Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

"Tam supriu papel que era da Varig até década de 90"

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 58 respostas neste tópico, contribua você também!

#41 KC-767

• Moderador
  • 6609 Postagens
  • Interests:Aviação, Carros, Caminhões, Desenho, Esportes (automobilismo, boxe, futebol), Fotografia, Viagens.
  • Cidade/UF/País:Osasco - SP
  • Data de Nascimento:01/02/1984
Reputação: 203

Postado 19 de setembro de 2009 - 10:24

Galeão-Cumbica, Crazy Spotter acho que arremataram mesmo.

É até engraçado, mas trabalhei na TAM (gostei de lá prá dedéu), mas confesso que aquele gosto que tenho pela VARIG e pela TransBrasil ainda ficaram, mesmo enquanto estava na vermelhinha. Não sei, mas acho que a TAM não tem ainda aquele carisma que a VARIG tinha. Talvez pq como disse o Galeão-Cumbica, o conceito de transporte aéreo mudou. Sai o glamour, entra a eficiência.

HFJ, imagens realmente valem mais que 1000 palavras. E estamos falando de menos de 5 anos atrás.

Se me permitem um paralelo, não seria mais ou menos o que aconteceu na época da Panair? Quem era realmente a empresa de bandeira do Brasil na época?

#42 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7380 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3288

Postado 19 de setembro de 2009 - 11:52

QUOTE(claudio_767 @ Sep 19 2009, 10:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Se me permitem um paralelo, não seria mais ou menos o que aconteceu na época da Panair? Quem era realmente a empresa de bandeira do Brasil na época?

Claúdio, acho que na época da Panair a briga era mais feia (apesar de não demonstrarem) em dizer quem era a empresa de bandeira. Isso por que o DAC criou reservas de mercado, designando companhias para voarem por regiões:
- Panair do Brasil: Europa, África e Oriente Médio;
- Real: Norte da América do Sul, América Central, Japão e EUA (exceto NY)
- Varig: EUA (NY) e Caribe;

Além disso tinhamos a Cruzeiro do Sul que era forte no mercado do Cone Sul, tanto que foi através da SC que a Varig entrou ou consolidou sua posição na América do Sul, como Chile, Bolívia e Paraguai.

E um pequeno dado interessante, fiz uma comparação de memória de como era a Varig em 2004 e a Tam hoje:

Frequências internacionais
Não inclui vôos em alta temporada
Cidade Varig/2004 Tam/2009
ASU-COR 7
BOG 7
CCS-AUA (2x) 7 7
EZE 49 63
LIM 7 7
MVD 7 7
SCL 14 14
VVI-LPB 7 7
MEX-CUN (1x) 7
LAX-NRT 4
MIA 7 25
MCO 7
JFK 7 18
LIS 7
MAD 7 7
CDG-AMS 7 21
LHR-CPH (3x) 7 7
FRA 14 7
MXP 7 7
TOTAL 180 197

Sem citar números como frota, passageiros transportados, faturamento . . .
As empresas, mesmo com seus marasmos, conseguiram suprir a Varig na inter, além disso em alguns mercado evoluimos e em outros abandonados podem vir no futuro serem promissores. Além disso, temos ainda a sorte de empresas que assumiram o vácuo da Varig. Tem muitos países como Peru, Bolívia, Venezuela, Equador que perderam suas empresas e tiveram que adotar companhias estrangeiras como flagcarriers e as poucas que existem não chegam nem a altura das suas antecessoras.

#43 PR-GTJ

• Usuários
  • 1203 Postagens
  • Cidade/UF/País:Manaus
  • Data de Nascimento:28/11/1987
Reputação: 71

Postado 20 de setembro de 2009 - 00:27

Eu, sem querer polêmicas, acho que a TAM nunca vai se igualar a VARIG sob qualquer aspecto.

Mas é só o que eu acho.
Mesmo porque, como falaram, "os tempos são outros".

