http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/js...ID=a2754605.xml
Avião da TAM faz reversão em Porto Alegre
Postado 19 de dezembro de 2009 - 23:49
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/js...ID=a2754605.xml
Postado 19 de dezembro de 2009 - 23:52
Postado 20 de dezembro de 2009 - 00:01
Se eu fosse o Jornalista dessa notícia voltaria para a faculdade.
Postado 20 de dezembro de 2009 - 00:04
Concordo plenamente! hehee
Postado 20 de dezembro de 2009 - 00:04
Acho que, para notícias sobre aviação, a imprensa adora a palavra reverso e seus derivados.... rsrs
Postado 20 de dezembro de 2009 - 00:11
Acho que, para notícias sobre aviação, a imprensa adora a palavra reverso e seus derivados.... rsrs
Sim, eu postei aqui exatamente por isto. Lendo a notícia até parece que a aeronave estava numa boa sobrevoando POA e de repente "deu marcha a ré"...
Postado 20 de dezembro de 2009 - 00:39
Agora que jornalista não precisa mais de diploma, fica difícil.
Postado 20 de dezembro de 2009 - 00:46
Não exatamente. A mudança significa que para ser jornalista não é mais preciso ser formado em Jornalismo. Era resquício do Governo Militar que desejava controle sobre a imprensa, e essa era uma forma a mais para se conseguir este objetivo. Com o fim da exigência, é possível que vejamos profissionais escrevendo textos jornalísticos em suas áreas, e não apenas colunas esparsas, o que poderá contribuir para aumentar a qualidade do que se publica.
Já imprensa ruim, essa sempre vai existir. Cabe a nós comprarmos e disseminarmos a palavra dos bons veículos, deixando jornalistas incompetentes falando sozinhos.
Postado 20 de dezembro de 2009 - 02:12
Postado 20 de dezembro de 2009 - 10:33
A acft da TAM em questão estava realizando o vôo 8002 de GIG para EZE e perdeu o motor 1 em vôo depois de FLN optando por pousar em POA o Cmte não declarou emergência (claro pelo cemal e outras m.. mais) porém pousou tranquilamente em POA, fez algumas órbitas no IP para perda de altitude e o APP POA organizou a galera q estava chegando muito bem(inclusive eu). Portanto é isso aí no mais só com a galera da Manu! abçs!!!
Postado 20 de dezembro de 2009 - 11:06
A acft da TAM em questão estava realizando o vôo 8002 de GIG para EZE e perdeu o motor 1 em vôo depois de FLN optando por pousar em POA o Cmte não declarou emergência (claro pelo cemal e outras m.. mais) porém pousou tranquilamente em POA, fez algumas órbitas no IP para perda de altitude e o APP POA organizou a galera q estava chegando muito bem(inclusive eu). Portanto é isso aí no mais só com a galera da Manu! abçs!!!
Pois é, acho que isso precisa ser posto em discussão pois está virando moda o pessoal em emergência e acaba não declarado pela "pentelhação" de enfrentar o cemal novamente, ficar fora de escala e mais um monte de burocracia que na minha opinião não tem nada a ver com o profissional e sim com a maquina.....
Já não é a primeira vez que escuto procedimentos como esse....(da não declaração da pane verdadeira).
Postado 20 de dezembro de 2009 - 11:28
Já não é a primeira vez que escuto procedimentos como esse....(da não declaração da pane verdadeira).
A ANAC está conseguindo preparar a cama para um acidente de grandes proporções... Isso é seríssimo e tenho ouvido de forma uníssona que hoje em dia só se está declarando emergência em último caso. Tanto que a Gol já determinou que ao se declarar emergência e pousar deve-se entrar em contato com a cia ASAP para se iniciar a defesa do tripulante.
Postado 20 de dezembro de 2009 - 11:52
- Se correr o bicho pega, se parar o bicho come.
- O fato é: Qualquer ocorrência de parada de motor em vôo, A EMPRESA DEVE, comunicar a autoridade certificadora no país de operação, pois a partir desses reports é que será alimentado o maintenance review board, pois pode ser uma pane de projeto.
