Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Parentes das vítimas do voo 447 criticam falta de apoio de Lula

Já existem 45 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 E175

• Usuários
  • 11892 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 09 de junho de 2009 - 11:34

Parentes das vítimas do voo 447 criticam falta de apoio de Lula

‘Ele não deu a mínima para ninguém’, disse mãe de passageiro.
Parentes fazem apelo a ministro para agilizar documentação de vítimas.

Daniella Clark Do G1, no Rio

No dia em que Marinha e Aeronáutica confirmaram o resgate de 24 corpos em alto-mar de vítimas do voo 447 da Air France, familiares dos passageiros não pouparam críticas nesta segunda (8) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao governo brasileiro. Eles afirmam não terem recebido o mesmo apoio que parentes de vítimas de outros países afetados pela tragédia, como França e Espanha.

“Ele (Lula) não deu a mínima para ninguém. Nós somos o que? O povo? O povo não tem a mínima importância. O que é importante para ele é fazer viagens, e viagens e viagens. Eu confiei muito nele, não confio nem um pinguinho mais”, desabafou Maria Eva Marinho, 60 anos, mãe de Nelson Marinho, um dos passageiros que embarcou rumo a Paris no último dia 31 de maio.

“Se ele não perdeu ninguém, se ele não tem sentimento nenhum, eu tenho. Nós não perdemos filhote de gato não. Eu perdi o meu filho, como muitas outras pessoas perderam também. Deveria haver um pouquinho mais de humanidade. A dor que eu estou sentindo eu não desejo para ninguém”, completou.

Maarten van Sluys, irmão da assessora da Petrobras Adriana van Sluys, que também estava entre os passageiros, lembrou que o presidente francês Nicolas Sarcozy foi ao aeroporto no dia do desaparecimento do avião prestar solidariedade às famílias.

Lula chegou a divulgar uma nota oficial, mas, como estava fora do país em viagem oficial, não chegou a embarcar rumo ao Rio, onde estavam concentradas as informações: o papel coube ao seu vice, José de Alencar. O presidente chegou a cogitar participar de um ato ecumênico em atenção às vítimas, mas acabou cancelando sua participação.

“Nós vimos aí na Europa, o rei da Espanha foi de encontro às famílias dos espanhóis vitimados, o presidente Sarkozy rapidamente já foi direto ao aeroporto, em Paris. A gente entende que o nosso presidente estava em viagem oficial à América Latina, mas estamos esperando receber a solidariedade dele, além de ações efetivas”, disse Maarten.

Os familiares fizeram ainda um apelo ao governo, em especial ao ministro da Justiça, Tarso Genro, para que agilize a documentação dos passageiros, como atestados de óbito.

“Eu faço agora um apelo ao ministro Tarso Genro que vá se preparando para nos facilitar na documentação porque a legislação brasileira é muito morosa. E muito complicada, burocrática demais. Isso nós vamos precisar tão logo esteja terminado este trabalho de recolhimento dos corpos”, disse Nelson Faria Marinho, pai de Nelson Marinho.

“Até agora eu não vi nenhuma manifestação por parte do governo brasileiro, um amparo maior às famílias que estão no maior sofrimento. Não vi até agora esse apoio por parte do Lula, por parte do Tarso Genro. Estou pedindo a eles aqui que se manifestem na hora da gente contar com o governo brasileiro”, completou.

Número de corpos chega a 24

O tenente-coronel Henry Munhoz, assessor de comunicação da Aeronáutica, afirmou nesta segunda-feira (8) que chega a 24 o número de corpos resgatados em alto-mar de vítimas do voo 447 da Air France.

Nesta segunda-feira, foram retirados 8 corpos do mar. Eles foram localizados a 440 quilômetros a Nordeste do arquipélago de São Pedro e São Paulo. A profundidade média do local onde foram recolhidos é de 3,5 mil metros.

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo, de número 447, deixou o Rio de Janeiro no dia 31 de maio às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.

De acordo com Munhoz, todos os corpos estão a bordo de navios brasileiros e serão levados inicialmente para Fernando de Noronha e, depois, para o Recife. "O transporte deverá ser feito pelos helicópteros que estão na ilha, mas ainda não temos uma estratégia definida de como será esse transporte", afirmou.

Os primeiros 16 corpos resgatados estão sendo transportados pela Fragata Constituição, que deve chegar na manhã de terça-feira (9) a Fernando Noronha. A chegada da embarcação vai depender das condições do tempo nos arredores do arquipélago. Um helicóptero vai fazer o transporte dos corpos do navio para a ilha.

