? só faltam falar q a meteorologia é culpa dela tb!

#9 jgabriel

• Usuários
  • 505 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF
  • Data de Nascimento:27/06/1989
Reputação: 49

Postado 28 de maio de 2009 - 16:01

Só por curiosidade, é possível um malandro entrar numa frequência fingindo ser o controle e causar uma m*rda?

#10 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3557 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 28 de maio de 2009 - 16:21

Dá para o cara entrar sim..em HF já li aqui no CR, se não me engano o Bertoli, que entrou para ajudar...agora em VHF não tenho certeza, mas não deve ser dificil.

O grande problema das APP´s quando opera pela 35 de Congonhas é Diadema e o extremo sul de SP, RECHEADOS de rádios piratas, sobretudo evangélicas. País de frouxos, com leis frouxas, dá nisso...e qualquer dia vai dar M muito pior..

Rafael

#11 Flytronix

• Desligados
  • 2219 Postagens
  • Cidade/UF/País:SBMT
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Postado 28 de maio de 2009 - 17:25

Ineficiência de uma das irmãs atrapalhadas que só atrasam esse país, a ANArcTEL.

Editado por Flytronix, 28 de maio de 2009 - 17:25 .

#12 Bertoli

Server Sitter

• Usuários
  • 6336 Postagens
  • Cidade/UF/País:Recife/PE/Brasil
  • Data de Nascimento:25/07/1976
Reputação: 988

Postado 28 de maio de 2009 - 18:16

QUOTE(Rafaelguimaraes @ May 28 2009, 04:21 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Dá para o cara entrar sim..em HF já li aqui no CR, se não me engano o Bertoli, que entrou para ajudar...agora em VHF não tenho certeza, mas não deve ser dificil.

Eu, com toda certeza não fui! Interferir em frequência aeronautica é crime , e eu jamais faria isso.
Acredito que voce deve estar confundindo com a história de uma pessoa de Curitiba, que estava escutando uma transmissão de uma aeronave que o controle não tava escutando. Aí ele pegou o telefone e ligou pro controle e repassando a informação. Depois descobriu-se que o controle estava fazendo manutenção nos equipamentos e um rádio havia sido desligado inadvertidamente.

Abração

#13 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3557 Postagens

Postado 29 de maio de 2009 - 12:58

QUOTE(Bertoli @ May 28 2009, 06:16 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu, com toda certeza não fui! Interferir em frequência aeronautica é crime , e eu jamais faria isso.
Acredito que voce deve estar confundindo com a história de uma pessoa de Curitiba, que estava escutando uma transmissão de uma aeronave que o controle não tava escutando. Aí ele pegou o telefone e ligou pro controle e repassando a informação. Depois descobriu-se que o controle estava fazendo manutenção nos equipamentos e um rádio havia sido desligado inadvertidamente.

Abração

Bertoli,

Me desculpe, eu devo ter confundido mesmo. Mas li isso aqui no CR (vou procurar), que uma aeronave estava a caminho da FIR Atlântico e estava com dificuldade para entender a comunicação, no que um entusiasta que possuia um rádio HF auxiliou.

Me desculpe novamente.

Rafael

#14 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3557 Postagens

Postado 29 de maio de 2009 - 14:29

QUOTE(Rafaelguimaraes @ May 29 2009, 12:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Bertoli,

Me desculpe, eu devo ter confundido mesmo. Mas li isso aqui no CR (vou procurar), que uma aeronave estava a caminho da FIR Atlântico e estava com dificuldade para entender a comunicação, no que um entusiasta que possuia um rádio HF auxiliou.

Me desculpe novamente.

Rafael

Prezado Bertoli,

Realmente me equivoquei e posto abaixo uma mensagem de tempos atrás, do colega do CR César Novaes. Gostaria de mais uma vez deixar registrado meu pedido de desculpas a vc e aos demais colegas, por eu ter sido anti-ético em citá-lo sem verificar com profundidade quem havia intermediado uma comunicação via HF com uma aeronave.

Fica a lição!

Frisando que o que o colega Cesar Noaves fez EM NADA TEM A VER com interferência ilícita de rádios piratas, pois acima de tudo, ele prestou auxílio para que uma informação importante fosse prestada.

