Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

[AEROMODELISMO] dicas para um re-inicio

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 14 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Islander

• Membro Honorário
  • 2795 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo - SP - Brasil
  • Data de Nascimento:10/10/1973
Reputação: 492

Postado 14 de setembro de 2009 - 15:42

Olá a todos. A uns 20 anos atrás tive um aeromodelo a cabo, os famosos VCC ou U/Control e voava no Ibirapuera. Mexendo em umas caixas achei um motor OS 15 que deve ter uns 15 a 20 anos e nunca foi usado. Bateu uma saudade e resolvi comprar um kit na Aerobras que ainda está no mesmo lugar e do mesmo modo de 20 anos atrás. Optei por um Tamanco BIII que está já na fase de pintura. O motor funcionou em uma bancada improvisada e acho que logo estarei apto a voltar a voar. Obviamente vou precisar de um instrutor, pois após 20 anos já não lembro muito fora o fato que com certeza vou ficar tonto nas primeiras vezes.

Como não tenho muita prática na montagem de aeromodelos o avião não ficou a coisa mais bonita do mundo (logo postarei algumas fotos). A pintura está um problema, não tnho compressor e comprei um spray que é um lixo. Mas agora vai assim mesmo, até porque imagino que vou quebrar mais cedo ou mais tarde. Andei procurando algum forum a respeito de aeromodelismo mas até agora não achei nenhum. Se alguém souber de algum, agradeço.

#2 NuNeS

• Expulsos
  • 2993 Postagens
  • Cidade/UF/País:Recife/Pernambuco/Brasil
  • Data de Nascimento:10/02/1986
Reputação: 0

Postado 14 de setembro de 2009 - 17:20

Bom, como estou um pouco distante... não posso te dar umas "aulas".
Porém, se você ainda mora em SP, não perca tempo e corra logo para o Ibirapuera! Pois pelo que sei, a turma lá continua voando de VCC como nunca!! Em Outubro/Novembro, se não me engano vai acontecer o Campeonato Brasileiro lá!!

Quanto aos fóruns, vou procurar saber de algum para lhe informar!
Tem o e-voo (www.e-voo.com), porém acho que não tem nada falando sobre o VCC.
Acredito que fórum sobre VCC no Brasil você não encontrará. Mas, meu irmão participa de uma rede por e-mail, com os melhores pilotos de VCC do Brasil.

Abraços

#3 NuNeS

• Expulsos
  • 2993 Postagens

Postado 14 de setembro de 2009 - 17:27

Segue uma foto de alguns aeromodelos/aeromodelistas do VCC em Recife(tá faltando gente/avião na foto):

Aeromodelos em cima: Genesis - Misturado(criação do meu pai) - Nobler - Cacique
Em baixo: Score - Pajé(Cacique modificado) - Vector - Vector - Mig

Abraços

Editado por NuNeS, 14 de setembro de 2009 - 17:30 .

#4 Islander

• Membro Honorário
  • 2795 Postagens

Postado 16 de setembro de 2009 - 12:21

Opa Nunes, obrigado pela atenção. Belos modelos voces tem ai. Quem sabe um dia eu chego a ter um Cacique ou mesmo um Vector.

Eu dei uma passada no Ibirapuera e a situação lá é muito boa atualmente. Fizeram um acordo com a Prefeitura e está muito mais organizado e cuidado o espaço. Peguei uma ficha de inscrição da Federação Paulista e devo me filiar em breve, apesar de não ser obrigatório ser filiado para usar o espaço. Como achei muito bem organizado, vou me filiar pois acho que iniciativvas deste tipo devem ser apoiadas. Também tem gente disponível para a instrução básica lá aos fins de semana, o que no meu caso será muito bom.
Logo logo posto uma foto do Frankstain que eu to fazendo.

#5 Murundum

• Usuários
  • 2417 Postagens
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972
Reputação: 206

Postado 17 de setembro de 2009 - 19:21

Putz, eu gostaria muito de entrar nesse esporte...