- Se o CEMAL ou os CERIPAS/CENIPA tem forçado a barra para suspenderem os CCF dos tripulantes, isso tem que ser tradado como distorção da função daquele órgão.
- Cabendo, que sabe , até uma representação oficial contra essa atitude.
- Convém esclarecer que a ANAC não suspende o CCF, mas tal atitude é provocada pelo CENIPA ou CERIPA quando há suspeitas que influenciaram no acidente (essa é a regra) caso contrário é medida DITATORIAL e Discricionária.
- Qualquer associação de pilotos pode e deve solicitar "oficialmente" ao órgão que provocou/solicitou a suspensão da CCF, os motivos desta atitude bem como explanar o prejuízo que acarretará a demora na revogação da medida.
Postado 20 de dezembro de 2009 - 15:47
Postado 20 de dezembro de 2009 - 16:29
Saiu daquele dafault da tacação de pedra na imprensa-marrom para discussão a respeito de declarar emergência ou não, o porquê disto e etc. Não sabia que rolava todo este lance aí.
Postado 20 de dezembro de 2009 - 19:14
Saiu daquele dafault da tacação de pedra na imprensa-marrom para discussão a respeito de declarar emergência ou não, o porquê disto e etc. Não sabia que rolava todo este lance aí.
[OFF TOPIC] [2]
Pois é, concordo com você.
Até o post do Stratocruiser, que colocou muito bem a questão de que profissionais ruins existem em qualquer área e que cabe a nós fugir deles, quem estava sendo sensacionalista eram algumas pessoas do fórum. Depois disso, achei interessantíssimo o rumo que o tópico tomou. E ainda bem, pois teremos um tópico a menos a ser fechado e um a mais para se inteirar sobre um assunto tão importante.
Postado 21 de dezembro de 2009 - 10:19
Concordo e assino embaixo. O pessoal está com mania da "pura e grauita" agressão à "entidade" da imprensa, por causa de casos particulares de maus profissionais, que (com e sem diploma) não representam a totalidade da classe jornalística. Se a imprensa tem maus profissionais, é necessário formação (que pode ou não passar pela faculdade de jornalismo). E também (principalmente) interesse do profissional, que, será tão bom quanto for seu interesse, independente se ele é formado ou não. A propósito, se muitas coisas na política e em nosso dia-a-dia mudaram pra melhor, devemos muito à imprensa!
Como bem colocou o Cláudio, neste tópico uma notícia de redação confusa acabou rendendo uma discussão sadia e ponderada sobre as reais implicações deste indicente. Exemplo pra gente pensar nos outros tópicos. Parabéns a todos!
Postado 21 de dezembro de 2009 - 10:56
Eu também concordo. Quando eu li a notícia, fiquei confuso com a informação que não estava completa. Minha reação imediata foi abrir este tópico, que felizmente rendeu discussões construtivas. Parabéns a todos!
Sobre a questão de declarar ou não emergência, humildemente peço licença para dar minha opinião de leigo em aviação: voar com apenas uma turbina é sim uma situação de emergência e deveria ser tratada como tal. Eu acho muito preocupante o fato aqui apontado de as empresas criarem empecilhos às declarações de emergência.
Abraços!
Postado 21 de dezembro de 2009 - 14:12
Sobre a questão de declarar ou não emergência, humildemente peço licença para dar minha opinião de leigo em aviação: voar com apenas uma turbina é sim uma situação de emergência e deveria ser tratada como tal. Eu acho muito preocupante o fato aqui apontado de as empresas criarem empecilhos às declarações de emergência.
Abraços!
Na verdade não são as ecmpresas, mas sim os órgãos relacionados à aviação como CENIPA, ANAC e etc que suspensem seu CCF caso você declare emergência, mesmo que o avião pouse totalmente dentro da normalidade.
Postado 21 de dezembro de 2009 - 23:33
1º
2º
3º
4º
E viva os trolls!
1 Usuário(s) lendo este tópico
0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)

Este tópico está trancado. =/