Jump to content

Photo

EDA - Uma manobra que quase leva um.

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
75 replies to this topic

#61 Bonotto

Bonotto
  • Moderador
  • 8,331 posts

Posted 07 de August de 2009 - 16:40

So para rever:

#62 AlexVenturine

AlexVenturine
  • Usuários
  • 934 posts

Posted 07 de August de 2009 - 17:01

Sobre o coment do Thiago:
O ministério da Saúde adverte: "O contato radar com esses posts sensacionais é prejudicial à saude e causa dependência".

#63 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,902 posts

Posted 07 de August de 2009 - 20:46

Conclamo-vos a apreciar.

O REI e os REIS.

Trilha sonora 10
Imagens 10
Rio 1968 10
Avião 10
Pilotos 10

Esse é o legado, a tradição, que permanece no rastro da fumaça.

Abraços.

#64 T-6D

T-6D
  • Usuários
  • 2,466 posts

Posted 08 de August de 2009 - 01:17

QUOTE(Thiago @ Aug 7 2009, 08:46 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Conclamo-vos a apreciar.

O REI e os REIS.

Trilha sonora 10
Imagens 10
Rio 1968 10
Avião 10
Pilotos 10

Esse é o legado, a tradição, que permanece no rastro da fumaça.

Abraços.

Sintetizou tudo. Realmente essa sintonia fina é que demonstra o que move um fumaceiro reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif

#65 Kellet

Kellet
  • Membro Honorário
  • 2,312 posts

Posted 08 de August de 2009 - 12:25

Thiago,

Mas uma vez os teus posts sobre a EDA/Esquadrilha da Fumaça são esclarecedores e excelentes. Obrigado pelas respostas, ilustradas !!!!
Aa tuas "palestras" sobre o assunto já são parte da rotina do CR.

Fantastico o texto do Cel Flemming, sem comentários.
Idem pro video da Fumaça com o Roberto Carlos.
O Rio de Janeiro daquela epoca é imcomparavel, e combinava perfeitamente com o som e as passagens dos T6.
Acrescento um 10 para o Impala Cupe 65, azul metalico, carrão de uma epoca recheada de V8tões americanos, das arrancadas na Av. Atlantica com pneus cantando e deixando (também) um rastro de fumaça... !!!

Esperando pela oportunidade de voar com o amigo num EMB 120, ou quem sabe, num futuro bem proximo, num EMB 145 !!!

Grande Abraço

Antonio

#66 Charlie Mike

Charlie Mike
  • Usuários
  • 508 posts

Posted 08 de August de 2009 - 14:00

QUOTE(Thiago @ Aug 3 2009, 08:20 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Comentários que MERECEM ser tecidos, em virtude do ocorrido:

-Essa manobra NÃO iria levar mais um não. A aeronave tem assento ejetável, e o avião estava dentro do envelope de ejeção. Antes que alguém me pergunte COMO eu sei que estavam em condições de ejeção, basta lembrar que o Martin Baker dos T-27 pede como referências mínimas de ejeção, velocidade acima de 60kt e altura 0.

-Essa manobra POSSUI um backup de segurança que foi utilizado.

-As manobras do Esquadrão possuem sim uma low line baixa, em virtude do treinamento que eles tem, tanto para fazê-las , quanto para agirem de modo quando algo não dá como eles esperam. Sendo assim, realmente impressiona qualquer coisa que fuja do habitual.

-É justo deixarmos claro, que, TODAS, as manobras, TODAS são exaustivamente treinadas, e TODAS possuem sim procedimentos de segurança para evitar quaisquer problemas que possam acontecer durante a execução das mesmas.

-A fumaça já está a 15 anos sem nenhum acidente fatal porque justamente estuda , pratica, treina, elabora, executa todas as manobras. A título de informação, em Dayton, o FAA exigiu um display diferente do executado normalmente, pois para eles, algumas manobras não podem ser executadas lá - Por exemplo: A curva de dorso invertida não pode ser feita lá, porque segundo os sábios yankees, o piloto não tem condições físicas de fazê-las. Mas o Sean Tucker (fã da fumaça) pode.....
Então foram pra Dayton com uma demonstração engessada, mas que ainda assim agradou por lá.

