Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

SDU-Depois do Apagão

Já existem 24 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 J.Leo

• Usuários
  • 628 Postagens
  • Cidade/UF/País:B.Hte
  • Data de Nascimento:18/09/1955
Reputação: 422

Postado 12 de novembro de 2009 - 07:37

Aeroporto Santos Dumont sem pista, por excesso de chuvas. Desde às 18 horas esperando a TAM definir o que fazer, se enviar os passageiros para o Galeão ou aguardar a pista ter condições.

O grande comandante Rolim revirando no túmulo com a falta de expediente da companhia.

Na parte de dentro, Santos Dumont é um cáos. Na única lanchonete interna forma-se filaquilométrica porque o campeão que conseguiu a concessão mantém apenas um caixa e dois funcionários de balcão.

O serviço de som é incompreensível. Rigorosamente impossível saber o que vozes meio masculinas meio femininas dizem. Como é possível um aeroporto recem-reformado ter um sistema de som desses.

Em cada portão de embarque, duas telas de plasma destinadas exclusivamente a veicular anúncios, jamais informações sobre o vôo.

Nem sei a que horas chego em São Paulo, se chegar hoje.

Mas me permito duas conclusões óbvias:

1. Falta de competição é uma porcaria.

2. A Infraero é outra.

PS – A porcaria da TAM acaba de avisar que não tem ônibus (após cinco horas). Cada um que se vire com um táxi.

PS – Vamos todos para o Galeão. Até que as vítimas estavam bem humoradas. Mas quase termina em tumulto por culpa de um comandante despreparado.

Depois de todos no avião, uma hora e meia para embarcar. Confusões da TAM pós-Rolim, bagagens extraviadas, bagagens colocadas por engano no avião. E o comandante enrolando, sustentando que o vôo sairia em dez minutos, que só aguardava a liberação. E o bagageiro sendo aberto, sendo fechado, enquanto o comandante mentia.

Cortou a alimentação, alegando que demoraria para ser entregue. Mas esperamos uma hora e meia dentro do avião, tempo mais que suficiente para o lanche chegar. Depois, prometeu um vaucher para o lanche, que não foi entregue.

Finalmente um passageiro – apresentador da Globo – deu o ultimato, para que parasse de enrolar e dissesse claramente, sem mentir, em quanto tempo o avião sairia. O comandante pegou do microfone para dizer que o bagageiro tinha sido aberto mas ele ordenara que fosse fechado para o avião embarcar – como se não coubesse ao comandante o comando do avião, inclusive o de ordenar a abertura de bagageiro.

Para sorte do comandante, o fim da paciência dos passageiros bateu com a decolagem. Por pouco, o amadorismo de um comandante não provocou um motim a bordo.

O desrespeito dessas companhias pelos passageiros é típico de quem não sofre nenhuma espécie de pressão dos órgãos reguladores.

#2 Márcio Santos

• Usuários
  • 2255 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /SP/ BRASIL
  • Data de Nascimento:15/11/1982
Reputação: 999

Postado 12 de novembro de 2009 - 08:55

QUOTE(J.Leo @ Nov 12 2009, 08:37 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Finalmente um passageiro – apresentador da Globo – deu o ultimato, para que parasse de enrolar e dissesse claramente, sem mentir, em quanto tempo o avião sairia. O comandante pegou do microfone para dizer que o bagageiro tinha sido aberto mas ele ordenara que fosse fechado para o avião embarcar – como se não coubesse ao comandante o comando do avião, inclusive o de ordenar a abertura de bagageiro.

mas peraí se estavam se preparando para decolar, o que o comandante estava fazendo discutindo com passageiro? ele estava fora do cockpit? o passageiro foi até a cabine? comandante mandando fechar o "bagageiro" pro avião embarcar? embarcar onde? na balsa???

ta muito enrolada essa historia ai...

