Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Barulho do Galeão incomada Zona Norte e Baixada

Já existem 34 respostas neste tópico, contribua você também!

#21 Galeão-Cumbica

Vulgo GIG-GRU

• Moderador
  • 3477 Postagens
Reputação: 310

Postado 17 de setembro de 2009 - 23:39

Olha, não sei vocês, mas eu não notei em nenhum momento na reportagem indício de que vai haver movimento dos moradores dessas áreas no sentido de protestar contra o tráfego aéreo. Percebi, na verdade, uma reportagem que teve intuito de, talvez, jogar mais lenha na fogueira e criar um clima de desprezo e preconceito com o povo das áreas menos privilegiadas. E o resultado, se a ideia da reportagem era essa, foi outro. A população mostrando preocupação com coisas muito mais importantes à sobrevivência e ao desenvolvimento do que a futilidade de se preocupar com o barulho de um avião passando em cima de casa. E, muito sinceramente, esse povo sim teria toda razão em reclamar do barulho. De madrugada, com operações de decolagem na 33 ou 28, o povo da Zona Norte vê (e eu já vi) copo tremendo na mesa quando passa 727, 707 e outros adoráveis carvoeiros da vida.

#22 PP-VJW

• Usuários
  • 1287 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/03/1985
Reputação: 7

Postado 18 de setembro de 2009 - 00:56

Queria saber o que a imprensa tem contra aeroportos?

Ninguém foi a público reclamar, mas a imprensa foi nas redondezas perguntar se o barulho incomoda. Claro que incomoda, mas como a imprensa mesmo viu, a preocupação dos moradores são outras e isso foi bom assim quem sabe a imprensa comece a fazer matérias sem encher linguiça.

#23 Thiago

• Colaborador
  • 4948 Postagens
  • Cidade/UF/País:Pirassununga / São Paulo / Brasil
  • Data de Nascimento:07/12/1976
Reputação: 2137

Postado 18 de setembro de 2009 - 02:03

Como disseram aqui: Na verdade, esses moradores pegaram carona numa onda que a imprensa tá dando corda, e simplesmente vão solicitar, através desse argumento, melhorias lá pro bairro deles. Na real, na real mesmo, eles estão pouco se lixando pra avião.....barulho, essas coisas. Querem é asfalto, água encanada e luz. Só.

Aí , a dona imprensa, sabendo do frisson que rola no RJ a respeito de barulho acima da cabeça dos coitadinhos que vieram de marte, e por algum acaso do destino, moram ao lado de um aeroporto como o SDU, foi lá escarafunchar também a galera do Piscinão, Baixada, etc e tal. Ponto e vírgula....

Engraçado como essas associações ambientais só vão dar o ar da graça em locais , digamos, nobres né....queria ver se tivesse o mesmo problema lá em Xerém, Cascadura, Deodoro........

Acho que, depois dessa caça às pistas de pouso das bruxas, vai sobrar o que? Santa Cruz, Afonsos, Nova Iguaçu, Maricá........

Tremei cariocas....

EDIT: Engraçado...os aeroportos no RJ tão em evidência pracas.....SDU com a Rota 2 (rota essa que vivo procurando na jeppesen, Flight Simulator X e tal, e não acho) , interdição da rua da 02, GIG agora com essa da galera lá da baixada......Essa evidência dos aeroportos num mesmo momento, tem algo por trás...ah se tem...

#24 Galeão-Cumbica

Vulgo GIG-GRU

• Moderador
  • 3477 Postagens
Reputação: 310

Postado 18 de setembro de 2009 - 02:19

QUOTE(Thiago @ Sep 18 2009, 02:03 AM) <{POST_SNAPBACK}>
queria ver se tivesse o mesmo problema lá em Xerém, Cascadura, Deodoro........

E tem, velho amigo... encantadores Hercules, Bandecos, Tucanos, Fulanos e Beltranos dos Afonsos nos brindam com os vôos rasos sobre Cascadura, Madureira, Oswaldo Cruz, Bento Ribeiro, Marechal Hermes, Honório Gurgel, Coelho Neto, Deodoro, Realengo, Sulacap, Vila Valqueire. Bairros com a alegria do suburbano, a simplicidade da gente humilde e sem a frescura de quem confunde peido com tiro de 38 e entra em pânico só de pensar nisso.

#25 Speedbird

Administrador

• Administrador
  • 4934 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:16/03/1978
Reputação: 215

Postado 18 de setembro de 2009 - 02:46

Alguns comentários.

