Jump to content

Photo

A importância da calibração da câmera.

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
31 replies to this topic

#1 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts
  • Cidade/UF/País:Recife/PE/Brasil
  • Data de Nascimento:25/07/1976

Posted 08 de October de 2009 - 00:20

Pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês aqui neste post algumas experiencias que tive recentemente com o uso de perfis calibrados para camera.

Já é sabido que um dos maiores desafios na fotografia digital é conseguir uma reprodução de cores adequada, que representem a realidade da melhor forma possível. Os sensores das câmeras atuais são capazes de dar uma reprodução boa de cor, mas ainda assim, apresentam um pequeno desvio de cor, quase imperceptivel, devido ao fato de todos os sensores em um lote não serem identicos um ao outro. Os softwares que são capazes de trabalhar com RAW (Camera RAW, Lightroom, etc ) podem ser customizados com um perfil de cor fornecido pelo fabricante , que vão geralmente produzir um resultado melhor que o perfil "default" do software. Perfis de camera podem ser baixados em http://labs.adobe.co...hp/DNG_Profiles .

Existe uma maneira mais precisa de garantir a reprodução de cor adequada, que é a criação de um perfil de cor personalizado. Este perfil pode ser criado com a ajuda de um color checker e do programa DNG Profile Editor (disponivel para download na mesma pagina que os perfis de camera).
O processo consiste basicamente em fotografar o color checker sob a luz que você comumente fotografa e gerar o perfil através do DNG profile editor. O procedimento detalhado pode ser verificado no episodio 10 do Podcast Lightroom Dicas, do Clicio Barroso , disponivel neste link: http://clicio.wordpr...rando-a-camera/

Quando fiz a calibração, fotografei o color checker sob luz do dia e fiz o procedimento descrito. Comecei a obter tons fieis de cor em todas as fotos feitas com luz do dia. Todas as fotos abertas no Lightroom requeriam pouco ou quase nenhum ajuste adicional, entretanto comecei a ter problemas quando fotografava sob outra fonte de luz.
Depois que comecei a fazer algumas fotos noturnas no aeroporto sob uma iluminação tipicamente composta por lâmpadas de vapor de sódio, as fotos começaram a ter um forte desvio nas cores. Após aplicar corretamente o white-balance nas fotos, notava-se , por exemplo, o azul celeste puxando pra um azul turquesa , os amarelos puxando para um amarelo limão, os vermelhos puxando pra tons alaranjados, enfim, uma verdadeira salada de cores.
Olhem o exemplo neste link: http://www.flickr.co...078351/sizes/o/
Se olharmos a aeronave da Vasp lá no fundo, vamos ver que as cores dela estão bem diferente do azul celeste tradicional, e no Ed Force One, os tons azuis estão puxando pro azul turqueza e os amarelos puxando pro amarelo limão

A maior discrepância foi com um avião da Fuji Dream Airlines , onde sob a luz de sódio o avião parecia ser laranja, quando na verdade era de uma cor vermelha alaranjada.

Durante um workshop sobre Lightroom 2 que assisti , apresentei o problema ao professor, que me orientou a criar um outro perfil para aquela luz específica, e que ainda assim, nao resolveria totalmente o problema.

Ontem tive a oportunidade de realizar a calibração de um novo perfil.

Posted Image
fotografando o color checker

Depois de fotografado o color checker, usei o DNG profile editor para criar um perfil especifico para a luz de vapor de sódio do aeroporto.

O resultado?

Vou deixar dois links para vocês verem a diferença gritante.

Foto com o perfil calibrado usando o color ckecker fotografado com luz do dia:
http://www.flickr.co...oli/3989090368/

Foto com o perfil calibrado usando o color checker fotografado sob luz de vapor de sódio:
http://www.flickr.co...oli/3989080944/

Para efeito de comparação, o site do operador, com foto do avião: http://www.info.fuji...dl/gallery.html

Forte abraço :thumbsup:

#2 Cmte. Vieitez

Cmte. Vieitez
  • Usuários
  • 1,689 posts
  • Cidade/UF/País:Campinas / SP / Brasil
  • Data de Nascimento:27/01/1982

Posted 08 de October de 2009 - 11:11

Melhorou, hein?
Ótimo post, como sempre!

