Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Avião da Azul Linhas Aéreas causa pânico a bordo

Já existem 37 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Diego Airways

• Usuários
  • 2182 Postagens
  • Cidade/UF/País:Salvador/BA/Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1986
Reputação: 171

Postado 24 de novembro de 2009 - 19:59

94 passageiros a bordo viajavam de Salvador para Campinas (SP)

O vôo 4061 da empresa Azul, que decolou de Salvador as 11h30 com destino a Campinas, em São Paulo, teve que ser abortado meia hora depois da decolagem.

O avião apresentou problemas técnicos e teve que retornar à capital baiana.

Alguns passageiros já seguiram viagem em vôos de outras companhias. Outros, preferiram adiar a viagem para amanhã.

A empresa ainda não divulgou nota oficial sobre o problema. Relatos de passageiros informam que houve uma descida muito rápida e que as máscaras de oxigênio foram acionadas.

>> http://redeimprensalivre.blogspot.com/2009...zul-linhas.html

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Passou no jornal local daqui! Alguém soube de algo mais?! uhm.gif

Abraço!

#2 Air Force One

• Usuários
  • 2167 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:14/02/1992
Reputação: 213

Postado 24 de novembro de 2009 - 20:31

AChei que alguém tava zuando os desesperados jornalistas de pânico abordo.
Qual é o termômetro de pânico a bordo?!
Quem sou eu pra fala, mas abortaram o que?!
Uns anos atrás passei por um pânico abordo de um vasp indo de GRU-CNF quando a turbulência foi muito forte os compartimentos de bagagem se abriram e as bagagens começaram a despencar em cima dos passageiros e uma comissária desmaiou.
Alguém aí saberia um ponto ideal de onde pra frente é "pânico"?!

Editado por Air Force One, 24 de novembro de 2009 - 20:34 .

#3 PR-VAO

• Usuários
  • 1025 Postagens
  • Cidade/UF/País:GIG
  • Data de Nascimento:15/06/1988
Reputação: 8

Postado 24 de novembro de 2009 - 20:47

Ninguém tem mais info?

Editado por PR-VAO, 24 de novembro de 2009 - 20:49 .

#4 TMA-SP

• Usuários
  • 2585 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas-SP
  • Data de Nascimento:05/06/1987
Reputação: 93

Postado 24 de novembro de 2009 - 20:49

QUOTE(PR-VAO @ Nov 24 2009, 08:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Nossa, para que tanta tensão! huh.gif huh.gif

Tem-ção stirthepot.gif

#5 Junio Gracielo

• Usuários
  • 2049 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vitória
  • Data de Nascimento:23/11/1980
Reputação: 737

Postado 24 de novembro de 2009 - 21:03

Éh, não sei se chega a ser classificado como "pânico" mas confesso que eu gostaria muito de saber o real motivo que fez a aeronave retornar a origem.

Em VIX no último final de semana, um E190 não decolou pois estava com problemas técnicos.

#6 João Felipe

• Usuários
  • 17 Postagens
  • Cidade/UF/País:Recife/Pernambuco/Brasil
  • Data de Nascimento:10/02/1990
Reputação: 0

Postado 24 de novembro de 2009 - 21:13

Confesso que achei que iria ser uma coisa tão emocionante...

#7 Rafael_bsb

• Usuários
  • 547 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF/BRASIL
  • Data de Nascimento:14/08/1984
Reputação: 30

Postado 24 de novembro de 2009 - 21:20

O que seria de uma notícia dessas sem o "pânico" no título???

Ninguém iria abrir pra ler

#8 Lima-Yankee

• Usuários
  • 1244 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:10/07/1990
Reputação: 54

Postado 24 de novembro de 2009 - 21:21

Nota mal escrita, mal detalhada, sem informação alguma e ainda fazem sensacionalismo, é o CUMULO.

#9 Fábio A.

• Usuários
  • 890 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:16/10/1991
Reputação: 2

Postado 24 de novembro de 2009 - 21:29

Olha, nego aqui parece tudo o Maverick do top gun, o avião pode tar pegando fogo, em parafuso, mas ele e #####, ele não tem medo. Pra mim, apesar de entender todos os procedimentos, concordo que os pax ao verem a máscara cair, realmente entraram em pânico. E não acho que fizeram algo de errado.

