Jump to content

Photo

A importância da calibração da câmera.

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
31 replies to this topic

#21 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 11 de December de 2011 - 09:55

pow, mas dá TANTA diferença assim? Visualmente a cor da luz é igual... se for assim de uma lâmpada pra outra no próprio aeroporto ainda vai dar diferença...

quero ver me deixarem entrar no pátio pra fotografar esse troço

#22 Seninhavmf

Seninhavmf
  • Usuários
  • 210 posts

Posted 11 de December de 2011 - 14:42

Sim, dá diferença, eu tenho perfis diferentes conforme o aeroporto, a luz amarela de VCP não fica igual a luz amarela de GRU, pois em VCP eu tiro foto do páteo, e em GRU dentro do terminal, só como um exemplo.

Posted Image

Aqui é visível que você usou flash, mas o correto é não usa-lo, pois você muda a cor dessa maneira.

Edited by Seninhavmf, 11 de December de 2011 - 14:44 .

#23 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts

Posted 11 de December de 2011 - 16:59

Sim, dá diferença, eu tenho perfis diferentes conforme o aeroporto, a luz amarela de VCP não fica igual a luz amarela de GRU, pois em VCP eu tiro foto do páteo, e em GRU dentro do terminal, só como um exemplo.

Posted Image

Aqui é visível que você usou flash, mas o correto é não usa-lo, pois você muda a cor dessa maneira.

Ele não usou o flash, isso dá pra ver fácil olhando nos dados de exposição e white balance da foto.

O White balance confere com uma luz de vapor de sódio típica (2000/+10) ,mas voce precisa fazer o white balance dentro do Adobe DNG Profile Editor. Carrega o DNG, aplica o white balance, faz o perfil, salva a receita e exporta o perfil.

:thumbsup:

#24 MD-11

MD-11
  • Usuários
  • 3,225 posts

Posted 11 de December de 2011 - 20:24

Juro que depois das dicas daqui, estou estudando muito mais e testando várias técnicas de fotografia!

Agradeço muito pelas postagens.

#25 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 11 de December de 2011 - 21:44

Bom, eu nao tenho o color checker (que, como diz o Bertoli, é o ideal), entao tem duas coisas que, dependendo da situação, eu uso (além claro, de assegurar que o WB está correto para o tipo de luz):
- calibro o fotometro da camera com o cartao grey 18%, para ajudar na leitura da exposição de temas muito brilhantes e muito escuros. Isso porque em situacao de alto contraste, o fotometro da máquina vai acabar "confundido" e prejudicando a correta exposicao. Com esse cartao, a maioria das vezes eu asseguro que o branco é branco-OMO ;)
- Para corrigir as cores também uso o curves no Photoshop, que tem me dado um resultado satisfatório. Nao acho que seja igual ter um color checker mas abaixo mostro duas fotos (antes e depois) usando só o curves (que preferencialmente deve ser usado no RAW, mas dá pra fazer em JPG também):

Aqui está a foto original, tirada no fim da tarde, com o tom alaranjado do por do sol:

Posted Image

A mesma foto, mas com as cores equilibradas usando somente o curves no Photoshop

Posted Image

Enfim, como eu disse nao eh um color check, mas dependendo da foto e do objetivo, pode ajudar a equilibrar as cores. A explicacao dessas duas coisas pode ser um pouco longa, mas se for do interesse eu dou um passo-a-passo de como faço.

Espero que ajude :)

Abraços

Keka

#26 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 11 de December de 2011 - 21:54

Ele não usou o flash, isso dá pra ver fácil olhando nos dados de exposição e white balance da foto.

O White balance confere com uma luz de vapor de sódio típica (2000/+10) ,mas voce precisa fazer o white balance dentro do Adobe DNG Profile Editor. Carrega o DNG, aplica o white balance, faz o perfil, salva a receita e exporta o perfil.

:thumbsup:

Eu bem que desconfiava que o perfil tinha que ser criado com o WB feito no colorchecker, afinal, é sempre depois do WB que as cores da foto noturna zoam completamente, mas tava achando estranho o DNG não abrir com WB no programa da Xrite, e como não achei nenhuma opção lá pra fazer WB achei que era isso mesmo. Mais tarde vou tentar então com o programa da Adobe, usando esses DNG que eu fiz aqui na frente de casa mesmo pra ver no que vai dar.. valeu por enquanto!