Para sorte do comandante, o fim da paciência dos passageiros bateu com a decolagem. Por pouco, o amadorismo de um comandante não provocou um motim a bordo.

nessa hora todos perderam a paciencia e bateram no avião e foram empurrando o avião na pista até ele resolver pegar no tranco e decolar, ai cada um foi correndo ao lado pra subir pela asa e pegar carona...

ufaaa mais um pouco os passageiros iriam colocar as camisetas na cabeça, fabricar rapidamente umas armas, subir no teto do avião com outro passageiro, ameaçando matar ele e ainda colocando fogo em algumas poltronas... imagina um motim assim ... stirthepot.gif

nova modalidade FebemAIR

o resto nem vou comentar....

abraço

#3 E175

• Usuários
  • 11892 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 12 de novembro de 2009 - 09:15

Vai começar mais um show "Passageiro não sabe de nada, as companhias são inocentes e a culpa é de São Pedro".

Sei.

#4 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4827 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 425

Postado 12 de novembro de 2009 - 09:27

pq passageiro sabe de alguma coisa? paga promoção de R$10,00 e quer caviar e champanhe na economica?
Cia aerea tb não é inocente, mas vc gostaria de decolar em SDU com o mundo caindo?
se vc procurar caro E175 aqui no CR, vc pode encontrar um texto de um cmte relatando minuto a minuto o q acontece com ele antes da decolagem.

#5 PR-VAO

• Usuários
  • 1025 Postagens
  • Cidade/UF/País:GIG
  • Data de Nascimento:15/06/1988
Reputação: 8

Postado 12 de novembro de 2009 - 09:30

Poderia ter ficado sem ler esse Lixo de noticia!

#6 E175

• Usuários
  • 11892 Postagens

Postado 12 de novembro de 2009 - 10:23

QUOTE(Stelios the Greek @ Nov 12 2009, 10:27 AM) <{POST_SNAPBACK}>
pq passageiro sabe de alguma coisa? paga promoção de R$10,00 e quer caviar e champanhe na economica?
Cia aerea tb não é inocente, mas vc gostaria de decolar em SDU com o mundo caindo?
se vc procurar caro E175 aqui no CR, vc pode encontrar um texto de um cmte relatando minuto a minuto o q acontece com ele antes da decolagem.

Não precisa, eu li. E antes de ler já sabia. Também não vi o cara reclamar da qualidade do serviço de bordo. E ainda por cima trecho SDU-CGH, com certeza não custou menos de 200,00, sendo muito otimista. Aliás é pior ainda, se a imagem de uma pessoa que supostamente (sim, porque duvido que seja o caso) pagou uma PROMO já essa, imagine quem pagou a TOP?

A TAM demorou 5 horas pra definir a situação dos pax, foi prometido voucher não entregue. Você queria o que? Parabéns pra TAM? Acho engraçado. Gostaria de acompanhar a rotina de certos usuários pra conferir se eles tem a mesma paciência que alegam ter quando o assunto envolve aviação.

Daqui a pouco vai dizer que é matéria paga.

#7 Yoshioff

• Usuários
  • 4120 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:06/10/1989
Reputação: 5

Postado 12 de novembro de 2009 - 10:41

QUOTE(E175 @ Nov 12 2009, 10:23 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Não precisa, eu li. E antes de ler já sabia. Também não vi o cara reclamar da qualidade do serviço de bordo. E ainda por cima trecho SDU-CGH, com certeza não custou menos de 200,00, sendo muito otimista. Aliás é pior ainda, se a imagem de uma pessoa que supostamente (sim, porque duvido que seja o caso) pagou uma PROMO já essa, imagine quem pagou a TOP?

A TAM demorou 5 horas pra definir a situação dos pax, foi prometido voucher não entregue. Você queria o que? Parabéns pra TAM? Acho engraçado. Gostaria de acompanhar a rotina de certos usuários pra conferir se eles tem a mesma paciência que alegam ter quando o assunto envolve aviação.

Daqui a pouco vai dizer que é matéria paga.

