Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Presidente de empresa de aviação pede menos exigências do BNDES para compra de jatos da Embraer

Já existem 37 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 E175

• Usuários
  • 11892 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 21 de julho de 2009 - 19:46

Presidente de empresa de aviação pede menos exigências do BNDES para compra de jatos da Embraer

21/07/2009 19h02 - Agência Brasil / O Tempo

Em encontro nesta terça-feira (21) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Trip Linhas Aéreas, José Mario Caprioli, pediu menos exigência nos financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a compra de jatos da Embraer com destino ao mercado regional.

Segundo Caprioli, é cinco vezes mais caro comprar um avião da Embraer para ser usado no país em comparação com os modelos para exportação. A Trip oferece voos para 73 cidades no interior do país. A frota é composta de 26 aeronaves, sendo quatro da Embraer e 22 da Airbus, as últimas financiadas com recursos de banco de fomento francês e italiano.

"O que a gente disse para o presidente [Lula] é que não precisamos de nenhuma vantagem. A gente só quer que para a indústria da aviação regional, dada a potencialidade que existe, haja uma equalização dessas assimetrias, que passam pelo financiamento", disse Caprioli, após o encontro com Lula.

Até 2013, a Trip visa adquirir 60 aviões, a maioria da Embraer. A empresa é formada pela associação dos grupos de transporte rodoviário Caprioli e Águia Branca.

Outras reivindicações da empresa são investimentos governamentais na infraestrutura aeroportuária e redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação. O presidente Lula também fez um pedido para que a companhia invista em rotas para o Mercosul e África.

#2 Thales Coelho

• Usuários
  • 3390 Postagens
  • Interests:Aviação real e virtual, amigos, fotografia...
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG
  • Data de Nascimento:01/04/1989
Reputação: 122

Postado 21 de julho de 2009 - 19:50

Mercosur com a Trip pode ter rotas secundarias bem interessantes, para os ATR e E*175. Um ATR-42 entre Corumba e Santa Cruz de la Sierra, por exemplo, pode ser algo a se pensar, entre varias outras. Agora, Africa???

#3 Fãdaembraer

• Usuários
  • 256 Postagens
  • Cidade/UF/País:Bauru-SP
  • Data de Nascimento:31/03/1964
Reputação: 0

Postado 21 de julho de 2009 - 19:53

QUOTE(Thales Coelho @ Jul 21 2009, 07:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Mercosur com a Trip pode ter rotas secundarias bem interessantes, para os ATR e E*175. Um ATR-42 entre Corumba e Santa Cruz de la Sierra, por exemplo, pode ser algo a se pensar, entre varias outras. Agora, Africa???

Isso mostra o quanto nosso presidente tá por dentro do assunto. suicide_anim.gif

#4 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989
Reputação: 500

Postado 21 de julho de 2009 - 19:55

QUOTE(E175 @ Jul 21 2009, 07:46 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Segundo Caprioli, é cinco vezes mais caro comprar um avião da Embraer para ser usado no país em comparação com os modelos para exportação.

Exagerado... suicide_anim.gif

Perdeu qualquer razão aqui.

Quer dizer que um E-195 custa o mesmo que um B777 no mercado nacional? rofl.gif

QUOTE(E175 @ Jul 21 2009, 07:46 PM) <{POST_SNAPBACK}>

O que ele quer? Financiamento de longo prazo com juros subsidiados e poucas exigências?

Vai lá no Bradesco e no Itaú, então! thumbsdown_still.png

#5 PR-GGG

• Usuários
  • 3636 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:29/05/1993
Reputação: 41

Postado 21 de julho de 2009 - 20:03

Acredito eu que o excesso de exigências do governo na concessão de certos empréstimos evitou o calote em vários casos. Não só o governo mas também os bancos. Os EUA concediam empréstimos à rodo, e deu no que deu.

#6 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7380 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3287

Postado 21 de julho de 2009 - 20:07

Talvez o que o presidente da empresa quis dizer é que as taxas de juros do BNDES é bem mais cara que comparados como outros bancos de fomento, como o Eximbank.

