Jump to content

Photo

Tutorial Aviosim V2

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
1117 replies to this topic

#1 Yoshioff

Yoshioff
  • Usuários
  • 4,879 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:06/10/1989

Posted 22 de December de 2009 - 16:02

Boa Galera,

Como sabem o Aviosim passou por uma mudança de versão, saiu da antiga V1.86 para a V2 (Atualmente na 2.05). Porém o conceito do jogo é o mesmo, ou seja, dominar o mundo com uma cia aérea que você sempre sonhou em comandar. Sem mais chuva em copo d`agua vamos lá:

Registro e Senha:

No site do Aviosim Você irá se cadastrar escolhendo o nome da sua empresa aérea, o código da sua empresa, o seu user, fornecerá seu email e finalmente escolher o modo de registro (gold member ou Standard member).

Dicas: O nome da Empresa aérea NÃO deve ser o nome de uma empresa real.
O seu email cadastrado não poderá ser dos seguintes domínios: uol.com.br / hotmail.com / freenet.de.

Primeiros passos:

Após o recebimento de sua senha você, a primeira coisa que deverá fazer é escolher seu HUB (management > Account). Você terá em caixa US$20mi ou o equivalente na moeda do respectivo país de sua operação. Após a escolha do HUB você deverá comprar aeronaves (Aircraft Market) e tambem rotas (Route Management > New Routes).

Dicas: A escolha de um bom HUB é essencial, prefira aqueles com pista mais generosas e com demandas pouco exploradas para que você tenha mais lucros e finalmente analise as questões técnicas da pista e finalmente prefira aeroportos 24 horas.
Na questão de aeronaves, caso decida seguir para uma cia aérea de passageiros, prefira aeronaves com menos de 22 anos de uso, e não se esqueça de analisar bem o tipo de aeronave a ser adquirida, bem como o tamanho de pista que ela requere, o nível de ruído (Noise Stage), se está aceitavel tambem.
Quanto as Rotas quanto mais longa for, mais dinheiro você movimentará, mas analise bem questões de demanda e oferta e tambem se a aeronave a operar aquela rota é rentável.

Com aeronaves e rotas compradas, você deverá configurar o interior das mesmas, caso ela seja para passageiros (Fleet Management > Cabin Setup). Lá você terá 3 opções de classes com 5 opções de poltronas, entretenimento e interior em cada classe que desejar. Tambem deverá fazer o traslado para seu HUB (Fleet Management > Inactive Fleet > Schedule > Create Quick Transfer Flight). Enquanto a aeronave é trasladada ao seu HUB ou qualquer destino que desejar, você deverá criar o serviço de bordo que desejar (Flight Planning > Board Service). Lá você terá desde a escolha da bebida a escolha de brindes oferecidos no voo.

Dicas: Para rotas de curta e média distância não há a necessidade de se ter uma first equiparavel a de uma Emirates por exemplo, porém seus passageiros nunca irão reclamar se tiverem alguns % extras de espaço para as pernas os famosos "Extra leg Room".
Para traslados não há a necessidade de tripulação.
O mesmo se diz para o serviço de bordo, crie vários profiles para determinadas rotas, para que um serviço de uma rota curta não seja a mesma de uma rota longa.

Com o serviço de bordo criado, aeronave no ponto de partida desejado e com o interior já instalado, você deverá fazer o último passo antes de montar o schedule da mesma... Os próprios voos (Flight Planning > Flight Numbers), você irá criar a numeração de seus voos. Após feito isto vá até ao Schedule da aeronave e já poderá montar a mesma.
Após montar total ou parcialmente o schedule você deverá contratar funcionários (Office > Personal General), para isto abaixo do schedule terá duas tabelas um para a tripulação necessária outra para o pessoal te terra necessário.
Ao colocá-los em seus respectivos postos de trabalhos, o próximo passo a seguir são as construções (Infrastructure Management > Personnel General), você irá construir prédios para abrigar seus funcionários de terra. Para a Manutenção (Maintenance), hangares para o próprio fim em sua frota.

