Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

[TAM] Rota Para África do Sul Não Será Lançada Antes da Copa 2010

Já existem 35 respostas neste tópico, contribua você também!

#21 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989
Reputação: 500

Postado 17 de agosto de 2009 - 11:55

QUOTE(dayniac @ Aug 16 2009, 05:14 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Especularam o 340 na rota desde que surgiu a possibilidade do GRU-JNB na TAM, até mesmo condicionaram a permanencia do aparelho na frota por conta disso. Quesito Etops também sempre foi mencionado (pois a SA-RG nunca voaram bimotores nessa rota).
Además foi o que eu disse anteriormente: bye bye um modelo ou o outro

Quem especulou foi o pessoal do CR.

A Tam afirmou desde o início que a rota seria feita com o A330, devido às dimensões do mercado e ao grande custo operacional do A340. O desvio por causa das restrições ETOPS seria mínimo (aumento de menos de 5% na distância voada), o que seria extremamente compensador, já que a diferença do custo do A340 em relação ao A330 é muito maior que isso.

Ah, a Varig já operou essa rota com o B767. thumbsup.gif

#22 darkstar

• Usuários
  • 912 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo SP Brasil
  • Data de Nascimento:27/05/1977
Reputação: 158

Postado 18 de agosto de 2009 - 12:10

QUOTE(filipecalado @ Aug 15 2009, 01:19 AM) <{POST_SNAPBACK}>
JNB subiu no telhado...no final das contas, acho que a TAM tem outros mercados mais promissores a explorar antes de entrar na Africa, que já está bem servida pelos voos da South Africa.

Com certeza!Acredito que no próximo ano a empresa possa olhar para Zurich,Cidade do México e quem sabe, Lisboa.

#23 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 14450 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972
Reputação: 3050

Postado 18 de agosto de 2009 - 22:24

QUOTE(darkstar @ Aug 18 2009, 01:10 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Com certeza!Acredito que no próximo ano a empresa possa olhar para Zurich,Cidade do México e quem sabe, Lisboa.

Minha opinião:
Zurich, só 1 ano atrás foi consolidada pela Swiss que tem produto superior. E fica geograficamente entre Paris, Frankfurt, Londres e Milão... já atendidos pela TAM. Duvido que a TAM voe para lá.

Lisboa, conectividade limitada pela existência de vôos TAP do GIG, CNF, BSB, SSA, REC, FOR e NAT.

Cidade do México... concorrer por 40% de ocupação da AeroMexico e 25% da Mexicana, não acho inteligente.

Serviço adicional, preferível consolidar serviços (com 2a frequência ou inaugurando um 2o vôo para bases já estabelecidas e onde o custo seria mitigado) ao invés de tentar abrir uma base que vai onerar mais a cia (algo que ela está fugindo) por uma receita que vai levar pelo menos 6 a 18 meses para se consolidar e virar lucrativa.

Vejo com mais facilidade a adição de voos para MXP e LHR/FRA (com uso de 2 330) do que uma nova base.

#24 IluvGIG

• Usuários
  • 3879 Postagens
  • Cidade/UF/País:Niterói/Rio de Janeiro/Brasil
  • Data de Nascimento:11/08/1985
Reputação: 4

Postado 18 de agosto de 2009 - 22:46

Parece que hoje existem poucos destinos intercontinentais que seriam lucro certo para a TAM. O melhor na minha opinião é justamente o que o Lipe falou, consolidar os destinos hoje já atendidos. Acho também que deve é uma hora de cuidar bem do tráfego doméstico.

Lá fora, acho que o máximo de novos destinos que a TAM vai chegar no ano que vem é BOG.

#25 PedroCNF

• Usuários
  • 2055 Postagens
  • Cidade/UF/País:BRASIL
  • Data de Nascimento:01/01/0101
Reputação: 295

Postado 18 de agosto de 2009 - 22:56

Quem sabe um GIG-MXP ou CNF-FRA ou BSB-IAD...

O que acham ??

#26 darkstar

• Usuários
  • 912 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo SP Brasil
  • Data de Nascimento:27/05/1977
Reputação: 158

Postado 19 de agosto de 2009 - 12:38

Aposto em um GIG-MXP e um GIG-FRA.