Bom, eu nao tenho o color checker (que, como diz o Bertoli, é o ideal), entao tem duas coisas que, dependendo da situação, eu uso (além claro, de assegurar que o WB está correto para o tipo de luz):
- calibro o fotometro da camera com o cartao grey 18%, para ajudar na leitura da exposição de temas muito brilhantes e muito escuros. Isso porque em situacao de alto contraste, o fotometro da máquina vai acabar "confundido" e prejudicando a correta exposicao. Com esse cartao, a maioria das vezes eu asseguro que o branco é branco-OMO ;)
- Para corrigir as cores também uso o curves no Photoshop, que tem me dado um resultado satisfatório. Nao acho que seja igual ter um color checker mas abaixo mostro duas fotos (antes e depois) usando só o curves (que preferencialmente deve ser usado no RAW, mas dá pra fazer em JPG também):

Aqui está a foto original, tirada no fim da tarde, com o tom alaranjado do por do sol:

Posted Image

A mesma foto, mas com as cores equilibradas usando somente o curves no Photoshop

Posted Image

Enfim, como eu disse nao eh um color check, mas dependendo da foto e do objetivo, pode ajudar a equilibrar as cores. A explicacao dessas duas coisas pode ser um pouco longa, mas se for do interesse eu dou um passo-a-passo de como faço.

Espero que ajude :)

Abraços

Keka

Keka, de fato já usei muuuuuito curves e selective color pra corrigir as cores, principalmente o curves pra tirar color cast, mas acredite, não chega nem perto do que um perfil calibrado pra sua câmera é capaz de fazer! Além do que, com o colorchekcer, você não tem apenas cores bonitas, tem cores muito mais fiéis à realidade.. Aquele exemplo que o Bertoli mostrou com o E-jet da FDA no primeiro post acontece em foto diurna também, em TODAS as fotos, não com a mesma intensidade, mas acontece. Sempre que você aplica um perfil calibrado numa foto você nota que várias cores mudaram sua tonalidade (e se aproximaram da realidade) e todas elas ganham mais vida, como se você usasse o "vibrance" do ACR ou do LR... é muito show!

Agora, esse cartão cinza 18% serve tanto pra WB quanto fotometria? Se eu deixar aquela barrinha que diz qual a exposição exatamente no 0 com um cartão desses na mesma condição de luz do objeto que vou fotografar, é certeza de que a foto vai sair com a exposição correta?

#27 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 11 de December de 2011 - 23:27

Além do que, com o colorchekcer, você não tem apenas cores bonitas, tem cores muito mais fiéis à realidade.. Aquele exemplo que o Bertoli mostrou com o E-jet da FDA no primeiro post acontece em foto diurna também, em TODAS as fotos, não com a mesma intensidade, mas acontece.

É, eu concordo. E o exemplo do Bertoli também mostra isso muito bem. Eu só coloquei aqui o assunto do curves, porque o color checker não é barato, e o curves é uma alternativa "razoável" (mas pode ser até insatisfatório dependendo do conteúdo da foto, e até das condições de exposicao original), como eu disse, o curves não é um color check :) é só uma possibilidade.
Para ter cores mais autenticas, calibracao é muito importante mesmo. :joinha:

Agora, esse cartão cinza 18% serve tanto pra WB quanto fotometria? Se eu deixar aquela barrinha que diz qual a exposição exatamente no 0 com um cartão desses na mesma condição de luz do objeto que vou fotografar, é certeza de que a foto vai sair com a exposição correta?

Esse cartao 18% é muito útil especialmente em condicoes de extremo contraste (exemplo praia, neve, uma zebra, um aviao branco na noite preta), mas ele tb ajuda em calibracao de cores na pós-producao e na compensacao de highlights/shadow. Eu conheco as seguintes 2 maneiras (nao sei se tem outras, pode ter - afinal, to só aprendendo):

1) Calibrando o fotometro para exposicao correta direto da camera, com WB regulado para o tipo de luz apropriado:

Se voce estiver usando algum modo tipo "Prioridade de abertura" ou "prioridade de velocidade", você faz a leitura do fotometro com o cartao primeiro - claro com a mesma luz do que voce está fotografando - entao, antes de tirar a foto voce vai ver quantos stops de a diferença da exposicao lida pelo fotometro do cartao e a da lida pela máquina (seguramente vai dar diferença) e compensa esse(s) stop(s) naquela barrinha ( o zero nao vai ser mais o ideal, voce vai ter que realmente ajustar para uma super ou sub exposicao intensional).