#44 x-varigvinny

• Usuários
  • 482 Postagens
  • Interests:Aprofundar conhecimentos sobre a aviação
  • Cidade/UF/País:Santa Maria-RS
  • Data de Nascimento:23/06/1981
Reputação: 278

Postado 20 de setembro de 2009 - 00:46

Posso garantir uma coisa: A TAM pode até pegar as antigas jóias da coroa da Varig que são seus funcionários. São atenciosos, carismáticos e prestativos. Mas esqueça aquele serviço de bordo de caviar, lagosta e champagne. Entrou uma operação mais racional no lugar. Hoje as pessoas voam para Paris de chinelo e bermuda e nem dão bola para o serviço de bordo. Não importa se o vinho é um Sauternes safra 1991 ou um Caubernet Sauvignon safra 2002, hoje as pessoas querem voar de A para B com praticidade, conforto e segurança.
A TAM pode ser nossa flag-carrier, mas ela não será como a Varig por um motivo: os tempos são outros, o padrão de voar mudou e as empresas devem mudar junto. Tanto é assim que a Varig ignorou isso e quebrou. A TAM deu atenção e hoje é a maior do Hemisfério Sul.

#45 Nishan

• Usuários
  • 1697 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - GIG
  • Data de Nascimento:19/06/1983
Reputação: 174

Postado 20 de setembro de 2009 - 15:09

Suprir pode suprir. Se uma sái, quem está atrás é a próxima a assumir o lugar DESDE que faça com competência.

Eu viajei pela primeira vez de TAM ano passado para POA e gostei do serviço. Nem de longe foi ruim e EXCEPCIONAL também não foi e nem tinha razão para ser. Foi absolutamente normal (obviamente melhor que a Webjet no serviço. Na refeição não).

Agora dia 7 de Setembro fiz a minha primeira viagem internacional em uma cia. aérea de brasileira. Fiz MIA-GIG no 767-300 da TAM. Desta viagem eu só posso dizer que TUDO, desde o atendimento no balcão daqui, do check-in em Miami, do avião, recolhimento de malas aqui no GIG foi um bela de uma grande P*RCARIA.

Na fila do check-in em MIA eu e outros passageiros ficamos 50 min aguardando. Veja bem: 50 min na fila do check-in. Do avião eu sinceramente não entendo como tem gente que gosta. Por isso a frase "há gosto pra tudo". Um avião velho (era da Alitalia pelo visto), com sistema de entretenimento ridículo e falho. No banheiro o sabão era em sachês líquidos que estavam na pia. Nem garafa sabonete líquido poderiam fornecer ??? Depois ao pousar veio o martírio das malas. Fiquei 1hora e 10minutos aguardando as minhas bagagens ! 70 minutos para ir para a alfândega ! O avião pousou às 07:30 e eu só saí da área restrita às 08:45 !! Que empresa terceirizada lerda é essa que a TAM contrata ?? Ou o problema é com a terceirizada + IncompetênciAERO Aeroportos Brasileiros ?

Para completar o atendimento TAM que supre o papel da VARIG (eu nunca voei de VARIG para o exterior e nem sou viúva da empresa. Muito pelo contrário!) pedi a minha mãe que fosse ao balcão no SDU dar entrada no reembolso do trecho de volta que eu não usarei. No SDU a idiotice do atendimento começa na falta de organização da fila e no desleixo dos funcionários que mandam as pessoas para um lado e para o outro para simplesmente não terem que atendê-los. É assim que se trabalha na maior cia. áerea do país ??? Depois disso a resposta sobre o reembolso é que se for pedido não iria receber muito e nem vale a pena pedir. Isso foi dito sem informar valores ! Também foi dito que só poderia usar a passagem no futuro para o mesmo destino pagando a multa e que ela era intransferível.