A matéria do JB me pareceu que buscava colocar mais alguma lenha nessa fogueira, contudo, chegou lá e "descobriu" (será que ele não sabia?) que essa população está, literalmente, abandonada pelo Estado, pelo poder público constituído. Estes cidadãos estão relegados à segunda classe de nossa sociedade, segunda classe esta que não é reconhecida pela maioria hipócrita, mas que existe e está por todos os cantos e podem ser facilmente encontrados no lixão mais próximo, na comunidade que não conta com calçamento, saneamento básico, iluminação pública, saúde pública, educação de base que garanta um aprendizado mínimo e não pratique a hedionda política da aprovação garantida (este é o reconhecimento público e inequívoco da total falência e incompetência do ensino público nacional de base), transporte coletivo e muitas outras espécies de direitos coletivos básicos que são negados, sistematicamente, há décadas para estes.

As reclamações que estão pululando pelo Rio de Janeiro são estapafúrdias para se dizer o mínimo, pois a pressão popular para a completa abertura do SDU há pouco tempo atrás (principalmente vinda da população da Zona Sul) foi enorme, todos só falavam das maravilhas que passariam a ocorrer na cidade em razão da multiplicidade de vôos e destinos no SDU. Após a abertura do SDU e o início das operações só se ouve reclamações, ora sobre o barulho, ora sobre a infraestrutura aeroportuária do SDU que é deficiente (já era deficiente e continua, mesmo após o microondas), ora sobre as limitações operacionais do aeroporto. Ultimamente até o pessoal de Niterói está reclamando e pedindo que os vôos não passem mais sobre o município. Nossas autoridades aeronáuticas já demonstraram, há muito, que não possuem nem capacidade para copiar políticas de "noise abatment" já testadas e implantadas com grande êxito no exterior. Aqui é mais fácil usar a força coercitiva do estado, proibir, do que se elaborar políticas efetivas que garantam a manutenção plena e o desenvolvimento da miríade de atividades econômicas que cercam a indústria aeronáutica.

A continuar nesse ritmo de se limitar o sobrevôo da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, do Município de Niterói, dos municípios da baixada fluminense, e da periferia do Rio de Janeiro, o transporte aéreo estará condenado ao completo banimento da Cidade do Rio de Janeiro, cidade esta de vocação turística, com grande potencial econômico/industrial em razão da recuperação observada nos últimos anos e que pretende se firmar como um palco mundial de primeira linha para a acolhida dos mais diversos eventos internacionais de grande porte (final da Copa do Mundo, Olimpíada, Jogos Panamericanos e etc).

#26 Márcio Santos

• Usuários
  • 2255 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /SP/ BRASIL
  • Data de Nascimento:15/11/1982
Reputação: 1003

Postado 18 de setembro de 2009 - 10:13

QUOTE(Stelios the Greek @ Sep 17 2009, 04:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
eu já falei!

fecham os 2 aeroportos...e bye bye rio!

depois vão implorar pra passar avião em cima das casas!

concordo em genero, numero e grau ta descontente, corta!

seja onde for, eu adoro CGH, mas com tantas reclamações eu fico de saco cheio, sou a favor de fazer um aeroporto numa região mais afastada e baixar um decreto proibindo qualquer residencia num raio de pelo menos 30 km do aeroporto! implode CGH, GIG, SDU, GRU! da uma charrete pras "tias" e um Vale "VSF" pra cada uma delas!

abrass

#27 NilsonCarvalho

• Usuários
  • 913 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília. DF, Brasil
  • Data de Nascimento:02/07/1984
Reputação: 159

Postado 18 de setembro de 2009 - 11:28

QUOTE(GLE @ Sep 17 2009, 08:16 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Quem será que chegou primeiro? O aerporto ou os moradores perto do aeroporto?

Sem falar que existe grande quantidade de ocupações ilegais nas proximidades de aeroportos brasileiros, que foram se instalando muito depois dos aeroportos existirem. Depois esse pessoal se acha no direito de reclamar.

Como diz o José Simão, esse aqui é o pais da piada pronta!

Se você ler atentamente ao meu post, percebe que discuto o problema de quem chegou primeiro. A culpa dessa desordem é do estado, que permitiu a instalação de residências próximas ao aeroporto. Agora que o problema existe, não adianta discutir quem chegou primeiro, mas sim as soluções.

Todos eles tem o direito legal de reclamar. São cidadãos tanto quanto você, pagam IPTU de seus imóveis e estão sob a tutela da mesma Constituição.