Mas ae você ouviu apenas um lado da moeda, pré julgamento de fatos que nem ao certo sabe se existiu! Ta certo a TAM errou, em deixar os passageiros esperando no SDU, se virarem pra chegar no GIG e depois esperar tantas horas dentro da aeronave.
Mas a falta de bom senso dos passageiros, neste em especial, é ridículo, mas ele não esperou 5 horas? Vá para um Hotel, mande a conta pra cia depois, se é um compromisso inadiável, vá de ônibus e reclame depois do congestionamento...

#8 E175

• Usuários
  • 11892 Postagens

Postado 12 de novembro de 2009 - 11:20

QUOTE(Yoshioff @ Nov 12 2009, 11:41 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Mas ae você ouviu apenas um lado da moeda, pré julgamento de fatos que nem ao certo sabe se existiu! Ta certo a TAM errou, em deixar os passageiros esperando no SDU, se virarem pra chegar no GIG e depois esperar tantas horas dentro da aeronave.
Mas a falta de bom senso dos passageiros, neste em especial, é ridículo, mas ele não esperou 5 horas? Vá para um Hotel, mande a conta pra cia depois, se é um compromisso inadiável, vá de ônibus e reclame depois do congestionamento...

Mas a questão é justamente essa. E é outro erro da companhia pois o lado da moeda dela não foi mostrado. O TAM Informa se limita a dizer a situação pura e simples. Fala se está fechado, aberto, números estatísticos que pouco acrescentam. Eu acho que isso é feito de caso pensado, porque a empresa fica adiando, adiando e o pax não sabe de nada. A idéia é ter menos despesa possível, então não informar nada é uma excelente saída. Se o cara vai pro hotel e o voo sai 5 horas depois a TAM vai alegar que não tem nada a ver com o peixe. Mas não é só a TAM também, é um descaso generalizado, inclusive da Infraero que geralmente não tem contingência para esses casos e os terminais viram um caos. Nem compensa alongar demais porque aqui o ponto de vista é sempre único, pendendo para as companhias. Acho que vale a sugestão então .. choveu cancela a passagem e vai de ônibus. Aliás daqui a pouco vai ter trem bala, melhor ainda.

#9 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4827 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 425

Postado 12 de novembro de 2009 - 11:52

sim aro E175 eu tenho essa paciencia, já vive uma situação parecida e tem ate´review da minha viagen na sessão Check-in, inclusive com a TAM.
vôo saindo as 9h30 de domingo de BSB/CGH com a atendente ficando com medo de falar q eu não iria embarcar em razão de overbooking.

sem estresse, eu saquei q tava overbookado e EU acalmei ela, tentando resolver a situação. A funcionária da tam começou a desabafar comigo,já q falei q era agente de viagens e sabia como funcionava o sistema. desabafou no ponto de estar com dias contados para pedir as contas e sair da empresa e da aviação em razão de ser humilhada todo santo dia. Além do overbooking, no dia anterior indo pra BSB meu vôo atrasou 4h pra decolar pq CGH fechou em razão do nevoeiro brabo e q não existia sequer uma aeronave no solo do aeroporto. Me estressei? nao, fiquei chateado e pensei ate em desistir pq poderia perder o compromisso, casamento de um familiar.

o cara falar q o cmte estava mentindo de proposito para enganar os passageiors é ridiculo. Quando para liberar uma aeronave nao é somente da competencia dele, além do descpacho, da manutenção, se as bagagens para não serem extraviadas foram embarcadas e do controle para liberar o vôo, além do tempo!

leia isso depois
http://forum.contatoradar.com.br/index.php...elato+de+piloto

#10 Stratocruiser

• Consultor
  • 5753 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:12/03/1981
Reputação: 871

Postado 12 de novembro de 2009 - 11:55

Se o passageiro ficou insatisfeito, tem mesmo é que colocar a boca no mundo. Se ninguém reclamar, o serviço não melhora.

As companhias aéreas têm suas assessorias de imprensa para defendê-las em público e contar sua versão para os fatos. Passageiros não têm, e contam com a sorte de encontrar algum jornalista que se interesse em cobrir situações como essa. Em nenhum lugar está escrito que a passagem foi barata.

E como acreditar em alguém que muda de história a cada 5 minutos? Ou em companhia (qualquer companhia) cujos funcionários passam informações conflitantes?