#3 Rafael Maul

Rafael Maul
  • Usuários
  • 1,942 posts
  • Cidade/UF/País:Recife, PE
  • Data de Nascimento:12/04/1982

Posted 10 de October de 2009 - 20:01

E não é que ficar segurando a plaquinha colorida deu bons resultados nas fotos noturnas.

#4 Thiagovskie

Thiagovskie

Fokker F100 MASTER Flight Engineer

• Usuários
  • 2,365 posts
  • Cidade/UF/País:Brasilia-DF, Brazil
  • Data de Nascimento:03/06/1983

Posted 10 de October de 2009 - 22:25

Bertoli, impressionante os resultados dessa calibração do white balance! Como só tinha visto através de fotos, eu achava que o FDA era realmente laranja!

Obrigado por compartilhar essas dicas! Infelizmente por enquanto a minha ultrazoom compacta não tem essa possibilidade...

Abs!!

#5 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts

Posted 11 de October de 2009 - 11:17

QUOTE(Thiagovskie @ Oct 10 2009, 10:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Bertoli, impressionante os resultados dessa calibração do white balance! Como só tinha visto através de fotos, eu achava que o FDA era realmente laranja!

Obrigado por compartilhar essas dicas! Infelizmente por enquanto a minha ultrazoom compacta não tem essa possibilidade...

Abs!!

Thiagovskie,

A diferença é muito impressionante. Eu dei um pulo da cadeira e soltei um sonoro PQP quando apliquei o perfil certo.
Na verdade a calibração é das cores. Se voce observar nas duas fotos do FDA, vai ver que o white balance está correto nas duas fotos (o branco é branco nas duas fotos). A diferença, é que como a primeira foto foi exportada com perfil calibrado pra luz do dia , quando o white balance foi aplicado , as cores ficaram distorcidas, pois o perfil de cor "entende" que aquela foto foi feita sob a luz do dia e faz as correções para aquele tipo de luz.
Esse assunto de gerenciamento de cor rende, viu...

Abração thumbsup.gif

#6 Red Angry Bird

Red Angry Bird
  • Moderador
  • 6,828 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil.
  • Data de Nascimento:01/02/1984

Posted 11 de October de 2009 - 13:22

Grande Bertoli!

Perguntas bestas: Onde posso encontrar esse Color Checker? Ao menos nas lojas de fotografia que pesquisei aqui na internet não achei. E essa calibração, vc faz no firmware da câmera? Não entendi direito. Dá para gravar diferentes calibragens?

Nesse ponto, a digital realmente é problema.

Mas gostei mesmo! Muito interessante essas manhas com digitais.

Abraços e valeu!!

#7 Thiagovskie

Thiagovskie

Fokker F100 MASTER Flight Engineer

• Usuários
  • 2,365 posts
  • Cidade/UF/País:Brasilia-DF, Brazil
  • Data de Nascimento:03/06/1983

Posted 11 de October de 2009 - 14:44

QUOTE(claudio_767 @ Oct 11 2009, 01:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Grande Bertoli!

Perguntas bestas: Onde posso encontrar esse Color Checker? Ao menos nas lojas de fotografia que pesquisei aqui na internet não achei. E essa calibração, vc faz no firmware da câmera? Não entendi direito. Dá para gravar diferentes calibragens?

Nesse ponto, a digital realmente é problema.

Mas gostei mesmo! Muito interessante essas manhas com digitais.

Abraços e valeu!!

Cláudio, reitero sua pergunta sobre onde achar o Color Checker.

Quanto a calibração não é feita na câmera, é como um pós processamento utilizando os arquivos RAW. Você tira a foto do color cheker sob as condições de iluminação que fez as fotos e importa ela pro DNG Profile Editor pra criar um perfil de cores para a sua câmera e efetuar calibração das cores sob aquelas condições. Quando for usar o Lightroom, você utiliza o perfil (Arquivo DNG) gerado pelo DNG Profile Editor para efetuar as correções nas cores.

Dá uma olhada nesse podcast do Clicio Barroso que o Bertoli citou, pois está muito bem explicado como são feitas essas edições.

Abs!!