Dicas: Lembre-se que ao montar o Schedule para cada 3 horas de voo, você deverá deixar 45 minutos livres para a manutenção que ocorre de forma automática.
Outro detalhe importante é que nas primeiras 48 horas de Schedule seu avião decolará vazio, o que é recomendável apagar os voos dos dois primeiros dias, eles ficarão guardados no cache (a qual é possível ter acesso logo abaixo do quadro de schedule). Lá estarão seguros por até 7 dias.
Você terá o extra opcional, de ter os bookeepers e os PR-Managers, um lhe fornecerá dados e estatísticas sobre a saúde financeira de sua empresa e outros cuidarão do marketing e da imagem da mesma. Caso queira usufruir de ambos contrate 23 funcionários de cada e os coloque para trabalhar em Bookeeping e Public Relations.
Nas construções não são necessáriamente obrigatória você as ter, porém caso não tenha um hangar ou mesmo um prédio incompatível com o número de trabalhadores, o humor deles poderá cair, não que isto possa ser tão ruim. Porém é recomendável que sempre seus funcionários estejam todos felizes ao trabalhar.

Após a implementação básica destes você já terá a capacidade de colocar seu avião no ar.

Perguntas Frequentes:

Minha ocupação mesmo após as 48 horas continua baixa.

Para se obter melhores ocupações você deverá ter duas coisas básicas, um bom marketing e paciência. Fazer marketing é essencial para que atria passageiros (ou carga), o recomendável é fazer ao menos duas ou tres campanhas básicas em todos os países que operar (web/street poster/outdoor). E paciência, muitas vezes uma rota não pode ser tão rentável por alguns dias e até semanas, é normal tenha paciencia que logo verá os primeiros resultados positivos.

Posso voar para onde eu quiser?

Sim, nesta nova versão você não tem mais restrições quanto a distância, países e qualquer outro empecílio, a não ser a própria restrição da aeronave.

Por que não consigo comprar ou fazer o leasing de aeronaves?

Toda aeronave que entra no market ficará por lá 5 horas sem que possa comprar ao menos que tenha créditos para a compra antecipada, e caso queira fazer o leasing deverá ter o valor equivalente a aeronave em Credit Rating, ou seja deverá ter um bom nome limpo para se ter um crédito para fazer novos leasing.

Como eu faço para aumentar o Credit Rating?

Fatores como maior % possível de aeronaves próprias, Receitas diárias elevadas, um bom caixa, são alguns fatores que lhe darão mais créditos.

Posso ficar com saldo negativo?

Não. 1 dólar negativo e você estará falido. (lógicas irracionais do jogo)

O que são as Travel Exhibitions?

Basicamente seria você montar um stand em feiras que ocorrem semanalmente ao redor do mundo, são interessantes apenas quando se tem um bom público e realizadas em um país que você opere.

Charter são uma boa?

Dor de cabeça. Além de não ser realmente tão rentáveis, você irá receber apenas alguns dias depois de concluir o trabalho, ou seja, faça para experimentar, mas tenho certeza que não irá repetir a dose.

Licença de operação?

A cada 14 ou 21 dias você terá de renova-lá, basicamente você irá desembolsar US$250.000, e responder a 3 questões simples sempre uma relacionada ao seu HUB, uma a algum aeroporto do mundo e finalmente a ultima perguntando se determinada aeronave está ou não em produção, caso acerte 2, terá 14 dias a mais de Licença, se acertar todas, 21 dias, se acertar uma ou nenhuma, reprovará e terá que tentar novamente para renovar seu CHETA hehehe.

Fuel Charge?

Ferramenta que lhe permite cobrar até 9% da tarifa da passagem economica ao seus passageiros, utilize com parcimonia.

Posso reajustar as tarifas?

Sim, Route Management > Existing Routes, você poderá colocar o preço que melhor lhe conviar.