#10 Lima-Yankee

• Usuários
  • 1244 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:10/07/1990
Reputação: 54

Postado 24 de novembro de 2009 - 21:31

QUOTE(Fábio A. @ Nov 24 2009, 10:29 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Olha, nego aqui parece tudo o Maverick do top gun, o avião pode tar pegando fogo, em parafuso, mas ele e #####, ele não tem medo. Pra mim, apesar de entender todos os procedimentos, concordo que os pax ao verem a máscara cair, realmente entraram em pânico. E não acho que fizeram algo de errado.

Não é questão de ser Top gun. E eu não vi ninguém falando que não era para ter pânico, o que eu (esse é meu ponto de vista) questiono é: QUEM disse que houve pânico a bordo? Tomar um susto porque a máscara caiu é um susto, não significa que houve pânico e gritaria e medo e pavor... São coisas diferentes.
É como já disseram, não há termômetro para isso. Falar que passageiros tomaram um susto durante o voo é uma coisa, agora falar que um avião da cia x causou pânico a bordo é um sensacionalismo barato e desnecessário.

E sim, para mim essa é uma matéria sensacionalista, como muitas hoje por aí. O importante é vender e ponto final.

Editado por Raphael Vidotto, 24 de novembro de 2009 - 21:33 .

#11 A320 PR-MAW

• Usuários
  • 5713 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curtiba - PR
  • Data de Nascimento:07/10/1988
Reputação: 926

Postado 24 de novembro de 2009 - 21:40

QUOTE(Diego Airways @ Nov 24 2009, 08:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>

94 passageiros a bordo viajavam de Salvador para Campinas (SP)

O vôo 4061 da empresa Azul, que decolou de Salvador as 11h30 com destino a Campinas, em São Paulo, teve que ser abortado meia hora depois da decolagem.

O avião apresentou problemas técnicos e teve que retornar à capital baiana.

Alguns passageiros já seguiram viagem em vôos de outras companhias. Outros, preferiram adiar a viagem para amanhã.

A empresa ainda não divulgou nota oficial sobre o problema. Relatos de passageiros informam que houve uma descida muito rápida e que as máscaras de oxigênio foram acionadas.

>> http://redeimprensalivre.blogspot.com/2009...zul-linhas.html

Você está voando tranquilinho, meia hora de vôo, já em cruzeiro, comendo seu salgadinho com sua coca-cola, lendo sua revista, ouvindo seu mp3, ou simplesmente apreciando a paisagem, e de repente as máscaras de oxigênio caem em cima de você (cena que por si só já assusta e indica que tem algo errado no vôo) e o avião começa a descer rapidamente, o que te dá a certeza que há algo errado no vôo. Para um simples passageiro leigo, é motivo de pânico sim, não vi sensacionalismo nenhum na matéria.

Acredito que isso foi uma despressurização, e mesmo sabendo disso eu garanto pra vocês, se eu estivesse lá, ia me assustar, não ia entrar em pânico porque EU, que SOU DA ÁREA, sei que máscara caindo indica perda de pressurização, e EU sei que quando há uma despressurização, a primeira coisa que o Pilot Flying faz é uma descida de emergência, EU, estudante da área, ficaria tranquilo esperando nivelar em torno dos 10000 pés, mas e os passageiros leigos que não sabem de nada? Que estão acostumado a ver nos filmes as máscaras caindo quando o pior está acontecendo, e logo depois disso, o avião começa uma descida? Acredito ser motivo pra pânico em gente leiga sim, pelo menos num primeiro momento, até que o piloto possa entrar no PA e avisar o que está acontecendo, mostrando que a situação está controlada.

QUOTE(Air Force One @ Nov 24 2009, 09:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Qual é o termômetro de pânico a bordo?!
(...)

a partir do momento que uma pessoa qualquer está frente a uma situação que foge completamente do seu conhecimento e tem motivos para acreditar que sua vida está em risco (seja porque realmente está, ou porque simplesmente não conhece aquela situção e ACHA que pode acontecer algo ruim, ou então outros fatores psicológicos quaisquer), ela tem todo o "direito" de entrar em pânico.

