Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Gol é condenada por maltratar animais durante voo

Já existem 26 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 O Perguntador

• Usuários
  • 202 Postagens
  • Cidade/UF/País:London, UK
  • Data de Nascimento:17/11/1989
Reputação: 0

Postado 18 de junho de 2009 - 03:13

Gol é condenada por maltratar animais durante voo

JB Online

RIO - A Primeira Turma Recursal do Rio de Janeiro manteve a sentença que condenava a companhia aérea Gol a pagar R$ 8 mil de indenização, a título de dano moral, a uma passageira por maus tratos aos seus animais. A sentença em primeira instância é da juíza Isabela Lobão dos Santos, titular do 20º Juizado Especial Cível, da Ilha do Governador.

Cintia Leisgold viajou de São Paulo ao Rio de Janeiro com um gato e um cachorro. No momento do embarque, porém, ela foi avisada de que o voo partiria de outro aeroporto e que os animais seriam transportados para o novo local junto com as bagagens. Na chegada ao Rio, percebeu que os animais estavam estressados, desidratados e com o batimento cardíaco acelerado.

http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/0.../e180617536.asp

#2 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989
Reputação: 500

Postado 18 de junho de 2009 - 03:35

Será que foram feitos exames veterinários que comprovassem a versão da passageira?

Editado por thiago_SJK, 18 de junho de 2009 - 03:36 .

#3 kari0ca

• Usuários
  • 1151 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:22/08/1980
Reputação: 71

Postado 18 de junho de 2009 - 05:38

QUOTE(thiago_SJK @ Jun 18 2009, 07:35 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Será que foram feitos exames veterinários que comprovassem a versão da passageira?

Quando eu li a noticia pensei a mesma coisa.

E mesmo que os animais estivessem: "estressados, desidratados e com o batimento cardiaco acelerado", não seria normal, pois é uma situação pouco comum para os animais?
Ah e outra coisa, sobre os desidratados, a senhora em questão comprou a passagem para o animal, e lá nas condições do contrato estava explicito que iriam dar agua e serviço de bordo para o animal?

Haja paciencia, e ainda por cima ocupam um tribunal com uma causa dessas.

#4 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4827 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 425

Postado 18 de junho de 2009 - 10:17

derem barra de cereal pros dog & cats!!!!

no começo quando li "animais" pensei em passageiros animais!

#5 Galeão-Cumbica

Vulgo GIG-GRU

• Moderador
  • 3477 Postagens
Reputação: 310

Postado 18 de junho de 2009 - 11:27

QUOTE(kari0ca @ Jun 18 2009, 05:38 AM) <{POST_SNAPBACK}>
ainda por cima ocupam um tribunal com uma causa dessas.

O que tem de juiz na bronca com empresa aérea não é brincadeira. Qualquer ação é ganha, por mais absurda e revoltante que seja.

#6 JJNVT

• Membro Honorário
  • 1173 Postagens
  • Cidade/UF/País:Itajaí/SC/Brasil
  • Data de Nascimento:04/02/1980
Reputação: 66

Postado 18 de junho de 2009 - 12:27

QUOTE(thiago_SJK @ Jun 18 2009, 03:35 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Esses animais nao deveriam estar sedados exatamente para evitar o stress? Quando levei meu gato a NVT o coitado chegou la "mansinho, mansinho"! Foi se localizar so umas duas horas depois que chegamos em casa. E eu la na cabine preocupado com ele no porao, hehe.
Sem o sedativo e logico que qualquer animal vai chegar estressado! Se o sedativo foi dado em um aeroporto pela passageira, antes de "despachar" os bichos, so o tempo do traslado ao outro aeroporto, embarque e voo ja sao suficientes para acabar com o efeito e deixa-los "acordados" de novo.
Quanto a desidratacao, aviao desidrata qualquer um, no porao ou na cabine! Deixa ela sem agua pra ver como chega!!!

QUOTE(Stelios the Greek @ Jun 18 2009, 10:17 AM) <{POST_SNAPBACK}>
no começo quando li "animais" pensei em passageiros animais!

Eu imaginei os bichos voando na cabine com ela e tentei pensar como alguem conseguiria maltrata-los na frente dela!

