Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Aeroporto do Juazeiro deve receber R$ 50 mi em investimentos

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 17 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Guercio

• Usuários
  • 1079 Postagens
  • Cidade/UF/País:Juazeiro/Ceará/Brasil
  • Data de Nascimento:11/09/1982
Reputação: 78

Postado 07 de novembro de 2009 - 19:56

Aeroporto do Juazeiro deve receber R$ 50 mi em investimentos

O presidente da Infraero, Murilo Marques Barbosa, está, nesta sexta-feira (06), em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense.

Pela manhã, Murilo Marques inspecionou o aeroporto do município. De deputados federais que formam a bancada cearense, ele ouviu três propostas de investimentos para o aeroporto:

* Construção de um novo terminal de passageiros;
* Construção de um terminal de cargas;
* E ampliação da pista de pouso e decolagem.

A estimativa de custo para efetivação das sugestões gira entre R$ 40 e R$ 50 milhões. A intenção é que as obras comecem em 2010.

À tarde, o presidente da Infraero vai conhecer o novo terminal de cargas do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. O terminal deve ser inaugurado até o final do ano. O presidente também deve anunciar novos investimentos para o aeroporto.

Elisângela Santos
TV Diário - 06/11/2009 - 11:38
http://verdesmares.globo.com/v3/canais/not...&modulo=178

--------------------
--------------------
--------------------

Juazeiro do Norte-CE: Aeroporto de R$ 50 milhões é projetado para o Cariri
(06/11/2009)

A visita do presidente da Infraero, Murilo Marques Barbosa, trouxe frutos para a região do Cariri. O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes de Juazeiro do Norte vai, finalmente, obter o tratamento que merece. A principal notícia dada nesta sexta-feira pela manhã foi a previsão de investimentos da ordem de R$ 50 milhões na sua reforma. O presidente inspecionou o aeroporto na companhia dos deputados federais José Guimarães e José Airton (PT), Arnon Bezerra (PTB) e Manoel Salviano (PSDB).

O aeroporto de Juazeiro é administrado pela Infraero e registra sempre um movimento crescente em volume de passageiros, mas não há contrapartida à altura da própria Infraero e Poder Público. Hoje, Murilo Barbosa ouviu três propostas de investimentos para o aeroporto que são a construção de um novo terminal de passageiros, a construção de um terminal de cargas e a ampliação da pista de pouso e decolagem. A idéia inicial é de um terminal pelo menos semelhante ao de Santarém no Pará.

A estimativa de custo para efetivação dessas sugestões gira entre R$ 40 e R$ 50 milhões com o pensamento voltado para começar as obras até junho do próximo ano. O presidente da Infraero ouviu e até elogiou a exposição feita pelo empresário e vice-prefeito de Juazeiro, José Roberto Celestino. Ele proferiu uma palestra sobre o potencial do transporte aéreo na região do Cariri com bastantes números e dados do posicionamento geográfico do município.

Já o presidente da empresa de Infraestrutura Aeroportuária apresentou uma espécie de pré-projeto apontando detalhes do que será a futura estação de passageiros. Entretanto, avisou que a área ainda não foi oficialmente passada para a Infraero pelo Governo do Estado o que deve ocorrer nos próximos seis meses. A população do Cariri e estados vizinhos que se utilizam desse aeroporto tem pressa alegando que a região se ressente com a falta de um campo de pouso e decolagem compatível com a nova realidade econômica do Sul cearense.

Enviado às 14:50
Por Demontier Tenório
http://www.miseria.com.br/

#2 PR-GOK

• Usuários
  • 2191 Postagens
  • Interests:Aviação...
  • Cidade/UF/País:Maringá
  • Data de Nascimento:09/08/1982
Reputação: 264

Postado 07 de novembro de 2009 - 20:45

Pelamordedeus, nada contra Juazeiro, nem contra ninguém por essas bandas, mas pq Juazeiro recebe 50 milhões, e Curitiba, no pau da viola, vai receber se muito 5 milhões?

