Bertoli,
Me desculpe, eu devo ter confundido mesmo. Mas li isso aqui no CR (vou procurar), que uma aeronave estava a caminho da FIR Atlântico e estava com dificuldade para entender a comunicação, no que um entusiasta que possuia um rádio HF auxiliou.
Me desculpe novamente.
Rafael
Prezado Bertoli,
Realmente me equivoquei e posto abaixo uma mensagem de tempos atrás, do colega do CR César Novaes. Gostaria de mais uma vez deixar registrado meu pedido de desculpas a vc e aos demais colegas, por eu ter sido anti-ético em citá-lo sem verificar com profundidade quem havia intermediado uma comunicação via HF com uma aeronave.
Fica a lição!
Frisando que o que o colega Cesar Noaves fez EM NADA TEM A VER com interferência ilícita de rádios piratas, pois acima de tudo, ele prestou auxílio para que uma informação importante fosse prestada.
Segue o post e em negrito o que o colega disse ao 767 da RG:
Outubro de 2001, madrugada em São José dos Campos-SP, e eu estava curtindo mais uma “great propagation opening” – uma ótima propagação – na faixa do ruidoso HF, ouvindo e me deliciando com a freqüência do centro Dakar que naquela ocasião, operava em 11.291Khz como freqüência primária e 8.861Khz de secundária! Meu equipamento na época era o mesmo Kenwood TS-430S e a simplória “dipole” para a banda dos 40metros.
Dentre os vários vôos que procediam da Europa,estava o “Pluna 0803” que naquele dia, estava sendo operado pelo saudoso PP-VNO – 767-241ER da VARIG selcall AP-JL. Nada de anormal, não fosse o fato de a tripulação técnica do “November Oscar” estranhamente se identificar pelo rádio como Varig 9821. Acredito que este número era ou ainda o é, um code-share que a RG tinha ou ainda tem com a PU (talvez algum colega esclareça!)
Pois bem, à certa altura da longa travessia do oceano, a operadora do controle Dakar fez uma série de perguntas ao RG-9821 pois para ela, era um tráfego “desconhecido” dentro da FIR Dakar! O que oficialmente se sabia, era a presença do avião da PLUNA vôo 0803 que até àquele momento, não havia feito qualquer tipo de contato com Dakar ou “daquiar” como falam os de sotaque francês! Mas a controladora usou de sua competência e “desconfiômetro” pois o RG-9821 e o PU-0803 eram o mesmo avião! Então seguiu-se mais ou menos o seguinte diálogo:
-Varig 9821 please, confirm your flight level and your selcall code!
-Varig 9821 maintaining flight level 310 and selcall is AP-JL.
-Ok , please confirm your flight number is Varig-9821 or Pluna-0803?
-Varig 9821 sir!
-Ok confirm your destination is SBGL Galeão?
-That is correct, our destination is Galeão SBGL!
-Roger, for your information,we don’t have your flight plan!
Deste ponto em diante,a controladora fez uma série de perguntas aos nossos amigos do VNO (tentando é claro, tirar todas as dúvidas sobre este tráfego na tentativa de convencê-los de que estavam se identificando erroneamente e isto estava causando conflito com o Pluna pois “na prática”, estavam na mesma aerovia (UN-866) e “teoricamente” com os mesmos estimados de sobrevôo das interseções ao longo da UN-866! resumindo, conflito!)
Houve outras perguntas feitas por Dakar mas infelizmente, não lembro bem e nem vou me arriscar a descrever pois poderei faltar com a autenticidade dos fatos, o que afirmo é que à medida que os questionamentos iam acontecendo, Dakar tentava “fechar o cerco” com o RG pois além de acabar de vez com o equívoco dos dois aviadores, queria também chamar a atenção deles,”dar uma bronca!”,então a situação fugiu do controle quando percebendo que os
dois insistiam em dizer que eram o RG-9821, a controladora então perdeu a calma e quase gritando na freqüência falou,ou melhor, era uma ordem;
-VARIG 9821,YOU ARE PLUNA 0803!
Depois desta transmissão, houve um silêncio de alguns minutos e surgiu outro problema, Dakar questionou o tipo de equipamento assim:
-Varig 9821 confirm the type of your aircraft?
devido talvez ao sotaque da operadora, realmente não era tão simples de se entender a pergunta, somente quem estava acostumado com as comunicações em HF e com Dakar!
E quem disse que o RG entendia a pergunta? Dakar repetiu várias e várias vezes mas como quem estava dando uma de “João-sem-braço”, o VRG passava tudo quanto é tipo de informação menos a que interessava, o tipo de equipamento! Como a situação estava cada vez mais estressante (notava-se claramente o tom de voz alterado da mulher! Rs...),
me vi obrigado a pegar meu microfone e falar bem alto na freqüência;
-O TIPO DE EQUIPAMENTO Ô VARIG!
Daí não deu outra, eles me ouviram e finalmente passaram a informação solicitada por Dakar! Algum tempo depois ,foram transferidos de freqüência e passaram a contactar o centro Atlântico em 10.096Khz que operava como secundária, a 13.357Khz.
Somente ao chamar Atlântico, o Varig reconheceu o equívoco e passou a se identificar como Pluna 0803 e solicitou ao operador do centro Atlântico, que entrasse em contato via telefone com Dakar e explicasse o ocorrido. Atlântico de imediato respondeu que este contato já fora efetuado e que inclusive o tráfego do tal “Varig 9821” era o que estava impedindo-o de ascender para o nível 390!Ou seja, ele estava impedindo ele mesmo! Rs...
Este dia em particular, estava muito bom de se “corujar” por causa da ótima propagação (que já mencionei no início) e este acontecimento incomum nas modulações da faixa de HF.
P.S. Tenho parte das transmissões muito bem gravadas em fita cassete e que pretendo brevemente transferir para mídia!
Abraços,
Rafael