Bom é isso pessoal, bem basicão mesmo, qualquer pergunta estaremos aqui a disposição!
Um bom jogo a todos!
thumbsup.gif
  • PTN4769 and CarlosCF like this

#2 SA280

SA280
  • Usuários
  • 4,853 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1989

Posted 22 de December de 2009 - 16:37

Valeu, Yoshi! yesyes.gif

Esse tutorial está muito bom! reverencia.gif

Abraço. thumbsup.gif

#3 SA280

SA280
  • Usuários
  • 4,853 posts

Posted 22 de December de 2009 - 17:56

Yoshi, ainda tenho algumas dúvidas:

1) A manutenção é feita automaticamente ou eu devo agendá-la? No caso desta última, onde e como eu faço isso?
2) Os funcionários podem deixar de trabalhar por alguma razão (como, por exemplo, doença) e afetar meus vôos? Se sim, alocar funcionários em quantidade acima da necessária ajuda?
3) Na versão anterior havia era bom deixar um responsável por manutenção leve em cada aeroporto em que se operava. E nessa nova versão?
4) É necessário obter licença para realizar manutenção de rotina?
5) Créditos são ganhos ou é possível comprá-los?
6) O que seria "external maintenance" (tendo a opção de ativar ou desativar)?

Abraço.

#4 F-4 Phantom

F-4 Phantom
  • Usuários
  • 721 posts
  • Cidade/UF/País:São josé do Rio Preto / São Paulo / Brasil
  • Data de Nascimento:30/04/1982

Posted 22 de December de 2009 - 18:01

Valeu, Yoshi!!! Uma ajuda que veio no momento certo!!! Montei uma cia cargueira ontem... estou tomando uma surra... mas vamos ver o que vira!!!
abraços thumbsup.gif

#5 Yoshioff

Yoshioff
  • Usuários
  • 4,879 posts

Posted 22 de December de 2009 - 19:11

QUOTE(thiago_SJK @ Dec 22 2009, 05:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Yoshi, ainda tenho algumas dúvidas:

1) A manutenção é feita automaticamente ou eu devo agendá-la? No caso desta última, onde e como eu faço isso?
Automáticamente a partir do momento que você alocar seus mecânicos.
2) Os funcionários podem deixar de trabalhar por alguma razão (como, por exemplo, doença) e afetar meus vôos? Se sim, alocar funcionários em quantidade acima da necessária ajuda?
Comigo pelo menos nunca aconteceu depois de alocados ao trabalho, geralmente estão desfalcados durante o momento da contratação.
3) Na versão anterior havia era bom deixar um responsável por manutenção leve em cada aeroporto em que se operava. E nessa nova versão?
Não há necessidade, apenas os mecânicos.
4) É necessário obter licença para realizar manutenção de rotina?
Negativo, apenas quando for realizar os Checks.
5) Créditos são ganhos ou é possível comprá-los?
Comprados, você pode adquiri-los em Management > Account > Order Credits.
6) O que seria "external maintenance" (tendo a opção de ativar ou desativar)?
seria a manutenção feito por terceiros, custa 5x mais que a manutenção feita por seus mecânicos, ou seja não vale a pena.

Abraço.

#6 SA280

SA280
  • Usuários
  • 4,853 posts

Posted 22 de December de 2009 - 19:57

Engraçado...

Meus funcionários estão alocados, mas parece que até agora a manutenção não teve início...

As aeronaves continuam com a mesma porcentagem de condições. uhm.gif

#7 Muba

Muba
  • Usuários
  • 277 posts
  • Cidade/UF/País:Americana/São Paulo/Brasil
  • Data de Nascimento:21/04/1988

Posted 23 de December de 2009 - 09:40

Somente uma correção sobre o saldo negativo: o saldo não pode estar negativo no momento em que o sistema confere o saldo.
Eu só não me lembro exatamente qual o horário, mas acho que ocorre às 00:00 UTC ou 00:00 hub time.
No resto do dia, o saldo pode ficar negativo sem problema.