#8 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts

Posted 11 de October de 2009 - 21:34

A coisa ta gerando boa discussão. To gostando de ver! smile.gif

Bom, o color checker. Onde achar?

Aqui no Brasil realmente é difícil e caro de encontrar. A ultima vez que vi um pra vender passava dos R$ 400,00 fácil.
Eu comprei o meu neste site: http://www.rawworkflow.com.br Mesmo pagando o frete e o imposto de importação fica mais barato que comprar aqui. Como não é uma coisa que se usa toda hora, da pra combinar com um grupo de pessoas e rachar um color checker.
Outra alternativa é pedir pra aquele amigão que viaja pra fora do país trazer um. Na Amazon e na B&H tem e o preço é menor que do rawworkflow.com.

Uma vez com o color checker na mão , dá pra se criar vários perfis de cor. Se o cara for detalhista dá pra criar um perfil pra cada ISO da camera em cada espaço de cor (sRGB e Adobe RGB). O programa da Adobe cria o perfil de cor (.dcp) e podemos aplicar o perfil tanto no Lightroom quanto no Camera RAW.
Vale lembrar que no JPEG o perfil de cor está embutido no arquivo, portanto não pode ser alterado.
Recomendo assistr tambem o episodio 4 do podcast, Camera Profiles : http://clicio.wordpr...rofiles-editor/

Abração galera

#9 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts
  • Cidade/UF/País:Curtiba - PR
  • Data de Nascimento:07/10/1988

Posted 11 de October de 2009 - 22:06

só corrigindo o link, é sem .br wink.gif

http://www.rawworkfl...color-checkers/

#10 imhotep

imhotep
  • Usuários
  • 411 posts
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:19/07/1977

Posted 11 de October de 2009 - 22:24

É por isso q a maioria das fotos dos aviões da Gol saem desbotadas qdo tiradas à noite.
Problema com o balanço de branco.

Mas isso em câmeras DSLR, né? Já q vc pode pegar o arquivo RAW e pós-processá-lo no Photoshop
Em câmeras prosumers, q já processam o RAW e salvam em JPG, o jeito é apenas calibrar o balanço via comando da própria câmera correto?
Ou poderia usar o color checker nelas tb?

#11 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts

Posted 11 de October de 2009 - 23:00

QUOTE(llpilch @ Oct 11 2009, 10:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
só corrigindo o link, é sem .br wink.gif

http://www.rawworkfl...color-checkers/

Opa! Valeu pela correção. Dei bobeira e coloquei o .br a mais. thumbsup.gif

QUOTE(imhotep @ Oct 11 2009, 10:24 PM) <{POST_SNAPBACK}>
É por isso q a maioria das fotos dos aviões da Gol saem desbotadas qdo tiradas à noite.
Problema com o balanço de branco.

Digo e repito. Não é problema com o balanço de branco, já que a câmera faz o ajuste de branco corretamente. É apenas uma questão de perfil de cor aplicado adequadamente.

Mas isso em câmeras DSLR, né? Já q vc pode pegar o arquivo RAW e pós-processá-lo no Photoshop
Em câmeras prosumers, q já processam o RAW e salvam em JPG, o jeito é apenas calibrar o balanço via comando da própria câmera correto?
Ou poderia usar o color checker nelas tb?

Essa calibração funciona com qualquer câmera capaz de produzir um RAW em sua saída. ( .CRW , .CR2 , .NEF , .ARW , .ORF, .DNG , etc) seja ela DSLR ou compacta. Algumas compactas mais novas já são capazes de gerar arquivos RAW nativamente.
Pra câmeras que já entregam o JPEG pronto, não há como fazer este tipo de calibração, pois o perfil de cor já está embutido no arquivo, porém dá pra se criar um preset de revelação no Lightroom (ou uma action no Photoshop, tanto faz) com todos os ajustes pra compensar os desvios de cor. É mais trabalhoso pra se criar e mais impreciso, mas é melhor que nada.

Valeu thumbsup.gif

#12 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 11 de October de 2009 - 23:26

O que eu tenho feito nas minhas fotos de aviões da Gol com esse problema é mexer no "Selective Color" e nos "Reds" mexer em tudo lá até deixar os laranjados meis vivos, basicamente dou menos Cyan, mais Magenta, mais Yellow e mais Black, já dá uma "reavivada" legal

Eu comecei a fazer isso agora recentemente, pois não tinha muito problema quando fotografava com a Olympus SP-350, mas com a FZ28 os laranjados ficaram horríveis depois do WB...