Não estou entrando no mérito se existe tráfego que comprove a necessidade desse invesimento em Juazeiro, mas é complicado... Quais são os critérios pra aplicação de fundos que a Infraero usa, se é que eles existem???

#3 Fabrício163

• Usuários
  • 453 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campo Grande
  • Data de Nascimento:17/02/1994
Reputação: 15

Postado 07 de novembro de 2009 - 22:44

QUOTE(Raphacoxa @ Nov 7 2009, 08:45 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pelamordedeus, nada contra Juazeiro, nem contra ninguém por essas bandas, mas pq Juazeiro recebe 50 milhões, e Curitiba, no pau da viola, vai receber se muito 5 milhões?

Não estou entrando no mérito se existe tráfego que comprove a necessidade desse invesimento em Juazeiro, mas é complicado... Quais são os critérios pra aplicação de fundos que a Infraero usa, se é que eles existem???

Também fico de cara com essas coisas...Será que é mais fácil executar esse tipo de obra em cidades do interior do que em capitais??

#4 GLE

• Usuários
  • 568 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:12/01/1977
Reputação: 185

Postado 08 de novembro de 2009 - 09:22

QUOTE(Raphacoxa @ Nov 7 2009, 09:45 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Simples: Porque lá longe dos olhos da multidão, no meio do Sertão do Cariri, será mais fácil superfaturar as obras, haverá menos fiscalização, haverá menos gente de olho, o interesse da imprensa é menor, é mais fácil desviar essa grana!

#5 F@éUh

• Usuários
  • 98 Postagens
  • Cidade/UF/País:Fortaleza
  • Data de Nascimento:04/03/1986
Reputação: 4

Postado 08 de novembro de 2009 - 15:35

Simples, vejam o grau de saturação de AMBOS OS AEROPORTOS e terão a resposta !

Tem gente que reclama por BRINCAR !

#6 PR-GOK

• Usuários
  • 2191 Postagens

Postado 08 de novembro de 2009 - 19:14

QUOTE(F@éUh @ Nov 8 2009, 03:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Simples, vejam o grau de saturação de AMBOS OS AEROPORTOS e terão a resposta !

Tem gente que reclama por BRINCAR !

Não estou entrando no mérito se existe tráfego que comprove a necessidade desse invesimento em Juazeiro...

Outras reclamam por não lerem todo o post...

#7 Murilo Filho

• Usuários
  • 279 Postagens
  • Cidade/UF/País:Fortaleza/CE
  • Data de Nascimento:26/12/1988
Reputação: 0

Postado 09 de novembro de 2009 - 00:20

QUOTE(Raphacoxa @ Nov 8 2009, 07:14 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Outras reclamam por não lerem todo o post...

Mas você não pode deixar de levar em consideração a saturação dos terminais. JDO tem um tráfego que simplesmente não cabe no terminal, as filas de check-in ficam literalmente na rua. Não vejo as obras por lá como uma 'perfumaria' para a região, mas como uma ação necessária que há tempos já deveria ter sido feita.

Cada um com seus problemas, JDO ainda tem politicagem fraca por não ter conseguido isso antes. thumbsup.gif

#8 HFJ

Can´t keep my eyes from the circling skies

• Moderador
  • 1754 Postagens
  • Cidade/UF/País:FOR-SBFZ
  • Data de Nascimento:08/07/1980
Reputação: 9

Postado 09 de novembro de 2009 - 00:45

QUOTE(Murilo Filho @ Nov 9 2009, 01:20 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Mas você não pode deixar de levar em consideração a saturação dos terminais. JDO tem um tráfego que simplesmente não cabe no terminal, as filas de check-in ficam literalmente na rua. Não vejo as obras por lá como uma 'perfumaria' para a região, mas como uma ação necessária que há tempos já deveria ter sido feita.

