QUOTE(Junior_C @ Oct 27 2009, 08:39 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Mas, tirem me uma duvida. Se realmente a aeronave tava full fuel, fuel pax e etc, ela num teria pousado bem mais acima do permitido pra CGH?
ninguém disse que estava FULL fuel, apenas que tinha mais que o necessário
O que não necessariamente resulta num avião com peso de pouso acima do máximo para aquela pista
Outra coisa, ninguém disse que o piloto esqueceu de reduzir um manete. eu não estudei os manetes do Airbus, mas pelo que eu já li por aqui, se estiver com o Auto Thrust acionado (e estava) entre a posição CLB e a posição IDLE, por mais que exista um curso de manete de, sei lá, chutando, uns 7cm, em qualquer lugar que o manete esteja dentro desses 7cm significa que está na mesma posição CLB (diferentemente de estar com o A/T desligado, nesse caso a posição do manete vai alterar o regime de funcionamento do motor)
Pois bem, levando isso em consideração, EU acredito que o piloto puxou os dois manetes para IDLE, só que talvez tenha pegado mal eles e tenha puxado o manete esquerdo um pouco mais que o direito (o que estava pinado), só que sem perceber, uma diferença milimétrica que pode ter feito com que o manete esquerdo tenha chegado no batende de IDLE antes do manete direito. Ao chegar nesse batente, o piloto pode ter soltado os dois manetes alí mesmo esperando o toque para levar pra REV apenas no manete esquerdo, só que o direito não tinha chegado em IDLE, tinha ficado alguns milímetros alí pra frente. Infelizmente o reverso daquele manete estava pinado, portando o piloto não puxaria mais aquele manete para trás, ele puxou para REV o manete esquerdo e deixou o direito alí, pensando que estava em IDLE, e certo que estava em IDLE...
Isso é a minha teoria, muito mais provável que largar o manete lá na frente na posição CLB mesmo, perto do FLX..

Este tópico está trancado. =/