#11 benitorbp

• Usuários
  • 1099 Postagens
  • Data de Nascimento:16/04/1981
Reputação: 558

Postado 12 de novembro de 2009 - 13:01

QUOTE(Yoshioff @ Nov 12 2009, 11:41 AM) <{POST_SNAPBACK}>

QUOTE(Stelios the Greek @ Nov 12 2009, 12:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>
sim aro E175 eu tenho essa paciencia, já vive uma situação parecida e tem ate´review da minha viagen na sessão Check-in, inclusive com a TAM.
vôo saindo as 9h30 de domingo de BSB/CGH com a atendente ficando com medo de falar q eu não iria embarcar em razão de overbooking.

sem estresse, eu saquei q tava overbookado e EU acalmei ela, tentando resolver a situação. A funcionária da tam começou a desabafar comigo,já q falei q era agente de viagens e sabia como funcionava o sistema. desabafou no ponto de estar com dias contados para pedir as contas e sair da empresa e da aviação em razão de ser humilhada todo santo dia. Além do overbooking, no dia anterior indo pra BSB meu vôo atrasou 4h pra decolar pq CGH fechou em razão do nevoeiro brabo e q não existia sequer uma aeronave no solo do aeroporto. Me estressei? nao, fiquei chateado e pensei ate em desistir pq poderia perder o compromisso, casamento de um familiar.

o cara falar q o cmte estava mentindo de proposito para enganar os passageiors é ridiculo. Quando para liberar uma aeronave nao é somente da competencia dele, além do descpacho, da manutenção, se as bagagens para não serem extraviadas foram embarcadas e do controle para liberar o vôo, além do tempo!

leia isso depois
http://forum.contatoradar.com.br/index.php...elato+de+piloto

Volto a dizer o que eu disse em outro tópico, alguns usuários fazem uma defesa mais enfática das empresas aéreas do que elas mesmos adotam em suas defesas.
Já imaginou se um funcionário de uma empresa vira para um pax e diz "Ta insatisfeito? Vai de Onibus!"
Já imaginou qual seria a reação do publico da ponte aérea se como resposta a um questionamento a empresa solta um comunicado na imprensa dizendo que pax não entende nada de aviação e que é assim mesmo, você vai para o aeroporto e um voo de 45 min vira 5 horas e a empresa não tem nada a ver com isso?
Achar que é normal passageiro ter que acalmar atendente de check-in e que este deve ser o comportamento padrão após atrasos de 4 horas é nó mínimo ingenuidade.
Qualquer assessoria de imprensa sabe que nestes casos a maioria dos outros consumidores se identifica com a história do passageiro e não com a justificativa da empresa, por isso que as respostas sempre são ensaboadas e nunca colocam a culpa no próprio usuário.
As empresas adotam este tipo de procedimento como padrão, sim, comandantes, atendentes ou qualquer outro funcionário enrolam deliberadamente os pax, as respostas são sempre evasivas e quase nunca explicam nada.
É política de TODAS as empresas, tanto é que é meio absurdo a ANAC ter de expedir portaria obrigando as empresas a fornecer informações sobre vôos, isso deveria ser uma obrigação moral de qualquer prestador de serviços.
As empresas tem consciência de algumas de suas práticas são levisas ao consumidor e preferem lidar com isso, em geral é mais barato lidar com eventuais ações judicias do que cumprir a legislação.
No caso concreto, por exemplo, após a 4 hora de atraso, a empresa deveria providênciar lanche e acomodação, mas ela prefere enrolar os passageiros por mais uma hora e despacha-los para o destino final, quantos dos passageiros vão ter o trabalho de entrar com uma demanda judicial?

QUOTE(Stratocruiser @ Nov 12 2009, 12:55 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Se o passageiro ficou insatisfeito, tem mesmo é que colocar a boca no mundo. Se ninguém reclamar, o serviço não melhora.