Segundo Munhoz, o resgate da caixa-preta não é prioridade. "A prioridade do nosso trabalho é a busca por sobreviventes, corpos e destroços. Eventualmente, à medida que os destroços vão aparecendo, eles são recolhidos e preparados para o transporte até o Recife para serem encaminhados às autoridades francesas", disse.

Segundo Munhoz, pequenas embarcações fazem uma varredura na água à procura por corpos. Após recolhidos, eles são levados nas pequenas embarcações até os navios.

As peças do avião que foram recolhidas também serão levadas para o Recife. "Várias peças da aeronave foram encontradas. Diversas partes do avião estão sendo a cada dia
resgatadas pela Marinha do Brasil."

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1...IO+DE+LULA.html

Abraço

#2 celegatti

• Usuários
  • 691 Postagens
  • Cidade/UF/País:Recife - PE
  • Data de Nascimento:12/09/1983
Reputação: 8

Postado 09 de junho de 2009 - 11:47

E alguém por acaso esperava outra posição do Molusco??
Esperar o que de quem solta uma pérola daquelas, meio que comparando corpos com petróleo.... suicide_anim.gif

Celegatti - SBRF

#3 insider

• Usuários
  • 141 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP
  • Data de Nascimento:20/12/1989
Reputação: 0

Postado 09 de junho de 2009 - 12:03

E o "glamour" do acidente aereo. isso é (ou era) historico. Voce fala do acidente da varig de 19 e guarana de rolha e os velhinhos lembram da lista de passageiros. Porque antes so morria rico, artista e politico em aviao. Ate hoje, um bom jeito de "eternizar seu nome no google" é sofrer um acidente aereo....

Isso foi uma fatalidade enorme, mas acho que quem se acidenta indo a Paris nao pode ser diferente de quem se acidenta indo ao Pari de onibus, perante o governo brasileiro....

#4 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3128

Postado 09 de junho de 2009 - 12:29

Com todo o respeito ao parente das vitimas, mas eles não sao os unicos sem apoio do "cumpanhieiro" lula!

#5 PR-GGA

• Usuários
  • 3094 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília - DF
  • Data de Nascimento:24/09/1980
Reputação: 12

Postado 09 de junho de 2009 - 14:40

E além disso saiu com aquela no dia seguinte ou no segundo dia ao dizer que para um país que encontrou petróleo a 6 mil metros de profundidade poderia muito bem encontrar uma caixa preta de uma aeronave a 4 mil metros de profundidade.

E sem falar que indiretamente se for pensar bem ele foi responsável por 353 mortes nos 2 piores acidentes aéreos no país.

#6 GILMACACO

• Usuários
  • 377 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belém/Pa
  • Data de Nascimento:25/10/1962
Reputação: 303

Postado 09 de junho de 2009 - 14:51

Pois é, é uma tragédia... Principalmente para os familiares e amigos. Entretanto, o que seriam as "medidas efetivas" ou este "amparo" citados pela parente da vítima? Leva-los a Fernando de Noronha? Mandar mais navios e aviões para a área de busca? Abraça-los um por um? Não gosto do molusco, mas acho que a dor as vezes não permite que as pessoas raciocinem corretamente. Há um procedimento legal a ser seguido, objetivando identificar as vítimas e as causas do acidente, os quais, na minha opinião devem ser respeitados, apesar das famílias enlutadas. Recentemente, um reporter de uma emissora de televisão conversava com um familiar de uma vítima, que dizia que os corpos não deveriam ser resgatados, mas sim deixados por lá mesmo. Duvido que os demais familiares concordassem. Se fossemos dar ouvidos a um por um, teriam de ser encontradas soluções mirabolantes para agradar a todos. O Governo está fazendo sua parte, através das forças armadas. No momento em que um maldito político se intrometeu ( no caso do Jobim), as informações passaram a não ser mais confiáveis, sendo que algumas foram mesmo desmentidas... Ele sentiu e tirou o time de campo para que os militares responsáveis pelas buscas passassem a dar informações. O Vice presidente já esteve por lá. Qualquer outra manifestação de autoridades não envolvidas na investigação ou nas buscas corre o sério risco de transformar o assunto em palanque. Não há nada a ser declarado alem do que já foi. só o tempo trará novidades ao caso, resta ter paciência para permitir aos técnicos identificar corretamente os corpos encontrados e, só então, enrega0los a seus familiares.

que essas pessoas que perderam alguem neste acidente possam encontrar conforto...

#7 Han Solo

• Usuários
  • 482 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:18/11/1973
Reputação: 2

Postado 09 de junho de 2009 - 15:10

QUOTE(Flagship @ Jun 9 2009, 02:40 PM) <{POST_SNAPBACK}>
E além disso saiu com aquela no dia seguinte ou no segundo dia ao dizer que para um país que encontrou petróleo a 6 mil metros de profundidade poderia muito bem encontrar uma caixa preta de uma aeronave a 4 mil metros de profundidade.