Fazem como você GLE, que sabendo dos seus direitos, reclama ao estado de situações da alçada governamental que não o satifazem.

Editado por NilsonCarvalho, 18 de setembro de 2009 - 11:32 .

#28 NilsonCarvalho

• Usuários
  • 913 Postagens

Postado 18 de setembro de 2009 - 11:30

QUOTE(Omykron @ Sep 17 2009, 06:12 PM) <{POST_SNAPBACK}>
mas os DC-8 no brasil, com registro brasileiro, só são os da Beta, que são os DC-8-73(F), que snme cumprem com os regulamentos de Stage IV.

Citei o DC8 porque quando ele passa sobre a casa da minha noiva na app, aqui em Brasília, eu sempre sei que é ele. O barulho do bichão é peculiar...

#29 GLE

• Usuários
  • 568 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:12/01/1977
Reputação: 185

Postado 18 de setembro de 2009 - 12:24

QUOTE(NilsonCarvalho @ Sep 18 2009, 11:28 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Se você ler atentamente ao meu post, percebe que discuto o problema de quem chegou primeiro. A culpa dessa desordem é do estado, que permitiu a instalação de residências próximas ao aeroporto. Agora que o problema existe, não adianta discutir quem chegou primeiro, mas sim as soluções.

Todos eles tem o direito legal de reclamar. São cidadãos tanto quanto você, pagam IPTU de seus imóveis e estão sob a tutela da mesma Constituição.

Fazem como você GLE, que sabendo dos seus direitos, reclama ao estado de situações da alçada governamental que não o satifazem.

Colega, se você ler também atentamente o meu post, me refiro a ocupações ilegais.
Que eu saiba, ocupações ilegais não pagam IPTU ou qualquer outro imposto, além de estarem claramente contra a constituição que você citou!

Culpar o estado pura e simplesmente pelas ocupações ilegais é retirar dos "ocupantes" a responsabilidade pelo ato. É como justificar o roubo, o assassinato e o estupro pelo simples fato de não haver policiamento (que é dever do estado!).

O estado tem sua culpa sim por ser deficiente no cumprimento de suas obrigações, mas isso não inocenta quem se instala em área de manancial, em terreno alheio (MST por exemplo) ou área de proteção de aeroportos (exemplo Porto Alegre).

Que fique claro, me refiro as ocupações ilegais, como aquelas que existem hoje em Guarulhos e impedem a ampliação do aeroporto, e apesar de ser ocupação de terreno da união, agora cobram idenização do estado para se retirarem do local.

José Simão está repleto de razão!

#30 NilsonCarvalho

• Usuários
  • 913 Postagens

Postado 18 de setembro de 2009 - 12:35

QUOTE(GLE @ Sep 18 2009, 12:24 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Colega, se você ler também atentamente o meu post, me refiro a ocupações ilegais.
Que eu saiba, ocupações ilegais não pagam IPTU ou qualquer outro imposto, além de estarem claramente contra a constituição que você citou!

Culpar o estado pura e simplesmente pelas ocupações ilegais é retirar dos "ocupantes" a responsabilidade pelo ato. É como justificar o roubo, o assassinato e o estupro pelo simples fato de não haver policiamento (que é dever do estado!).

O estado tem sua culpa sim por ser deficiente no cumprimento de suas obrigações, mas isso não inocenta quem se instala em área de manancial, em terreno alheio (MST por exemplo) ou área de proteção de aeroportos (exemplo Porto Alegre).

Que fique claro, me refiro as ocupações ilegais, como aquelas que existem hoje em Guarulhos e impedem a ampliação do aeroporto, e apesar de ser ocupação de terreno da união, agora cobram idenização do estado para se retirarem do local.

José Simão está repleto de razão!

Roubo e estupro são atos sem endereço, acontecem em qualquer lugar, sem hora marcada. A ocupação irregular é muito diferente. Só se ocupa áerea publica quando o estado permite. Não se levanta uma casa, um barraco em quinze minutos.

E você considera que esses invasores estão ali porque gostam da vista? É falta de opção e por isso pararam ali. Não concordo em tirar a culpa de quem invade, mas dar as costas para essa população é frieza demais. Eles estão ali, como já disse duas vezes, porque o estado permitiu. Cabe ao estado resolver a situação dessas populações, e não a nós de recrimina-los e dizer que as afirmações deles são absurdas.

