Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Monomotor faz pouso não programado em avenida de Goiânia

Já existem 22 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 4NDRE

• Usuários
  • 981 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:05/01/1980
Reputação: 37

Postado 06 de outubro de 2009 - 20:36

Monomotor faz pouso não programado em avenida de Goiânia (GO)

Um monomotor fez um pouso não programado na manhã desta terça-feira em uma avenida do bairro Vereda dos Buritis, na cidade de Goiânia (GO). Os dois tripulantes da aeronave tiveram ferimentos leves.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 8h, após o monomotor sair do aeroclube de Goiânia. Depois de a aeronave apresentar problema, o piloto fez um pouso em uma região pouco habitada da cidade. Nenhum imóvel ou pedestre foi atingido.

O instrutor e um aluno que estavam no monomotor sofreram ferimentos leves. Nenhum dos dois precisou ser encaminhado para o hospital, afirmou o Corpo de Bombeiros. As causas do acidente ainda serão investigadas.

Fonte:Folha Online

#2 E175

• Usuários
  • 11892 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 06 de outubro de 2009 - 21:09

QUOTE(4NDRE @ Oct 6 2009, 08:36 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Olha aí, depois ainda dizem que a imprensa é sensacionalista rofl.gif

#3 Eugênio

• Usuários
  • 1102 Postagens
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:09/11/1982
Reputação: 98

Postado 06 de outubro de 2009 - 21:13

QUOTE(4NDRE @ Oct 6 2009, 08:36 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Um monomotor fez um pouso não programado na manhã desta terça-feira em uma avenida do bairro Vereda dos Buritis, na cidade de Goiânia (GO). Os dois tripulantes da aeronave tiveram ferimentos leves.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 8h, após o monomotor sair do aeroclube de Goiânia. Depois de a aeronave apresentar problema, o piloto fez um pouso em uma região pouco habitada da cidade. Nenhum imóvel ou pedestre foi atingido.

O instrutor e um aluno que estavam no monomotor sofreram ferimentos leves. Nenhum dos dois precisou ser encaminhado para o hospital, afirmou o Corpo de Bombeiros. As causas do acidente ainda serão investigadas.

Fonte:Folha Online

Eu até entendo que são muitos termos , eles confundem pouso forçado , pouso de emergência , pouso não programado , pouso técnico.... suicide_anim.gif

#4 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3557 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 06 de outubro de 2009 - 21:13

QUOTE(E175 @ Oct 6 2009, 09:09 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Olha aí, depois ainda dizem que a imprensa é sensacionalista rofl.gif

Poxa! Desta vez foram cautelosos, hein?

Estão lendo o CR cada vez mais! Atucanaram o "pouso forçado"! Agora é "pouso não-programado" em plena avenida...

HAHAHAHAHHA

Rafael

#5 King Air Driver

• Usuários
  • 560 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:31/07/1980
Reputação: 181

Postado 06 de outubro de 2009 - 21:20

ficou boa a noticia, passou o que aconteceu sem parecer o datena narrando, parabéns a imprensa...ps.: alguem sabe qual foi a anv? AB-115?

#6 Eugênio

• Usuários
  • 1102 Postagens

Postado 06 de outubro de 2009 - 21:50

QUOTE(King Air Driver @ Oct 6 2009, 09:20 PM) <{POST_SNAPBACK}>
ficou boa a noticia, passou o que aconteceu sem parecer o datena narrando, parabéns a imprensa...ps.: alguem sabe qual foi a anv? AB-115?

Acontece que uma aeronave que executa um pouso que não seja em área homologada para operações das mesmas , não compreendendo área de manobras nem área de movimento , ou taxiways homologadas , ou superfície de água de dimensões definidas para a operação , ainda mais constatando deficiência operacional na qual a permanência em voo traga risco a seus ocupantes e o voo não seja possível por deficiências técnicas , caracteriza-se um "pouso forçado" , e não pouso "não programado".

Eugênio.

#7 E.P.M.

• Usuários
  • 2227 Postagens
  • Cidade/UF/País:Minas Gerais
  • Data de Nascimento:17/03/1989
Reputação: 240

Postado 06 de outubro de 2009 - 22:04

foi o AB115

#8 King Air Driver

• Usuários
  • 560 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:31/07/1980
Reputação: 181

Postado 06 de outubro de 2009 - 22:08

QUOTE(Eugênio @ Oct 6 2009, 09:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Acontece que uma aeronave que executa um pouso que não seja em área homologada para operações das mesmas , não compreendendo área de manobras nem área de movimento , ou taxiways homologadas , ou superfície de água de dimensões definidas para a operação , ainda mais constatando deficiência operacional na qual a permanência em voo traga risco a seus ocupantes e o voo não seja possível por deficiências técnicas , caracteriza-se um "pouso forçado" , e não pouso "não programado".

Eugênio.

