Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Avião da TAM faz reversão em Porto Alegre

Já existem 25 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:03/09/1955
Reputação: 208

Postado 19 de dezembro de 2009 - 23:49

Não tenho nem idéia do que se trata, a notícia não é completa. Postei aqui porque acabei de ler agora no site da Zero Hora.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/js...ID=a2754605.xml

#2 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1882

Postado 19 de dezembro de 2009 - 23:52

pelo que eu li, ele alternou POA por algum motivo.

#3 Lucas

• Usuários
  • 460 Postagens
  • Interests:Porto Alegre
  • Cidade/UF/País:Salvador
  • Data de Nascimento:23/12/1977
Reputação: 21

Postado 20 de dezembro de 2009 - 00:01

Se eu fosse o Jornalista dessa notícia voltaria para a faculdade.

#4 Robert Jesus

• Desligados
  • 130 Postagens
  • Cidade/UF/País:Salvador, BA - Brasil
  • Data de Nascimento:06/02/1996
Reputação: 0

Postado 20 de dezembro de 2009 - 00:04

pelo que entendi o avião, enquanto sobrevoava a região de porto alegre, aconteceu algo e ele teve de pousar em porto alegre

QUOTE(Lucas @ Dec 20 2009, 12:01 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Concordo plenamente! hehee

#5 Airbus-FA

• Usuários
  • 2081 Postagens
  • Cidade/UF/País:Joinville/SC/Brazil
  • Data de Nascimento:04/11/1980
Reputação: 563

Postado 20 de dezembro de 2009 - 00:04

Reversão?
Acho que, para notícias sobre aviação, a imprensa adora a palavra reverso e seus derivados.... rsrs

#6 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens

Postado 20 de dezembro de 2009 - 00:11

QUOTE(Airbus-FA @ Dec 20 2009, 01:04 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Reversão?
Acho que, para notícias sobre aviação, a imprensa adora a palavra reverso e seus derivados.... rsrs

Sim, eu postei aqui exatamente por isto. Lendo a notícia até parece que a aeronave estava numa boa sobrevoando POA e de repente "deu marcha a ré"... suicide_anim.gif

#7 osmarbeliato

• Usuários
  • 2 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo, SP, Brasil
  • Data de Nascimento:22/09/1992
Reputação: 0

Postado 20 de dezembro de 2009 - 00:39

QUOTE(Lucas @ Dec 20 2009, 01:01 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Agora que jornalista não precisa mais de diploma, fica difícil. thumbsdown_still.png

#8 Stratocruiser

• Consultor
  • 5754 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:12/03/1981
Reputação: 871

Postado 20 de dezembro de 2009 - 00:46

QUOTE(osmarbeliato @ Dec 19 2009, 10:39 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Agora que jornalista não precisa mais de diploma, fica difícil. thumbsdown_still.png

Não exatamente. A mudança significa que para ser jornalista não é mais preciso ser formado em Jornalismo. Era resquício do Governo Militar que desejava controle sobre a imprensa, e essa era uma forma a mais para se conseguir este objetivo. Com o fim da exigência, é possível que vejamos profissionais escrevendo textos jornalísticos em suas áreas, e não apenas colunas esparsas, o que poderá contribuir para aumentar a qualidade do que se publica.

Já imprensa ruim, essa sempre vai existir. Cabe a nós comprarmos e disseminarmos a palavra dos bons veículos, deixando jornalistas incompetentes falando sozinhos.

#9 Jiló

• Usuários
  • 5426 Postagens
  • Cidade/UF/País:Miami, FL, USA
  • Data de Nascimento:11/02/1984
Reputação: 60

Postado 20 de dezembro de 2009 - 02:12

A regra é clara... Lateral tem que ser cobrado com as duas maos .....senao é reversao

#10 boeing733

• Usuários
  • 267 Postagens
  • Cidade/UF/País:rio de janeiro
  • Data de Nascimento:15/10/1971
Reputação: 57

Postado 20 de dezembro de 2009 - 10:33

Respondendo a dúvida:

A acft da TAM em questão estava realizando o vôo 8002 de GIG para EZE e perdeu o motor 1 em vôo depois de FLN optando por pousar em POA o Cmte não declarou emergência (claro pelo cemal e outras m.. mais) porém pousou tranquilamente em POA, fez algumas órbitas no IP para perda de altitude e o APP POA organizou a galera q estava chegando muito bem(inclusive eu). Portanto é isso aí no mais só com a galera da Manu! abçs!!!