Não existe um "panicômetro", muito menos um ponto que define o começo do pânico, cada um é cada um, eu não entraria em pânico nessa situação, mas conheço muita gente que entraria.

QUOTE(Air Force One @ Nov 24 2009, 09:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Quem sou eu pra fala, mas abortaram o que?!

QUOTE(Diego Airways @ Nov 24 2009, 08:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Editado por llpilch, 24 de novembro de 2009 - 21:41 .

#12 Air Force One

• Usuários
  • 2167 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:14/02/1992
Reputação: 213

Postado 24 de novembro de 2009 - 21:57

a partir do momento que uma pessoa qualquer está frente a uma situação que foge completamente do seu conhecimento e tem motivos para acreditar que sua vida está em risco (seja porque realmente está, ou porque simplesmente não conhece aquela situção e ACHA que pode acontecer algo ruim, ou então outros fatores psicológicos quaisquer), ela tem todo o "direito" de entrar em pânico.

Não existe um "panicômetro", muito menos um ponto que define o começo do pânico, cada um é cada um, eu não entraria em pânico nessa situação, mas conheço muita gente que entrar.

Sim, óbvio que não é bem assim.
Mas em termos de jornalismo profissional, no ato de escrever a matéria não seria de bom senso haver uma certa barreira entre apavorantes e procedimentos normais?!Não digo que este seja o caso de exagero, mas muitas vezes vemos exageros absurdos!
E no mínimo esta matéria faltam dados.

#13 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:03/09/1955
Reputação: 207

Postado 24 de novembro de 2009 - 22:29

Com a licença dos profissionais da área, eu que tenho muitas horas de voo como passageiro, desde... hã... uns 40 anos atrás, certamente ficaria muito assustado com máscaras de oxigênio "caindo" E a aeronave em descida rápida. Já vi várias vezes máscaras de oxigênio "caindo", mas sempre foi "alarme falso".

#14 FAB

• Usuários
  • 572 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:15/02/1980
Reputação: 0

Postado 24 de novembro de 2009 - 23:14

QUOTE(Air Force One @ Nov 24 2009, 08:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Deus do céu, alguém aí tem alguma info relevante/confirmada sobre o que de fato aconteceu com o avião da Azul?

prontofalei

#15 Flight Instructor

• Usuários
  • 1945 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/Brasil
  • Data de Nascimento:11/11/1977
Reputação: 336

Postado 24 de novembro de 2009 - 23:17

Me desculpem mais despressurizacao não da em PC..
quem já teve sabe como é barra, ouvido doe e doe MUUUUUITO, o ar falta, aquela fumaceira de condensacao branca dentro do avião, neguinho não fica em pânico não, MELA AS CUECAS MESMO..

Muita gente aqui fala as coisas mais para defender ou atacar empresa X ou Y.. queria ver de não tivesse sido na Azul e sim na TAM, este tópico já teria umas 300 páginas..

Lembrando que, não sei se foi DESPRESSURIZACAO ou oq foi, pelo relato parece que sim e sei foi nenhuma empresa ta livre disso..

Abraços..
Desculpe ortografia ( postando pelo celular)

#16 PaxPoa

• Usuários
  • 418 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre Brasil
  • Data de Nascimento:01/08/1963
Reputação: 115

Postado 24 de novembro de 2009 - 23:24

QUOTE(Junio Gracielo @ Nov 24 2009, 10:03 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Éh, não sei se chega a ser classificado como "pânico" mas confesso que eu gostaria muito de saber o real motivo que fez a aeronave retornar a origem.

Em VIX no último final de semana, um E190 não decolou pois estava com problemas técnicos.