#7 PR-GOK

• Usuários
  • 2191 Postagens
  • Interests:Aviação...
  • Cidade/UF/País:Maringá
  • Data de Nascimento:09/08/1982
Reputação: 264

Postado 18 de junho de 2009 - 13:29

No check-in, enquanto preenchemos o NOTOC, é feita uma lista de perguntas de rotina, entre elas, se o animal está sedado. Se a pax disser que sim, como vamos saber se de fato ela está falando a verdade?

Também, é colocado se a vacinação está ok, se o animal está sedado, e o mais importante, "não alimentar o animal"...
Se tudo foi feito nos conformes, naum tem pq desse processo não...

#8 Márcio Santos

• Usuários
  • 2255 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /SP/ BRASIL
  • Data de Nascimento:15/11/1982
Reputação: 999

Postado 18 de junho de 2009 - 13:31

galera to sem nada pra fazer....

vamos processar uma aérea aí?

to pensando em processar por maus tratos aos passageiros, afinal faz tempo que não tem promoção de 1 real....

isso não é admissivel! poke.gif

abrasss pilotogw1.gif

#9 Marcelo Senna

• Usuários
  • 996 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba-Pr-Brasil
  • Data de Nascimento:20/09/1985
Reputação: 1

Postado 18 de junho de 2009 - 14:00

Não é a questão do vôo só que está sendo levado em conta. O caso de os animais estarem desidratados e stressados pode ter sido pelo motivo deles terem sido deixados no sol, pode ter havido stress porque os animais podem ter demorado horas para serem levados do aeroporto X para o aeroporto Y.
Se houve uma alteração de aeroporto cabia sim a companhia fornecer alimento para os animais, pois os animais estavam sobre a custódia da companhia, durante esta troca de aeroporto que pode ter demorado algumas horas.
Os animais devem ter sido preparados pela passageira para aguentar o tempo de sua viagem, e não troca de aeroporto, atraso de vôo, etc...
Eu mesmo já presenciei, eles desembarcando um animal, jogaram ele para o carro como jogam as bagagens e ainda ficou mais de 15 minutos no sol forte, de meio dia.

Estou partindo da especulação, sabendo o que de fato houve, só tendo acesso ao processo, pois a reportagem não explica muita coisa.

Abraços

#10 Varig_777

Varig_777

• Usuários
  • 2894 Postagens
Reputação: 151

Postado 18 de junho de 2009 - 14:34

QUOTE(kari0ca @ Jun 18 2009, 05:38 AM) <{POST_SNAPBACK}>
E mesmo que os animais estivessem: "estressados, desidratados e com o batimento cardiaco acelerado", não seria normal, pois é uma situação pouco comum para os animais?
Ah e outra coisa, sobre os desidratados, a senhora em questão comprou a passagem para o animal, e lá nas condições do contrato estava explicito que iriam dar agua e serviço de bordo para o animal?

Animais quando despachados no porão da aeronave são considerados carga, carga de animais vivos. A empresa transportadora é a responsável por tudo que envolva a carga em questão após a aceitação, no caso de carga viva inclui alimentação, hidratação (água), etc.

A única coisa que não tenho certeza agora é se no caso de alimentação, o embarcador tem que fornecer à transportadora o alimento, mas acredito que sim.

#11 T-6D

• Usuários
  • 1428 Postagens
  • Cidade/UF/País:Lagoa Santa/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:31/07/1970
Reputação: 277

Postado 18 de junho de 2009 - 14:36

A reportagem parece estar faltando algumas informações , mas com as foram passadas acredito que houve erro da cia em ter feito o transito de aeroporto/aeroporto com esses animais.
Sabemos que quando ocorre um cancelamento e a transferencia de aeroporto/aeroporto o mesmo ocorre de forma, quase sempre, atabalhoada pelos problemas operacionais que sempre convivemos nos aeroportos que ninguem fica sabendo .
O procedimento apropriado era acionar o passageiro e realocar em outro voo no mesmo aeroporto com os animais voltando para o proprietario no intervalo entre um voo e outro com a condição que o embarque não fosse superior a 3 horas de quando foi ministrado o sedativo aos animais.Com a transferencia de aeroporto / aeroporto muito provavelmente estes animais ficaram dentro das gaiolas mais do que o efeito do medicamento ocasionando o problema.