Mais tarde, irritado após minha mãe contar-me isso liguei para a TAM. Obviamente tive que aguardar os 9 minutos para ser atendido (ligação PAGA) e assim falar com um atendente. Expliquei a situação e o atendente me disse que eu teria que ir ao balcão para saber sobre valores de reembolso. Ele também disse que eu poderia usar o valor como crédito na TAM para viagens dentro do Brasil e Am. do Sul. Vejam bem: a CENTRAL da TAM disse que eu posso usar o valor do bilhete (o trecho de volta) como crédito. Para esclarecer as coisas fui ao balcão no no TPS-2 do GIG e após a espera (menor até do que em outros dias que chega quase a ser eterna) fui atendido. Expliquei à funcionária a situação, mas não disse que a minha mãe havia ido ao balcão do SDU e que nem eu liguei para a central. Ela foi me dizendo que reembolso seria cobrado um valor menor entre 20% ou $150 (uns dizem $100, outros $120... nem eles sabem o que dizem).

A funcionária se levantou para pegar uns papéis e quando voltou percebeu que o cálculo para reembolso de passagem internacional era diferente. Aí eu perguntei quanto eu iria receber. Aí sabem o que ela me disse como querendo dizer que não dava pra fazer agora ??

-"Aí tem que ver a taxa do cÂmbio do dia, valor da passagem... !!"

E eu respondi:
"-Então veja !"

* É ASSIM QUE OS FUNCIONÁRIOS DA MAIOR EMPRESA AÉREA DO PAÍS SE PORTAM DIANTE DOS PASSAGEIROS ??

Ela chamou um outro funcionário e os dois , na minha frente ficaram falando e falando sobre os procedimentos no computador sobre a reserva e reembolso e não estavam nem aí pra mim. Eu que tive denovo que interceder para saber informações do que eu teria que receber até o momento em que o funcionário disse que as regras de passagem internacional eram diferentes e que eu acabaria tendo que pagar pelo reembolso. Eu mesmo que tive que perguntar se eles poderiam POR FAVOR me dizer o valor de cada trecho. Aí falaram....

Perguntei se poderia usar o valor como crédito e disseram que não. Apenas poderia usar este trecho e não o valor. A passagem foi comprada ida-volta e eu fiz questão de perguntar tanto em Miami como no Brasil se eu poderia requisitar o reembolso de trecho não voado e de quanto seria a multa. NENHUMA destas restrições foi comunicada no momento da compra.

O assunto ainda está rolando e eu vou ligar novamente para a TAM e esperar uns 9, 15, 20 min na linha para falar com o atendente e perguntar REALMENTE o que é que está valendo nisso tudo.

Eu tinha uma imagem da TAM após o meu vôo para POA e ficava meio descrente ao ler e ouvir as experiências de outras pessoas sobre problemas que passaram com esta empresa. Mas ao viver e presenciar este fato ocorrendo comigo pude ver como é a realidade da maior cia. aérea do do Brasil.

Minha mãe que precisa ir à Asia terá que fazer via LHR ou CDG. Antes deste episódio eu pesquisei os valores pela TAM e eram bem mais baratos do que pelas européias. No entanto, após este "circo" que eu e minha mãe presenciou no SDU e no telefone ela não quer saber de TAM nem de graça. Vai por Air France ou British Airways que ao menos tem um padrão e um nível mais alto. E as tarifas agora no mesmo preço ou 100 reais mais altas da cia. aérea nacional que voa para estes destinos.

No mais, ela mesmo concluiu: depois de ver a maneira ridícula como foi atendida no aeroporto, ela nem quer ver como é em vôo. Se até mesmo os pax da First e Business Class da TAM reclamam, o que mais podemos dizer ?

O padrão da TAM é este: padrão Brasil. Esta é um lição para eu nunca mais esquecer. Exterior = cias. aéreas estrangeiras.