Segue o post e em negrito o que o colega disse ao 767 da RG:

Outubro de 2001, madrugada em São José dos Campos-SP, e eu estava curtindo mais uma “great propagation opening” – uma ótima propagação – na faixa do ruidoso HF, ouvindo e me deliciando com a freqüência do centro Dakar que naquela ocasião, operava em 11.291Khz como freqüência primária e 8.861Khz de secundária! Meu equipamento na época era o mesmo Kenwood TS-430S e a simplória “dipole” para a banda dos 40metros.
Dentre os vários vôos que procediam da Europa,estava o “Pluna 0803” que naquele dia, estava sendo operado pelo saudoso PP-VNO – 767-241ER da VARIG selcall AP-JL. Nada de anormal, não fosse o fato de a tripulação técnica do “November Oscar” estranhamente se identificar pelo rádio como Varig 9821. Acredito que este número era ou ainda o é, um code-share que a RG tinha ou ainda tem com a PU (talvez algum colega esclareça!)
Pois bem, à certa altura da longa travessia do oceano, a operadora do controle Dakar fez uma série de perguntas ao RG-9821 pois para ela, era um tráfego “desconhecido” dentro da FIR Dakar! O que oficialmente se sabia, era a presença do avião da PLUNA vôo 0803 que até àquele momento, não havia feito qualquer tipo de contato com Dakar ou “daquiar” como falam os de sotaque francês! Mas a controladora usou de sua competência e “desconfiômetro” pois o RG-9821 e o PU-0803 eram o mesmo avião! Então seguiu-se mais ou menos o seguinte diálogo:
-Varig 9821 please, confirm your flight level and your selcall code!
-Varig 9821 maintaining flight level 310 and selcall is AP-JL.
-Ok , please confirm your flight number is Varig-9821 or Pluna-0803?
-Varig 9821 sir!
-Ok confirm your destination is SBGL Galeão?
-That is correct, our destination is Galeão SBGL!
-Roger, for your information,we don’t have your flight plan!
Deste ponto em diante,a controladora fez uma série de perguntas aos nossos amigos do VNO (tentando é claro, tirar todas as dúvidas sobre este tráfego na tentativa de convencê-los de que estavam se identificando erroneamente e isto estava causando conflito com o Pluna pois “na prática”, estavam na mesma aerovia (UN-866) e “teoricamente” com os mesmos estimados de sobrevôo das interseções ao longo da UN-866! resumindo, conflito!)
Houve outras perguntas feitas por Dakar mas infelizmente, não lembro bem e nem vou me arriscar a descrever pois poderei faltar com a autenticidade dos fatos, o que afirmo é que à medida que os questionamentos iam acontecendo, Dakar tentava “fechar o cerco” com o RG pois além de acabar de vez com o equívoco dos dois aviadores, queria também chamar a atenção deles,”dar uma bronca!”,então a situação fugiu do controle quando percebendo que os
dois insistiam em dizer que eram o RG-9821, a controladora então perdeu a calma e quase gritando na freqüência falou,ou melhor, era uma ordem;
-VARIG 9821,YOU ARE PLUNA 0803!
Depois desta transmissão, houve um silêncio de alguns minutos e surgiu outro problema, Dakar questionou o tipo de equipamento assim:
-Varig 9821 confirm the type of your aircraft?
devido talvez ao sotaque da operadora, realmente não era tão simples de se entender a pergunta, somente quem estava acostumado com as comunicações em HF e com Dakar!
E quem disse que o RG entendia a pergunta? Dakar repetiu várias e várias vezes mas como quem estava dando uma de “João-sem-braço”, o VRG passava tudo quanto é tipo de informação menos a que interessava, o tipo de equipamento! Como a situação estava cada vez mais estressante (notava-se claramente o tom de voz alterado da mulher! Rs...),

me vi obrigado a pegar meu microfone e falar bem alto na freqüência;
-O TIPO DE EQUIPAMENTO Ô VARIG!
Daí não deu outra, eles me ouviram e finalmente passaram a informação solicitada por Dakar! Algum tempo depois ,foram transferidos de freqüência e passaram a contactar o centro Atlântico em 10.096Khz que operava como secundária, a 13.357Khz.