#12 Yoshioff

• Usuários
  • 4120 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:06/10/1989
Reputação: 5

Postado 18 de junho de 2009 - 21:29

Poisé em relação a desidratação dos animais isto é realmente grave, porém principalmente para os felinos que não estão adaptados a sair de casa, eles ficam estressados mesmo isso é absolutamente normal, já os cães dependendo do tipo de criação, eles não sentem tanto, imagino para um animal que não está adaptado nem a andar de carro, voar e ainda mais num porão escuro... Para este tipo de transporte eu acho que deveria ser obrigatório o uso de sedativo para que os animais não sintam tanto. Pois até para nós humanos alguns de nós quando viajamos de avião sentimos-nos muito mal.

#13 Mastercaptain

• Consultor
  • 6423 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
Reputação: 2631

Postado 18 de junho de 2009 - 23:12

Consta nos anais das historias antigas, que este caso aconteceu na Varig , mas que de tão interessante o ocorrido foi adaptado para alavancar o prestigio de outras companhias.

Uma madame que passava a temporada de verão em Paris, resolveu voltar ao Brasil para enterrar a Lulu, sua cachorrinha de estimação. Despachou ela dentro de uma caixa de transporte padrão de animais com destino ao Brasil. Chegando o pequeno animalzinho morto, o pessoal de terra do Galeão, sem prestar atenção a documentação apavorou-se ao perceber que se tratava de um cachorro morto. O gerente foi acionado, corre corre geral, tendo em vista que a proprietária da Lulu era uma socialite carioca de grande prestigio.

O gerente da Varig correu os quatro cantos da cidade rapidamente e arrumou uma cadelinha idêntica a Lulu. A madame do alto de seu sapato e de suas roupas caras e penduricalhos já esbravejava no balcão da empresa uma satisfação da Lulu quando de repente o gerente sai de uma porta e com uma “Lulu” cheia de sasaricos no braço e apresenta-a a madame. A pobre( de espírito ) senhora suspira, grita em voz alta RESSUSITARAM A LULU e desmaia.

#14 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1882

Postado 19 de junho de 2009 - 00:39

QUOTE(JJNVT @ Jun 18 2009, 12:27 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Esses animais nao deveriam estar sedados exatamente para evitar o stress? Quando levei meu gato a NVT o coitado chegou la "mansinho, mansinho"! Foi se localizar so umas duas horas depois que chegamos em casa. E eu la na cabine preocupado com ele no porao, hehe.
Sem o sedativo e logico que qualquer animal vai chegar estressado! Se o sedativo foi dado em um aeroporto pela passageira, antes de "despachar" os bichos, so o tempo do traslado ao outro aeroporto, embarque e voo ja sao suficientes para acabar com o efeito e deixa-los "acordados" de novo.
Quanto a desidratacao, aviao desidrata qualquer um, no porao ou na cabine! Deixa ela sem agua pra ver como chega!!!

Eu imaginei os bichos voando na cabine com ela e tentei pensar como alguem conseguiria maltrata-los na frente dela!

é proibido transportar animal vivo dopado, seja no porão ou na cabine de pax.
devido a pressurização, quando transportado no porão, se o animal estiver sedado, pode levar aoóbito do animal devido ao efeito do sedativo, aumentado pela diminuição de pressão e pela temperatura do porão (snme, só os a330 (e alguns) tem a opção de climatizar o porão).

logo, animal sedado não é transportado.

Estresse é mais que previsto. Ambiente escuro e confinado, sem água, comida, ruído e temperatura fora do normal...

e o animal pode (e provavelmente vai) chegar com sinais de desidratação E stress. até nós humanos sofremos com a umidade baixa no avião.

#15 José

• Usuários
  • 370 Postagens
  • Cidade/UF/País:Itabuna/BA - Brasil
  • Data de Nascimento:27/05/1984
Reputação: 3

Postado 19 de junho de 2009 - 02:06

QUOTE(Márcio Santos @ Jun 18 2009, 01:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
galera to sem nada pra fazer....

vamos processar uma aérea aí?

to pensando em processar por maus tratos aos passageiros, afinal faz tempo que não tem promoção de 1 real....

isso não é admissivel! poke.gif

abrasss pilotogw1.gif

Ah Márcio,causa ganha..diz ai quanto você tá precisando!? secret.gif
Chega a ser Abusivo determinados processos!