Um dos poucos exemplos (e um self-plugzinho inocente hypocrite.gif ):
http://www.airliners.../photo/1581855/

Mesma foto, somente feito o white balance no Camera Raw, redimensionada e salva em JPG:
http://i51.photobuck...ch/P1040232.jpg

Edited by llpilch, 11 de October de 2009 - 23:27 .

#13 F-BVFA

F-BVFA

Stargazer

• Colaborador
  • 10,164 posts

Posted 12 de October de 2009 - 00:01

QUOTE(Bertoli @ Oct 8 2009, 12:20 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Já é sabido que um dos maiores desafios na fotografia digital é conseguir uma reprodução de cores adequada, que representem a realidade da melhor forma possível. Os sensores das câmeras atuais são capazes de dar uma reprodução boa de cor, mas ainda assim, apresentam um pequeno desvio de cor, quase imperceptivel, devido ao fato de todos os sensores em um lote não serem identicos um ao outro. Os softwares que são capazes de trabalhar com RAW (Camera RAW, Lightroom, etc ) podem ser customizados com um perfil de cor fornecido pelo fabricante , que vão geralmente produzir um resultado melhor que o perfil "default" do software. Perfis de camera podem ser baixados em http://labs.adobe.co...hp/DNG_Profiles .

Po Bertoli, baixei o perfil pra 50D e fez uma bela diferença...impressionante. Valeu a dica. thumbsup.gif

#14 Sandro

Sandro
  • Usuários
  • 1,573 posts
  • Cidade/UF/País:São Leopoldo RS Brasil
  • Data de Nascimento:20/07/1973

Posted 12 de October de 2009 - 21:55

Nossa que diferença.

#15 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 14 de November de 2011 - 22:34

Senhores!

Dúvida: meu colorchecker deve chegar no fim do mês, amigo do meu pai foi pra NY e deve trazer um. A questão é a seguinte.. para fotos tiradas ao por do sol, com aquela luz linda amarelada, eu devo fazer uma calibração de cor para esta condição ou devo usar o mesmo perfil de cor para a luz do dia normal, branca?

Se eu fizer um perfil de cor sob aquela luz e aplicar ele na edição, penso que o software vai tentar fazer todas as cores voltarem a ser o que eram quando a luz era branca, não? E pra evitar isso eu tenho que usar o perfil criado com luz branca pra manter as diferenças de cor naturais da iluminação do fim de tarde, procede?

#16 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts

Posted 16 de November de 2011 - 15:37

Senhores!

Dúvida: meu colorchecker deve chegar no fim do mês, amigo do meu pai foi pra NY e deve trazer um. A questão é a seguinte.. para fotos tiradas ao por do sol, com aquela luz linda amarelada, eu devo fazer uma calibração de cor para esta condição ou devo usar o mesmo perfil de cor para a luz do dia normal, branca?

Depende do que voce quer como produto final.

Se eu fizer um perfil de cor sob aquela luz e aplicar ele na edição, penso que o software vai tentar fazer todas as cores voltarem a ser o que eram quando a luz era branca, não?

A idéia é exatamente esta!

E pra evitar isso eu tenho que usar o perfil criado com luz branca pra manter as diferenças de cor naturais da iluminação do fim de tarde, procede?

Sim, procede.

Só pra citar como exemplo, eu trabalho com 4 perfis base pra minha camera, dois calibrados com a luz do sol, que eu chamo de Daylight (um pra sRGB e outro pra AdobeRGB) e dois calibrados para a luz de vapor de sódio do aeroporto, que eu chamo de Aeroporto-Noturno (de novo, um pra cada espaço de cor).

Abraço
  • A320 PR-MAW and Fernando P C like this

#17 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 05 de December de 2011 - 13:04

Só pra citar como exemplo, eu trabalho com 4 perfis base pra minha camera, dois calibrados com a luz do sol, que eu chamo de Daylight (um pra sRGB e outro pra AdobeRGB) e dois calibrados para a luz de vapor de sódio do aeroporto, que eu chamo de Aeroporto-Noturno (de novo, um pra cada espaço de cor).