-Eu vi a manobra. Assustou? Assustou! Mas mesmo baixo, ainda exisita ALTURA disponível para recuperação, que foi o que aconteceu. Se a Fumaça voa com 100 pés de limite mínimo, na AFA, é porque sabe que 100 pés ainda são suficientes para , se algo não der certo, ainda ser a margem de segurança disponível.

-Apenas para fecharmos o assunto: Sensacionalismo é uma bactéria que existe em cada vídeo feito, cada linha escrita, e cada foto tirada. Ela só aflora se alguém nutri-la.

Abraços.

- EJETAR no dorso ????????? uhm.gif

#67 Charlie Mike

Charlie Mike
  • Usuários
  • 508 posts

Posted 08 de August de 2009 - 14:10

QUOTE(T6-D @ Aug 6 2009, 12:44 AM) <{POST_SNAPBACK}>
snme após o acidente de Santos, o EDA ficou de molho por um tempo até que todas as aeronaves fossem checadas quanto a situação das asas . As aeronaves somente voltaram a ativa depois de um reforço estrutural providenciado pela Embraer já que a fadiga de material não deveria ocorrer teoricamente naquelas condições já que foram projetadas para durar 20 a 25 anos sob trabalho intenso.
A titulo de curiosidade , chegaram até a falar que baseado nas imagens do cinegrafista amador , a aeronave tinha sido atingida por um OVNI !! E por essa razão a asa teria se quebrado ... unsure.gif Mas pelo que foi comentado realmente foi fadiga de material. Após estes eventos as apresentações do EDA sofreram alterações em busca da maior segurança e algumas manobras especificas com o Tucano não mais foram executadas para preservar a aeronave.

- Não é a tôa que as asas dos tucanos construídos pela SHORT e incorporados na RAF usam outro modelo de asa e motor.
- A FAB já tinha sido informada da fadiga. secret.gif

#68 Rafael_bsb

Rafael_bsb
  • Usuários
  • 880 posts

Posted 08 de August de 2009 - 15:13

Foi "temço" demais!!!!!!!!!!

Parece que quando o avião tá de dorso ele começa a perder altitude e o comandante rapidamente vira a aeronave pra pode ganhar altura de novo....

Foi sensacional, sem palavras para a manobra que ele realizou.

O grande problema de todos os aviadores é que eles sempre acham que vão conseguir salvar a aeronave até o final!

Em 2007, nos portões abertos da Base Aérea de Brasília eu tive oportunidade de participar do briefing antes dos voos começarem a ser realizados no dia.

O comandante do evento enfatizou a segurança deveria estar primeiro lugar, até mostrou um vídeo de um F-5 da FAB (não sei em qual localidade) fazendo uma demonstração e o piloto acabou se chocando com o solo depois de tentar salvar o avião de uma manobra mal sucedida, morrendo na frente de sua família.

O que eu quero dizer é que faz parte da intuição do piloto tentar salvar a aeronave e parece que foi o caso ali, é claro que ele tinha uma margem de segurança, mas passou muito perto do solo!!!

#69 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,902 posts

Posted 08 de August de 2009 - 16:47

EJETAR no dorso ?????????

Negativo

A ejeção dar-se-ia justamente no momento em que foi comandado o meio tunô,e com a aeronave em voo normal (fora da condição de dorso).
Sendo a colisão iminente com o solo, sim, ele teria como opção, a ejeção.

Abraços.

#70 aerorodrigues

aerorodrigues
  • Usuários
  • 139 posts

Posted 08 de August de 2009 - 21:25

passagem baixisssima rulez nesse video da rita leee....

#71 DEL

DEL
  • Moderador
  • 1,538 posts

Posted 09 de August de 2009 - 13:33

QUOTE(Charlie Mike @ Aug 8 2009, 02:00 PM) <{POST_SNAPBACK}>
- EJETAR no dorso ????????? uhm.gif

Apenas complementando, o assento do Tucano permite a ejeção no dorso, desde de que acima de 300 ft de altura e 200 kt de velocidade, mas como perfeitamente explicou o Thiago a ejeção se daria após a recuperação.