Cada um com seus problemas, JDO ainda tem politicagem fraca por não ter conseguido isso antes. thumbsup.gif

Excelente colocação Murilo! Não precisa falar mais nada! thumbsup.gif

HFJ

#9 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3128

Postado 09 de novembro de 2009 - 10:04

Bem vamos aos fatos:
Juazeiro vai fechar o ano com 239.0% enquanto CWB vai fechar o ano com 129.0% na relaçao movimento/capacidade.
Em Juazerio temos 140mil pax ano a mais enquanto em cwb temos 1mi pax/ano a mais.
Os 2 aeroportos precisam de investimentos, evidentemente que CWB precisa de mais dinheiro ja que o numero de Pax envolvidos é muito maior.

Agora qual tem prioridade?
Como ja muito discutido aqui, cerca de 30 aeroportos deveriam estar em obras portanto a unica prioridade que eu vejo e privatizar os aeroportos o mais rapido possivel!

Editado por marcato, 09 de novembro de 2009 - 10:08 .

#10 PR-GOK

• Usuários
  • 2191 Postagens

Postado 09 de novembro de 2009 - 13:29

QUOTE(marcato @ Nov 9 2009, 10:04 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Bem vamos aos fatos:
Juazeiro vai fechar o ano com 239.0% enquanto CWB vai fechar o ano com 129.0% na relaçao movimento/capacidade.
Em Juazerio temos 140mil pax ano a mais enquanto em cwb temos 1mi pax/ano a mais.
Os 2 aeroportos precisam de investimentos, evidentemente que CWB precisa de mais dinheiro ja que o numero de Pax envolvidos é muito maior.

Agora qual tem prioridade?
Como ja muito discutido aqui, cerca de 30 aeroportos deveriam estar em obras portanto a unica prioridade que eu vejo e privatizar os aeroportos o mais rapido possivel!

Excelente colocação, é exatamente a minha ideia. E não digo apenas de Curitiba, falo de POA, de VIX. Aliás, se for pra usar a porcentagem de saturação, VIX tá muito mais saturado do que JDO, e será que vai receber os mesmos 50 milhões? Se for, ótimo...

Me desculpem, mas 50 milhões pra um terminal com 150 mil pax a mais do que a capacidade anual pra mim, é um exageiro. Minha opnião.
Eu digo, CWB com 1.1 milhões de pax a mais se muito, receberá 5 milhões.
Eu digo, JDO com 150 mil pac a mais, receberá 50 milhões.

Não nego a necessidade de nenhum terminal, exponho a falta de critérios, apenas isso.

Editado por Raphacoxa, 09 de novembro de 2009 - 13:30 .

#11 F@éUh

• Usuários
  • 98 Postagens

Postado 09 de novembro de 2009 - 15:18

QUOTE(Raphacoxa @ Nov 9 2009, 01:29 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Excelente colocação, é exatamente a minha ideia. E não digo apenas de Curitiba, falo de POA, de VIX. Aliás, se for pra usar a porcentagem de saturação, VIX tá muito mais saturado do que JDO, e será que vai receber os mesmos 50 milhões? Se for, ótimo...

Me desculpem, mas 50 milhões pra um terminal com 150 mil pax a mais do que a capacidade anual pra mim, é um exageiro. Minha opnião.
Eu digo, CWB com 1.1 milhões de pax a mais se muito, receberá 5 milhões.
Eu digo, JDO com 150 mil pac a mais, receberá 50 milhões.

Não nego a necessidade de nenhum terminal, exponho a falta de critérios, apenas isso.

A questão é que você está querendo analisar pela quantidade de pax, sendo que o correto seria pela PORCENTAGEM de saturação, é LÓGICO que CURITIBA irá ter um acúmulo maior porque seu MOVIMENTO é maior, 129% de 4 milhões é bem maior que 239% de 250 mil (só um exemplo), qual a prioridade aí ? só porque Curitiba recebe mais passageiros e é uma cidade mais importante para o país, ela deve ser primeiro atendida ?