Junio, na maioria das vezes não ficamos sabendo o que houve, mesmo aqui no CR, infelizmente. Parece que tem um código de conduta entre dos TPs para varrer este tipo de notícia para debaixo do tapete e chamar de sensacionalismo da imprensa, etc. etc. Em um outro tópico há um tempo atrás, sobre panico em um voo da Gol por problemas técnicos, vários disseram que nao era obrigação da cia. esclarecer estas questões, e um ainda disse aos que não concordavam que fossem de ônibus (e parece que era piloto).

sds

QUOTE(bearshare @ Nov 24 2009, 11:29 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Com a licença dos profissionais da área, eu que tenho muitas horas de voo como passageiro, desde... hã... uns 40 anos atrás, certamente ficaria muito assustado com máscaras de oxigênio "caindo" E a aeronave em descida rápida. Já vi várias vezes máscaras de oxigênio "caindo", mas sempre foi "alarme falso".

Bearshare,

Eu não voei tanto assim, mas já tenho alguma milhagem. Mesmo assim, se eu tivesse neste vôo eu me borrava todo.

sds

PaxPOA

#17 Galeão-Cumbica

Vulgo GIG-GRU

• Moderador
  • 3477 Postagens
Reputação: 310

Postado 24 de novembro de 2009 - 23:24

Eu devo ser de outro mundo. Um cabra frio e quase inabalável que já pousou sem flap, sem reverso, com arremetida em cima da água no GIG, turbulências que fizeram sacode de frente, de trás e de ladinho, despencadas bruscas com máscara de oxigênio caindo, etc. e, muito sinceramente, não me abalei nem um pouco, permaneci mais calmo até que os tripulantes, muito consciente da minha localização no avião no caso de pouso de emergência e muito ciente de que aquele "susto" podia ser uma iminência muito grande da morte. Tenho real pavor de altura, tenho certo medo de morrer, mas parece que dentro de um avião nada me abala além de um eterno desconforto nos ouvidos por causa da pressurização.

#18 FlyerJokker

• Usuários
  • 1317 Postagens
  • Cidade/UF/País:Monguagá
  • Data de Nascimento:19/07/1987
Reputação: 421

Postado 24 de novembro de 2009 - 23:27

Graças a deus nunca passei por uma situação do tipo, no entanto, uma despressurização rápida, ou uma explosiva, deve ser beeeem complicado pra quem está lá atrás !

Como disse um passageiro que transportei uma vez "só não se caga se nao tiver ##### pronta !"

smile.gif

#19 PaxPoa

• Usuários
  • 418 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre Brasil
  • Data de Nascimento:01/08/1963
Reputação: 115

Postado 24 de novembro de 2009 - 23:31

QUOTE(Galeão-Cumbica @ Nov 25 2009, 12:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu devo ser de outro mundo. Um cabra frio e quase inabalável que já pousou sem flap, sem reverso, com arremetida em cima da água no GIG, turbulências que fizeram sacode de frente, de trás e de ladinho, despencadas bruscas com máscara de oxigênio caindo, etc. e, muito sinceramente, não me abalei nem um pouco, permaneci mais calmo até que os tripulantes, muito consciente da minha localização no avião no caso de pouso de emergência e muito ciente de que aquele "susto" podia ser uma iminência muito grande da morte. Tenho real pavor de altura, tenho certo medo de morrer, mas parece que dentro de um avião nada me abala além de um eterno desconforto nos ouvidos por causa da pressurização.

Sim, com certeza voce deve ser marciano! biggrin.gif biggrin.gif
sds

PaxPOA

#20 Mills

• Moderador
  • 3262 Postagens
  • Cidade/UF/País:Guarulhos
  • Data de Nascimento:20/12/1966
Reputação: 287

Postado 25 de novembro de 2009 - 00:20

QUOTE(Galeão-Cumbica @ Nov 25 2009, 12:24 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Pois eu te invejo amigão...
Há em mim dois sentimentos absurdamente conflitantes...
Amo voar... Acho linda a visão do horizonte...
Mas tenho muito medo da corrida e da primeira manobra que a aeronave faz após levantar vôo...
E quando anunciam novamente para colocar o cinto que o pouso está próximo, já dá um start em mim e
fico muito inseguro novamente. O pouso é bem pior, por ser mais demorado... Sempre saio com as pernas bambas...
Detalhe, estou certo de que não iria gostar nada de ver um relampago ou ouvir um trovão de dentro de um avião!

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)