Jump to content


Photo

Bandeirante Militar


This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
66 replies to this topic

#41 Marco SBCT

Marco SBCT
  • Usuários
  • 2,327 posts

Posted 09 de December de 2011 - 22:50

Err, Matheus, os bandecos já voam com PT-6 desde que nasceram... Ps, se essa da foto for o M mesmo, bem que poderiam ter dado um trato na pintura do bichinho... tá judiado...


A pintura dos bandeco M será a dos C105 Amazonas , C130 retrofitados, dos H60 do Pantera, dos Sabres, novo padrão FAB, o PAMA Galeão vai pintar eles p/ entregar aos esquadrões operadores, o Bandeco da foto por ser protótipo está só com os novos componentes sem a roupa nova ...
Mas só a FAB sabe a quantas anda o programa C95-M ...

Edited by Marco SBCT, 09 de December de 2011 - 22:52 .


#42 Landing

Landing
  • Cadastrando
  • 11,915 posts

Posted 10 de December de 2011 - 06:37

Posted Image
http://www.aereo.jor...rio-de-janeiro/

#43 Lima-Yankee

Lima-Yankee
  • Usuários
  • 1,339 posts

Posted 10 de December de 2011 - 11:35

Lindo! Vida longa a pioneiro da Embraer!

Apenas pensando aqui: Hoje o mercado está realmente carente de aeronaves para 19 pax não?

#44 Beto Holder

Beto Holder
  • Usuários
  • 1,117 posts

Posted 11 de December de 2011 - 18:27

Posted Image
http://www.aereo.jor...rio-de-janeiro/


Agora sim, ficou bonito!!! Vida longa ao Bandecão M!!! :)


A pintura dos bandeco M será a dos C105 Amazonas , C130 retrofitados, dos H60 do Pantera, dos Sabres, novo padrão FAB, o PAMA Galeão vai pintar eles p/ entregar aos esquadrões operadores, o Bandeco da foto por ser protótipo está só com os novos componentes sem a roupa nova ...
Mas só a FAB sabe a quantas anda o programa C95-M ...


valeu pela resposta meu caro!!

#45 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,497 posts

Posted 12 de December de 2011 - 09:43

Meus prezados:
REAPARELHAMENTO - Primeiro C-95 Bandeirante modernizado é entregue no Rio de Janeiro
Equipamento de base da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira (FAB), o primeiro C-95 Bandeirante modernizado foi entregue nesta semana (8/12), no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF). O destino dessa primeira aeronave modernizada, o FAB 2332, é o Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA), sediado no Rio de Janeiro.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, o Comandante Geral de Operações Aéreas, Tenente Brigadeiro do Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier, o Comandante Geral de Apoio, Tenente Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, o Diretor do PAMA-AF, Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Lebeis Pires Filho, e o presidente da AEL, uma das duas empresas contradas para a modernização, Shlomo Erez, participaram do tradicional batismo da aeronave.

A modernização foi possível devido ao trabalho conjunto dos militares do PAMA-AF com a empresa AEL e a Embraer. Em suas palavras, o Diretor do PAMA-AF traduziu o sentimento como “orgulho e felicidade”. “As expectativas são imensas, o trabalho interminável e a vontade de vencer as próximas etapas desse desafio continua sendo a força motriz do nosso entusiasmo e motivação”, afirmou o Brigadeiro Lebeis.
A modernização ocorreu em três fases. Inicialmente, a Empresa AEL substituiu o obsoleto sistema de navegação e comunicação por outro mais completo e moderno com a concepção digital, apresentada nos Multifunction Displays.

Na segunda fase a Embraer revitalizou a estrutura da aeronave, proveu melhorias no sistema de refrigeração, além de substituir alguns equipamentos essenciais nos sistemas mecânico e hidráulico. Finalmente, a aeronave recebeu melhorias na forração interna e a nova pintura. Esta modernização associada ao correto gerenciamento do programa garantirão a operação por mais 20 anos na FAB.
A performance da aeronave não foi modificada, isto é, a capacidade de transporte permanece inalterada. Porém, o gerenciamento das informações passa a ser feito de maneira mais lógica e acessível.

“O projeto de modernização do Bandeirante surgiu da necessidade de atualizar o equipamento, que data de meados da década de 70. A solução foi revitalizar os equipamentos de navegação e comunicação”, afirmou o Coronel Aviador Luiz Amedeo Iozzi da Silva, Diretor Técnico do PAMA -AF.
“O Glass Cockpit muda ao conceito do C-95, é a tecnologia mais avançada que existe em termos de navegação na aviação de transporte na FAB, e vai permitir uma transição fácil dos pilotos para outras aeronaves que utilizam esse sistema, como o C-130 Hércules, Orion P-3, Amazonas C-105 e Condor C-99”, avaliou o Tenente-Coronel Aviador Paulo César Guerreiro Lima, coordenador do projeto.