Vocês estão reclamando para as pessoas erradas, não é em nenhum fórum que vocês irão ter seus desejos atendidos, agora que é uma atitude FEIA, choramingar por investimentos em outras regiões em beneficio da sua, isso é, JDO PRECISA de investimentos, uma cidade pobre localizada no meio do poligono das secas, ainda mais agora que estão vendo que existe demanda na região, o seu desenvolvimento também depende disso, seria JUSTO ver uma pessoa aguardar em uma fila para check-in no meio do sol quente brabo daquela região só porque um determinado grupo de pessoas de outra região reclama porque divide um espaço com mais gente na sala de embarque em ambiente climatizado sentadinho numa poltrona ? (SE É PRA APELAR, então vamos APELAR)

É tudo questão de PRIORIDADE, depende de CADA PRIORIDADE.

#12 PR-GOK

• Usuários
  • 2191 Postagens

Postado 09 de novembro de 2009 - 16:15

QUOTE(F@éUh @ Nov 9 2009, 03:18 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A questão é que você está querendo analisar pela quantidade de pax, sendo que o correto seria pela PORCENTAGEM de saturação, é LÓGICO que CURITIBA irá ter um acúmulo maior porque seu MOVIMENTO é maior, 129% de 4 milhões é bem maior que 239% de 250 mil (só um exemplo), qual a prioridade aí ? só porque Curitiba recebe mais passageiros e é uma cidade mais importante para o país, ela deve ser primeiro atendida ?

Vocês estão reclamando para as pessoas erradas, não é em nenhum fórum que vocês irão ter seus desejos atendidos, agora que é uma atitude FEIA, choramingar por investimentos em outras regiões em beneficio da sua, isso é, JDO PRECISA de investimentos, uma cidade pobre localizada no meio do poligono das secas, ainda mais agora que estão vendo que existe demanda na região, o seu desenvolvimento também depende disso, seria JUSTO ver uma pessoa aguardar em uma fila para check-in no meio do sol quente brabo daquela região só porque um determinado grupo de pessoas de outra região reclama porque divide um espaço com mais gente na sala de embarque em ambiente climatizado sentadinho numa poltrona ? (SE É PRA APELAR, então vamos APELAR)

Se vc tivesse se dado ao trabalho de ler a minha 1ª postagem, ficou bem claro que eu não acho que JDO não precisa desse valor, entenderia que a minha bronca é a falta de critérios pela Infraero na aplicação dos recursos.
Aliás, em nenhum momento eu reinvindiquei os 50mi pra CWB ao inves de JDO, apenas CRITÉRIO, CRITÉRIO....

releia:

Ahhhh, sentadinho em uma poltrona em ambiente climatizado. Tá na cara que vc não conhece os aeroportos do sul do Brasil mesmo... Lamentável...

Editado por Raphacoxa, 09 de novembro de 2009 - 16:17 .

#13 Islander

• Membro Honorário
  • 2795 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo - SP - Brasil
  • Data de Nascimento:10/10/1973
Reputação: 492

Postado 09 de novembro de 2009 - 17:52

O certo é uma formula que balanceie os investimentos por numero de pessoas atingidas e saturação do aeroporto.

Também é preciso analisar os investimentos. Isso porque uma ampliação de pista, queas vezes é inevitavel, vaicustar caro frente uma ampliação de um terminal, por exemplo (isso é fictício, só a titulo de exemplo)

O certo é o que o Mercato falou, são mais de 30 aeroportos que deveriam estar em obras, e não estão.... Pois o governo não tem dinheiro para tal. Logo, tem que dar pra quem tem interesse em investir. Nem que seja para ao menos desonerar os que são atrativos e colocar o dinheiro que tem onde ninguém mais quer investir.