Agora, quem fez esta reportagem, escrever Airbus no lugar de ATR . . . suicide_anim.gif

#7 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens

Postado 21 de julho de 2009 - 20:16

QUOTE(PR-GGG @ Jul 21 2009, 08:03 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Acredito eu que o excesso de exigências do governo na concessão de certos empréstimos evitou o calote em vários casos. Não só o governo mas também os bancos. Os EUA concediam empréstimos à rodo, e deu no que deu.

E mesmo com todas as exigências ainda existe inadimplência. Tudo bem que é a menor do mercado, mas a inadimplência no BNDES fica em torno de 2%. Esse sujeito está reclamando de barriga cheia. Quero ver ele conseguir condições melhores em qualquer banco comercial. Por que a Azul não está tendo problemas com o BNDES? Se há algum problema, é com a empresa dele. Por que não consegue se adequar às exigências?

#8 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3128

Postado 21 de julho de 2009 - 20:32

QUOTE(PR-GGG @ Jul 21 2009, 08:03 PM) <{POST_SNAPBACK}>

EU ja acho que o excesso é exigencias é para garantir o trabalho do cara que faz as 3 vias (branca, amarela e azul), o cara que carimba as 3 vias, o cara que checa o carimbo, o cara que fabrica o carimbo. O cara que recebe a taxa, o cara que checa se a taxa foi paga, o cara que reconhece firma, o cara que tira a copia, o cara que abre o processo, o cara que verifica os processos, o cara que a prova o processo, ...
Alguem ja ouviu falar quem burrocracia?

#9 PR-GGG

• Usuários
  • 3636 Postagens
  • Data de Nascimento:29/05/1993

Postado 21 de julho de 2009 - 21:50

QUOTE(thiago_SJK @ Jul 21 2009, 08:16 PM) <{POST_SNAPBACK}>
E mesmo com todas as exigências ainda existe inadimplência. Tudo bem que é a menor do mercado, mas a inadimplência no BNDES fica em torno de 2%. Esse sujeito está reclamando de barriga cheia. Quero ver ele conseguir condições melhores em qualquer banco comercial. Por que a Azul não está tendo problemas com o BNDES? Se há algum problema, é com a empresa dele. Por que não consegue se adequar às exigências?

Isso aí Thiago, a inadimplência do Brasileiro não deve ter chegado a dos Americanos. Lembro de ter visto um dado onde no setor de cartões de crédito os maus pagadores chegavam a 90%.

#10 ATR Driver

• Usuários
  • 137 Postagens
  • Data de Nascimento:01/02/1980

Postado 22 de julho de 2009 - 14:31

Rapaz, você mal tem 20 anos e já tá todo nervosinho e cheio de razão assim? Imagina você com 40!! Não quero nem ver! Você é filho do Luciano Coutinho? Tá parecendo... com essa defesa ferrenha do BNDES.

Quer dizer que o Brasil não pode ter políticas mais acessíveis aos aviões nacionais? Devemos continuar fazendo leasing em empresas internacionais e continuar pegando aviões americanos e europeus?

Antes de falar mal "desse sujeito aí" (que só é presidente da maior empresa aérea regional da américa latina), lembre-se que a empresa dele é a única que opera aí na sua cidade e tem planos duradouros, diferente das que já passaram por aí. A Azul (que não tem problemas com o BNDES) tem planos pra SJK??

Pense antes de falar meu jovem...

#11 Michel C. Mata

• Usuários
  • 198 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vitória/ES/Brasil
  • Data de Nascimento:25/11/1982
Reputação: 4

Postado 22 de julho de 2009 - 15:34

Caro Crazy Spotter, tudo bem?

Posso estar errado mas a Airbus é dona da EADS e a Aerospatiale e Alenia que produzem os ATRs são subsidiarias, portanto não é "tão errado assim" falar que o ATR pertence ao Grupo Airbus.

Grande abraço!

#12 jpaulo

• Usuários
  • 959 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, RS
  • Data de Nascimento:13/05/1993
Reputação: 0

Postado 22 de julho de 2009 - 16:12

QUOTE(Michel C. Mata @ Jul 22 2009, 03:34 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Posso estar errado mas a Airbus é dona da EADS e a Aerospatiale e Alenia que produzem os ATRs são subsidiarias, portanto não é "tão errado assim" falar que o ATR pertence ao Grupo Airbus.