#27 Yoshioff

• Usuários
  • 4120 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:06/10/1989
Reputação: 5

Postado 19 de agosto de 2009 - 21:15

QUOTE(Márcio @ Aug 19 2009, 12:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Aposto em um GIG-MXP e um GIG-FRA.

Talvez fosse uma boa intercalar ambos os destinos, assim poderia oferecer dois destinos europeus, e com voos diários para o velho continente, do tipo 3x GIG-MXP e 4x GIG-FRA, e de acordo com a demanda ir se reajustando. Assim tambem como um segundo GRU-MXP ou quem sabe um GRU-FCO tambem seriam uma boa.

#28 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 14450 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972
Reputação: 3050

Postado 20 de agosto de 2009 - 23:01

Yoshioff,

Concordo 100% contigo. O que a TAM pode fazer é tirar o 777 de LHR por exemplo e colocar 11 frequências de A330. Diário GRU-LHR e 3/4x GIG-LHR.
O mesmo pode ser feito para MXP e até 2x diário FRA (mais indicado pelo Hub Star)

#29 IluvGIG

• Usuários
  • 3879 Postagens

Postado 21 de agosto de 2009 - 00:26

E podia de quebra colocar os 2 77W no voo para CDG, liberando 1 A330. Que poderia fazer o próprio GIG-LHR, eu creio.

Editado por IluvGIG, 21 de agosto de 2009 - 00:26 .

#30 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens

Postado 21 de agosto de 2009 - 18:40

A Tam precisa de mais A330.

Será que a companhia não pode fazer mais encomendas e acelerar as entregas? Segundo o último press-release, terminará 2009 com 18 aeronaves do modelo, 2010 com 20 e 2011 com 22. Depois disso, mais nada! Os quatro próximos B77W só chegam em 2012 e os últimos dois chegam em 2013. Nesse interim, ainda podemos ver os B763 e os A345 irem embora e ninguém sabe quando os A350 começam a chegar.

Temos ainda tantas rotas por lançar, que seriam garantia de lucro. Muitas delas sempre foram dominadas por companhias brasileiras, como GRU-MEX e GRU-LAX. Outras ligariam importantes hubs Star Alliance, como GRU-MUC, GRU-LIS e GIG-FRA. E outras seriam inéditas, ligariam importantes mercados O&D e se viabilizariam com pequenos ajustes na malha doméstica e sul-americana, como GIG-LHR (lançada há pouco tempo e apenas algumas vezes por semana pela British), GIG-MXP e GRU-BCN. Essa última, ao contrário do que muitos pensam, afetaria muito mais as operações da Iberia do que o GRU-MAD da Tam e ainda ajudaria a dar um fôlego às operações sul-americanas.

Acho que a companhia poderia encomendar alguns A333, que poderiam ser utilizados em linhas para a América do Norte e Península Ibérica, permitindo grandes ganhos de escala nas operações.

E o que acham de trocar JFK, que tem pouca conectividade, por EWR, que é hub Star Alliance? Sem falar que a localização de EWR parece ser bem melhor. Creio que isso permitiria aumentar a escala de operações.

Bom, são apenas idéias de alguém que deseja tudo de bom à Tam, para que essa possa ajudar a bloquear parte dos bilhões de dólares que todos os anos são sugados do país pelas companhias aéreas estrangeiras. Sonho em ver, novamente, uma grande player brasileira. Nessa velocidade e com esse conservadorismo, acho que vai demorar... sad.gif

#31 JJNVT

• Membro Honorário
  • 1173 Postagens
  • Cidade/UF/País:Itajaí/SC/Brasil
  • Data de Nascimento:04/02/1980
Reputação: 66

Postado 22 de agosto de 2009 - 17:23

QUOTE(IluvGIG @ Aug 21 2009, 12:26 AM) <{POST_SNAPBACK}>
E podia de quebra colocar os 2 77W no voo para CDG, liberando 1 A330. Que poderia fazer o próprio GIG-LHR, eu creio.

Se o B777 entrasse na rota GRU-CDG seriam liberados 4 A330, não apenas 1. Acho que seria algo bem sensato.

QUOTE(thiago_SJK @ Aug 21 2009, 06:40 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A Tam precisa de mais A330.

