Sinceramente, ufanismo e patriotismo a parte Brasileiro é ....triste...
Existe uma série de documentos e exigências, que apesar de veladas, são de conhecimento público e notório e que os Brasileiros insistem em tentar levar no "jeitinho".
O Brasil não tem problemas com imigrantes clandestinos europeus, já a reciproca não é verdadeira.
Após a concretização do espaço Schengen, países que antes eram conhecidas "portas de entrada" na Europa, passaram a fazer uma fiscalização mais rigorosa.
Oficias de imigração em geral são preconceituosos, mas os Brasileiros são digamos assim um "grupo de risco".
Desconheço casos em que pessoas que possuiam toda a documentação exigida, foram deportadas sem motivo algum, em geral os deportados não possuem alguma das exigências "previstas" embora em muitos casos possam possuir a maioria das exigências.
As vezes a pessoa consegue comprovar o motivo da viagem, comprovar a volta, mas não possui dinheiro para se manter. As vezes a pessoa tem o dinheiro, mas não comprova vínculo com o Brasil e assim vai. Oficiais da Imigração são instância única de julgamento, apesar de existir uma rápida revisão por parte de um "supervisor" dificilmente a deportação vai ser revista, ou seja , se por qualquer motivo fundamentado o Oficial não ficar seguro de suas intenções na Europa o viajante vai ser deportado.
Brasileiros, acostumados com a nossa cultura malemolente, acabam por cometer equívocos como por exemplo achar que cartão de crédito é o mesmo que dinheiro, cartão de visitas é prova de trabalho e assim por diante. Costumam também alegar qualidades, que mesmo verdadeiras são impossíveis de provar no momento, como por exemplo possuir um imóvel, sendo que não esta com comprovantes disso. É muito chato, levar um dossie em sua viagem, mas fazer o que, é o jeito, tem que comprovrar no quiche tudo que for alegado, não da para ir em casa "rapidinho" buscar. O pior é que em geral, quem leva o dossie acaba não usando, pois o Oficial não pede nada.
Por outro lado, o tratamento dispensado por oficiais de imigração a brasileiros e outros povos "emergentes" ou nem tanto, tambem é...triste... Não da para entender como um país que se diz "civilizado" possa tratar qualquer pessoa da forma como eles tratam.
Visitantes mal-tratados, deportados esperando horas sem comida e incomunicáveis, visitantes deportados sem terem sido comunicados do motivo da deportação e assim por diante. Independente do mérito da deportação, as pessoas merecem tratamento digno, a Espanha esta longe, muito longe de oferecer isso, pelo contrário, parece querer desistimular as tentativas de imigração ilegal, através desta forma truculenta de deportação.
Lamentável. Dos dois lados.
Abç
Sinceramente, eu duvido que eles devolvam alguém que esteja com tudo certinho.
Mas em qualquer caso, acho que tudo depende muito da própria pessoa. Quanto mais firme você for nas respostas que vc der para eles, menos eles te questionarão. Quem não deve, além de não temer, não fica dando muito explicação....
Eu sou do seguinte raciocínio: se o oficial é simpático, eu também sou. Se ele fica me dando respostas tortas, eu devolvo na mesma moeda.
Foi exatamente isso que me aconteceu! Eu levei seguro saúde, carteira de trabalho, euros, fatura recente do cartão de crédito com o limite, o cartão em si (claro né!

) e principalmente uma carta convite feita por um cidadão português, constando a data da viagem e oferencendo a sua residência (Madrid foi conexão). Fui com a instrução: "Apresente SOMENTE o que o agente pedir! Não chegue mostrando tudo!" Ao chegar no guichê, apresentei o passaporte, juntamente com o cartão de embarque do voo para LIS, que saíra dali 1:00. O agente tirou o cartão de embarque de dentro do passaporte, abriu na página da foto, conferiu, virou a página, bateu o carimbo e me disse sorrindo: "Bienvenido! Buenos dias". e devolveu o passaporte! Eu até estranhei ehehehe. Eu fiz questão de ir bem vestido.
Camisa, calça social, sapatos, etc... (enquanto tinha gente no voo com camisa de times). Não sei se isso colabora, mas ele sequer quis saber o que eu faria na Europa! As vezes tive sorte!

Mas não vou mais correr esse tipo de risco ehhehehe! A pressão é grande! Não vale a pena voar 10 hras sem saber se vai poder passar (quando estourou essa historia de imigração, minha passagem já tava comprada)
Às vezes esses são os que mais tem $$$$ e que mais viajam.
Isso não quer dizer absolutamente nada. Aliás, muitas vezes é o contrário. É perceptível quando você está em uma fila de imigração quem viaja muito e quem não viaja pelo jeito que a pessoa se comporta.
Eu jamais vi, por exemplo, alguém que viaja muito ficar com todos os papéis na mão para entregar para o oficial de imigração. É passaporte e pronto. O resto, só se ele pedir......
Eu acho um absurdo ter gente que ainda defende os Espanhois...
Engraçado que somando o que todos os outros países da europa deporta, não se chega a quantidade de Brasileiros deportados que a Espanha deporta, signfica que as pessoas só viajam sem a documentação pra espanha né, já pro resto da Europa o pessoal sempre vai com tudo... muito estranho
Eu continuo recomendando a Todos, e inclusive eu quando for a Europa, jamais vou pela espanha, no máximo passo um dia em barcelona para ver a obras de gaudí e santiago calatrava, e levo comida na mochila, para gastar o mínimo por la, eu de fato n vou ficar financiando um país que tem essa política de tratamento com os brasileiros, e isso n é ufanismo nem patriotismo, é simplesmente vergonha na cara, ou vc fica chalerando em sua casa alguém que te expulsou quando vc estava na casa dele?
Eu acho que isso não quer dizer absolutamente nada. O que um governo faz não necessariamente traduz a visão geral da população....
Eu acho a Espanha fantástica, e você estará perdendo uma das mais ricas culturas e culinárias da Europa por puro preconceito....
Vocês acham a Espanha chata?! Tenta tirar visto para o Japão para vcs verem... eu mandei umas 3 ir passear... isso sim é um desrespeito!