As companhias aéreas têm suas assessorias de imprensa para defendê-las em público e contar sua versão para os fatos. Passageiros não têm, e contam com a sorte de encontrar algum jornalista que se interesse em cobrir situações como essa. Em nenhum lugar está escrito que a passagem foi barata.

Como acreditar em alguém que muda de história a cada 5 minutos? Ou em companhia (qualquer companhia) cujos funcionários passam informações conflitantes?

É isso ai Strato....
O consumidor usa as armas que tem.

#12 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:03/09/1955
Reputação: 207

Postado 12 de novembro de 2009 - 13:06

Na minha opinião, os que defendem as companhias aéreas estão completamente equivocados. Não estou falando apenas como "mero" passageiro, mas como cliente das empresas aéreas.

Companhia aérea é como qualquer outro negócio no mundo. Sem prejuízo da idéia de que toda e qualquer empresa visa o lucro, também é verdade que toda e qualquer empresa só existe devido aos seus clientes, que no caso das companhias aéreas são os passageiros. Seguindo esta lógica, desrespeitar os clientes é ignorar o motivo da existência da companhia! Não interessa se o passageiro pagou barato ou caro, ele comprou um serviço e é lógico que quer que o serviço seja fornecido conforme contratado.

Qualquer discussão fora disto, no meu ponto de vista, é inútil. As empresas, em todos os ramos de atividade, tem de respeitar os seus clientes e ponto final! Se existem causas climáticas que prejudicam o funcionamento dos voos, é obrigação das companhias áereas proporcionar o máximo de conforto enquanto o serviço não é prestado conforme contratado. Afinal de contas, as empresas áereas sabem que o risco climático faz parte do seu negócio e portanto deveriam estar muito mais bem capacitadas para lidar com isto!

#13 Air Force One

• Usuários
  • 2167 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:14/02/1992
Reputação: 213

Postado 12 de novembro de 2009 - 13:16

HAHAHA...
Depois de ter ficado trancado 9 horas em YVR e depois quase 40 em YYZ acho que sou o cara mais paciente do mundo.(Não recebi nenhuma assistência)
4 ou 5 horas para mim agora é mato!haha
Uma coisa é fato, não existem leis que defendam o consumidor.E em todo mundo as companhias só respeitam os clientes se eles pagam muito bem(nunca), ou quando existem leis rígidas e fiscalizações (nunca existirá em nosso país).E quanto a isso não adianta fazer nada mais do que tentar um acordo de compensação com a cia.
Meter a boca no mundo, nunca será uma boa saída em minha opinião.Pois nem sempre quem escuta é o culpado! sad.gif

Editado por Air Force One, 12 de novembro de 2009 - 13:17 .

#14 J.Leo

• Usuários
  • 628 Postagens
  • Cidade/UF/País:B.Hte
  • Data de Nascimento:18/09/1955
Reputação: 422

Postado 12 de novembro de 2009 - 13:18

QUOTE(Stratocruiser @ Nov 12 2009, 12:55 PM) <{POST_SNAPBACK}>
E como acreditar em alguém que muda de história a cada 5 minutos? Ou em companhia (qualquer companhia) cujos funcionários passam informações conflitantes?

Enfim uma voz coerente, em meio ao mar de incoerências... Parabéns Strato.

#15 chechia

• Usuários
  • 168 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:16/12/1981
Reputação: 0

Postado 12 de novembro de 2009 - 13:36

Por pouco, o amadorismo de um comandante não provocou um motim a bordo.

Ah desculpe...mas amador?
Como se a ordem não tivesse partido do Despacho.

Pega leve, filhote..

Amador, te garanto que o pessoal está lá na frente não é.

#16 Red Flyer

• Usuários
  • 2546 Postagens
  • Cidade/UF/País:SDAI
  • Data de Nascimento:02/09/1990
Reputação: 60

Postado 12 de novembro de 2009 - 13:49

Ah desculpe...mas amador?
Como se a ordem não tivesse partido do Despacho.

Pega leve, filhote..

Amador, te garanto que o pessoal está lá na frente não é.

Que recebe ordens da coordenacao!