Será que a companhia não pode fazer mais encomendas e acelerar as entregas? Segundo o último press-release, terminará 2009 com 18 aeronaves do modelo, 2010 com 20 e 2011 com 22. Depois disso, mais nada! Os quatro próximos B77W só chegam em 2012 e os últimos dois chegam em 2013. Nesse interim, ainda podemos ver os B763 e os A345 irem embora e ninguém sabe quando os A350 começam a chegar.

Na verdade o que o Press Release diz é que terminaremos 2009 com 18 modelos "widebody" Airbus, portanto 16 A330 + 2 A340, que já operamos hoje.
Para os anos seguintes, como se pode ver no site da Airbus, a companhia só tem a receber ainda novos da fábrica mais 4 A330. Estes seriam 2 em 2010, e mais 2 em 2011, fechando os dois anos com 20 e 22 aviões respectivamente.
Por enquanto a companhia ainda projeta a permanência dos A340 na frota até 2013. Como os B767 também permanecem na projeção até lá e já sabemos que seus dias estão contados, tudo pode acontecer com os A340 também!

#32 IluvGIG

• Usuários
  • 3879 Postagens

Postado 23 de agosto de 2009 - 16:59

Não aceito também o fato de que o hub de BSB da TAM é sumariamente desconsiderado no planejamento internacional. Se a TAM pudesse adotar uma política mais definida de hub-and-spoke a partir também do JK, acho que não seria complicado imaginar 2 BSB-EUA e 1 BSB-Europa. Tais voos poderiam canalizar o público de toda a Região Norte e Centro-Oeste, além de algumas outras áreas próximas ao DF. Mas não sei até onde isso afetaria as operações em GRU e GIG. Mas duvido que pelo menos BSB-MIA não seria sustentável.

Muitas delas sempre foram dominadas por companhias brasileiras, como GRU-MEX e GRU-LAX. Outras ligariam importantes hubs Star Alliance, como GRU-MUC, GRU-LIS e GIG-FRA. E outras seriam inéditas, ligariam importantes mercados O&D e se viabilizariam com pequenos ajustes na malha doméstica e sul-americana, como GIG-LHR (lançada há pouco tempo e apenas algumas vezes por semana pela British), GIG-MXP e GRU-BCN. Essa última, ao contrário do que muitos pensam, afetaria muito mais as operações da Iberia do que o GRU-MAD da Tam e ainda ajudaria a dar um fôlego às operações sul-americanas.

Todas essas são rotas que eu imagino que poderiam funcionar também. GRU-MEX poderia facilmente tirar passageiros brasileiros que hoje voam de AM, MX ou mesmo CM ou CO. GRU-LAX acho mais complicado, mas, se a inclusão do Brasil na lista dos países isentos do visto, poderia ser uma ideia. LAX sempre era garantia de japoneses e sul-coreanos enchendo o avião, tanto na Econômica como Executiva. Pelo menos sempre foi assim, no período em que viajava de RG para Los Angeles.

Além de MUC, LIS, BCN e GIG-FRA, GIG-MXP e GIG-LHR eu acho que, um pouco (ainda mais) para frente, GRU-FCO poderia vir. Quando a AZ estava bamba das pernas era mais fácil. E MXP também vai ser hub Star com a L. Italia, agora, não é? Falando em Lufthansa, eles também estavam construindo uma espécie de mini-hub em DUS. Dependendo do que sair dali, quem sabe. Mas acho que, se existir DUS-Brasil, vai ser nas asas da LH ou mesmo AB do que da TAM.

BCN também teria o atrativo de tornar a TAM uma opção ainda melhor para o pessoal hispânico da América do Sul. Hoje o pessoal que voa MVD-MAD-BCN ou SCL-MAD-BCN poderia também voar via GRU. E Barcelona, de quebra, recebe 50% dos (inúmeros) turistas que visitam a Espanha. Alguém tem dados de quantos brasileiros para lá vão anualmente? Com tantas opções, não quer dizer nada, mas nunca se sabe. E, para completar, quais são as ligações econômicas entre o Brasil e a Catalunha?

Acho que a companhia poderia encomendar alguns A333, que poderiam ser utilizados em linhas para a América do Norte e Península Ibérica, permitindo grandes ganhos de escala nas operações.

Será que vale a pena?

E o que acham de trocar JFK, que tem pouca conectividade, por EWR, que é hub Star Alliance? Sem falar que a localização de EWR parece ser bem melhor. Creio que isso permitiria aumentar a escala de operações.