Essa afirmação está errada? Ou é mentirosa? Ou insensível? Ainda não sei qual é a grande questão nela.

Compartilho a dor dos que perderam parentes e amigos nesse fatídico vôo, contudo, isso não é justificativa para ter um tratamento especial.

Alguem citou que o presidente da França deu mais apoio. Pô, o cara foi no CDG no dia do acidente, apenas isso e dias depois ele estava viajando, pois como qualquer lider de Estado, ele tem uma agenda a cumprir.
Se não há apoio do Governo, de quem são as aeronaves e embarcações que estão initerruptamente desde o dia do acidente fazendo buscas no oceano. Que apoio está faltando? O que eu vejo são as forças armadas fazendo um execelente trabalho, apesar dos poucos recursos disponíveis.

QUOTE(Flagship @ Jun 9 2009, 02:40 PM) <{POST_SNAPBACK}>
E sem falar que indiretamente se for pensar bem ele foi responsável por 353 mortes nos 2 piores acidentes aéreos no país.

Issa afirmação nem merece comentário. suicide_anim.gif

#8 Flytronix

• Desligados
  • 2219 Postagens
  • Cidade/UF/País:SBMT
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Postado 09 de junho de 2009 - 16:37

QUOTE(Han Solo @ Jun 9 2009, 04:10 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Essa afirmação está errada? Ou é mentirosa? Ou insensível? Ainda não sei qual é a grande questão nela.

A comparação é absurda, são cenários completamente diferentes, métodos diferentes, tecnologias diferentes. Assim como todas as analogias utilizadas pelo supremo analfabeto: sem pé nem cabeça.

Abraços

#9 Han Solo

• Usuários
  • 482 Postagens

Postado 09 de junho de 2009 - 16:45

QUOTE(Flytronix @ Jun 9 2009, 04:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A comparação é absurda, são cenários completamente diferentes, métodos diferentes, tecnologias diferentes. Assim como todas as analogias utilizadas pelo supremo analfabeto: sem pé nem cabeça.

Abraços

Cenário: Profundidades superiores a 4000m
Metódo: Pulsos ultrasônicos, navios de sismica.
Tecnologia: Sonares, análise de solo marinho, ROV`s

A única diferença é o objetivo.

#10 Flytronix

• Desligados
  • 2219 Postagens

Postado 09 de junho de 2009 - 17:44

QUOTE(Han Solo @ Jun 9 2009, 05:45 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Cenário: Profundidades superiores a 4000m
Metódo: Pulsos ultrasônicos,
Tecnologia: Sonares, ROV`s

Os citados acima não são utilizados em nenhuma parte do processo de geofísica envolvido na prospecção de hidrocarbonetos.

navios de sismica - análise de solo marinho,

Não conheço a fundo os métodos e tecnologias utilizados nas buscas da caixa-preta, mas acredito que muito pouco (ou nada) do que foi citado acima auxiliaria de alguma forma nas buscas.

Portanto, repito: são processos completamente diferentes.

Abraços

#11 Flytronix

• Desligados
  • 2219 Postagens

Postado 09 de junho de 2009 - 18:15

Complementando a mensagem acima, escrita na pressa:

Inclusive, quem irá realizar as buscas pela caixa-preta do AF447 serão países como a França e os EUA, e não o Brasil.

Abraços

#12 Junior Negreiros

• Usuários
  • 156 Postagens
  • Cidade/UF/País:Fortaleza/ce/brasil
  • Data de Nascimento:10/06/1987
Reputação: 37

Postado 09 de junho de 2009 - 20:12

Olha, é um absurdo a quantidade de asneiras que se fala aqui no forum. O presidente deve prestar cordialidade, e não ficar 24 hrs por dia acalentando as lagrimas dos parentes, ate porque o mundo não acabou por conta deste acidente minha gente. As pessoas parecem aproveitar momentos de de maior emoção, para introduzir opiniões tendenciosas como essas.

#13 J.Leo

• Usuários
  • 628 Postagens
  • Cidade/UF/País:B.Hte
  • Data de Nascimento:18/09/1955
Reputação: 422

Postado 09 de junho de 2009 - 21:59

A mania nacional dos últimos tempos, a politização de determinados fatos do cotidiano nacional, (por parte de alguns espertinhos, independentemente de serem oposição ou situação, nesta mixórdia que chamam de política), neste caso,
em cima da desgraça, que se abateu sobre essas famílias. Uma total falta de respeito ao bom senso.
Este assunto nada tem a ver, com o propósito do Fórum.