#6 NuNeS

• Expulsos
  • 2993 Postagens

Postado 17 de setembro de 2009 - 19:33

Digo logo que se você entrar.... não sai mais!!!
Vou para o aeroclube desde que nasci! 23 anos se passaram, e ainda estou viciado! kkkkkkk

#7 Islander

• Membro Honorário
  • 2795 Postagens

Postado 21 de setembro de 2009 - 14:35

Esse ai é o piratão que está quase pronto. Atualmente falta apenas colocar motor, tanque e trem principal e já está apto a voar. Comprei um trava porca e acho que ainda hoje termino o bicho. Como provavelmente vou quebrar a máquina, não me preocupei muito com a aparencia.

#8 Islander

• Membro Honorário
  • 2795 Postagens

Postado 22 de setembro de 2009 - 14:42

Finalizado o modelo. Agora é arrumar tempo pra ir a pista e relembrar os velhos tempos.
Pelo que andei pesquisando, no Ibirapuera tem instrutor aos finais de semana, assim que der vou aparecer por lá e ver como se comportam eu e a maquineta ai em cima.

Acho que o pessoal aqui no CR curte mais as maquetes mesmo, quase não tem posts de aeromodelismo.

Abraços a todos.

#9 Speedbird

Administrador

• Administrador
  • 4934 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:16/03/1978
Reputação: 215

Postado 22 de setembro de 2009 - 15:45

Eu tive um desses quando era moleque! Na realidade ainda tenho, pois o modelo está pendurado na parede da garagem da casa do meu pai, intocado há uns 20 anos (sem brincadeira!).

Eu voei e cai muito com esse modelo, a cada queda me dava um desânimo para reparar que só vendo... Um dia ainda resolvo voltar para o aeromodelismo, mas dessa vez sem ter de montar os modelos (eu odiava) e para brincar de RC.

#10 Islander

• Membro Honorário
  • 2795 Postagens

Postado 23 de setembro de 2009 - 10:01

QUOTE(Speedbird @ Sep 22 2009, 03:45 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu tive um desses quando era moleque! Na realidade ainda tenho, pois o modelo está pendurado na parede da garagem da casa do meu pai, intocado há uns 20 anos (sem brincadeira!).

Eu voei e cai muito com esse modelo, a cada queda me dava um desânimo para reparar que só vendo... Um dia ainda resolvo voltar para o aeromodelismo, mas dessa vez sem ter de montar os modelos (eu odiava) e para brincar de RC.

Eu acho justamente o contrário. O mais divertido é montar o modelo, apesar de ter pouca experiência no assunto e cometer um monte de erros. Desta vez até que ficou razoavelmente apresentavel a estrutura, apenas a aparência final é ruim. A tinta escolhida não foi muito adequada e eu não quis caprichar muito mesmo, afinal antevejo quedas pela frente. Mas desta vez pretendo aprender umas acrobacias e até mesmo me inscrever em algum campeonato na categoria iniciante, cujas manobras são bem simples (um overhead, um looping, voo a 45 graus e pouso). Vamos ver se vou conseguir tempo pra isso....

#11 NuNeS

• Expulsos
  • 2993 Postagens

Postado 24 de setembro de 2009 - 00:48

Islander: legal demais o Piratão.. kkkkkk, =)
Só uma coisinha, na foto de frente... é impressão ouuu a asa está um pouco torta em relação ao estabilizador?!? Sei que tem o lance do trem de pouso, mas achei a asa um pouco desnivelada em relação ao estabilizador.

Sim, depois que fizer o voo, posta aí dizendo como que foi!! E eu não curto maquetes não, prefiro as minha maquetes voadoras!! uhaehuaehauehae

Também gosto bastante de montar os modelos, porém, não tenho muita paciência! Pelo menos eu tenho meu PAI que constroi os modelos, e monta todos! Ele sim, gosta de montar!