Grande abraço!

A EADS é dona da Airbus e da ATR.

#13 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7380 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3287

Postado 22 de julho de 2009 - 16:17

QUOTE(Michel C. Mata @ Jul 22 2009, 04:34 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Grande abraço!

Sim Michel, pensei nisso, mas creio que ainda é um erro grotesco falar que tem Airbus na frota. A EADS é a proprietária da Airbus, 50% da ATR (em conjunto com a Alenia). A Aerospatiale fundiu com a DASA e CASA para formar a EADS.

Abraços

#14 TMA-SP

• Usuários
  • 2585 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas-SP
  • Data de Nascimento:05/06/1987
Reputação: 93

Postado 22 de julho de 2009 - 16:20

Por que a Azul não está tendo problemas com o BNDES? Se há algum problema, é com a empresa dele. Por que não consegue se adequar às exigências?

Lembre-se que a compra foi feita pela Jetblue e não pela Azul.

#15 A320 PR-MAW

• Usuários
  • 5713 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curtiba - PR
  • Data de Nascimento:07/10/1988
Reputação: 926

Postado 22 de julho de 2009 - 16:22

QUOTE(jpaulo @ Jul 22 2009, 04:12 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A EADS é dona da Airbus e da ATR.

exato wink.gif

mas, isso é detalhe insignificante, todos aqui sabemos que ele quis dizer ATR, fim de papo

#16 SOUSA CPV

• Usuários
  • 2287 Postagens
  • Interests:Conhecimento e troca de informações
  • Cidade/UF/País:Campina Grande / Paraíba / Brasil
  • Data de Nascimento:02/04/1975
Reputação: 192

Postado 22 de julho de 2009 - 16:32

Não sei pq mas tenho um pé atrás com a AZUL, foi muito rápido a chegada de aeronaves
fechamos de compra, bem como a grana liberada pelo BNDES para AZUL se expandir.

#17 A320 PR-MAW

• Usuários
  • 5713 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curtiba - PR
  • Data de Nascimento:07/10/1988
Reputação: 926

Postado 22 de julho de 2009 - 16:40

QUOTE(SOUSA CPV @ Jul 22 2009, 04:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não sei pq mas tenho um pé atrás com a AZUL, foi muito rápido a chegada de aeronaves
fechamos de compra, bem como a grana liberada pelo BNDES para AZUL se expandir.

não sei... ficamos quase um ano já sabendo que teríamos uma CIA nova, então acho que tiveram tempo de passar pela burocracia...

se for tudo planejado, dá certo, talvez a Trip não tenha planejado com muita antecedência e esteja querendo os aviões "pra já", aí fica complicado mesmo

#18 E175

• Usuários
  • 11892 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 22 de julho de 2009 - 16:41

QUOTE(Cmte. Rodolfo @ Jul 22 2009, 04:20 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Pela jetBlue? A nota do site do BNDES dá a entender que foi direto com a Azul, em moeda nacional.

O BNDES contratou financiamento de R$ 254 milhões para a nova empresa aérea Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A adquirir quatro aeronaves fabricadas pela Embraer, sendo uma modelo ERJ-195 e três, modelo ERJ-190. Os aviões serão destinados ao transporte doméstico e deverão ter configuração de 106 (ERJ-190) e 118 assentos (ERJ-195).

Trata-se do primeiro financiamento em moeda nacional aprovado pelo BNDES para a compra de aeronaves destinadas ao mercado doméstico. O financiamento, no âmbito das linhas de crédito de infraestrutura logística, contribuirá para o fortalecimento do setor aeronáutico brasileiro. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras iniciou suas operações em dezembro do ano passado. O crédito aprovado pelo Banco corresponde a 85% do investimento total. Cinquenta por cento do montante será financiado diretamente pelo BNDES e outros 50% serão repassados pelo Banco do Brasil.

#19 Varig_777

Varig_777

• Usuários
  • 2894 Postagens
Reputação: 151

Postado 22 de julho de 2009 - 19:04

Negativo!