J.Leo.

#14 Kleber

• Moderador
  • 10262 Postagens
  • Interests:Mulher :P
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:17/12/1966
Reputação: 805

Postado 09 de junho de 2009 - 22:29

Se o presidente vai lá: "Tá vendo? Fica fazendo política em cima de uma tragédia - só tá querendo aparecer"

Se não vai: "Tá vendo? Ele tá pouco se borrando prás familias"

suicide_anim.gif

#15 PR-GGG

• Usuários
  • 3636 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:29/05/1993
Reputação: 41

Postado 09 de junho de 2009 - 22:32

Este energúmene até hoje não fez pronunciamentos oficiais sobre o acidente.

#16 Kleber

• Moderador
  • 10262 Postagens
  • Interests:Mulher :P
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:17/12/1966
Reputação: 805

Postado 09 de junho de 2009 - 22:33

QUOTE(PR-GGG @ Jun 9 2009, 10:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Este energúmene até hoje não fez pronunciamentos oficiais sobre o acidente.

Volto ao que disse no post acima do seu. poke.gif

#17 Stratocruiser

• Consultor
  • 5753 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:12/03/1981
Reputação: 871

Postado 09 de junho de 2009 - 22:41

No último acidente da TAM, o governador José Serra foi ao local da tragédia e foi rapidamente acusado de "oportunista" e de querer se "aproveitar da desgraça alheia".

Ou seja: se o governante se cala, mas coloca todo o aparato governamental à disposição, como faz o presidente Lula, é criticado por "falta de apoio". Se demonstra apoio publicamente, acaba sendo acusado de "oportunista".

Só mesmo pensando na angústia dessas famílias é que pode-se entender esse comportamento. Já os que querem criar fatos sobre a opinião das famílias, esses é que não merecem perdão mesmo.

EDIT: exatamente o que disse o Kleber

Editado por Stratocruiser, 09 de junho de 2009 - 22:42 .

#18 Han Solo

• Usuários
  • 482 Postagens

Postado 10 de junho de 2009 - 01:31

QUOTE(Flytronix @ Jun 9 2009, 05:44 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Os citados acima não são utilizados em nenhuma parte do processo de geofísica envolvido na prospecção de hidrocarbonetos.

Se não são eu gostaria que me mandasse uma MP dizendo como é feito um "mapa" do leito oceânico. Satélite????

QUOTE(Flytronix @ Jun 9 2009, 05:44 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Portanto, repito: são processos completamente diferentes.

Em momento algum comentei que o processo era o mesmo. Contudo a tecnologia é a mesma, muda o objetivo.

Resumindo, ainda não sei qual é o absurdo dizer que um país que tem tecnologia para encontrar petróleo a 6mil metros tem tecnologia para encontrar uma caixa preta a 4mil.

Editado por Han Solo, 10 de junho de 2009 - 01:33 .

#19 Flytronix

• Desligados
  • 2219 Postagens

Postado 10 de junho de 2009 - 09:45

QUOTE(Han Solo @ Jun 10 2009, 01:31 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Se não são eu gostaria que me mandasse uma MP dizendo como é feito um "mapa" do leito oceânico. Satélite????

Através de estudos nos campos de sísmica passiva, magnetometria e gravimetria. Nenhum desses, acredito eu, utilizados na busca pelas caixa-pretas. Até mesmo porque são de altíssimos custos de realização.

Em momento algum comentei que o processo era o mesmo. Contudo a tecnologia é a mesma, muda o objetivo.

Como descrito acima, tecnologia e processo completamente diferentes.

Resumindo, ainda não sei qual é o absurdo dizer que um país que tem tecnologia para encontrar petróleo a 6mil metros tem tecnologia para encontrar uma caixa preta a 4mil.

É tão absurdo e irreal, que o Brasil nem sequer participará das buscas pela caixa-preta, pois não detém a tecnologia necessária. O sapão barbudo não deve saber nem o que é uma caixa-preta, imagina se saberia quais os procedimentos utilizados em suas buscas.

Abraços

Editado por Flytronix, 10 de junho de 2009 - 09:48 .

#20 dbueno

• Desligados
  • 223 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas/SP/BR
  • Data de Nascimento:06/03/1978

Postado 10 de junho de 2009 - 10:01

Vem cá, pra que o Presidente tem de comentar algo? É um clichê o que vou dizer, mas, acidentes acontecem...e o tempo todo...é um circo esse negócio de acidente aéreo...os familiares se acham mais importantes que os próprios passageiros que já estão mortos...

Achei ridículo também luto de 3 dias...

E acho ridículo o Datena falando "piTÔ" 5469 x hoje pela manhã...

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)