Essa técnica garante uma exposicao perfeita, e as chances de ter o branco omo sao mais que prováveis. Todavia, voltado na questao das cores, voce vai ter que testar e ver com o tipo luz disponível, como vao ficar por exemplo o laranja, o vermelho e outras cores. Na luz natural, as cores prometem ser as mais autenticas, e a exposicao perfeita, o problema é a luz artifical (fluorescente ou tungstenio - ou ate o mix delas) Porque a exposicao perfeita pode garantir contrastes equilibrados e um branco mais branco, mas é dificil de dizer o que vai acontecer com as superficies coloridas, porque isso depende muito do "calor" luz artificial que está refletindo nelas.

Sei que vou falar o óbvio agora (mas sempre vale enfatizar) a cor original da superfície nao muda, é como a maquina interpreta o reflexo dela sob uma luz que "tem sua própria cor", que muda. Um carro azul embaixo de uma luz amarela reflete verde. Se voce consegue um WB correto e uma exposicao correta para anular o amarelo da luz, é muito provavel que o azul vai ser azul mesmo.

2) Para calibrar as cores no pós-processamento da imagem e usando o WB em auto:

Se voce nao tiver certeza qual WB usar, coloca ele no auto e tira uma foto qualquer com o cartao (nas condicoes de luz que voce vai fotografar), e depois vai tirando as fotos normalmente (sem o cartao). Depois, à exemplo do color checker é só abrir a sessao das fotografias com as mesmas condicoes de luz, selecionar a ferramenta de WB e indicar o grey 18%.
Se voce mudar de condicoes de luz, tira outra vez uma foto com o cartao, para referencia.

____

O cartao grey 18% é mais baratinho e pode até ser substituido por uma impressao em papel fosco ou até pela palma da mao (outra explicacao mais longa). Nao sei se eu diria que o resultado vai ser igualzinho ao color checker, mas é capaz de chegar beeeem perto (mas também nao quero afirmar isso, porque ainda to só aprendendo :) e posso estar errada)

Mas acredito que vale a pena tentar :) e só posso dizer o que digo sempre, tem que testar e testar. ;)

Espero ter respondido a pergunta e espero que ajude.

Keka

PS: Será que a gente nao pode imprimir um color checker num papel fosco de fotografia??? Eu sei que a fidelidade das cores vai depender da impressora, mas será que a gente nao consegue algo aceitavelmente próximo? Acho que vou testar :shock:

#28 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 13 de December de 2011 - 23:16

AGORA SIM! Fazendo no software da Adobe como o Bertoli disse deu certo! O DNG já abriu com o WB feito, do jeito que eu tinha exportado do Lightroom

os primeiros resultados não foram lá grandes coisas, mas foi usado em fotos em que ainda não era noite e não era mais dia, aí é uma condição de luz bem diferente, eu e o Bertoli suspetamos que por isso não ficou tão bom..

Agora a mesma foto do post anterior com o perfil criado pelo Adobe DNG Profile Editor
Posted Image

Agora sim hein? Só a Beacon que ficou meio rosa, mas isso dá pra arrumar

#29 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts

Posted 13 de December de 2011 - 23:19

Posted Image

#30 Cougar_PH

Cougar_PH
  • Usuários
  • 619 posts

Posted 31 de October de 2012 - 12:26

Uma pergunta de leigo, esse perfil DNG_profile, criado com o color checker, só serve para fotos em RAW??
De antemão,
:-))

#31 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 31 de October de 2012 - 12:55

Uma pergunta de leigo, esse perfil DNG_profile, criado com o color checker, só serve para fotos em RAW??
De antemão,

yes sir

#32 Cougar_PH

Cougar_PH
  • Usuários
  • 619 posts

Posted 31 de October de 2012 - 12:59

Obrigado,
A320 PR-MAW