Somente ao chamar Atlântico, o Varig reconheceu o equívoco e passou a se identificar como Pluna 0803 e solicitou ao operador do centro Atlântico, que entrasse em contato via telefone com Dakar e explicasse o ocorrido. Atlântico de imediato respondeu que este contato já fora efetuado e que inclusive o tráfego do tal “Varig 9821” era o que estava impedindo-o de ascender para o nível 390!Ou seja, ele estava impedindo ele mesmo! Rs...
Este dia em particular, estava muito bom de se “corujar” por causa da ótima propagação (que já mencionei no início) e este acontecimento incomum nas modulações da faixa de HF.

P.S. Tenho parte das transmissões muito bem gravadas em fita cassete e que pretendo brevemente transferir para mídia!

Abraços,

Rafael

#15 José C. Biason

• Administrador
  • 1657 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:14/11/1956
Reputação: 37

Postado 29 de maio de 2009 - 14:47

Sem maiores comentários:

29/05/2009 - UOL Notícias
Polícia fecha rádios suspeitas de afetar Congonhas

Apreensão em São Paulo

Polícia apresenta transmissor de rádio pirata que causou interferências na comunicação entre aviões com o aeroporto de Congonhas na tarde de ontem; o equipamento foi apreendido por policiais civis, com o auxílio de agentes da Anatel, em Parada de Taipas, região da Serra da Cantareira, em São Paulo

Segundo o que técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disseram ao delegado da 4ª Delegacia Seccional Norte do Setor de Investigações Gerais (SIG), César Camargo, o sinal do transmissor de alta potência chegava até a cidade Taubaté, no Vale do Paraíba. "Não quisemos esperar amanhecer. Nossa preocupação era inclusive com o aeroporto de Congonhas", disse o delegado. Segundo a polícia, foram as informações apuradas pela Anatel com o aeroporto que permitiram a localização do transmissor. Ninguém foi detido.

Ainda ontem, no Parque Savoy City, região de São Mateus, na zona leste da capital paulista, a Polícia Civil estourou uma rádio pirata e apreendeu uma antena e um transmissor. Segundo os policiais do 49º Distrito Policial (DP), que estiveram no local, a rádio também tem participação nos problemas ocorridos em Congonhas.

Paulo Sérgio Bezerra, de 39 anos, dono da rádio, cuja antena e transmissor foram instalados numa casa alugada, não foi detido em flagrante pois está internado no Hospital Geral de São Mateus, onde passou por uma cirurgia. O estúdio da rádio foi montado no porão de um salão de cabeleireiros. O proprietário da casa alugada disse à polícia que pediu por várias vezes a Paulo que fosse retirada a antena, mas o inquilino não o fez
Polícia fecha rádios suspeitas de afetar Congonhas

Em São Paulo A Polícia Civil informou ter localizado os transmissores de duas rádios piratas responsáveis por causar interferências na comunicação entre a torre de controle do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, e as aeronaves que tentavam pousar na quarta-feira à noite. Instalado no meio de uma mata em Parada de Taipas, região da Serra da Cantareira, numa altura de mais de 1.100 metros em relação ao ponto mais baixo da região, um dos transmissores foi encontrado numa caixa de aço da qual saía um antena.

JC. Biason

#16 Flytronix

• Desligados
  • 2219 Postagens
  • Cidade/UF/País:SBMT
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Postado 29 de maio de 2009 - 23:19

ATENÇÃO: Fatos impressionantes foram descobertos pelos nossos formadíssimos e geniais jornalistas, vejam só:

"Instalado numa altura de mais de 1.100 metros, o transmissor foi encontrado nua (sic) caixa de aço, de 600 toneladas, da qual saía um antena. Segundo o que técnicos da Anatel disseram ao delegado César

Camargo, o sinal deste transmissor, de alta potência, chegava até a cidade Taubaté, no Vale do Paraíba."

Isso sem falar nos inúmeros outros erros de português contidos na mesma matéria.

Não acredita? Clique aqui.

Nisso que resulta um paiseco que acredita que tudo é possível via canetada, inclusive formação profissional.

Editado por Flytronix, 29 de maio de 2009 - 23:23 .

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)