Por mais que estejam em situação irregular e atrapalhando uma ampliação do aeroporto, populações mais pobres precisam ser respeitadas. Aliás, são elas as que mais demandam respeito por não ter o poder da pressão do dinheiro.

Editado por NilsonCarvalho, 18 de setembro de 2009 - 12:35 .

#31 GLE

• Usuários
  • 568 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:12/01/1977
Reputação: 185

Postado 18 de setembro de 2009 - 13:16

Discordo, mas respeito sua opinião.

#32 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3128

Postado 18 de setembro de 2009 - 14:46

Nao importa quem chegou antes!
nao importa se a rota é x ou y.
nao importa se o aviao a faz menos barulho que o aviao b.
nao importa se o bairro 1 tem mais barulho que o bairro 2.

o que importa é:
o governo levantou a moda! agora aguentem todos os argumentos sem sentido inerentes a esse tipo de reclamação!
nao adianta procurar logica nesse tipo de assunto pq ela nao existe!
tentar questionar quem esta certo ou errado so tira a atençao do verdadeiro problema!

governo levantando a bola que nao deveria!

#33 Fred

Dr. Metal

• Moderador
  • 8075 Postagens
  • Cidade/UF/País:Manaus, Amazonas, Brasil
  • Data de Nascimento:26/01/1981
Reputação: 905

Postado 19 de setembro de 2009 - 19:01

Rio de Janeiro: não se poderá voar, já não se pode fotografar. Lamentável.

#34 rodrigopl

• Usuários
  • 1967 Postagens
  • Cidade/UF/País:Pedro Leopoldo/Minas Gerais/Brasil
  • Data de Nascimento:18/09/1991
Reputação: 88

Postado 19 de setembro de 2009 - 19:17

O governo proíbe fotografar, proíbe rota X ou Z, isso eles levam a sério, mas a criminalidade, corrupção que deveria ser levado a serio, so esta aumentando.

#35 Mascchiapalitto

• Expulsos
  • 61 Postagens
  • Cidade/UF/País:brasilia/df/brasil
  • Data de Nascimento:07/04/1986
Reputação: 0

Postado 22 de setembro de 2009 - 12:40

O problema de Ruido esta longe de ser somento do SDU ou do GIG, é um problema mundial que é resolvido, enfrentado ou seja lá como queiram entender... de diverso modo, nos paises mais ricos por exemplo se constroi um mega aeroporto a meia, ate uma hora da cidade, desativa o aeroporto em questao, podem ter o luxo de banir certas aeronaves pois la se pode "obrigar" ou forçar as empresas modernizarem suas frotas, ou instalar sensores de ruido e o avioes que ultrapassa o limite é multado (oque menos daria certo no brasil por motivos obvios) enfim.... cade um resolve da maneira que pode, realmente é um problema, dizer que se pode conviver com o barulho de aviao é no minimo sacanagem, tudo bem.. gostar, parar oque ta fazendo pra tentar saber qual é o aviao, essas coisas que só a gente que ama a coisa faz, tudo bem... mas pedir pra todo mundo achar "normal" é #####, igual quando passa um fdp com uma moto aqui na frente de casa, fa vontade de matar, porem os caras que curtem acham que aquilo é musica...

Acho que todos aqui podem citar 200 exemplos ou mais de casos iguais aos do SDU, GIG, a comunidade de guarulhos mesmo... aqui em BSB temos uma pista nova gigante, perfeita, que por muito tempo teve sua cabeceira deslocada por conta de moradores que entraram na justiça contra o ruido, e realmente o aviao passando numa rampa de 200ft acima fez A diferença!? enfim... é isso, cada um vai querer reclamar da sua forma, tem gente que nem reclama, tem gente que jura que ainda vai comprar uma arma anti-aerea pra derrubar um aviao de tanto odio.... e é isso, acho que falar o velho "Quem chegou primeiro" é sacanagem assim como as pessoas que tem o poder de decidir, ir la e colocar um veto pelo fato de quem ta putinho e nao quer mais barulinho... afinal, no caso do SDU mesmo, sao os mesmo que usam o aviao sempre, os que foram la e vetaram a coisa...

enfim.... tem que se chegar a um consenso e o bem a sociedade tem que ser considerado, pois na maioria dos casos, o aeroporto pode incomodar 10, 30, 70 mil pessoas de uma comunidade, mas indiretamente ajudar a cidade, o estado e ate em certos caso o pais economicamente como é o caso do GIG e de GRU principalmente...

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)