Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Comando da Aeronáutica faz festa e fecha BSB por quase 2 horas

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 29 respostas neste tópico, contribua você também!

#21 E175

• Usuários
  • 11892 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 12 de agosto de 2009 - 00:00

QUOTE(Thiago @ Aug 11 2009, 11:49 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Só um parênteses dessa história de pagar o ordenado e coisa e tal: Fica FULL parecido com aquela tchurminha de colégio particular que chega nos professores e diz: "eu pago teu salário!"......um paralelo interessante.

Sim, é como se avisassem que a sua sala estará fechada durante a manhã para cerimônia de troca de diretores.

Ter ou não ter NOTAM é indiferente? Mas porque? Tendo NOTAM, é pertinente sim. Se eu tenho um NOTAM que prevê exercícios militares no SBBR, e que isso seja passível de atraso, pelo menos acho de muito bom alvitre, avisar aos passageiros de um provável atraso que poderá ocorrer.

Eu to achando isso tudo muito muito, mas MUITO suspeito, pelo simples fato de o ETA6 normalmente fazer apenas passagens com os E120, E110, e E121....nem na AFA, com uma esquadrilha de 23 T-27 em formatura + uma esquadrilha de 18 T-25, gasta-se tal tempo, inviabilizando o SBYS.......

Porque ninguém aqui esperou vir uma nota do CECOMSAER,pra esperar o outro lado se manifestar, ou mesmo se deu ao trabalho de ligar lá no APP e perguntar?.....

Ninguém fez isso, porque?

Porque é mais fácil descer o cacete antes de saber da veracidade dessa mixórdia de nota.

Ainda mais quando é militar, e aqui existe uma herança num DNA revanchista, que todo mundo destila quando fala termos como "milicos", "sem-vergonha", "pago seu salário"...e tal...

Ter o NOTAM é o mínimo a ser feito. É avisar que haverá um acontecimento que vai prejudicar a programação de todo mundo. Daqui a pouco a Solange resolve que no dia do aniversário dela o aeroporto vai ficar fechado durante 2 horas para uma apresentação exclusiva da AFA, solicitada pelo ministro Jobim. Aí o pessoal vai descer o cacete né? De toda forma quando sair (se sair) a nota do outro lado quem puder que poste aqui.

Editado por E175, 12 de agosto de 2009 - 00:01 .

#22 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3557 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 12 de agosto de 2009 - 00:52

QUOTE(Thiago @ Aug 11 2009, 11:23 PM) <{POST_SNAPBACK}>
ihhhhhhhhhhhhhhhhhh

peralá...
galera tá dando pitizinho aqui, mas ninguém sabe reconhecer que foi um acontecimento pontual, que realmente é complicado.
Eu duvido que não existiu NOTAM....
O céu é tão da Força Aérea, quanto nosso......

Ponto crucial!
Então existiu NOTAM...se existiu NOTAM não pode alegar ignorância!

Pessoal já chega com a maior ânsia de chegar chutando tudo e todos. Galera , mais calma. Imprensa NÃO É VEÍCULO fidedigno para acontecimentos de aviação.
Isso me faz lembrar o Júnior pedindo impedimento na copa '82, sendo que ele mesmo dava condição.
Ou seja: Usamos a própria imprensa pra chutar a aviação, imprensa esta que detonamos via de regra, quando eles inventam de citar qualquer coisa que tenha asas e voe....

Vamos devagar pessoal. Quem disse que a primazia dos céus é da aviação civil?

OK, Thiago mas faltou bom senso ai né. Plena terça-feira e em BSB, que vc sabe bem que é um entrocamento importante e um dos pontos sensíveis de toda a malha Brasileira...e os caras decidem fazer cerimônia e que envolve evolução de aeronaves militares?

O que custava fazer lá em Anápolis? Lá é base da FAB, a casa da força aérea e tal. Não ia atrapalhar quem NADA tem a ver com o assunto.

Eu sou um dos que curtem demais as coisas que a FAB proporciona aos civis nos portões abertos e domingos aéreos da vida (estive lá na AFA na semana retrasada inclusive, como eu te disse aqui), defendo uma FAB forte, com frota renovada, etc, etc. Mas dessa vez, pisaram na bola e SEM NECESSIDADE.

Que tenha atrapalhado 10, 15 minutos que fosse. Isso causa um efeito cascata na malha que você sabe bem no que dá no final do dia. Deve ter atraso em algum trilho para ser tirado até agora!

Enfim, que fizessem em Anápolis, em sua casa e sem causar nenhum atraso que fosse na aviação civil. Concordo que os céus também são dos militares, com todo o mérito aliás já que eles é que nos defendem, mas esta situação seria totalmente evitável.

