Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

GOL comprando a WEBJET?

Já existem 22 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 boulosandre

• Usuários
  • 3502 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo- SP - Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1974
Reputação: 200

Postado 19 de dezembro de 2009 - 07:04

Pelos ares

Corre pelo mercado que a Gol estaria muito interessada na compra da Webjet.

#2 Murundum

• Usuários
  • 2417 Postagens
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972
Reputação: 206

Postado 19 de dezembro de 2009 - 07:31

Seria muito bom ver o 733 em CXJ novamente mas por outro lado seria uma pena a Ervilha desaparecer.

#3 rafael amarante

• Usuários
  • 730 Postagens
  • Interests:Aeroportos, aviação civil, turismo, música, literatura e o que mais surgir.
  • Cidade/UF/País:Belém/PA/Brasil
  • Data de Nascimento:13/07/1985
Reputação: 82

Postado 19 de dezembro de 2009 - 07:39

Acho mt difícil. A imprensa brasileira tem uma frescura com essa estória de querer que uma empresa maior compre as menores. Até parece que não existe vida fora da GOL e da TAM.

#4 E.P.M.

• Usuários
  • 2227 Postagens
  • Cidade/UF/País:Minas Gerais
  • Data de Nascimento:17/03/1989
Reputação: 240

Postado 19 de dezembro de 2009 - 07:45

mtoooo difícil....a GOL tomou trauma com os 300 da Varig!!! kkkk
axo q não vai querer mecher com 300 em sua frota nunca mais!

#5 PP-FAB

• Usuários
  • 402 Postagens
  • Cidade/UF/País:Manaus/Amazonas
  • Data de Nascimento:16/07/1982
Reputação: 23

Postado 19 de dezembro de 2009 - 07:54

Depois da compra da VRG, não acredito que a Gol vá incorporar outra empresa, principalmente agora que ela conseguiu dá uma melhorada nos resultados financeiros.

Felipe-SBEG
Abs!

#6 Philipe

• Usuários
  • 129 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:27/12/1989
Reputação: 0

Postado 19 de dezembro de 2009 - 10:18

Tranto boato! Daqui a pouco a Gol está comprando a TAM, rs. Esses jornalistas...

#7 alsavio

• Usuários
  • 147 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:04/09/1982
Reputação: 1

Postado 19 de dezembro de 2009 - 10:34

QUOTE(PP-FAB @ Dec 19 2009, 08:54 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Depois da compra da VRG, não acredito que a Gol vá incorporar outra empresa, principalmente agora que ela conseguiu dá uma melhorada nos resultados financeiros.

Felipe-SBEG
Abs!

Não duvidaria da veracidade da noticia.

Do meu ponto de vista, que é superficial:

1) Estrategico

- WEBJET possui 5% de market share, operando principalmente GRU, GIG, CNF e BSB - justamente onde a GOL tb possui grande concentração de vôos e são mercados de elevado RPK.
- Com um aumento de 1,5% sobre Market Share a GOL seria lider do mercado. Com 5% de aumento abriria margens dificeis de superar pela concorrente.
- Basicamente as aeronaves da Web são 733 com fabricação superior a 1988;
- A empresa (GOL) já possui um sistema de manutenção homologado, certificado e com experiencia neste tipo de aeronave.
- Possivelmente, poderiam ser substituidos ao longo do tempo, afinal, até que seja anunciada, oficializada e formalizada a compra, diversos leasings já estariam por vencer.

- Negativamente teriamos um retrocesso em termos de idade média de frota e custos operacionais (GOL - 7.2 anos e WEB 17 anos), mas vale lembrar que a Webjet é uma empresa que se mantém com geração própria de caixa, coisa que a VARIG na época não era (muito pelo contrario, era uma torneira aberta para perda de dinheiro, com boa parte dos vôos com geração negativa de caixa, principalmente os média/longa distância)

- Não há tanta sobreposição de vôos com relação aos slots GOL/Webjet (pelo menos até onde consigo ver), como havia na epoca GOL/VARIG. A Web nem mesmo opera em CGH.

- As duas empresas apresentam vários traços similares. Entre outros, os mais facilmente notaveis:

1) Foco na gestão de custos - penetração no mercado sensivel ao preço. - Voe Facil (GOL) e Vá Voando (Webjet)
2) Serviço de bordo - Pre-packeds e BOB (em introdução na Web)
3) Foco na venda via internet
4) Frota (aqui entenda-se manutenção, peças, sistemas de apoio, tripulação etc)

2) Cenario Economico

Na epoca da compra da VARIG pela GOL (entenda-se aqui o processo de aquisição, analise pelos orgãos competentes, fusão, reorganização da malha e sistemas), o mundo assistiu a micareta da crise mundial, embalada ainda ao som da Gripe H1N1. Obviamente, queda de demanda e um cenário nada favoravel. Vale lembrar ainda que houve a explosão do valor do WTI, ascenção homerica do dólar entre outros.