Abraço

Eu cheguei a criar um pra luz do sol e outra pra luz nublada pra cada ISO, mas achei bobagem, se existe diferença entre a cor na luz do sol e no nublado é mínima.. na verdade acho que a luz fica branca do mesmo jeito, só vai mudar a fotometria, né? Já entre os ISO sim, se colocar o perfil pra ISO 100 e depois o perfil pra ISO 1600 notei diferença, sempre antes de aplicar o perfil olho em baixo do histograma do LR qual o ISO que usei naquela foto...

Valeu a pena os 70 dólares investidos, amigo do meu pai foi pros EUA, aí compramos na Belo Horizonte Photo & Video e ele trouxe.
Todas as fotos desse tópico: http://forum.contato...rte-1-o-inicio/ foram editadas aplicando o perfil calibrado, as cores ficaram muito mais fiéis na minha opinião e com muito mais vida. Em nenhuma delas eu usei ajuste de saturação, e em umas 2 ou 3 usei uma pitadinha de vibrance, e só. as fotos em voo o azul do céu ficou sensacional! O vermelhinho do wingtip fence do A320 também.. Nas fotos em solo, os Gol que ficaram desbotados são alguns que realmente estão com pintura desbotada, só tem umas 2 ou 3 fotos que eu achei que o vermelho da TAM ficou meio rosado, mas acredito que seja por um princípio de estouro, no geral acho que essas fotos estão todas sobre-expostas, na próxima leva de edição de fotos dessa viagem vou maneirar um pouco na exposição.

aí são 35 fotos, são 252 no total, até o final eu aprendo a editar!

Brigadão Bertoli!

#18 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 10 de December de 2011 - 22:01

Huston, we have a problem!

Fui criar os perfis para fotos noturnas, fotografei o colorchecker na rua aqui de casa, que tem essas luzes amarelas. Descarreguei as fotos, fiz White Balance no Lightroom e exportei para DNG

Abri os DNG no programa do Colorchecker e aí a primeira surpresa, estavam sem White Balance. Criei os perfis mesmo assim e ao aplicar eles numa foto o resultado não foi muito animador. O que eu fiz de errado?

a foto original, apenas exportada para JPG, nem nivelei horizonte:
Posted Image

Depois de aplicar o perfil de ISO200 fotografado sob o mesmo tipo de luz
Posted Image

Depois de fazer White Balance na fuselagem
Posted Image

Pra mim isso não é branco!

A foto original apenas com white balance na fuselagem
Posted Image

A mesma foto acima, porém aplicando o perfil para ISO 200 SOB LUZ DO DIA
Posted Image

Com o perfil para luz do dia ficou muito melhor, porém ainda não fiquei satisfeito, os laranjas ficaram amarelados sem vida e o vermelho da luz anti colisão ficou rosa mesmo nas regiões menos expostas. O que aconteceu de errado? o perfil não deveria ser criado com o colorchecker com balanço de branco?

O DNG usado para criar este perfil foi esse
Posted Image

ps.: as cores desse troço devem ser feitas de manteiga, porque já derrubei o colorckecker no chão duas vezes e nas duas as cores caíram viradas pra baixo.. sorte que os quadrinhos são recuados, aí não encostam no chão

Edited by A320 PR-MAW, 10 de December de 2011 - 22:05 .

#19 Seninhavmf

Seninhavmf
  • Usuários
  • 210 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP
  • Data de Nascimento:12/02/1982

Posted 10 de December de 2011 - 23:50

Eu acredito que o fato de você ter tirado a foto usando a iluminação da sua rua deva ter influenciado, não seria o correto tirar a foto no ambiente a ser fotografado?
  • Omykron likes this

#20 Lvcivs

Lvcivs
  • Desligados
  • 2,271 posts
  • Cidade/UF/País:SBJR, SDU e GIG
  • Data de Nascimento:0

Posted 11 de December de 2011 - 00:08

Vc tem que calibrar com a luz do aeroporto. A luz da rua é diferente.

Pra Gol normalmente eu calibro o WB no cinza do O.