#46 JJNVT

• Membro Honorário
  • 1173 Postagens
  • Cidade/UF/País:Itajaí/SC/Brasil
  • Data de Nascimento:04/02/1980
Reputação: 66

Postado 20 de setembro de 2009 - 18:19

QUOTE(Crazy Spotter @ Sep 19 2009, 11:52 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Frequências internacionais
Não inclui vôos em alta temporada
Cidade Varig/2004 Tam/2009
ASU-COR 7 14 non-stop
BOG 7
CCS-AUA (2x) 7 7
EZE 49 63
LIM 7 7
MVD 7 14
SCL 14 14
VVI-LPB 7 7
MEX-CUN (1x) 7
LAX-NRT 4
MIA 7 25
MCO 7
JFK 7 18
LIS 7
MAD 7 7
CDG-AMS 7 21
LHR-CPH (3x) 7 7
FRA 14 7
MXP 7 7
TOTAL 180 197 (+ 21)

Só corrigindo os dados, temos 14 voos semanais para MVD. Quanto a ASU, temos 14 non-stop, que são operados pela TAM Airlines, mas que fazem parte da nossa malha.
Eu nunca tinha tido esta visão sobre a malha da Varig, obrigado por postar. Vejam que é curioso que a Varig oferecia mais destinos que nós mas nós oferecemos muito mais frequencias em rotas como EZE, CDG, MIA e JFK. Na verdade, entre as rotas operadas por ambas, só perdemos em frequencia no FRA.
Isso é um grande sinal da adaptação à realidade dos tempos. Talvez na época da Varig não se justificasse oferecer 4 voos diários a MIA, 3 a CDG ou quase 3 a JFK como a TAM faz, se não fossem estes voos "a mais", talvez a TAM hoje pudesse ter uma malha igual ou maior que a da Varig àquela época no quesito destinos oferecidos.
A TAM hoje conta com uma frota widebody de 25 aeronaves, alguém sabe qual era a da Varig à época?

QUOTE(x-varigvinny @ Sep 20 2009, 12:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Posso garantir uma coisa: A TAM pode até pegar as antigas jóias da coroa da Varig que são seus funcionários. São atenciosos, carismáticos e prestativos.

Eu não generalizaria! poke.gif

#47 x-varigvinny

• Usuários
  • 482 Postagens

Postado 20 de setembro de 2009 - 18:28

QUOTE(JJNVT @ Sep 20 2009, 06:19 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Pelo menos todas as kinhas experiências foram ótimas e não tenho o que reclamar. Os funcionários da Varig para mim eram o Pedigree da empresa.

#48 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7380 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3288

Postado 20 de setembro de 2009 - 18:40

Só corrigindo os dados, temos 14 voos semanais para MVD. Quanto a ASU, temos 14 non-stop, que são operados pela TAM Airlines, mas que fazem parte da nossa malha.

A TAM hoje conta com uma frota widebody de 25 aeronaves, alguém sabe qual era a da Varig à época?

JJNVT,

Não coloquei ASU de propósito justamente por serem operados pela Paraguaya, snme deveria até retirar um vôo GIG-EZE por ser PZ. Por que se fossemos considerar com subsidiárias, deveriamos incluir a malha da Pluna na época (MVD-GRU e MVD-GIG-MAD). Quanto a MVD, esqueci mesmo de colocar o segundo vôo. Obrigado pela correção! thumbsup.gif

Quanto a frota wide da Varig em 2004 era assim:
08 B767-300ER
02 B777-200A
02 B777-200ER
13 MD 11 (não tenho o número exato, acho que era algo entre 13-15)
25

Porém não se compara com a frota de 1998, antes da desvalorização do Real:
05 B747-300 (desativado em 1999)
06 B767-200ER
06 B767-300ER
06 DC 10-30 (desativado em 1999)
13 MD 11
36

São números relativos. Em 1998 havia uma grande quantidade de vôos domésticos operados por wide (quem não se lembra dos famosos A300 da VP fazendo POA-GRU-SSA-REC). Porém era mais capacidade de assentos que frequências. Nesta mesma época 50% da frota da TBA era de wide (8 B767-200/3 B767-300), enquanto que a Vasp tinha 30% (3 A300 e 9 MD 11), a Varig tinha cerca de 45%. Hoje a Tam não tem 20% da frota wide, mostrando uma mudança do tipo de aeronave e mentalidade das empresas.