O cenário agora seria um tanto quanto diferente. Um mercado que cresce a taxas superiores a 20% (em comparação a 2008), com expectativa de aumento de 50% no volume até 2014 (50 milhões de pax), ascensão de 20 milhões de potenciais clientes (classe media), aumento de investimentos, abertura para participação estrangeira (49% x 20%), isso sem contar COPA e OLIMPIADAS e a previsão de um aumento do PIB entre 5,0 e 6,5% em 2010.

Se levarmos em consideração que o mercado de aviação está longe ficar saturado (100 milhões de potenciais clientes e 10 milhões que realmente voam, ou seja, ociosidade de 90%), acredito estarmos diante de uma outra realidade.

Obvio, nada será feito sem ser com os pés no chão e o trauma dos tramites da VARIG devem ter ficado bem enraizados na cabeça daqueles que participaram ativamente do processo.

Compras e fusões de empresas são dispendiosos ($$$), cansativos, normalmente resultam em redução de excedentes e nem sempre as empresas conseguem chegar ao final do processo, morrem no parto.

Agora basta aguardar novidades dos bastidores... mas muito estranho as duas empresas que duelaram publicamente estarem se oferecendo a TAM e GOL.. coincidencia ou fato, eu pessoalmente achei bem propricia a briga e a venda de ambas.

Como falei, é meu ponto de vista pessoal, superfluo e sem embasamento técnico.

Abraços,

#8 alsavio

• Usuários
  • 147 Postagens

Postado 19 de dezembro de 2009 - 10:36

QUOTE(alsavio @ Dec 19 2009, 11:34 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Pô cade o LipeGIG, esse cara sempre tem comentários muito bons e bem embasados...
Queria saber a opinião dele a respeito tb...

abraços e fico no aguardo...

#9 PR-GGG

• Usuários
  • 3636 Postagens
  • Data de Nascimento:29/05/1993
Reputação: 41

Postado 19 de dezembro de 2009 - 11:02

Ao menos a Webjet agrega market share à Gol. Com isso ela ultrapassaria a Tam. Mas duvido o CADE aprovar a compra sem um estímulo governamental, e como a Webjet não está em falência, portanto...

Poderia haver uma parceria, onde elas operassem com marcas distintas.

Mas uma coisa eu acredito que é certa: A Webjet está sim a procura de um sócio para alavancar mais seu crescimento. Aposto minhas fichas no setor Internacional.

Editado por PR-GGG, 19 de dezembro de 2009 - 11:04 .

#10 alsavio

• Usuários
  • 147 Postagens

Postado 19 de dezembro de 2009 - 11:21

QUOTE(PR-GGG @ Dec 19 2009, 12:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Ao menos a Webjet agrega market share à Gol. Com isso ela ultrapassaria a Tam. Mas duvido o CADE aprovar a compra sem um estímulo governamental, e como a Webjet não está em falência, portanto...

Mas uma coisa eu acredito que é certa: A Webjet está sim a procura de um sócio para alavancar mais seu crescimento. Aposto minhas fichas no setor Internacional.

Nesse caso to contigo.... não tava rolando um papo de Ryanair ou coisa parecida???

#11 E175

• Usuários
  • 11894 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 19 de dezembro de 2009 - 13:30

QUOTE(Philipe @ Dec 19 2009, 11:18 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Tranto boato! Daqui a pouco a Gol está comprando a TAM, rs. Esses jornalistas...

Eu me pergunto se essas notas saem mesmo das redações dos jornais e revistas.

secret.gif

#12 PR-GGG

• Usuários
  • 3636 Postagens
  • Data de Nascimento:29/05/1993
Reputação: 41

Postado 19 de dezembro de 2009 - 13:44

QUOTE(E175 @ Dec 19 2009, 01:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu me pergunto se essas notas saem mesmo das redações dos jornais e revistas.

secret.gif

Duvidaram da compra da Varig e deu no que deu... stirthepot.gif poke.gif

#13 Velvet Charmer

• Usuários
  • 132 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/11/1975
Reputação: 3

Postado 20 de dezembro de 2009 - 01:24

Bom..parece boataria. No entanto, conheço a Sonia. Ela é bem séria.

#14 Approach-Air

• Usuários
  • 3132 Postagens
  • Data de Nascimento:26/05/0000
Reputação: 104

Postado 20 de dezembro de 2009 - 10:11

Afinal, GOL ou RyanAir?

Cada hora essas notinhas divulgam algo diferente. thumbsdown_still.png

#15 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 14450 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972
Reputação: 3050

Postado 20 de dezembro de 2009 - 11:40

QUOTE(alsavio @ Dec 19 2009, 11:34 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Pô cade o LipeGIG, esse cara sempre tem comentários muito bons e bem embasados...
Queria saber a opinião dele a respeito tb...

abraços e fico no aguardo...

alsavio,

A Webjet é um ativo valioso, mas em bom português, não adiciona nada além de market share para a GOL. Conforme citado, onde ela é mais forte (POA, GIG, GRU, BSB), a Gol já tem presença forte.

