Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Avião da TAM faz reversão em Porto Alegre

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 25 respostas neste tópico, contribua você também!

#21 Speedbird

Administrador

• Administrador
  • 4934 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:16/03/1978
Reputação: 215

Postado 21 de dezembro de 2009 - 23:44

QUOTE(bearshare @ Dec 21 2009, 11:56 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Sobre a questão de declarar ou não emergência, humildemente peço licença para dar minha opinião de leigo em aviação: voar com apenas uma turbina é sim uma situação de emergência e deveria ser tratada como tal. Eu acho muito preocupante o fato aqui apontado de as empresas criarem empecilhos às declarações de emergência.

As empresas estão fulas da vida com essa situação absurda e já estão procurando uma forma de acabar com isso. Elas não concordam com essa política estapafúrdia e reconhecem os riscos que isso representa. Na realidade, essa política seja de quem for a responsabilidade (ANAC, CENIPA e etc) está subvertendo tudo o que agregamos por décadas em matéria de segurança aérea.

Abs!

#22 Clipper

• Consultor
  • 1399 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/09/1962
Reputação: 1301

Postado 22 de dezembro de 2009 - 07:32

As empresas estão fulas da vida com essa situação absurda e já estão procurando uma forma de acabar com isso. Elas não concordam com essa política estapafúrdia e reconhecem os riscos que isso representa. Na realidade, essa política seja de quem for a responsabilidade (ANAC, CENIPA e etc) está subvertendo tudo o que agregamos por décadas em matéria de segurança aérea.

Paralelamente ao tema do tópico, porém, honestamente, isso para mim é novidade, uma inacreditável novidade.

Opa, existem pilotos que não informam os órgãos ATC a respeito de uma condição que deve ser compulsoriamente reportada, porque ficam preocupados com os desdobramentos, como a necessidade de ter de passar por inspeção médica, preencher relatórios, falar com a chefia, fornecer informações diversas às autoridades, etc.? Como se não bastasse tudo que vem cercando a vida de um tripulante de um tempo para cá, alguns ainda reservam um espaço na mente pensando o que acontecerá depois de botar os pés no chão, enquanto seus aviões ficam cambaleando pelo céu, em condição clara de emergência? Como e onde ficam os preparativos em solo, por exemplo, que existem para evitar ou amenizar situações de riscos? Onde fica a consciência de todos, no caso de uma situação que pode perfeitamente fugir do controle, mas que poderia ter sido antecipada?

Não, não concordo. Podem alegar o que for a respeito da troca dos pés pelas mãos das nossas autoridades alopradas (e isso não é novidade), mas por pior que seja a burocracia com as obrigações pós-vôo, os interesses pessoais jamais podem prevalecer enquanto a responsabilidade maior, que é conduzir uma aeronave com total segurança, da saída até a chegada, estiver em andamento. Podem espernear, mas o que vale, sob qualquer aspecto, é o que está em vigor, não o que todos pensam o que seria o melhor. A regra do jogo é essa, e o direito de voar não é uma democracia, mas, antes de tudo, é a obediência e o cumprimento de um conjunto de regras, em condições normais ou não, e nada disso impede, no meio de todo imbróglio, mas no momento apropriado, a análise das mudanças, que pode e deve ser discutida.

Pessoal, a partir do momento que um piloto de linha aérea se propõe a ocupar um assento na cabine de comando, ele deve ter plena consciência a respeito do que é prioritário. São centenas (ou milhares, porque quem está no solo também deve ser considerado) de vidas humanas, reputação de empresas, valiosos patrimônios e mais uma infinidade de coisas que estão em jogo, e enquanto não houver alteração dessa norma, quem está comprometendo a segurança de vôo são os tripulantes que eventualmente não usam de todos os recursos para lidar com uma situação, não os excessos das autoridades tupiniquins, que por sinal não ficam atrás, com seus regulamentos, do que existem de regras mundo afora, sendo que muitas podem comprometer a carreira de qualquer piloto, principalmente por omissão.

Bons vôos, mas plenamente seguros e responsáveis.

#23 Mills

• Moderador
  • 3262 Postagens
  • Cidade/UF/País:Guarulhos
  • Data de Nascimento:20/12/1966
Reputação: 287

Postado 22 de dezembro de 2009 - 08:52

QUOTE(Airbus-FA @ Dec 20 2009, 01:04 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Reversão? Acho que, para notícias sobre aviação, a imprensa adora a palavra reverso e seus derivados.... rsrs

Desculpe os demais amigos, estou chegando agora no assunto... Mas onde está na matéria a palavra ou referencia a reverso ou reversão???

Zerohora.com
Com problema técnico, avião da TAM faz pouso em Porto Alegre
Passageiros, que vinham do Rio de Janeiro, tiveram de trocar de aeronave para seguir viagem para Buenos Aires

Atualizada em 20/12/2009 às 03h11min

Um avião da TAM, que fazia o trecho entre os aeroportos Galeão (Rio de Janeiro) e Ezeiza (Buenos Aires), na noite deste sábado, teve um problema técnico e fez um pouso no Aeroporto Salgado Filho, por volta das 23h20min. Segundo a TAM, os 149 passageiros foram transferidos para outra aeronave que esperava no local e seguiram viagem para a Argentina. A companhia diz que a operação foi bem sucedida e ninguém ficou ferido.

Estou achando bem interessante tudo o que foi escrito aqui, mas não concordo com o título do post, uma vez que me parece não ter cido usada a palavra "reversão" pelo jornalista...

#24 TMA-SP

• Usuários
  • 2585 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas-SP
  • Data de Nascimento:05/06/1987
Reputação: 93

Postado 22 de dezembro de 2009 - 08:55

QUOTE(Mills @ Dec 22 2009, 09:52 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Desculpe os demais amigos, estou chegando agora no assunto... Mas onde está na matéria a palavra ou referencia a reverso ou reversão???

Estou achando bem interessante tudo o que foi escrito aqui, mas não concordo com o título do post, uma vez que me parece não ter cido usada a palavra "reversão" pelo jornalista...

Na hora que a matéria foi publicada havia sim a palavra "reversão", posteriormente a mesma passou por uma atualização
e retiraram a palavra thumbsup.gif

#25 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:03/09/1955
Reputação: 208

Postado 22 de dezembro de 2009 - 10:51

QUOTE(Cmte. Rodolfo @ Dec 22 2009, 09:55 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Na hora que a matéria foi publicada havia sim a palavra "reversão", posteriormente a mesma passou por uma atualização
e retiraram a palavra thumbsup.gif

Eu confirmo, quando abri o tópico a matéria dizia: "avião... faz reversão sobre Porto Alegre". Eu até comentei antes que lendo assim até parecia que um avião "mágico" havia dado "marcha-a-ré" enquanto voava sobre POA...

#26 Mills

• Moderador
  • 3262 Postagens
  • Cidade/UF/País:Guarulhos
  • Data de Nascimento:20/12/1966
Reputação: 287

Postado 22 de dezembro de 2009 - 12:11

UFA!!! Que bom então... Sinal que o jornalista notou a "mer...cadoria" que escreveu e corrigiu a tempo!

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)