Mas será que Newark é um hub adequado para tráfego proveniente do Brasil? Talvez para o Nordeste, Canadá e Ásia... ainda assim.
A TAM aparentemente prefere tomar conta do mercado para as grandes cidades (MIA e JFK e só, pelo visto), mais high-yield, consigo, e deixar as americanas com as lasquinhas e público que faz conexão.

QUOTE(JJNVT @ Aug 22 2009, 05:23 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Se o B777 entrasse na rota GRU-CDG seriam liberados 4 A330, não apenas 1. Acho que seria algo bem sensato.

Caramba. Eu achava que GRU-CDG era feito com 3 aviões, mas mesmo assim esqueci de tirar 2. Então poderia, por exemplo, com os A330, criar duas ou mesmo três novas rotas para a Europa, dependendo da frequência dos voos.

#33 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens

Postado 27 de agosto de 2009 - 17:28

Para mim, a Tam deveria ter uma frota de longo curso composta por 20 A332, 10 A333 e 10 B77W (pensando para daqui a 5 anos). Quando s A350 começassem a chegar, substituíriam primeiramente os A332 mais antigos.

Com isso seria possível fazer:

Europa:
GRU-FRA (B77W)
GRU-CDG (B77W)
GRU-LHR (B77W)
GRU-MXP (B77W)
GRU-MAD (A333)
GRU-BCN (A333)
GRU-DUS (A332)
GIG-FRA (A332)
GIG-CDG (A332)
GIG-LHR (A332)
GIG-MXP (A332)

América do Norte:
2x GRU-EWR (B77W)
2x GRU-MIA (A333)
GRU-MEX (A333)
GRU-LAX (A332)
GIG-MIA (A332)
GIG-JFK (A332)

América do Sul:
GRU-CCS (A333)
GRU-BOG (A333)

Sobrariam ainda 4 A332 para abrir novas rotas, como JNB, LAD, LOS, ficar de reserva em GRU e cobrir trilhos de aeronaves que estivessem em manutenção. Seria possível fazer várias rotas sul-americanas para que algumas aeronaves não ficassem "tomando sol" em GRU e GIG, como GRU-EZE, GRU-SCL, GRU-LIM, GRU-MVD, GIG-EZE e GIG-SCL. A empresa faria a ligação GRU-DUS, enquanto a Lufthansa se encarregaria de GRU-MUC. FCO acho que é mais interessante chegar através de MXP, pela Lufthansa Italia, do que concorrer apenas por O&D com a Alitalia. Quanto a BCN, trata-se da região mais rica da Espanha, responsável pela maior produção industrial e maior número de turistas estrangeiros, sem falar que é destino de grande quantidade de imigrantes sul-americanos. Com relação a Nova Iorque, acho que as distância de EWR e JFK para Manhattan são praticamente as mesmas, com a vantagem de que em EWR tem-se uma boa rede de conexões, algo importantíssimo se considerarmos o grande número de brasileiros espalhados pela Costa Leste). Já MEX, A Varig operava com B777, sendo que a perna GRU-MEX era diurna, e o vôo dava bons resultados. Duvido que GRU-MEX noturno/noturno, feitos por A333, não tenha um resultado pelo menos igual. LAX é a segunda maior metrópole dos EUA e melhor opção para quem quer ir a SFO e OKL. LAX á hub United e conta com boa conectividade para todo o Oeste.

Editado por thiago_SJK, 27 de agosto de 2009 - 17:32 .

#34 Yoshioff

• Usuários
  • 4120 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:06/10/1989
Reputação: 5

Postado 27 de agosto de 2009 - 20:16

QUOTE(thiago_SJK @ Aug 27 2009, 05:28 PM) <{POST_SNAPBACK}>
GRU-DUS (A332)

Seria melhor talvez um TXL ou então utilizar estas aeronaves em rotas desconhecidas, em rotas como CNF/SSA/REC/FOR/BSB-MIA/JFK/CDG/FRA/LHR

2x GRU-EWR (B77W)

Mas GIG iria via JFK e GRU via EWR, não seria melhor manter apenas uma base, do que manter duas e ainda mais sem a opção de quem esta em GRU de ir apenas a EWR e vice-versa?