Linda aula eugênio, mas isso nao tem que ser pra mim, tão conhecedor disso quanto vc, mas pra impresa... aliás, mesmo com esse deslize, não ficou feia a notícia, querer tanto conhecimento de alguém que normalmente faz um escandalo com noticias mais simples que esta, é demais....

#9 borrachasaovento

• Usuários
  • 630 Postagens
  • Cidade/UF/País:gyn
  • Data de Nascimento:27/12/1991
Reputação: 149

Postado 06 de outubro de 2009 - 22:10

Foi o AeroBoero AB-115 do aeroclube de Goiás,prefixo PP-GNU.

http://www.flickr.com/photos/40672544@N02/3746890977/

Na foto,peguei ele do quintal de casa.
abraço

#10 Eugênio

• Usuários
  • 1102 Postagens

Postado 06 de outubro de 2009 - 22:17

QUOTE(King Air Driver @ Oct 6 2009, 10:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Linda aula eugênio, mas isso nao tem que ser pra mim, tão conhecedor disso quanto vc, mas pra impresa... aliás, mesmo com esse deslize, não ficou feia a notícia, querer tanto conhecimento de alguém que normalmente faz um escandalo com noticias mais simples que esta, é demais....

Tá certo"KAD"...vamos devagar com eles né? E de fato não ficou ruim não...melhor isso do que as notas ao estilo Datena!

Abraço
Eugênio.

#11 Rafa Santos/Sampa

• Usuários
  • 124 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:27/04/1983
Reputação: 0

Postado 07 de outubro de 2009 - 08:47

Tá bom... vou programar o meu pouso então na avenida....

Como devo preencher no plano de voo? pelo menos assim pouso mais perto de casa na próxima vez... kkkkkkk rofl.gif rofl.gif rofl.gif rofl.gif

#12 Fellipe Carneiro

• Usuários
  • 3900 Postagens
  • Cidade/UF/País:Santos
  • Data de Nascimento:26/07/1983
Reputação: 287

Postado 07 de outubro de 2009 - 09:34

Cara, fiquei aliviado. Já pensou se fosse um pouso programado na avenida? Acho até que da um samba enredo "Meu avião programado na avenida"

#13 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4827 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 426

Postado 07 de outubro de 2009 - 10:39

eu falo e tem alguns q ainda me criticam!!!

#14 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1882

Postado 07 de outubro de 2009 - 11:40

Críticas, quando construtivas, são encaminhadas para a ouvidoria do jornal, explicando a diferença de pouso não-programado, ou seja, um pouso que não estava previsto na rota por problemas técnicos (falta de combustivel, etc) com um pouso forçado, que caracteriza em algum tipo de emergência que fez necessário o pouso imediato da aeronave.

mas sejamos todos ácidos, já que todos manjam e muito do assunto...

#15 NilsonCarvalho

• Usuários
  • 913 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília. DF, Brasil
  • Data de Nascimento:02/07/1984
Reputação: 159

Postado 07 de outubro de 2009 - 11:50

QUOTE(Eugênio @ Oct 6 2009, 09:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Eugênio.

Realmente, na minha aula de Jornalismo Aeronáutico, no 4º semestre, tive duas aulas sobre pousos.

Por favor gente, QUALQUER notícia sobre aviação que cai no fórum é motivo de pancadaria generalizada. Sou jornalista, trabalhei em redação e sei como as coisas funcionam. Nem sempre o repórter tem tempo para apurar as diferenças técnicas e de nomeclatura.

Nessa notícia, o profissional cumpriu o papel. Informou corretamente, não foi exagerado e passou ao LEIGO a nota de forma correta.

Editado por NilsonCarvalho, 07 de outubro de 2009 - 11:51 .

#16 Thiago

• Colaborador
  • 4948 Postagens
  • Cidade/UF/País:Pirassununga / São Paulo / Brasil
  • Data de Nascimento:07/12/1976
Reputação: 2138

Postado 07 de outubro de 2009 - 12:04

Galera...

ó...

À césar , o que é de césar....

Eu vivo descendo a borracha na imprensa...mas nessa, a gente tem de convir que a notícia foi passada de uma maneira bem legal. Não sensacionalizaram, não falaram bobagem, descreveram o fato, e ainda utilizaram um termo pertinente, evitando usar termos que aqui a gente conhece muito bem ( e que ainda assim, entre nós , gera discórdia...um tem uma interpretação do que é pouso forçado, outro tem outra....ou seja, dentro do métier ainda gera discussão) e que eles não dominam.

Portanto, sejamos justos: Foi uma notícia veiculada no tom adequado, sucinta , e que descreveu legal o fato.

Além de sermos justos, sejamos lúcidos.

Abraços.

#17 Eugênio

• Usuários
  • 1102 Postagens

Postado 07 de outubro de 2009 - 12:41

QUOTE(NilsonCarvalho @ Oct 7 2009, 11:50 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Realmente, na minha aula de Jornalismo Aeronáutico, no 4º semestre, tive duas aulas sobre pousos.