#49 Airbus-FA

• Usuários
  • 2081 Postagens
  • Cidade/UF/País:Joinville/SC/Brazil
  • Data de Nascimento:04/11/1980
Reputação: 563

Postado 21 de setembro de 2009 - 11:23

Eu tambem nao.
Esses dias conversando com um ex Varig (comissario) ele disse que fazia de tudo pela Varig, mas estava pouco se lixando para a Tam e que a Tam só estava servindo para ele completar o tempo que falta para se aposentar.
Ele só sabia fazer graça para os pax e adorava fazer speechs forçando voz de locutor (fazia até cara feia se alguem pegasse o PA para fazer speech antes dele, era hilário...), mas no "pega pra capar" do serviço, não fazia nada!!!!

Claro, assim como não generalizo que todos são ótimos, tambem não generalizo que todos são ruins.
Mas daí a dizer que a Tam pode se deleitar com essas "jóias da coroa", aí já é demais.

#50 x-varigvinny

• Usuários
  • 482 Postagens

Postado 21 de setembro de 2009 - 11:45

QUOTE(Airbus-FA @ Sep 21 2009, 11:23 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu tambem nao.
Esses dias conversando com um ex Varig (comissario) ele disse que fazia de tudo pela Varig, mas estava pouco se lixando para a Tam e que a Tam só estava servindo para ele completar o tempo que falta para se aposentar.
Ele só sabia fazer graça para os pax e adorava fazer speechs forçando voz de locutor (fazia até cara feia se alguem pegasse o PA para fazer speech antes dele, era hilário...), mas no "pega pra capar" do serviço, não fazia nada!!!!

Claro, assim como não generalizo que todos são ótimos, tambem não generalizo que todos são ruins.
Mas daí a dizer que a Tam pode se deleitar com essas "jóias da coroa", aí já é demais.

Já perguntou para ele qual é a diferença de salário e de trato?
Conheço gente que sai de uma empresa A onde era referência e esculhemba na Empresa B justo por causa de salário e trato.

#51 darkstar

• Usuários
  • 912 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo SP Brasil
  • Data de Nascimento:27/05/1977
Reputação: 158

Postado 21 de setembro de 2009 - 14:48

Galera,sinceramente este tópico não vai acrescentar em nada nossa vida no CR!A Varig era nossa empresa de bandeira,querida pelo país e nem por isso no momento em que ela precisou foram em seu socorro como fizeram o grupo de empresários Italianos pela Alitalia por exemplo.A TAM ralou muitoooooooooooooooooooooooooooo para chegar aonde está e para aqueles que gostam de meter o pau e fazer comparações, hoje os tempos são outros,os passageiros e tripulantes são bem outros e o capitalismo nos faz acordar todo dia mais cedo kkkkkk,por isso não esperem que TAM faça pelo país o que vcs acham que a VARIG fez pois o país não faz nada por TAM,GOL,OCEAN AIR,WEBJET,a não ser cobrar impostos generosos de todas thumbsup.gif

#52 TMA-SP

• Usuários
  • 2585 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas-SP
  • Data de Nascimento:05/06/1987
Reputação: 93

Postado 21 de setembro de 2009 - 15:39

QUOTE(Airbus-FA @ Sep 21 2009, 11:23 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu tambem nao.