#16 JJNVT

• Membro Honorário
  • 1173 Postagens
  • Cidade/UF/País:Itajaí/SC/Brasil
  • Data de Nascimento:04/02/1980
Reputação: 66

Postado 19 de junho de 2009 - 03:33

QUOTE(Omykron @ Jun 19 2009, 12:39 AM) <{POST_SNAPBACK}>
é proibido transportar animal vivo dopado, seja no porão ou na cabine de pax.
devido a pressurização, quando transportado no porão, se o animal estiver sedado, pode levar aoóbito do animal devido ao efeito do sedativo, aumentado pela diminuição de pressão e pela temperatura do porão (snme, só os a330 (e alguns) tem a opção de climatizar o porão).

logo, animal sedado não é transportado.

Estresse é mais que previsto. Ambiente escuro e confinado, sem água, comida, ruído e temperatura fora do normal...

e o animal pode (e provavelmente vai) chegar com sinais de desidratação E stress. até nós humanos sofremos com a umidade baixa no avião.

Omykron, me desculpa mas ocorre exatamente o contrário.

Veja o exemplo do Fokker 100, que não tem renovação de ar nos porões. O porão é todo dividido por redes e no momento do carregamento a posição logo à frente da porta (não lembro o nome que se dá a essa seção!) é reservada para acomodar os animais vivos. À sua volta, dentro daquela seção limitada pelas redes, não é permitida a acomodação de bagagens para permitir uma maior circulação de ar.
Durante o voo o animal fica estressado, se agita demais e acelera os batimentos cardíacos e consequentemente aumenta a respiração, consumindo cada vez mais rápido o oxigênio que já é restrito naquele local. É exatamente para evitar a morte do animal que ele deve voar sedado, pois ele passa a respirar de maneira mais "espaçada" e tem maiores chances de chegar bem ao destino.
A TAM não aceitava o transporte de animais vivos nos voos mais longos do F100, havia limitação de tempo de voo para isso.
A título de curiosidade, o F100 não tem renovação de ar nos porões porque também não tem extintores de incêndio ali instalados. O fogo, quando se instala, consome rapidamente o ar do porão e acaba apagado por abafamento.

Mas o caso do F100 era só o mais "crítico", mesmo com renovação de ar na frota Airbus nós também transportams os animais somente quando sedados.
Quanto à climatizacão, o A330 só permite controlar a temperatura da última seção do porão traseiro, chamada de Bulk, onde são transportados os animais v thumbsup.gif ivos.

Quando levei meu gato para NVT eu fui instruido pela Varig a procurar a veterinária dele para conseguir o atestado de vacina e autorização para a sua viagem, se bem me recordo era algum documento com o timbre do Estado de São Paulo, e também o sedativo, que ela me entregou em uma seringa (sem a agulha) que eu deveria aplicar na boca dele no momento de entregá-lo ao check-in, para que o efeito durasse até depois da chegada a NVT. Eu mesmo tive que fazer esta aplicação, o funcionário da Varig disse que não poderia fazê-lo.

No caso dos animais que viajam na cabine de passageiros, a aplicação do sedativo não é necessária porque a circulação de ar é constante e ele não corre riscos.
Algo que de fato nos dá um certo trabalho durante voos longos é convencer os donos dos animais que eles não podem sair da gaiola (vá dizer isso à madame dona do Poodle ou do Yorkshire! Não sei qual dos dois é mais chato!). Fora da gaiola só é permitido cão-guia.

#17 T-6D

• Usuários
  • 1428 Postagens

Postado 19 de junho de 2009 - 08:57

QUOTE(JJNVT @ Jun 19 2009, 03:33 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Veja o exemplo do Fokker 100, que não tem renovação de ar nos porões. O porão é todo dividido por redes e no momento do carregamento a posição logo à frente da porta (não lembro o nome que se dá a essa seção!) é reservada para acomodar os animais vivos. À sua volta, dentro daquela seção limitada pelas redes, não é permitida a acomodação de bagagens para permitir uma maior circulação de ar.
Durante o voo o animal fica estressado, se agita demais e acelera os batimentos cardíacos e consequentemente aumenta a respiração, consumindo cada vez mais rápido o oxigênio que já é restrito naquele local. É exatamente para evitar a morte do animal que ele deve voar sedado, pois ele passa a respirar de maneira mais "espaçada" e tem maiores chances de chegar bem ao destino.
A TAM não aceitava o transporte de animais vivos nos voos mais longos do F100, havia limitação de tempo de voo para isso.de, o F100 não tem renovação de ar nos porões porque também não tem extintores de incêndio ali instalados. O fogo, quando se instala, consome rapidamente o ar do porão e acaba apagado por abafamento.