No campo de equipamento a GOL se esforça para se desfazer do que a WebJet tem, o Boeing 737-300.

Muitas rotas, se sobrepõem, principalmente GRU-Nordeste.

Fidelidade, a Gol já tem maior e melhor.

Programa de venda a classe C/D, a Gol já tem, maior e melhor.

Internet, a operação da Gol é mais ajeitada.

Que ativos e benefícios a WebJet traz então ?

a) 5% de mercado suficientes para levar a briga pela liderança a um novo nível
b) Por não ter capital aberto, é mais barato e simples de ser adquirida
c) Coloca a GOL em rota de aproximação mais forte com a CVC (na minha opinião o principal ativo)

d) evita a entrada de um novo competidor.... vulgo barreira de entrada
Vale a pena ?

Tem que se medir o que a CVC pode oferecer a GOL pela sua aérea. Um acordo de exclusividade de charters por uns 36/60 meses seria um ativo extremamente valioso !

Pra mim, esse é o fiel da balança.

#16 ZULU

• Usuários
  • 362 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:03/02/1976
Reputação: 20

Postado 20 de dezembro de 2009 - 12:00

QUOTE(PR-GGG @ Dec 19 2009, 12:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Parece que a compra se seria formada por um Laranja do grupo Aurea familia Constatino e mais um grupo de fora.
Mas não haveria fusão a Web continuaria com sua marca.
Vamos ver até onde isso vai dar .
Mas que onde tem fumaça ha fogo.

#17 Approach-Air

• Usuários
  • 3132 Postagens

Postado 20 de dezembro de 2009 - 12:15

QUOTE(LipeGIG @ Dec 20 2009, 11:40 AM) <{POST_SNAPBACK}>
c) Coloca a GOL em rota de aproximação mais forte com a CVC (na minha opinião o principal ativo)

Nem isso! Hoje a GOL tem tantos fretamentos na CVC quanto a TAM. (Se você abrir o sivnet hoje, verá que quase todas as capitais do nordeste tem fretamentos da GOL e TAM na mesma proporção - JPA, NAT, REC, MCZ, SSA, BPS, FOR...)

Resumindo: Nem nesse segmento essa compra vale a pena.

#18 Islander

• Membro Honorário
  • 2795 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo - SP - Brasil
  • Data de Nascimento:10/10/1973
Reputação: 493

Postado 20 de dezembro de 2009 - 16:56

O que eu vejo como maior ativo hoje seria o market share. Estamos chegando a um gargalo de infraestrutura, onde nao tem mais espaco para crescer. Nao ha muito mais pistas para operar um 737 pelo pais. GRU chegando ao limite, SDU idem. E uma forma de comprar espaco. O que da vantagem a Gol, frente a outros competidores, é operar o equipamento.

#19 Approach-Air

• Usuários
  • 3132 Postagens

Postado 20 de dezembro de 2009 - 17:33

QUOTE(Islander @ Dec 20 2009, 04:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O que eu vejo como maior ativo hoje seria o market share. Estamos chegando a um gargalo de infraestrutura, onde nao tem mais espaco para crescer. Nao ha muito mais pistas para operar um 737 pelo pais. GRU chegando ao limite, SDU idem. E uma forma de comprar espaco. O que da vantagem a Gol, frente a outros competidores, é operar o equipamento.

Com a Anac tomando slot a qualquer hora? Manobra perigosa essa. Acredito que eles iriam intervir nesse caso, de modo que o Slot seria distribuido futuramente para TAM, e a própria GOL.

#20 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989
Reputação: 500

Postado 20 de dezembro de 2009 - 19:46

QUOTE(Islander @ Dec 20 2009, 05:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Mas o que se deve perguntar é de onde vem esse market-share da Webjet. Eu acredito que venha principalmente da política diferenciada de tarifas. Se a Gol compra a WebJet, com certeza não manterá essa política de tarifas. Certamente haverá uma unificação do sistema. E, então, o market-share migrará também para as outras companhias, principalmente a Tam. Ou seja, a Gol assumiria totalmente o ônus da aquisição, mas dividiria os benefícios.

Eu acredito que a Gol ainda tenha espaço para crescer e ampliar o market-share de acordo com as próprias pernas. Alguns aeroportos estão saturados, mas suas taxas de crescimento são inferiores ao de todo o sistema, já que mais rotas diretas são criadas conforme o mercado cresce, aliviando, assim, os hubs. É possível, ainda, otimizar operações, aproveitando espaços subutilizados nos aeroportos, que ainda são numerosos.

Para mim, dependendo do valor, não vale a pena comprar a Webjet.

Editado por thiago_SJK, 20 de dezembro de 2009 - 19:49 .

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)