Abs

#17 gvilaca

• Usuários
  • 6 Postagens
  • Cidade/UF/País:SAO/SP/BR
  • Data de Nascimento:11/10/1979
Reputação: 0

Postado 12 de novembro de 2009 - 13:50

Enfim uma voz coerente, em meio ao mar de incoerências... Parabéns Strato. [2]

#18 Hallan_Dryan

• Usuários
  • 425 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro / RJ / Brasil
  • Data de Nascimento:06/08/1986
Reputação: 29

Postado 12 de novembro de 2009 - 14:55

QUOTE(bearshare @ Nov 12 2009, 02:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Na minha opinião, os que defendem as companhias aéreas estão completamente equivocados. Não estou falando apenas como "mero" passageiro, mas como cliente das empresas aéreas.

Companhia aérea é como qualquer outro negócio no mundo. Sem prejuízo da idéia de que toda e qualquer empresa visa o lucro, também é verdade que toda e qualquer empresa só existe devido aos seus clientes, que no caso das companhias aéreas são os passageiros. Seguindo esta lógica, desrespeitar os clientes é ignorar o motivo da existência da companhia! Não interessa se o passageiro pagou barato ou caro, ele comprou um serviço e é lógico que quer que o serviço seja fornecido conforme contratado.

Qualquer discussão fora disto, no meu ponto de vista, é inútil. As empresas, em todos os ramos de atividade, tem de respeitar os seus clientes e ponto final! Se existem causas climáticas que prejudicam o funcionamento dos voos, é obrigação das companhias áereas proporcionar o máximo de conforto enquanto o serviço não é prestado conforme contratado. Afinal de contas, as empresas áereas sabem que o risco climático faz parte do seu negócio e portanto deveriam estar muito mais bem capacitadas para lidar com isto!

2

#19 Clipper

• Consultor
  • 1399 Postagens
  • Data de Nascimento:18/09/1962
Reputação: 1301

Postado 12 de novembro de 2009 - 15:09

Uma visão do outro lado do balcão ...

Concordo plenamente que os passageiros têm o direito de manifestar indignação, mas eles não podem usar suposições e interpretação pessoal como se fossem verdades absolutas.

Que anda bagunçado há um bom tempo o transporte aéreo comercial no Brasil, isso é fato, mas também é fato que o SDU nunca ofereceu o mínimo de condições para operar em dias de mau tempo, quando outros aeroportos mais capacitados estariam a pleno vapor. Mas quem quer voar do GIG para GRU e vice-versa e fim de papo quanto aos históricos e obsoletos SDU e CGH? É aí que começa um jogo interessante: as empresas sabem da preferência do usuário e querem tirar proveito disso, que são os aeroportos na porta do escritório ou de casa, mesmo com problemas crônicos incontornáveis, e os usuários aproveitam que as empresas oferecem comodidade e optam e exigem por esse serviço. E nessa relação de interesses ainda entra a Anac, que não determina a regra e muito menos supervisiona como o processo tem sido conduzido, que é inconseqüente em muitas ocasiões. E dá no que dá.

Passageiro do SDU é do SDU ... e seria muito simples se fosse assim, mas não é e nunca será, nem pelo lado das companhias, nem pelo lado daqueles que fizeram a opção e deveriam saber dos riscos e, quando necessário, saber aceitar e encarar as novas circunstâncias.

Sempre foi um caos quando a Ponte Aérea precisou transferir toda a sua rotina de um lugar para outro. E isso vem desde o tempo do Electra. A logística necessária para dar continuidade às operações é enorme. São bagagens que estão etiquetadas e prontas para despacho que estão num lugar e devem ser mandadas para outro, às vezes por uma Av. Brasil ou Linha Vermelha congestionada. É a necessidade de manter um grupo de funcionários no SDU e ao mesmo tempo sobrecarregar o pessoal do GIG. É a necessidade de encomendar de última hora centenas ou milhares de serviços de bordo à comissaria do GIG, que nem sempre, no final, pela total condição imprevisível, serão utilizados. É a necessidade de ter de aguardar aeronaves que chegariam num determinado horário, mas que não chegam e quando chegam vêm com algum problema técnico. É o problema de regulamentação da tripulação. É o tripulante que também não consegue chegar a tempo. É a necessidade de acionar o reserva, o sobreaviso, porém, onde eles estão? Enfim, o melhor que uma empresa poderia fazer seria dar um breque e dizer: quem quiser que espere o SDU abrir, ou vai de ônibus, ou, se alguém quiser ir pelo GIG, que entenda o quanto de transtorno isso causa. E vale acrescentar mais um detalhe: o SDU pode abrir de uma hora para outra ou o GIG também fechar (quanto a esse último aspecto, é nessas horas que uma situação conturbada passa do estágio do caos para o de um “Perfect Storm”. Mas os passageiros não querem saber disso, e a companhia que se vire).