Abraço
Murilo

#8 F-4 Phantom

F-4 Phantom
  • Usuários
  • 721 posts

Posted 23 de December de 2009 - 11:27

Ja comecei bem... bem mal... estava atrás de um ATR cargo no Brasil para começar logo e no anseio de começar as operação fiz um lease de um ATR para pax... tem como cancelar esse lease? Ou transformar esse ATR em Cargo?

#9 SA280

SA280
  • Usuários
  • 4,853 posts

Posted 23 de December de 2009 - 18:39

Galera, estou preocupado com a minha manutenção. O hangar está construído, o pessoal da manutenção alocado, mas as condições das aeronaves simplesmente não mudam! uhm.gif

Além disso, é necessário registrar a aeronave no meu país?

#10 Yoshioff

Yoshioff
  • Usuários
  • 4,879 posts

Posted 23 de December de 2009 - 19:25

QUOTE(Alex S. Pelicer @ Dec 23 2009, 11:27 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Ja comecei bem... bem mal... estava atrás de um ATR cargo no Brasil para começar logo e no anseio de começar as operação fiz um lease de um ATR para pax... tem como cancelar esse lease? Ou transformar esse ATR em Cargo?

Você pode retornar o ATR porém irá demorar 7 dias para ele voltar ao lessor e a grana da entrada retornar ao seu caixa, e não existe a possíbilidade de conversão no jogo.

QUOTE(thiago_SJK @ Dec 23 2009, 06:39 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Galera, estou preocupado com a minha manutenção. O hangar está construído, o pessoal da manutenção alocado, mas as condições das aeronaves simplesmente não mudam! uhm.gif

Além disso, é necessário registrar a aeronave no meu país?

Não entendi, a porcetagem se mantem em quanto? Se decair veja o seguinte Active Fleet > Maintenance Display (fica em frente ao número de horas para o AC-Check), lá veja se tem alguma base de manutenção marcada ou se a mesma está marcada corretamente.

EDIT: Não é necessário registrar a aeronave não, geralmente aeronaves usadas vem com o registro AC-XXXXX e vem com o país de origem do cliente comprador daquela aeronave, quando são adquiridas zero.

Edited by Yoshioff, 23 de December de 2009 - 19:27 .

#11 SA280

SA280
  • Usuários
  • 4,853 posts

Posted 23 de December de 2009 - 19:49

QUOTE(Yoshioff @ Dec 23 2009, 08:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não entendi, a porcetagem se mantem em quanto? Se decair veja o seguinte Active Fleet > Maintenance Display (fica em frente ao número de horas para o AC-Check), lá veja se tem alguma base de manutenção marcada ou se a mesma está marcada corretamente.

(...)

Eu tenho duas aeronaves. Ambas estão paradas desde ontem de madrugada, pois deixei todos os vôos até sexta no "cache". Uma delas está, desde então, com 93,2% de condições e a outra está com 95,3%. Pelo tempo que estão paradas, já era para estarem em 100% há um bom tempo. Mas desde que chegaram dos seus respectivos transfer, não houve nenhuma melhora das condições.

No "Active Fleet > Maintenance Display" a base está marcada corretamente (BSB). É onde as aeronaves se encontram e onde estão o meu hangar e o pessoal da manutenção.

O que será que está acontecendo?

#12 Muba

Muba
  • Usuários
  • 277 posts

Posted 23 de December de 2009 - 20:37

QUOTE(thiago_SJK @ Dec 23 2009, 08:49 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu tenho duas aeronaves. Ambas estão paradas desde ontem de madrugada, pois deixei todos os vôos até sexta no "cache". Uma delas está, desde então, com 93,2% de condições e a outra está com 95,3%. Pelo tempo que estão paradas, já era para estarem em 100% há um bom tempo. Mas desde que chegaram dos seus respectivos transfer, não houve nenhuma melhora das condições.

No "Active Fleet > Maintenance Display" a base está marcada corretamente (BSB). É onde as aeronaves se encontram e onde estão o meu hangar e o pessoal da manutenção.

O que será que está acontecendo?

A situação dos aviões só é atualizada quando eles decolam.
Se você alocou a quantia certa de funcionários, pode ficar tranquilo! É só aguardar a decolagem.