#11 Boeing737

• Usuários
  • 1630 Postagens
  • Cidade/UF/País:sao paulo
  • Data de Nascimento:21/04/1969
Reputação: 187

Postado 20 de dezembro de 2009 - 11:06

QUOTE(boeing733 @ Dec 20 2009, 10:33 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Respondendo a dúvida:

A acft da TAM em questão estava realizando o vôo 8002 de GIG para EZE e perdeu o motor 1 em vôo depois de FLN optando por pousar em POA o Cmte não declarou emergência (claro pelo cemal e outras m.. mais) porém pousou tranquilamente em POA, fez algumas órbitas no IP para perda de altitude e o APP POA organizou a galera q estava chegando muito bem(inclusive eu). Portanto é isso aí no mais só com a galera da Manu! abçs!!!

Pois é, acho que isso precisa ser posto em discussão pois está virando moda o pessoal em emergência e acaba não declarado pela "pentelhação" de enfrentar o cemal novamente, ficar fora de escala e mais um monte de burocracia que na minha opinião não tem nada a ver com o profissional e sim com a maquina.....
Já não é a primeira vez que escuto procedimentos como esse....(da não declaração da pane verdadeira).

pilotogw1.gif

#12 Speedbird

Administrador

• Administrador
  • 4934 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:16/03/1978
Reputação: 215

Postado 20 de dezembro de 2009 - 11:28

QUOTE(Boeing737 @ Dec 20 2009, 12:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pois é, acho que isso precisa ser posto em discussão pois está virando moda o pessoal em emergência e acaba não declarado pela "pentelhação" de enfrentar o cemal novamente, ficar fora de escala e mais um monte de burocracia que na minha opinião não tem nada a ver com o profissional e sim com a maquina.....
Já não é a primeira vez que escuto procedimentos como esse....(da não declaração da pane verdadeira).

pilotogw1.gif

A ANAC está conseguindo preparar a cama para um acidente de grandes proporções... Isso é seríssimo e tenho ouvido de forma uníssona que hoje em dia só se está declarando emergência em último caso. Tanto que a Gol já determinou que ao se declarar emergência e pousar deve-se entrar em contato com a cia ASAP para se iniciar a defesa do tripulante.

#13 Charlie Mike

• Usuários
  • 471 Postagens
  • Interests:Aviação / Operações
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:31/03/1970
Reputação: 25

Postado 20 de dezembro de 2009 - 11:52

QUOTE(Speedbird @ Dec 20 2009, 12:28 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A ANAC está conseguindo preparar a cama para um acidente de grandes proporções... Isso é seríssimo e tenho ouvido de forma uníssona que hoje em dia só se está declarando emergência em último caso. Tanto que a Gol já determinou que ao se declarar emergência e pousar deve-se entrar em contato com a cia ASAP para se iniciar a defesa do tripulante.

- Se correr o bicho pega, se parar o bicho come.

- O fato é: Qualquer ocorrência de parada de motor em vôo, A EMPRESA DEVE, comunicar a autoridade certificadora no país de operação, pois a partir desses reports é que será alimentado o maintenance review board, pois pode ser uma pane de projeto.

- Se o CEMAL ou os CERIPAS/CENIPA tem forçado a barra para suspenderem os CCF dos tripulantes, isso tem que ser tradado como distorção da função daquele órgão.

- Cabendo, que sabe , até uma representação oficial contra essa atitude.

- Convém esclarecer que a ANAC não suspende o CCF, mas tal atitude é provocada pelo CENIPA ou CERIPA quando há suspeitas que influenciaram no acidente (essa é a regra) caso contrário é medida DITATORIAL e Discricionária.

- Qualquer associação de pilotos pode e deve solicitar "oficialmente" ao órgão que provocou/solicitou a suspensão da CCF, os motivos desta atitude bem como explanar o prejuízo que acarretará a demora na revogação da medida.

#14 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1882

Postado 20 de dezembro de 2009 - 15:47

já que tava descendo single engine... de fato haveria necessidade para se declarar emergencia ou apenas manter as chamadas em pan-pan-pan foi preciosismo d+ por parte da tripulação?

#15 KC-767

• Moderador
  • 6609 Postagens
  • Interests:Aviação, Carros, Caminhões, Desenho, Esportes (automobilismo, boxe, futebol), Fotografia, Viagens.
  • Cidade/UF/País:Osasco - SP
  • Data de Nascimento:01/02/1984
Reputação: 203

Postado 20 de dezembro de 2009 - 16:29

OFF Topic: Achei interessante o rumo que o tópico de uma notícia de cunho duvidoso/sensacionalista tomou.

Saiu daquele dafault da tacação de pedra na imprensa-marrom para discussão a respeito de declarar emergência ou não, o porquê disto e etc. Não sabia que rolava todo este lance aí.

#16 thiago_SJK

• Usuários
  • 4374 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989
Reputação: 500

Postado 20 de dezembro de 2009 - 19:14

QUOTE(claudio_767 @ Dec 20 2009, 05:29 PM) <{POST_SNAPBACK}>
OFF Topic: Achei interessante o rumo que o tópico de uma notícia de cunho duvidoso/sensacionalista tomou.