Sobre o ocorrido: lembro-me que até comentei com meu pai no início da manobra, que assistia comigo próximo aos hangaretes do 1 EIA: "repara como o nariz do Tucano cai nessa manobra e ele perde altura", e acho que o Líder começou a manobra com o nariz baixo (digo isto após ter visto os vídeos, porque na hora achei que tudo ocorria normalmente) e apesar da indiscutível habilidade dos Oficiais do EDA eles também são humanos e com isso passíveis de erros, porém o grande piloto não é aquele que não erra e sim o que erra, admite seu erro e toma imediatamente uma atitude para repará-lo.... e foi isso que podemos verificar nesse incidente, que GRANDES PILOTOS são nossos FUMACEIROS, PARABÉNS a todos eles pela perícia e profissionalismo. thumbsup.gif

#72 Marcelo Conforto

Marcelo Conforto
  • Usuários
  • 1,028 posts

Posted 10 de August de 2009 - 12:23

Show de bola (como sempre) Thiago... Agora a pergunta que não quer calar...

Devido ao seu vasto conhecimento a respeito do tópico e a sua localização (pirassununga), lhe pergunto:

Tu já foi fumaceiro?

Aquele abraço

#73 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,902 posts

Posted 10 de August de 2009 - 13:38

Show de bola (como sempre) Thiago... Agora a pergunta que não quer calar...
Devido ao seu vasto conhecimento a respeito do tópico e a sua localização (pirassununga), lhe pergunto:
Tu já foi fumaceiro?

Grande Marcelo!

Moro em Pirassununga em virtude do meu pai fazer parte da Força Aérea. Quando foi pra reserva, foi intenção dele morarmos aqui nesse canto de mundo.
Pois então: De acordo com a definição do chefe Braga: "Fumaceiro é todo aquele que tem espírito jovem, e gosta de acrobacia aérea"...
Então, Fumaceiro de espírito , de coração sim! Mas de fato não...infelizmente.

Mas como temos contato direto com os amigos, amizade esta que ultrapassa os limites do Esquadrão, então temos esse contato direto.
Vi a primeira demonstração dos T-27, em 08 DEZ 83, na formatura dos cadetes, completava naquele dia 7 anos de idade...e aquilo realmente me fascinou.
O tempo passou, e , hoje considero-me privilegiado de poder ter as portas abertas lá.

Eram/foram/serão meus ídolos, pois voam MUITO, e são uma das poucas instituições sérias que representam esse país de forma digna.

É issaí!

Abraços!!

#74 Constantino

Constantino
  • Usuários
  • 197 posts

Posted 12 de August de 2009 - 00:46

Sempre me emociono quando revejo o Cel Braga, foi ele - aqui no aeroclube da minha cidade onde o hangar recebe seu nome, que me mostrou o T-6, me colocou dentro da cabine e fez com que me apaixona-se pela aviação. Uma pessoa inesquecivel na minha vida, em certos momentos paro na pátio do aeroclube e fico relembrando aqueles idos de 89 quando o motor radial me despertava no sábado pela manhã, saudades de tudo aquilo. Não posso deixar de prestar a minha homenagem aos fumaceiros, e em especial ao Thiago, pessoa que admiro muito. Um texto já postado aqui em outros idos:

O Retorno

1973. Manhã ensolarada de domingo no autódromo de interlagos, em São Paulo. No ano anterior, Emerson Fittipaldi sagrava-se o primeiro brasileiro campeão mundial de Fórmula 1, tornando-se nosso primeiro grande ídolo na categoria. O autódromo estava lotado, todos queriam ver o grande pega que estava por acontecer entre as grandes feras da época: jackie Stewart, Carlos Reutman, Ronnie Petterson, entre outros. Eu estava lá, máquina fotográfica em punho, marcando presença com meus irmãos menores entre a curva 1 e 2 do antigo traçado. Velocidade, ronco de motores e carros de corrida sempre fascinaram garotos. Aviões também. E foi aí que aconteceu o inesperado. Instantes antes da largada, o céu sobre Interlagos foi invadido pelos aviões North-American T-6 pintados de vermelho e branco soltando fumaça e fazendo acrobacias em grupo perfeitas, dando vôos rasantes que impressionaram a todos que lá estavam. O roncar característico dos 550 cavalos de potência dos seus motores fizeram um show a parte. O vôo impressionou a todos, inclusive a mim. Mais da metade das fotos destinadas à Fórmula 1 acabou ficando com os T-6s da Esquadrilha da Fumaça. Eu as guardo até hoje.
1995. O dia não está tão bonito como há 22 anos, aliás é bem possível que a maioria do público presente no autódromo de Interlagos, agora com novo traçado, não tenha visto com nitidez a homenagem da Esquadrilha da Fumaça ao ídolo Ayrton Senna, porque a camada de nuvens que cobria São paulo estava muito baixa. O avião da Esquadrilha da Fumaça agora é outro. É o T-27 Tucano, produto brasileiro de sucesso internacional que voa em 15 forças aéreas espalhadas pelo mundo. Turboélice de treinamento avançado, totalmente acrobático, ele leva o público ao delírio com seus 750 SHP de potência. Os homens que compõem a Esquadrilha da Fumaça também são outros. Os veteranos daquela época eram liderados pelo então major Braga e nos passaram através de gerações toda a experiência acumulada por erros e acertos cometidos. Estes veteranos nos deixaram também o mais importante, que é o espírio do "fumaceiro", que talvez possa ser resumido como uma arrojada busca da perfeição. Estas coisas todas passaram como um filme enquanto eu me prendia ao assunto ejetável do Tucano e me preparava para em breve estar voando, com meus colegas, sobre Interlagos, mostrando para um público de mais de 60 mil pessoas o que sabemos fazer. Foi quando eu percebi que este filme não tem fim. Não sei qual vai ser o avião que a Esquadrilha da Fumaça vai operar daqui uns vinte anos. Nem quais serão os homens que irão compô-la, mas eu tenho a impressão de que algum garoto que foi a Interlagos ver Fórmula 1, saiu fascinado com a Esquadrilha da Fumaça e o espírito de "fumaceiro" vai desenvolvendo-se dentro dele, e ele vai voltar...

O capitão Ruy Flemming Filho tem 35 anos de idade e está na Esquadrilha da Fumaça há quatro anos, onde voa como nº 7(isolado) e nº 3 (Ala Esquerda)

Revista Skydive Ano 2 Nº 12 1995 página 70

Forte Abraço!

Marco A Constantino

#75 RAF2

RAF2
  • Usuários
  • 49 posts

Posted 12 de August de 2009 - 14:46

Muito bom este tópico. thumbsup.gif

Os Fumaceiros são grandes pilotos, sem dúvida alguma, e em particular, a pessoa do Cel. Braga foi também quem mais me fascinou, de humildade e simpatia inigualáveis quando o conheci em um evento ocorrido no MUSAL nos já distantes idos de 1998~2002 (costumava ir com certa frequência lá nessa época - bons tempos e amigos), posando para fotos e conversando como se fosse um velho conhecido. Às vezes perto de seu querido T-6. Ainda devo ter a foto com ele em algum álbum na casa de meus pais lá no RJ.

Fiquei e ainda fico admirado com essas atitudes simples, que aproximam pessoas. Exatamente o espírito imbuído dentro de sua (e nossa) querida Esquadrilha da Fumaça.

Thiago,

Muito bons seus inputs, valiosos e bem didáticos. O texto do Cel. Flemming é outra joia.

Abraços a todos.

#76 PP-VJW

PP-VJW
  • Usuários
  • 1,288 posts

Posted 12 de August de 2009 - 15:43

Achei esse vídeo filmado em super 8 de um evento aeronáutico no aeroclude de Jaboticabal.

People, Enjoy this video

Edited by PP-VJW, 12 de August de 2009 - 15:43 .