A Infraero deve, antes d pensar em ampliar a pista, homologar a ampliação que já foi feita, junto com o aumento da resistencia do piso. Tá lá a umtempão e nada até agora. Dinheiro investido sem dar retorno. Só isso já ia permitir a operação de 737 NGs e o uso dos procedimentos GPS, que estão lá sem uso.

#14 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3128

Postado 09 de novembro de 2009 - 20:54

QUOTE(F@éUh @ Nov 9 2009, 04:18 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Onde foi que eu falei que Curitiba tem prioridade?
Falei de Porcentagem também nao apenas de quantidade é só vc ler com calma meu post antes de ficar nervoso!
Minha regiao? nem em CWB eu moro!
Apelando? Eu por acaso aqui defendi A ou B?
De boa meu, fica calmo, respira bastante, vai dar umas voltas antes de escrever aqui pq vc pode acabar escrevendo besteira!

#15 F@éUh

• Usuários
  • 98 Postagens

Postado 11 de novembro de 2009 - 15:34

QUOTE(marcato @ Nov 9 2009, 08:54 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Onde foi que eu falei que Curitiba tem prioridade?
Falei de Porcentagem também nao apenas de quantidade é só vc ler com calma meu post antes de ficar nervoso!
Minha regiao? nem em CWB eu moro!
Apelando? Eu por acaso aqui defendi A ou B?
De boa meu, fica calmo, respira bastante, vai dar umas voltas antes de escrever aqui pq vc pode acabar escrevendo besteira!

por acaso eu QUOTEI você ? quem tem que ficar calma é vc, pq talvez a carapuça lhe serviu

Eu to "CARMIM" "CARMIM" yesyes.gif tongue.gif

#16 Guercio

• Usuários
  • 1079 Postagens

Postado 11 de novembro de 2009 - 21:55

Uma ótima matéria:

AEROPORTO DO JUAZEIRO TERÁ REFORMA EMERGENCIAL

Até 2029, o Aeroporto de Juazeiro do Norte, um dos que mais crescem em movimento no Brasil, estará operando com mais de 1 milhão e 185 mil passageiros/ano e por isso a Infraero vai fazer tudo para executar, o mais rápido possível, sua ampliação e sua modernização. Foi o que garantiu o presidente da administradora federal de aeroportos, Murilo Barboza(foto), depois de vistoriar o Aeroporto de Juazeiro, nessa sexta-feira. Ele anunciou também que, antes da construção do novo terminal, serão implantados dois módulos operacionais nos próximos seis meses para melhorar as condições de embarque e desembarque no Juazeiro.