Abraço,

Rafael

#23 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1882

Postado 12 de agosto de 2009 - 10:18

QUOTE(Rafaelguimaraes @ Aug 12 2009, 12:52 AM) <{POST_SNAPBACK}>
O que custava fazer lá em Anápolis? Lá é base da FAB, a casa da força aérea e tal. Não ia atrapalhar quem NADA tem a ver com o assunto.

ué, e a base aérea de brasília é o que? uma quadra poliesportiva?

volto a frisar.

o aeroporto de brasília está dentro da área da base aérea de brasília, não o oposto.

quando decidiram fazer o tps e tudo mais, já estava ali a base aérea de brasília.

Jajá tem gente dando chilique quando o AF1 sair da base aérea e fecharem o espaço aéreo ao redor da aeronave, segurando todas as decolagens e chegadas, sem notam, podendo gerar atrasos de mais de 20 minutos até o AF1 decolar e ter separação plena do resto da aviação civil.

Se tinha NOTAM, faltou tato das empresas aéreas ao avisar seus passageiros que devido a operações militares (seja treinamento ou troca de comando), o aeroporto de brasília encontrava-se fechado para operações de pouso e decolagens, e as aeronaves estavam retidas até liberarem o aeroporto.

#24 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3557 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 12 de agosto de 2009 - 10:48

QUOTE(Omykron @ Aug 12 2009, 10:18 AM) <{POST_SNAPBACK}>
ué, e a base aérea de brasília é o que? uma quadra poliesportiva?

volto a frisar.

o aeroporto de brasília está dentro da área da base aérea de brasília, não o oposto.

quando decidiram fazer o tps e tudo mais, já estava ali a base aérea de brasília.

Jajá tem gente dando chilique quando o AF1 sair da base aérea e fecharem o espaço aéreo ao redor da aeronave, segurando todas as decolagens e chegadas, sem notam, podendo gerar atrasos de mais de 20 minutos até o AF1 decolar e ter separação plena do resto da aviação civil.

Se tinha NOTAM, faltou tato das empresas aéreas ao avisar seus passageiros que devido a operações militares (seja treinamento ou troca de comando), o aeroporto de brasília encontrava-se fechado para operações de pouso e decolagens, e as aeronaves estavam retidas até liberarem o aeroporto.

OK, então se você acha razoável atrasar a vida de centenas de pessoas por causa de um evento que poderia ser feito em outro lugar ou mesmo em outro dia e horário de menor movimento, para mim está tudo bem.

Eu entendi na primeira vez que vc postou que a base aérea também está alí, assim como a do Galeão e a BASP aqui em SP. Mas um pouquinho de bom senso e boa vontade do pessoal da FAB não ia custar nada.

Rafael

#25 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1882

Postado 12 de agosto de 2009 - 11:14

QUOTE(Rafaelguimaraes @ Aug 12 2009, 10:48 AM) <{POST_SNAPBACK}>
OK, então se você acha razoável atrasar a vida de centenas de pessoas por causa de um evento que poderia ser feito em outro lugar ou mesmo em outro dia e horário de menor movimento, para mim está tudo bem.

as empresas não estavam cientes? os pilotos não estavam cientes?
porque a empresa não avisou seus clientes disso?
já falaram que tinha notam ativo, então faltou bom senso das empresas aéreas em avisar previamente e ajustar a malha. Assim como da um tremendo rebu quando o lula sai com o AF1 de brasília, fechando as operações por 20 minutos sem aviso prévio.

QUOTE(Rafaelguimaraes @ Aug 12 2009, 10:48 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu entendi na primeira vez que vc postou que a base aérea também está alí, assim como a do Galeão e a BASP aqui em SP. Mas um pouquinho de bom senso e boa vontade do pessoal da FAB não ia custar nada.
Rafael

não foi a primeira nem a última vez que fizeram isso numa base aérea. Já vi varias vezes o aeroporto fechar para algum evento na base aérea por 30, 40 minutos, e não aparecer nota no jornal. quando isso ocorre (e tem notam), a empresa faz um briefing com os funcionários para que todos estivessem cientes que aquilo iria ocorrer entre os horários x e y. Com todos os funcionários da base cientes, explicando a situação.

vocês estão fazendo um estardalhaço por nada. e digo nada mesmo. garanto que as restrições em vários aeroportos devido as comemorações de 07/09, dia da bandeira atrapalham bem mais que 20 - 30 minutos o aeroporto fechado.