#13 SA280

SA280
  • Usuários
  • 4,853 posts

Posted 23 de December de 2009 - 21:42

QUOTE(Muba @ Dec 23 2009, 09:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A situação dos aviões só é atualizada quando eles decolam.
Se você alocou a quantia certa de funcionários, pode ficar tranquilo! É só aguardar a decolagem.

Ufa! happy.gif

Valeu! thumbsup.gif

#14 Safe Flight

Safe Flight
  • Usuários
  • 2,315 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:18/09/1991

Posted 25 de December de 2009 - 21:03

Yoshioff, no schedule tem uma opção assim: Select flight type, mas lá so tem para marca cargo flight, so que a minha cia é de pax. É normal isso?
Outra, não tem como eu marca a opção Select service profile no schedule. E eu já criei o service profile.

#15 Muba

Muba
  • Usuários
  • 277 posts

Posted 25 de December de 2009 - 22:50

Que modelo de avião é esse ao qual você se refere?
Pela descrição, você adquiriu um avião da carga, e não de pax.
Se fosse de pax, haveria apenas a opção para voo de passageiro e apareceria o seu service profile.

#16 F-4 Phantom

F-4 Phantom
  • Usuários
  • 721 posts

Posted 26 de December de 2009 - 12:41

Uma duvida, existe um tempo ideal para um avião cargo ficar no solo para realizar o carregamento?

QUOTE(rodrigopl @ Dec 25 2009, 10:03 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Yoshioff, no schedule tem uma opção assim: Select flight type, mas lá so tem para marca cargo flight, so que a minha cia é de pax. É normal isso?
Outra, não tem como eu marca a opção Select service profile no schedule. E eu já criei o service profile.

Você montou a configuração de assentos de sua aeronave? Essa opção só apareceu quando eu montei a configuração dos assentos e do serviço de bordo, antes aparecia somente cargo flight

QUOTE(Muba @ Dec 25 2009, 11:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Se fosse de pax, haveria apenas a opção para voo de passageiro e apareceria o seu service profile.

Eu cometi esse erro, fiz o lease de um ATR, fiz o translado e quando chegou em minha base percebi que era um avião para pax e não cargo.

Edited by Alex S. Pelicer, 26 de December de 2009 - 12:43 .

#17 Yoshioff

Yoshioff
  • Usuários
  • 4,879 posts

Posted 26 de December de 2009 - 15:40

QUOTE(Alex S. Pelicer @ Dec 26 2009, 12:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Uma duvida, existe um tempo ideal para um avião cargo ficar no solo para realizar o carregamento?

Não não, após a conclusão de um voo, você pode agendar um voo no minuto seguinte se desejar.

#18 F-4 Phantom

F-4 Phantom
  • Usuários
  • 721 posts

Posted 27 de December de 2009 - 11:24

QUOTE(Yoshioff @ Dec 26 2009, 04:40 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não não, após a conclusão de um voo, você pode agendar um voo no minuto seguinte se desejar.

opaaa, valeu Yoshioff thumbsup.gif
abraços

#19 Safe Flight

Safe Flight
  • Usuários
  • 2,315 posts

Posted 27 de December de 2009 - 22:02

QUOTE(Muba @ Dec 25 2009, 11:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>

EMB 120 Standard para pax.

QUOTE(Alex S. Pelicer @ Dec 26 2009, 01:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Você montou a configuração de assentos de sua aeronave? Essa opção só apareceu quando eu montei a configuração dos assentos e do serviço de bordo, antes aparecia somente cargo flight

Eu montei a configuração dos assentos e do serviço de bordo, mas como ativa-la?

#20 Safe Flight

Safe Flight
  • Usuários
  • 2,315 posts

Posted 27 de December de 2009 - 22:17

QUOTE(rodrigopl @ Dec 27 2009, 11:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
EMB 120 Standard para pax.

Eu montei a configuração dos assentos e do serviço de bordo, mas como ativa-la?

Alias, como instalar o interior na aeronave?