De acordo com Murilo Barboza, os dois módulos terão cada um 300 metros quadrados de área construída somando, no total, mais da metade do atual terminal. Serão implantados ao custo de R$ 3 milhões e vão garantir mais comodidade aos passageiros em trânsito pelo Aeroporto de Juazeiro cujas deficiências e necessidades ele comprovou pessoalmente. Em reunião no auditório do Hotel Verdes Vales, no Juazeiro, depois de ouvir uma exposição do vice-prefeito Roberto Celestino sobre o potencial do transporte aéreo na cidade e na região, Murilo Barboza pediu às autoridades do município e seus representantes federais, o empenho de todos para que tentem incluir o novo aeroporto do Juazeiro, com investimentos previstos de R$ 50 milhões, no PAC-Programa de Aceleração do Crescimento. Conforme o planejamento da Infraero, apresentado nessa reunião, o Aeroporto de Juazeiro do Norte, ampliado e modernizado, terá pista de pouso e decolagem com 2.185 metros de cumprimento e 45 metros de largura com táxis de saída rápida e táxis de acesso em ambas as cabeceiras. Seu terminal de passageiros terá uma área de projeção de 55 mil metros quadrados com capacidade para 5,7 milhões de passageiros/ano. Pátio de aeronaves será único e compartilhado para passageiros e cargas com 38 posições de estacionamento de aviões. Será servido por um estacionamento com capacidade para 2.500 vagas. Novas dimensões do Aeroporto do Juazeiro melhorarão e muito suas condições operacionais. Basta verificar, em comparação, que o terminal atual, de 900 metros quadrados de área construída, tem capacidade para 150 mil passageiros/ano, o pátio de aeronaves com apenas duas posições de estacionamento de aeronaves e o estacionamento externo com apenas 60 vagas para veículos. É um aeroporto que está saturado diante de sua demanda crescente de embarques e desembarques em Juazeiro do Norte que, além de principal cidade do Cariri, com influência sobre 1 milhão de habitantes da região, é também a maior cidade do Nordeste central do Brasil e principal portão de entrada para um mercado de 40 milhões de consumidores. Movimento do Aeroporto do Juazeiro tem sido tão extraordinário que já agora em setembro atingiu mais de 181 mil passageiros / ano, 54% mais do que todo o movimento do ano passado e deverá, segundo projeção da Infraero, alcançar mais de 230 mil passageiros / ano ao final de 2009.Comparativamente, o Aeroporto do Juazeiro deu mais um salto neste ano, superando os aeroportos de Campina Grande-PB (58 mil passageiros/ano), de Petrolina-PE (150 mil passageiros/ano), Imperatriz-MA (142 mil passageiros;ano) e até o da capital Boa Vista (140 mil passageiros/ano). Diante dessa realidade, o presidente da Infraero, Murilo Barboza, resolveu conferir, pessoalmente, as condições e necessidades do aeroporto do Juazeiro Foi a primeira vez que um presidente da Infraero esteve na Cidade do Padre Cícero atendendo aos apelos de autoridades e lideranças do município e reconhecendo a importância do seu aeroporto para o desenvolvimento regional. Como Juazeiro é, além de grande centro comercial, industrial e cultural, o maior centro de religiosidade popular da América Latina, Murilo Barboza aproveitou para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Acompanhado de autoridades, esteve na Basílica de Nossa Senhora das Dores, no Memorial Padre Cícero, na Cidade Universitária e na Estátua do Padre Cícero, na Colina do Horto, que é a segunda maior do Brasil e está comemorando 40 anos de existência. Ao final de sua visita, prometeu que fará todo o esforço possível para realizar a ampliação e modernização do Aeroporto de Juazeiro do Norte.

Pelas projeções da Infraero, até 2029 o Aeroporto do Juazeiro estará operando com movimento superior a 1 milhão e 185 mil passageiros/ano, sendo necessária sua ampliação, pela qual passará a ter terminal com 38 posições de estacionamnto de aviões e estacionamento externo para 2.500 veículos, amplos salões de embarque e desembarque, comaptíveis com seu volume de operações chegando já neste final de 2009 a 230 mil passageiros/ano, o maior movimento entre aeoportos do interior do Nordeste brasileiro e o que mais cresce no Brasil nos últimos cinco anos.

http://www.juanorte.com.br/colunahora.html

Editado por Guercio, 11 de novembro de 2009 - 21:58 .

#17 Regis

• Usuários
  • 714 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:08/11/1976
Reputação: 9

Postado 12 de novembro de 2009 - 10:36

QUOTE(Guercio @ Nov 11 2009, 10:55 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Uma ótima matéria:

AEROPORTO DO JUAZEIRO TERÁ REFORMA EMERGENCIAL

Até 2029, o Aeroporto de Juazeiro do Norte, um dos que mais crescem em movimento no Brasil, estará operando com mais de 1 milhão e 185 mil passageiros/ano e por isso a Infraero vai fazer tudo para executar, o mais rápido possível, sua ampliação e sua modernização. Foi o que garantiu o presidente da administradora federal de aeroportos, Murilo Barboza(foto), depois de vistoriar o Aeroporto de Juazeiro, nessa sexta-feira. Ele anunciou também que, antes da construção do novo terminal, serão implantados dois módulos operacionais nos próximos seis meses para melhorar as condições de embarque e desembarque no Juazeiro."

