Aproveitando o tópico: eu vou para Portugal em Maio, em viagem de turismo de 22 dias, com entrada no país pelo Porto. Com relação aos documentos exigidos, não há problema: sou funcionário público estadual (posso levar minha identificação funcional para comprovar); tenho um bom salário (que vou comprovar com o contra-cheque); tenho 2 cartões de crédito com limite de crédito bem superior ao valor total exigido pelo tempo de estadia (que vou comprovar com os extratos); tenho os vouchers de reservas de hotéis para todos os dias de estadia; tenho a cópia do bilhete eletrônico das passagens aéreas, impresso em loja da TAP; vou ter o comprovante de reserva de carro numa rent-a-car durante 16 dias. Enfim, acho que tenho tudo para comprovar que sou turista.
A questão que me deixa alguma dúvida é quanto à minha esposa. Como ela não tem emprego assalariado e trabalha com artesanato, de forma independente, não há maneira de se levar comprovante de rendimentos dela. Porém, acho que se levarmos cópia autenticada em cartório da certidão de casamento, para comprovar o vínculo familiar comigo, ela não vai ter problemas. O que podem me dizer sobre isto?
Em tempo: eu tenho 54 anos e minha esposa vai ter 56 anos, na época da viagem.
Abraços e mais uma vez me desculpem por meu erro de interpretação!
Bom vou tentar te dar algumas dicas.
Primeiramente, vá tranquilo, conforme já dito, em 95% dos casos a imigração é muito tranquila.
Coisas essenciais, Além é claro dos passaportes kk.
O seguro, obrigatório você deve ligar no seu cartão de crédito e pedir uma carta, eles te mandam por e-mail é o que basta, mas precisa estar por escrito em sua pastinha, seu único momento para comprovar as coisas é ali no guiche, se não tiver um abraço!
Você precisa levar no mínimo 60 Euros por pessoa por dia, cartão de crédito não é dinheiro, este é um erro muito comum.
Leve com você comprovantes de hospedagem e dos transportes.
Leve sim sua carteira funcional acredite ou não pode fazer a diferença e sim eles podem pedir uma comprovação de aonde você trabalha. Leve os contra-cheques e se possível uma declaração de que você esta de férias.
Quanto a sua esposa, não tem jeito, só levando extratos bancários e declaração de IR (se ela for sua dependente, melhor), de resto se você tiver renda suficiente pode fazer uma declaração dizendo que assume os custos da viagem, leve a certidão de casamento, mas em geral documentos em outra lingua não tem muito valor.
Por fim, tenha isso organizado em uma pastinha, seja educado por menos receptivo que seja o oficial da imigração, só retire da pasta aquilo que ele lhe pedir, um de cada vez, se não entendeu, não responda e peça para ele repetir ou chamar um tradutor e procure não demonstrar tensão.
Mas o principal é ir tranquilo não é nenhum bicho de sete cabeças e é raro ele pedir algo além do passaporte, e fazer alguma pergunta além de Qual o motivo de sua viagem?
Abraços e Boa Viagem.

Este tópico está trancado. =/