Na visão do usuário, que serve como um termômetro, o padrão de serviço e a qualidade de mão de obra cairam. Sim, também concordo. No entanto, é certo que nenhum funcionário está interessado em testar limites de paciência nessas horas de stress geral. Ele faz o que pode, geralmente com o conhecimento que possui, se baseando em instruções e normas. Às vezes, “pulam a cerca” das imposições internas da empresa e se desdobram, mas nem sempre isso é notado pelo usuário. Os tripulantes que estão a bordo também trabalham com enormes variáveis, e um comandante nunca pode, nem um Master de B747 com 35 anos de casa, por iniciativa própria, simplesmente fechar as portas e partir … porque, no mínimo, ele sabe das dores de cabeça que serão causadas com os xingamentos em CGH, porque as malas não foram embarcadas na própria aeronave, junto com seus respectivos donos.

É óbvio que do jeito que está não pode ficar, mas a solução para tudo isso precisaria passar por muitos estágios, entre eles, maior seriedade por parte das companhias aéreas quanto ao cumprimento de normas que nem sequer existem; melhor preparo do pessoal da linha de frente, e amparo da empresa aérea para que eles tenham coragem para botar ordem na casa e enfrentar certas situações, mas que no momento as empresas preferem que fiquem no “morde-assopra”; os passageiros devem entender que tudo na aviação tem limite, ainda mais quando a infra-estrutura e as condições operacionais não colaboram; que a autoridade aeronáutica crie coragem e imponha normas claras quanto ao que pode e não pode ser feito .... e que o dono da lanchonete do SDU contrate mais atendentes e que mantenha aquele queijo-quente delicioso no seu cardápio. Sem esse último detalhe, é o caos perpétuo.

#20 E175

• Usuários
  • 11892 Postagens

Postado 12 de novembro de 2009 - 15:09

QUOTE(Stelios the Greek @ Nov 12 2009, 12:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Amigo, entenda: o comandante nesse caso foi o para raio da coisa. Em todo lugar é assim. Se a empresa de ônibus anda mal, o cobrador leva a culpa. Se o serviço público é ruim, a culpa é do atendente do primeiro balcão, e assim vai. Não estou concordando com isso, acho que ele exagerou em algumas colocações se referindo ao comandante, só que entender dessa forma não resolve o problema. Naquela hora o representante da companhia era o comandante, e mesmo sendo ele um inocente, caiu sobre ele a responsabilidade. Foi ele que anunciou um estimado, foi ele que explicou o caso do serviço de bordo. Tinha razão pra tais explicações? Certamente sim, mas uma vez que elas não se tornaram realidade é mais do que óbvio que a reação seja em cima dele. Mas não é da pessoa dele e sim enquanto representante máximo da TAM dentro da aeronave (pelo menos é o que deveria ser e é assim que o passageiro leigo entende). Isso não afeta a minha ou a sua pessoa, afeta a imagem da TAM. É por isso que eu não concordo com essa desconsideração pura e simples da opinião de um passageiro formador de opinião. Querendo ou não isso se volta contra as companhias aéreas. Eu acho que tudo deve ser avaliado tentando melhorar o serviço e não pra ver se fulano ou beltrano é exagerado, neurótico ou que for. É uma questão de cativar o cliente e não de ficar discutindo razão.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)