Na avaliação do vice-presidente da AEL, Vitor Neves, o maior desafio do projeto foi o desenvolvimento do software operacional. “Este projeto permitiu um grande salto em termos de know how; poucas empresas têm o conhecimento para integrar sistemas de aeronave”, observou Neves. Cerca de 30 pessoas da AEL trabalham nas dependências do PAMA-AF no projeto de modernização do C-95.
Paralelamente ao trabalho nas aeronaves, os tripulantes dos Esquadrões que voam o C-95 estão sendo capacitados para operar o novo sistema.

Os aviadores do 3º ETA e do 5º ETA (Canoas-RS) já passaram pelo curso e os próximos serão os militares do 4º ETA (Guarulhos-SP) e do 2º ETA (Recife-PE).
Atualmente, outras cinco aeronaves estão sendo modernizadas no PAMA-AF. Até 2015, 50 aeronaves, entre os C-95 A/B/C e o P-95B Bandeirante Patrulha, passarão pela modernização.

http://www.fab.mil.b.../pamaaf 018.jpg
http://www.fab.mil.b.../pamaaf 030.jpg
http://www.fab.mil.b.../pamaaf 089.jpg
http://www.fab.mil.b.../pamaaf 097.jpg
http://www.fab.mil.b.../pamaaf 098.jpg
http://www.fab.mil.b.../pamaaf 004.jpg


fonte: Agência Força Aérea/III COMAR 9 dez 2011
Obs.: apesar das imagens serem jpg não conseguí postá-las...

Edited by jambock, 12 de December de 2011 - 09:48 .


#46 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,497 posts

Posted 29 de February de 2012 - 22:00

Meus prezados:
O 5º ETA - Esquadrão Pégaso - recebe seu primeiro Bandeirante modernizado. O segundo da frota.
http://www.aeroentus...om.br/posts/200

#47 leonardodantas

leonardodantas
  • Usuários
  • 16 posts

Posted 01 de March de 2012 - 13:09


A pintura dos bandeco M será a dos C105 Amazonas , C130 retrofitados, dos H60 do Pantera, dos Sabres, novo padrão FAB, o PAMA Galeão vai pintar eles p/ entregar aos esquadrões operadores, o Bandeco da foto por ser protótipo está só com os novos componentes sem a roupa nova ...
Mas só a FAB sabe a quantas anda o programa C95-M ...


Caro Mario,

só para título de informação, a modernização dos C-95 está sendo conduzida pelo PAMA-AF.

Att.

Leonardo Dantas

#48 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,497 posts

Posted 02 de March de 2012 - 11:49

Meus prezados:
REAPARELHAMENTO – Esquadrão Pégaso (5º ETA) recebe Bandeirante Modernizado


Posted Image

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu o segundo C-95 Bandeirante Modernizado. Ele será operado no 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA - Esquadrão Pégaso), sediado em Canoas (RS). Na próxima segunda-feira (05/03), será realizada a solenidade de chegada da aeronave, com voo inaugural.

A aeronave será empregada no cumprimento das missões do 5º ETA, como Assalto Aeroterrestre, Infiltração Aérea, Exfiltração Aérea, Ressuprimento Aéreo, Transporte Aéreo Logístico e Evacuação Aeromédica.
O Bandeirante Modernizado passou por melhorias estruturais nos sistemas de refrigeração, mecânico e hidráulico. Também recebeu um moderno sistema de navegação e comunicação com a concepção digital, apresentada nos Multifunction Displays.

A modernização, associada ao correto gerenciamento do programa, garantirá a operação da aeronave por mais 20 anos na FAB.
Em dezembro do ano passado, a FAB recebeu o primeiro C-95 Bandeirante Modernizado. A aeronave foi entregue ao Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA – Esquadrão Pioneiro), sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).

Fonte: Agência Força Aérea

Edited by jambock, 02 de March de 2012 - 11:51 .


#49 Filhote

Filhote
  • Desligados
  • 1,083 posts

Posted 02 de March de 2012 - 11:55

Posted Image

do cockpit!

#50 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,497 posts

Posted 02 de March de 2012 - 12:04

Posted Image

do cockpit!

Prezado OFFilhote: Neste mesmo tópico, post #31. É de cair o queixo!

Edited by jambock, 02 de March de 2012 - 12:16 .


#51 Filhote

Filhote
  • Desligados
  • 1,083 posts

Posted 02 de March de 2012 - 12:10

Prezado OFFilhote: Neste mesmo tópico, post #31. É de cair o queixo!



Vaaaaleu Jambock!

é sensacional!

#52 leonardodantas

leonardodantas
  • Usuários
  • 16 posts

Posted 03 de March de 2012 - 14:56

Meus prezados:
REAPARELHAMENTO – Esquadrão Pégaso (5º ETA) recebe Bandeirante Modernizado


Posted Image
(...)
Em dezembro do ano passado, a FAB recebeu o primeiro C-95 Bandeirante Modernizado. A aeronave foi entregue ao Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA – Esquadrão Pioneiro), sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).
Fonte: Agência Força Aérea

A FAB e seus "moles"
esta aeronave pertence ao 3°ETA

Edited by jambock, 04 de March de 2012 - 15:04 .