No B737 também é assim,não tem renovação de ar. Tanto que há uma limitação de animais/peso por vôo e horas maximas de duração da etapa para evitar que a quantidade de gás carbonico aumente e mate os animais. O procedimento também é parecido , os embarques de animais vivos ocorrem no porão dianteiro porque geralmente é um porão mais vazio que o traseiro (geralmente).

Nas aeronaves de grande porte geralmente o bulk é o único lugar que tem ar sangrado para uma etapa maior de vôo .

#18 Márcio Santos

• Usuários
  • 2255 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /SP/ BRASIL
  • Data de Nascimento:15/11/1982
Reputação: 999

Postado 19 de junho de 2009 - 09:19

QUOTE(José @ Jun 19 2009, 02:06 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Ah Márcio,causa ganha..diz ai quanto você tá precisando!? secret.gif
Chega a ser Abusivo determinados processos!

hypocrite.gif
to pensando em pedir uns 100 mil, pra comprar um apartamento em moema ou no jabaquara, porque ai sim eu entro com outro processo pelo barulho das aeronaves e faturo quem sabe mais uns 500... quer entrar nessa? negocio da china!!! a gente racha o lucro!
suicide_anim.gif

sempre me disseram que o mercado de ações era promissor, só não sabia que era o de Ações na Justiça...

agora que descobri to rico! rsr jump.gif

abraço

Editado por Márcio Santos, 19 de junho de 2009 - 09:21 .

#19 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1882

Postado 19 de junho de 2009 - 14:24

QUOTE(JJNVT @ Jun 19 2009, 03:33 AM) <{POST_SNAPBACK}>

A TAM não aceitava o transporte de animais vivos nos voos mais longos do F100, havia limitação de tempo de voo para isso.
A título de curiosidade, o F100 não tem renovação de ar nos porões porque também não tem extintores de incêndio ali instalados. O fogo, quando se instala, consome rapidamente o ar do porão e acaba apagado por abafamento.

Mas o caso do F100 era só o mais "crítico", mesmo com renovação de ar na frota Airbus nós também transportams os animais somente quando sedados.
Quanto à climatizacão, o A330 só permite controlar a temperatura da última seção do porão traseiro, chamada de Bulk, onde são transportados os animais v thumbsup.gif ivos.

Quando levei meu gato para NVT eu fui instruido pela Varig a procurar a veterinária dele para conseguir o atestado de vacina e autorização para a sua viagem, se bem me recordo era algum documento com o timbre do Estado de São Paulo, e também o sedativo, que ela me entregou em uma seringa (sem a agulha) que eu deveria aplicar na boca dele no momento de entregá-lo ao check-in, para que o efeito durasse até depois da chegada a NVT. Eu mesmo tive que fazer esta aplicação, o funcionário da Varig disse que não poderia fazê-lo.

No caso dos animais que viajam na cabine de passageiros, a aplicação do sedativo não é necessária porque a circulação de ar é constante e ele não corre riscos.
Algo que de fato nos dá um certo trabalho durante voos longos é convencer os donos dos animais que eles não podem sair da gaiola (vá dizer isso à madame dona do Poodle ou do Yorkshire! Não sei qual dos dois é mais chato!). Fora da gaiola só é permitido cão-guia.

então é procedimento da varig jjnvt.

quando trabalhei no check-in, após várias perguntas para o setor de trafego e security, eles falavam de alto e bom tom. animal não pode voar dopado.

#20 T-6D

• Usuários
  • 1428 Postagens

Postado 19 de junho de 2009 - 14:34

QUOTE(Omykron @ Jun 19 2009, 02:24 PM) <{POST_SNAPBACK}>
então é procedimento da varig jjnvt.

quando trabalhei no check-in, após várias perguntas para o setor de trafego e security, eles falavam de alto e bom tom. animal não pode voar dopado.

Gustavo desculpe me discordar um pouco, mas esta regra não é rígida, uma coisa é quando o pax chega para embarcar com um rottweiller de 60kgs e um com um poodle de 5kgs . No primeiro caso , veterinários aconselham uma pequena dose de um sedativo.
No caso de cães pequenos e gatos não é autorizado ministrar estes medicamentos.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)