Isso não vem somente de cmros, ja vi comando ex-Varig que esta na Tam hoje
se referindo a vermelha como "empresa de m..." suicide_anim.gif

Lamentável... thumbsdown_still.png

#53 insider

• Usuários
  • 141 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP
  • Data de Nascimento:20/12/1989
Reputação: 0

Postado 21 de setembro de 2009 - 17:54

QUOTE(x-varigvinny @ Sep 21 2009, 11:45 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Já perguntou para ele qual é a diferença de salário e de trato?
Conheço gente que sai de uma empresa A onde era referência e esculhemba na Empresa B justo por causa de salário e trato.

Manda ele voltar para a empresa A. ou nao se submeter na empresa B....
Acho q a questão e mais embaixo. eu costumo trabalhar bem onde que q eu esteja, e no minimo respeitar quem paga meu salario. nao ta satisfeito.... procure outro lugar. Isso server para qualquer situaçao....

#54 x-varigvinny

• Usuários
  • 482 Postagens

Postado 21 de setembro de 2009 - 18:47

Eu só digo uma coisa: a TAM lutou para chegar até o posto de maior empresa do país. E se a Gol não existisse estaríamos comendo refeição quente a bordo dos A320 e A330 da empresa.

#55 ExuKavera

• Usuários
  • 163 Postagens
  • Cidade/UF/País:Juiz de Fora
  • Data de Nascimento:17/12/1984
Reputação: 4

Postado 21 de setembro de 2009 - 19:02

QUOTE(x-varigvinny @ Sep 21 2009, 06:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu só digo uma coisa: a TAM lutou para chegar até o posto de maior empresa do país. E se a Gol não existisse estaríamos comendo refeição quente a bordo dos A320 e A330 da empresa.

Ainda bem q a Gol chegou né. Imagina quanto nós estaríamos pagando pra voar, e quantos de nós nao teriamos $$$ para voar como a dez anos atrás ou mais, e como a aviação no Brasil estaria estagnada. Que venham outras Gols!

#56 centauro330

• Usuários
  • 136 Postagens
  • Cidade/UF/País:sp/sp/brazil
  • Data de Nascimento:01/01/1973
Reputação: 0

Postado 22 de setembro de 2009 - 00:07

QUOTE(ExuKavera @ Sep 21 2009, 07:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Ainda bem q a Gol chegou né. Imagina quanto nós estaríamos pagando pra voar, e quantos de nós nao teriamos $$$ para voar como a dez anos atrás ou mais, e como a aviação no Brasil estaria estagnada. Que venham outras Gols!

thumbsdown_still.png

#57 Leirbag

• Usuários
  • 3851 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987
Reputação: 585

Postado 22 de setembro de 2009 - 00:51

QUOTE(x-varigvinny @ Sep 21 2009, 06:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Fazer suposições do tipo "e se" é complicado. Aliás, é o tipo de coisa que não dá para se fazer, porque é possível criar milhões de "e se" que na verdade não querem dizer nada, porque são só suposições.

Ainda bem que temos a GOL forte, ainda bem que temos a TAM forte, ainda bem que temos Oceanair, Azul, Trip e Webjet crescendo muito. O país precisa de várias companhias fortes e não de uma ou duas só, como era no caso da Varig, porque caso uma delas quebrem nós ficamos dependentes das empresas lá de fora.

#58 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3128

Postado 22 de setembro de 2009 - 06:23

QUOTE(Gabriel Leporace @ Sep 22 2009, 12:51 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Ainda bem que temos a GOL forte, ainda bem que temos a TAM forte, ainda bem que temos Oceanair, Azul, Trip e Webjet crescendo muito.

reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif

#59 ExuKavera

• Usuários
  • 163 Postagens
  • Cidade/UF/País:Juiz de Fora
  • Data de Nascimento:17/12/1984
Reputação: 4

Postado 22 de setembro de 2009 - 11:37

QUOTE(centauro330 @ Sep 22 2009, 12:07 AM) <{POST_SNAPBACK}>
thumbsdown_still.png

Hmmm, vc discorda ou nao conseguiu compreender?

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)