GRU-MEX (A333)

Ao prazo a qual você citou de 5 anos, eu acredito ao menos que a Mexicana ou a Aeromexico tenha descontinuado a rota, eu acho que a entrada da TAM nesse mercado seria mais uma ONE/Varigol como ocorreu a alguns anos atrás, mesmo que a economia melhore e muito, dúvido que tenha espaço para 3 empresas aéreas operar esta rota.

GRU-MAD (A333)
GRU-BCN (A333)

Os A333 tem autonomia suficiente para voar entre GRU-MAD/BCN non-stop e sem restrições que comprometam a receita do vôo?

#35 FlyerOne

• Usuários
  • 4278 Postagens
  • Cidade/UF/País:Somewhere
  • Data de Nascimento:00/00/0000
Reputação: 360

Postado 27 de agosto de 2009 - 20:37

GRU-NYC 2x/dia de 77W é excesso de oferta. A TAM mal consegue manter 2 diários com A330, fora que ainda tem a AAL/COA/DAL na rota.

#36 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens

Postado 27 de agosto de 2009 - 21:03

QUOTE(Yoshioff @ Aug 27 2009, 08:16 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Seria melhor talvez um TXL ou então utilizar estas aeronaves em rotas desconhecidas, em rotas como CNF/SSA/REC/FOR/BSB-MIA/JFK/CDG/FRA/LHR

A região que envolve os vales dos rios Reno e Ruhr tem muito mais importância econômica (habitantes, produção industrial e renda média) que a região de Berlim.

Veja que não estamos falando de qualquer companhia. Estamos falando da Tam. CNF/SSA/REC/FOR/BSB-MIA/JFK/CDG/FRA/LHR não parece ser o perfil da companhia. Todas essas rotas tem o yield menor que qualquer outra ligando GRU às novas bases citadas. E isso é algo importante a ser considerado.

Mas GIG iria via JFK e GRU via EWR, não seria melhor manter apenas uma base, do que manter duas e ainda mais sem a opção de quem esta em GRU de ir apenas a EWR e vice-versa?

Falta de atenção na hora de digitar. Tudo para EWR. thumbsup.gif

Ao prazo a qual você citou de 5 anos, eu acredito ao menos que a Mexicana ou a Aeromexico tenha descontinuado a rota, eu acho que a entrada da TAM nesse mercado seria mais uma ONE/Varigol como ocorreu a alguns anos atrás, mesmo que a economia melhore e muito, dúvido que tenha espaço para 3 empresas aéreas operar esta rota.

A Tam abocanha facilmente a maior parte do mercado. E uma das empresas mexicanas sairia. Isso porque o passageiro brasileiro, majoritário na rota, daria preferência à companhia brasileira. Eu diria que ficaria 60% para a Tam e 40% para a outra. Antes da crise, o mercado era de 110 mil passageiros/ano. Não dá para comparar com o desastre que foram as operações de Varig e Oceanair, que pecaram no produto, na divulgação e na conectividade. São erros primários que a Tam não costuma cometer.

Os A333 tem autonomia suficiente para voar entre GRU-MAD/BCN non-stop e sem restrições que comprometam a receita do vôo?

Sim.

QUOTE(FlyerOne @ Aug 27 2009, 08:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
GRU-NYC 2x/dia de 77W é excesso de oferta. A TAM mal consegue manter 2 diários com A330, fora que ainda tem a AAL/COA/DAL na rota.

A demanda é fixa? Não, como demontram as estatísticas em relação ao tráfego anual Brasil-Estados Unidos

Não estamos falando em implementar esses vôos hoje. Temos que considerar ainda a liberdade tarifária e o grande número de concorrente. Esses dois itens demonstram que a companhia precisará ganhar escala nas operações se quiser competir. Além disso, temos que contar com o crescimento econômico nos próximos cinco anos.

Sem falar que eu não via a Tam tendo dificuldades em lotar seus dois vôos antes da crise. E em JFK o tráfego é Brasil-NYC. Transferindo a base para EWR, vira Brasil-NYC-Costa Leste (pelo menos). Você não está considerando isso.

A própria Tam espera o crescimento do mercado. Se não fosse assim, não teriam encomendado 10 B77W. Depois que estiverem em FRA, LHR, CDG e MXP, onde colocarão? Eu duvido que seja em MAD. Acredito em NYC e, talvez, MUC.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)