Caro PaxPoa,
Fui EU quem disse isso.. e sim.. sou piloto!. Na Ocasiao, se NAO se recorda, eu lhe respondi, disse que foi um Vazamento de Fluido Hidraulico em uma Pack, e o que isso é relevante para quem nao sabe o que é..?? Depois de saber disso, vc vai ficar com muito mais DUVIDAS, e por nao ter IDEIA do que eu to falando(No caso de um Leigo), Vc vai querer explicacoes cada vez maiores, Vai querer saber o que é Pack, para que serve, de onde vem, pra onde vai, Pq vazou, e milhares de outras perguntas que vao terminar em um GROUND SCHOOL do Aviao.
Isso foi confirmado depois de algumas HORAS de manutençao! Os pax naquele episodio queria respostas IMEDIATAS, queriam que alguem estivesse a porta da ACFT com a resposta na ponta da lingua para passar a eles, sendo que a preocupacao da empresa era CONTINUAR a viagem dos PAX, afinal, nem todos tem tempo para ficar esperando por informacoes tecnicas que nao vao ter Sentido ALGUM alem de satisfazer a curiosidade de alguns!.
Em tempo, o Cmte. da Aeronave, mandou bem pra caramba, fez o seu papel exemplarmente, o check-list é bem extenso para essa pane, e foi criticado por quase a TOTALIDADE dos Pax, por nao ter feito uma "Locucao" do que estava ocorrendo, pois o pax achava que ele deveria narrar o ocorrido, sendo que nem ele sabia a origem da fumaça com certeza!. Foi Execrado por alguns PAX mais exaltados, muita gente falando besteira sem saber o que ocorria, criticando o profissional que fez o que se esperava que ele fizesse.. que é pousar em seguranca!. Isso nao foram os Comissarios que contaram para ele nao.. mas sim a ESPOSA do mesmo, que estava na cabine de Passageiros daquele referido voo... e permaneceu quieta o tempo todo, pois confiava em quem estava la na frente.
Quanto ao suposto PACTO de silencio de tripulantes, vc tem razao, está no Codigo de Conduta da Empresa, e eu estou infrigindo o mesmo ao comentar isso como estou comentando!. Se nao fosse o Forum, vc provavelmente nao saberia ate hoje sobre o motivo da pane!. pois empresa nenhuma NO MUNDO vai dar explicacoes tecnicas detalhadas sobre esse tipo de incidente!. No MAXIMO informacoes superficiais, pois nao adianta vc falar linguagem TECNICA com quem nao é TECNICO.
Finalizando, como diz o dito popular.. Realmente o AVIAO é o meio de transporte mais RAPIDO que existe... Porem... para quem NAO tem pressa!. Eu, nunca ví uma Rodoviaria fechar por mal-tempo!, Nunca mesmo!!!. Nesses dias de CAOS AEREO em VIX, a rodoviaria continuou funcionando a Pleno Vapor... Os Onibus da Itapemirim e Aguia Branca chegavam e saiam no Horario... enquanto isso no aeroporto....
Caro Rogerio,
Situações deste tipo serão sempre difíceis de lidar, tanto no ar quanto na terra. Não creio que seja função de um piloto, após um evento destes, ficar dando explicações seja no próprio avião ou seja no saguão do aeroporto, por assim dizer. Se durante a emergência em vôo os pilotos dissessem pelo menos "passageiros e tripulantes, permaneçam sentados com os sintos avivelados" teria tranquilizado um pouco a todos. Até porque, em situações de pânico alguem pode surtar e comprometer a segurança. Mas se não foi possível, paciência. Já em terra a coisa sempre vai ser complicada e de difícil controle porque as pessoas em geral querem extravasar as suas angustias. Ai caberia ao pessoal de terra ter treinamento adequado para atender todo mundo e tomar as providencias cabíveis. De madrugada em um aeroporto longínquo, nem sempre as condições são as melhores.
Finalmente há um última abordagem a ser feita: a imprensa. Neste caso, as cias aéres deveriam liberar um comunicado, a.s.a.p., para neutralizar as inevitáveis notícias sensacionalistas. Se não, há única fonte de informação para os inconsequentes jornalistas vão ser os passageiros, e neste caso, os mais exaltados é que vão estar de prontidão para dar a sua versão dos fatos.
No caso deste incidente da Azul, algo como: "a cia informa que o vôo nro tal, procedente de SSA com destino a VCP, teve que retornar ao aeroporto devido a problemas técnicos no sistema de controle da pressão da cabine (se for o caso). O avião pousou às 00:00 no aeroporto, sem maiores inicidentes e os passageiros desenbarcaram normalmente (ou seja, não foi pelas esteiras). Em terra a empresa prestou assistência aos passageiros (isto quer dizer que alguns precisaram pelo menos um copo com açucar) e tomou as providencia para reembarque."
Voce tem razão, detalhes técnicos não devem passados porque tem o potencial de gerar mais confusão. Por isso a redação deste tipo de nota tem que ser feita por alguem que entenda do riscado. O fato das empresas só prestarem informação se procuradas pela imprensa é que dá a sensação de que querem varrer tudo para debaixo do tapete.
Já aqui no CR é o lugar para se debater os detalhes, na medida que cada um julgar conveniente. Continuo sem saber o que é Pack, como vc falou, mas parece ser algo relacionado ao ar condicionado. De minha parte, o que me interessa nestes casos é saber se as cias aéreas que viajo estão cuidando bem de seus aviões.
Respeito muito a profissão de piloto e ainda prefiro avião do que ônibus.
sds
PaxPOA