Por favor gente, QUALQUER notícia sobre aviação que cai no fórum é motivo de pancadaria generalizada. Sou jornalista, trabalhei em redação e sei como as coisas funcionam. Nem sempre o repórter tem tempo para apurar as diferenças técnicas e de nomeclatura.

Nessa notícia, o profissional cumpriu o papel. Informou corretamente, não foi exagerado e passou ao LEIGO a nota de forma correta.

O Nilson , de forma alguma eu quis ser grosso em meu post , peço desculpas se a interpretação foi essa. Não é da minha índole usar o pouco conhecimento que tenho de aviação , para dar uma de moralmente certo. Aqui no fórum sempre que no meu alcance tendo ajudar e explicar e não ficar inflamando as coisas.

Abraço
Eugênio.

#18 NilsonCarvalho

• Usuários
  • 913 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília. DF, Brasil
  • Data de Nascimento:02/07/1984
Reputação: 159

Postado 07 de outubro de 2009 - 12:55

QUOTE(Eugênio @ Oct 7 2009, 12:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O Nilson , de forma alguma eu quis ser grosso em meu post , peço desculpas se a interpretação foi essa. Não é da minha índole usar o pouco conhecimento que tenho de aviação , para dar uma de moralmente certo. Aqui no fórum sempre que no meu alcance tendo ajudar e explicar e não ficar inflamando as coisas.

Abraço
Eugênio.

Se minha resposta o ofendeu, também peço desculpas. O problema, Eugênio, é que estou acostumado a ver nos tópicos do fórum posturas extremamente agressivas em relação as publicações jornalísticas de veículos sem especialização em aviação. Como já disse várias vezes, existe uma classe de profissionais dentro dos veículos de comunicação que pouco se importam com a eficiência das informações, dispensando os critérios éticos em detrimento a uma notícia que, no linguajar jornalístico, chamamos de "esquentada".

O porém desta discussão são os jornalistas que buscam fazer um trabalho sério, e que como qualquer profissional, erra. Esses erros devem ser vistos por uma perspectiva menos platônica, de redações enormes com jornalistas especializados em vários temas, incluindo avição, mas de jornais cada vez mais enxutos, em que um profissional escreve sobre vários temas em um dia só, com a obrigação de ser perfeito em todos os textos.

Já critiquei vários textos jornalísticos sobre aviação e, sempre que vejo erros bizarros, frutos de má apuração, envio meus comentários a redação responsável, mas no caso do texto deste tópico, não percebi o motivos das críticas.

Abraço.

#19 Eugênio

• Usuários
  • 1102 Postagens

Postado 07 de outubro de 2009 - 13:50

QUOTE(NilsonCarvalho @ Oct 7 2009, 12:55 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Se minha resposta o ofendeu, também peço desculpas. O problema, Eugênio, é que estou acostumado a ver nos tópicos do fórum posturas extremamente agressivas em relação as publicações jornalísticas de veículos sem especialização em aviação. Como já disse várias vezes, existe uma classe de profissionais dentro dos veículos de comunicação que pouco se importam com a eficiência das informações, dispensando os critérios éticos em detrimento a uma notícia que, no linguajar jornalístico, chamamos de "esquentada".

O porém desta discussão são os jornalistas que buscam fazer um trabalho sério, e que como qualquer profissional, erra. Esses erros devem ser vistos por uma perspectiva menos platônica, de redações enormes com jornalistas especializados em vários temas, incluindo avição, mas de jornais cada vez mais enxutos, em que um profissional escreve sobre vários temas em um dia só, com a obrigação de ser perfeito em todos os textos.

Já critiquei vários textos jornalísticos sobre aviação e, sempre que vejo erros bizarros, frutos de má apuração, envio meus comentários a redação responsável, mas no caso do texto deste tópico, não percebi o motivos das críticas.

Abraço.

Fato é que ninguém erra por querer. E aqui a gente adora pegar pra cristo os jornalistas , assim como eles adoram notícias sobre aviação...ainda mais quando as me**das são feias , uns conseguem manter o nível de profissionalismo , outros descambam para o sensacionalismo , que dá ibope , vende....é um casamento que vai durar muito tempo ainda , oque podemos fazer é melhorar o nível de entendimento.

Abraço Nilson
Eugênio.

#20 GLE

• Usuários
  • 568 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:12/01/1977
Reputação: 185

Postado 07 de outubro de 2009 - 16:19

O interessante é que ninguém aqui discutiu as possíveis causas do pouso "forçado/não programado/de emergência/etc.../etc..." nem tampouco se a manobra do nosso colega em Goiânia foi executada com sucesso (o que parece que foi, pois ambos sairam andando com ferimentos leves! Ainda bem!), etc...

A forma como a notícia foi dada pela imprensa se tornou mais importante do que o fato em sí! thumbsdown_still.png

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)