Saiu daquele dafault da tacação de pedra na imprensa-marrom para discussão a respeito de declarar emergência ou não, o porquê disto e etc. Não sabia que rolava todo este lance aí.

[OFF TOPIC] [2]

Pois é, concordo com você.

Até o post do Stratocruiser, que colocou muito bem a questão de que profissionais ruins existem em qualquer área e que cabe a nós fugir deles, quem estava sendo sensacionalista eram algumas pessoas do fórum. Depois disso, achei interessantíssimo o rumo que o tópico tomou. E ainda bem, pois teremos um tópico a menos a ser fechado e um a mais para se inteirar sobre um assunto tão importante. thumbsup.gif

#17 SkyLiner

• Usuários
  • 3405 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1980
Reputação: 860

Postado 21 de dezembro de 2009 - 10:19

QUOTE(claudio_767 @ Dec 20 2009, 04:29 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Concordo e assino embaixo. O pessoal está com mania da "pura e grauita" agressão à "entidade" da imprensa, por causa de casos particulares de maus profissionais, que (com e sem diploma) não representam a totalidade da classe jornalística. Se a imprensa tem maus profissionais, é necessário formação (que pode ou não passar pela faculdade de jornalismo). E também (principalmente) interesse do profissional, que, será tão bom quanto for seu interesse, independente se ele é formado ou não. A propósito, se muitas coisas na política e em nosso dia-a-dia mudaram pra melhor, devemos muito à imprensa!

Como bem colocou o Cláudio, neste tópico uma notícia de redação confusa acabou rendendo uma discussão sadia e ponderada sobre as reais implicações deste indicente. Exemplo pra gente pensar nos outros tópicos. Parabéns a todos!

#18 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens

Postado 21 de dezembro de 2009 - 10:56

QUOTE(claudio_767 @ Dec 20 2009, 05:29 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Eu também concordo. Quando eu li a notícia, fiquei confuso com a informação que não estava completa. Minha reação imediata foi abrir este tópico, que felizmente rendeu discussões construtivas. Parabéns a todos!

Sobre a questão de declarar ou não emergência, humildemente peço licença para dar minha opinião de leigo em aviação: voar com apenas uma turbina é sim uma situação de emergência e deveria ser tratada como tal. Eu acho muito preocupante o fato aqui apontado de as empresas criarem empecilhos às declarações de emergência.

Abraços!

#19 Leirbag

• Usuários
  • 3852 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987
Reputação: 585

Postado 21 de dezembro de 2009 - 14:12

QUOTE(bearshare @ Dec 21 2009, 11:56 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu também concordo. Quando eu li a notícia, fiquei confuso com a informação que não estava completa. Minha reação imediata foi abrir este tópico, que felizmente rendeu discussões construtivas. Parabéns a todos!

Sobre a questão de declarar ou não emergência, humildemente peço licença para dar minha opinião de leigo em aviação: voar com apenas uma turbina é sim uma situação de emergência e deveria ser tratada como tal. Eu acho muito preocupante o fato aqui apontado de as empresas criarem empecilhos às declarações de emergência.

Abraços!

Na verdade não são as ecmpresas, mas sim os órgãos relacionados à aviação como CENIPA, ANAC e etc que suspensem seu CCF caso você declare emergência, mesmo que o avião pouse totalmente dentro da normalidade.

#20 Vinícius Bartholdi

• Usuários
  • 764 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil
  • Data de Nascimento:12/04/1987
Reputação: 188

Postado 21 de dezembro de 2009 - 23:33

O mais "legal" foram os comentários dos leitores...

Será que as autoridades vão esperar que aconteça mais um grave acidente aéreo com dezenas de vítimas, prá só depois fazer encenações na imprensa. Essa infraero não passa de um verdadeiro cabide de emprego. A TAM seguidamente tem problemas com seus aviões e ninguém faz nada. Nem a direção da empresa nem as autoridades (ir)responsáveis pelo setor.Cuidado que 2010 é ano de campanha política e será que não há ninguém torcendo prá que algo grave aconteça prá ter mais espaço na mídia? sei não...

O respeitoso jornalista que escreveu esta materia não faz a menor ideia do significado das palavras que ele utilizou. Queria por exemplo que ele explicasse qual o significado que ele associa a palavra Reversao!? Lamentável essa publicação no jornal Zero Hora.

Esses noticiários de problemas técnicos em aeronaves e a grande maioria dos acidentes no Brasil é sempre com a mesma empresa aérea. Ninguém percebe isso?

Essa é boa se o aviao apresenta algo anormal durante o voo e o piloto resolve pousar para assegurar a integridade de todos a bordo a cia. nao presta, se ele continua a voar e a bagaça cai, a cia. tb nao presta, acho que antes de postar algo sobre cia. A ou B em relacao a manutencao deve se entender um pouco de aviacao !!!

E viva os trolls!

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)