#26 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4827 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 425

Postado 12 de agosto de 2009 - 11:15

eu iria falar do Air Force 1 mas o omy falou primeiro. Ninguemr reclamou quando fehcaram por 20-30min o tma de sp quando veio aqui, mas reclamar dos militares pq trocaram de comando podemos chutar o balde neh! e são brasileiros não são estadunidenses como o Bush q veio em SP.

falar q pagamos imposto e queremos q os milicos não façam festa, mas pagar a esquadrilha da fumaça pode! fechar alguns aeroportos quando a EDA passa pode...só pq o povo participa da festa.

notam já existia e ponto final. Quantas vezes aparecem exercisios militares como a cruzex la no nordeste e algumas regiões e aeroportos são inoperantes por alguns momentos?

e pra finalizar...todos conhecemos a credibilidade da veja.....

#27 SkyLiner

• Usuários
  • 3402 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1980
Reputação: 858

Postado 12 de agosto de 2009 - 20:35

QUOTE(Stelios the Greek @ Aug 12 2009, 11:15 AM) <{POST_SNAPBACK}>
pagar a esquadrilha da fumaça pode! fechar alguns aeroportos quando a EDA passa pode...só pq o povo participa da festa.

Particularmente, se estou pagando uma festa, gostaria de poder participar dela. P.S.: É quanto a consumação?

#28 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989
Reputação: 500

Postado 12 de agosto de 2009 - 21:23

QUOTE(Thiago @ Aug 11 2009, 11:23 PM) <{POST_SNAPBACK}>
(...)

Vamos devagar pessoal. Quem disse que a primazia dos céus é da aviação civil?

O bom senso.

Atrasar dezenas de operações civis com milhares de pessoas sendo afetadas quando isso poderia ser evitado é questão de bom senso. Uma coisa é a Força Aérea ter prioridade por questão de segurança nacional. Outra muito diferente é fechar um dos mais importantes aeroportos do país, mesmo com aviso prévio, para militar fazer festa com toda pompa e gastança com que estão mal acostumados.

É extremamente necessário que aeronaves militares façam apresentações nessas cerimônias? Isso tem alguma importância? Quanto será que custou todo esse cerimonial aos cofres da sucateada Força Aérea? Quanto será que custaram às companhias e passageiros os pequenos atrasos?

Pode deixar que na próxima vez que eu ouvir algum brigadeiro reclamando de falta de recursos eu lembrarei direitinho dos desperdícios e dos cerimoniais pomposos envolvendo seus nobres (no sentido bem literal da palavra) comandantes.

QUOTE(Thiago @ Aug 11 2009, 11:49 PM) <{POST_SNAPBACK}>
(..)

Ter ou não ter NOTAM é indiferente? Mas porque? Tendo NOTAM, é pertinente sim. Se eu tenho um NOTAM que prevê exercícios militares no SBBR, e que isso seja passível de atraso, pelo menos acho de muito bom alvitre, avisar aos passageiros de um provável atraso que poderá ocorrer.

(...)

Quer dizer que festa agora é exercício militar? suicide_anim.gif

Em caso de guerra, estamos perdidos! ahhh.gif

E com relação à existência ou não do NOTAM, isso, de maneira alguma, vai eliminar os incômodos atrasos. As questões postas aqui neste tópico não envonvem a divulgação prévia ou não da cerimônia, mas duas coisas:
1) A passagem baixa das aeronaves militares era realmente necessária?
2) Sendo necessária, a cerimônia não poderia ser feita em outro lugar (como Anápolis) ou em horário de menor movimento (entre 12 e 14 horas, por exemplo)?

Editado por thiago_SJK, 12 de agosto de 2009 - 21:25 .

#29 qwert

• Usuários
  • 584 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/09/1979
Reputação: 30

Postado 12 de agosto de 2009 - 21:34

Não sei onde está escrito que o aeroporto de Brasília está dentro da base aérea.
Não é pelo fato de um ter surgido depois do outro que um está dentro do outro.

já falaram que tinha notam ativo, então faltou bom senso das empresas aéreas em avisar previamente e ajustar a malha.
Assim como da um tremendo rebu quando o lula sai com o AF1 de brasília, fechando as operações por 20 minutos sem aviso prévio.

Viagens presidenciais são do interesse público, já festinhas de milicas não são.

Aliás, não haveria dispensa de Notam no espaço aéreo em que ocorreu tal festinha?
Ao menos não encontrei no http://www.aisweb.aer.mil.br/aisweb/notam_menu.do o suposto Notam. Quem o tiver poderia postá-lo aqui?

#30 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3128

Postado 12 de agosto de 2009 - 22:00

Base Aerea + Aeroporto = encrenca!

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)