#53 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,497 posts

Posted 04 de March de 2012 - 15:08

A FAB e seus "moles"
esta aeronave pertence ao 3°ETA

Pois é, leonardodantas: se a própria FAB dá esses "moles" o que vamos deixar para a imprensa leiga!
Afinal, qual foi o C-95CM ( se é que foi modelo "Charlie") distribuído para o 5º ETA?

Edited by jambock, 04 de March de 2012 - 15:13 .


#54 leonardodantas

leonardodantas
  • Usuários
  • 16 posts

Posted 04 de March de 2012 - 17:39

Amigo,

C-95BM FAB 2305 foi a aeronave recebida pelo Pégaso.

Abração

#55 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,497 posts

Posted 04 de March de 2012 - 18:10

Prezado leonardodantas:
Agradeço a pronta e importante informação. Só lamento ser um bravo e não um charlie
Meus prezados: Se a EMBRAER resolveu lançar a versão charlie do Bandeirante, com profundores em diedro de 10º, creio que foi para melhorar a performance da aeronave.
Curiosidade: porque, no atual retrofit dos Bandeirantes, ela não fez os profundores das versões alfa e bravo à semelhança dos charlie, isto é, com diedro de 10º?

#56 leonardodantas

leonardodantas
  • Usuários
  • 16 posts

Posted 05 de March de 2012 - 09:38

Caro Jambock,

lembro que o retrofit dos Bandeirantes, não etá sendo conduzido pela Embraer. Neste processo feito pelo PAMA-AF, as características da aeronave, serão mantidas.

Att.

#57 Islander

Islander
  • Membro Honorário
  • 3,833 posts

Posted 05 de March de 2012 - 14:56

Prezado leonardodantas: Agradeço a pronta e importante informação. Só lamento ser um bravo e não um charlie Meus prezados: Se a EMBRAER resolveu lançar a versão charlie do Bandeirante, com profundores em diedro de 10º, creio que foi para melhorar a performance da aeronave. Curiosidade: porque, no atual retrofit dos Bandeirantes, ela não fez os profundores das versões alfa e bravo à semelhança dos charlie, isto é, com diedro de 10º?

É uma boa pergunta. Que eu saiba, existe um kit que atualizava os Bandeirantes para o modelo P (versão civil). Acho que o mesmo poderia ser aplicado nos Bandeirantes da FAB.

Caro Jambock, lembro que o retrofit dos Bandeirantes, não etá sendo conduzido pela Embraer. Neste processo feito pelo PAMA-AF, as características da aeronave, serão mantidas. Att.

Este kit não precisa ser obrigatoriamente instalado pela Embraer. A FAB poderia ela mesma instalar estes kits. Mão de obra para isso ela tem. Mas pelo visto não houve interesse.

#58 leonardodantas

leonardodantas
  • Usuários
  • 16 posts

Posted 05 de March de 2012 - 16:37

É uma boa pergunta. Que eu saiba, existe um kit que atualizava os Bandeirantes para o modelo P (versão civil). Acho que o mesmo poderia ser aplicado nos Bandeirantes da FAB.

Este kit não precisa ser obrigatoriamente instalado pela Embraer. A FAB poderia ela mesma instalar estes kits. Mão de obra para isso ela tem. Mas pelo visto não houve interesse.


Amigos,

eu entendo a posição da FAB, pois a grande diferença entre os "bravo" e "charlie" está na parte de aviônica, e com a modernização, todos os retrofitados se equivalem nesse sentido. Senão me engano o angulo em diedro dos estabilizadores horizontais, gerava um pequeno ganho aerodinâmico em relação ao lançamento de tropas e carga, e pelos "alpha" e "bravo" realizarem estas missões com igual nível de operacionalidade e segurança podemos entender talvez o porque da não mudança dos mesmos.

Att.

Edited by leonardodantas, 05 de March de 2012 - 16:38 .


#59 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,497 posts

Posted 05 de March de 2012 - 17:23


Amigos,

eu entendo a posição da FAB, pois a grande diferença entre os "bravo" e "charlie" está na parte de aviônica, e com a modernização, todos os retrofitados se equivalem nesse sentido. Senão me engano o angulo em diedro dos estabilizadores horizontais, gerava um pequeno ganho aerodinâmico em relação ao lançamento de tropas e carga, e pelos "alpha" e "bravo" realizarem estas missões com igual nível de operacionalidade e segurança podemos entender talvez o porque da não mudança dos mesmos.

Att.

:uhm:

#60 leonardodantas

leonardodantas
  • Usuários
  • 16 posts

Posted 06 de March de 2012 - 15:47

:uhm:


Caro amigo,

algo ficou no ar?(rs)

Att.