As aeronaves financiadas pelo BNDES são financiadas diretamente pela AZUL. As aeronaves que a JetBlue repassou à AZUL via arrendamento são aeronaves que já tinham sido compradas por ela e que devido à crise não seriam colocadas em operação no momento, então foi criada a Jetscape que arrendou essas acfts à AZUL.

Com o BNDES a Azul conseguiu 4 aeronaves, 1 E195 e 3 E190. Da JetBlue tem umas 4 ou 5 aeronaves na frota apenas, as demais são de outros bancos. Vamos ter um pouco de cuidado antes de sair afirmando certas coisas tão categoricamente assim, pode estar errada a informação de que dispomos wink.gif

Editado por Varig_777, 22 de julho de 2009 - 19:07 .

#20 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens

Postado 22 de julho de 2009 - 19:45

QUOTE(ATR Driver @ Jul 22 2009, 02:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Rapaz, você mal tem 20 anos e já tá todo nervosinho e cheio de razão assim? Imagina você com 40!! Não quero nem ver! Você é filho do Luciano Coutinho? Tá parecendo... com essa defesa ferrenha do BNDES.

Quer dizer que o Brasil não pode ter políticas mais acessíveis aos aviões nacionais? Devemos continuar fazendo leasing em empresas internacionais e continuar pegando aviões americanos e europeus?

Antes de falar mal "desse sujeito aí" (que só é presidente da maior empresa aérea regional da américa latina), lembre-se que a empresa dele é a única que opera aí na sua cidade e tem planos duradouros, diferente das que já passaram por aí. A Azul (que não tem problemas com o BNDES) tem planos pra SJK??

Pense antes de falar meu jovem...

Pode ter certeza que eu pensei muito bem antes de falar e não é porque a Trip é a única companhia a operar na minha cidade ou pelo fato de a Embraer ficar aqui sediada que eu virarei defensor ferrenho das duas empresas. Eu procuro ser sempre ponderado e imparcial em minhas postagens e repudio qualquer forma de bairrismo que venha a aparecer. Já você, pelo próprio nickname e postagens mais antigas, não parece ser a pessoa mais imparcial quando o assunto diz respeito à Trip... poke.gif

Desejo sucesso às duas empresas (Trip e Embraer), mas também defendo igualdade de tratamento em relação a todas as demais empresas do PAÍS que venham buscar financiamento na notável e importante instituição que é o BNDES. Não pode haver facilitação à Trip. Se todas precisam cumprir certas exigências, de forma a proporcionar o melhor uso e o menor risco a um dinheiro que pertence a todos nós, BRASILEIROS, não existe razão para a Trip receber "facilitações". Se a companhia está tendo dificuldades para se adequar às exigências, a culpa deve ser de seus fundamentos técnicos e econômicos e não da quantidade de exigências.

Por isso, fazendo uma metáfora, acho que o presidente da companhia deveria se preocupar mais em estudar para passar no vestibular do que ficar gritando por cotas para os menos preparados.

Antes que me esqueça, com GRU aqui do lado pode ter certeza que falta de acesso ao transporte aéreo é o menor dos problemas para os joseenses. É muito melhor ter um aeroporto próximo com centenas de vôos todos os dias e para todos os cantos do que ter um aeroporto medíocre com alguns poucos vôos para um ou dois destinos e altamente dependente de conexões. Eu não tenho nenhuma dúvida de que a proximidade de GRU traz muito mais benefícios a minha cidade do que os eventuais prejuízos causados pelo apequenamento de SJK. Aliás, acho que isso é até bom, já que a Embraer tem toda a liberdade para seus vários touch and go que ocorrem diariamente. Mas isso é assunto para outro tópico.

Abraços.

Negativo, Rodolfo.

A Azul não é e nem pode ser subsidiária da JetBlue e, por isso, não poderia haver esse tipo de operação. O que aconteceu, como outros colegas já ressaltaram, foi que alguns dos E-190 da Azul vieram arrendados da JetBlue e outros foram comprados diretamente da Embraer com financiamento do BNDES.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)