Quanto ao campeonato, você ficou sabendo do Brasileiro que vai ter em outubro/novembro aí no Ibirapuera?!? Tem a categoria de iniciante, parece que você tem que fazer o wing over, looping e dorso. Coisa assim... se informa lá com a turma! =)

#12 Islander

• Membro Honorário
  • 2795 Postagens

Postado 24 de setembro de 2009 - 10:31

QUOTE(NuNeS @ Sep 24 2009, 12:48 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Islander: legal demais o Piratão.. kkkkkk, =)
Só uma coisinha, na foto de frente... é impressão ouuu a asa está um pouco torta em relação ao estabilizador?!? Sei que tem o lance do trem de pouso, mas achei a asa um pouco desnivelada em relação ao estabilizador.

Sim, depois que fizer o voo, posta aí dizendo como que foi!! E eu não curto maquetes não, prefiro as minha maquetes voadoras!! uhaehuaehauehae

Também gosto bastante de montar os modelos, porém, não tenho muita paciência! Pelo menos eu tenho meu PAI que constroi os modelos, e monta todos! Ele sim, gosta de montar!

Quanto ao campeonato, você ficou sabendo do Brasileiro que vai ter em outubro/novembro aí no Ibirapuera?!? Tem a categoria de iniciante, parece que você tem que fazer o wing over, looping e dorso. Coisa assim... se informa lá com a turma! =)

Eu vou checar se o profundor ficou desalinhado..... Não tinha reparado nisso antes, pelo menos na hora de colar eu tomei cuidado com isso, mas pode ser que algo tenha saído errado. Assim que conseguir voar eu posto por aqui sim. Vamos ver como vai sair....

Tem o campeonato sim, e neste fim de semana tem a 3 etapa do paulista também, mas eu nem consegui voar com o modelo, quanto mais me inscrever em um campeonato.... Mesmo pra novembro é impossível. O problema é tempo nos fins de semana, pois trabalho na maioria deles, além de ter que ficar com a família também....

#13 Islander

• Membro Honorário
  • 2795 Postagens

Postado 02 de outubro de 2009 - 16:47

QUOTE(NuNeS @ Sep 24 2009, 12:48 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Nunes, finalmente voei o modelo. Se comportou bem, apesar de estar ventando um pouco. Adicionei um pouco de peso à asa externa e no segundo voo melhorou a estabilidade. Agora é ter mais tempo pra praticar e treinar. Quem sabe em pouco tempo inicio uns wingovers e loopings. Falando em acrobacia, voce conhece algum modelo pra acrobacia iniciante?

#14 NuNeS

• Expulsos
  • 2993 Postagens

Postado 02 de outubro de 2009 - 19:30

Show Islander!!
Quanto ao modelo acrobático para iniciante, eu vou tentar lembrar os nomes e volto a postar aqui, pois ultimamente estou voando só avião/helicóptero glow/elétrico RC... o VCC é com meu pai e meu irmão!!

Vou consultar os universitários e volto com a resposta! hehehe

Abraço!

#15 Islander

• Membro Honorário
  • 2795 Postagens

Postado 15 de outubro de 2009 - 10:52

Mais voos realizados. Continuo fazendo pequenos ajustes. O tanque é grande demais. Cabe 80 ml, pois geralmente usam motor CB25. Como eu to usando um OS15, 80 ml é muita coisa. Coloco uns 55, 60 ml e da uns 12-14 minutos de voo, além de deixar o nariz menos pesado no início. Ainda estou tentando achar o ponto do motor também. Em alguns voos o motor ficou um pouco afogado e com isso a velocidade prejudicada. Mas logo logo eu acho o ponto certo também.

Como tenho voado só a tarde, tem tido muito vento. Isso prejudicou um pouco o voo, mas já deu pra fazer uns voos mais elevados, algumas voltas a mais de 45 graus de altura. O aeromodelo está se comportando bem em geral. Achei que ia ficar tonto no início mas foi bem mais tranquilo. No terceiro voo já decolei só e me sinto a vontade. Claro que não faço nenhuma manobra, mas mesmo assim foi tranquilo a volta ao VCC. Bem mais tranquilo do que eu imaginava....

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)