Saindo mais um puxadinho..

#18 Guercio

• Usuários
  • 1079 Postagens

Postado 12 de novembro de 2009 - 20:08

AEROPORTO DO CARIRI

Estado confirma prestação de conta

12/11/2009

Verbas da Infraero para o Aeroporto de Juazeiro foram prestadas contas pelo Governo do Estado

Juazeiro do Norte. A Assessoria de Comunicação Social da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) informou ontem que não há pendências na prestação de contas de verbas da Infraero para obras no Aeroporto Regional de Juazeiro do Norte. Na última terça-feira, em matéria publicada no Caderno Regional do Diário do Nordeste, o deputado José Airton Cirilo informou que o Estado não havia cumprido cláusulas do contrato assinado com a Infraero, como a não prestação de contas de uma verba no valor de R$ 2,7 milhões liberada em 2003.

Segundo a Assessoria, o Governo do Estado, por meio do então Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes (Dert), hoje, Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura do Estado, prestou contas à Infraero, acerca de convênio no valor de R$ 2.650.003,76 repassado em 2003, para a execução dos serviços de ampliação da pista, terminal de passageiros e estacionamento do Aeroporto Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, tendo, inclusive, efetivado a devolução do saldo de R$ 17.171,20. Conforme a Assessoria, o Dert encaminhou à Infraero, no dia 13 de junho de 2005, mediante ofício nº 606/2004, a documentação relativa à prestação de contas do termo aditivo nº 003/2004/0010, do convênio 003/2002/1110, relativo aos serviços executados no Aeroporto Regional do Cariri, com os documentos e anexos: relatório de execução físico-financeira, execução de receita e despesa, relação de pagamentos, relação de bens, medições, notas fiscais, empenhos e notas de pagamento, incluindo a contra partida, extrato bancário, conciliação bancária e documentos relativos ao item "C" em que esclarece: a concorrência pública 53/2002-Dert-CE-CCC foi homologada em 21/08/2002 (doc.01),"ad referendum" do Conselho Deliberativo do Dert, sendo adjudicada através do contrato nº 166/2002 .

O contrato foi rescindido, tendo sido contratado por meio de dispensa de licitação a empresa Top Engenharia. O DER tem em seu poder toda a documentação comprovando a legalidade da operação, inclusive, o comprovante de devolução do saldo, à Infraero, mediante documento de transferência de recursos (DTR), no valor de R$ 17.171,20, do total de R$ 2.650.003,76 em 15/06/2004, comprovando, assim, a adimplência do Governo do Estado junto à União.

O deputado José Airton Cirilo, que deu a informação sobre a não prestação de contas por parte do Estado, reafirmou ontem que o Governo do Ceará não cumpriu todas as cláusulas do contra firmado com Infraero. A prestação de contas, segundo o parlamentar, é parcial. A pista não foi ampliada, nem foram feitas reformas no terminal de passageiros, nem no estacionamento até agora.

José Airton, que acompanhou o presidente da Infraero à Juazeiro do Norte, no último final de semana, acrescentou que as informações sobre o não cumprimento do convênio e da prestação de contas lhe foram repassadas pelo diretor comercial da Infraero, Fernando Nicácio da Cunha. A reportagem tentou um contato com o diretor comercial da Infraero, em Brasília. A chefe de gabinete informou que ele estava viajando.

Na visita da comitiva da Infraero a Juazeiro o assunto foi levantado. Os diretores da empresa informaram que a construção do novo aeroporto regional estava na dependência do cumprimento do convênio firmado com o Governo do Estado, sem entrar em detalhes sobre as cláusulas do contrato.

Mais Informações:
Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) do Ceará
http://www.seinfra.ce.gov.br/
(85) 3101.3715

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=690230

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)