Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Companhia aérea é condenada a pagar R$ 10 mil por extravio de bagagem

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 16 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Kleber

• Moderador
  • 10262 Postagens
  • Interests:Mulher :P
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:17/12/1966
Reputação: 805

Postado 17 de janeiro de 2010 - 13:58

Companhia aérea é condenada a pagar R$ 10 mil por extravio de bagagem

A companhia aérea United Airlines foi condenada a pagar indenização de R$ 10 mil por danos morais a um passageiro que teve a bagagem extraviada durante uma viagem internacional. A companhia ainda pode recorrer da decisão.

Segundo informações do Tribunal de Justiça de Goiás, o passageiro João Maximino de Souza Rosa afirmou ter sofrido danos morais por ficar sem seus pertences por dias, após a viagem. Já a United Airlines afirmou que a bagagem foi entregue em 24 horas e que a origem do processo "não passa de meros aborrecimentos, e são incapazes de gerar danos morais".

Apesar disso, o juiz Hamilton Gomes Carneiro, de Ipameri, condenou a companhia e destacou que "ao receber a bagagem do autor, ela se responsabilizou por sua segurança, transporte e entrega no destino apontado no bilhete de embarque".

O juiz acrescentou ainda que uma "vítima de lesão aos direitos deve receber uma soma que lhe compense a dor ou o sofrimento", afirmou o Tribunal de Justiça goiano. A reportagem tentou entrar em contato com a companhia aérea na manhã deste domingo, mas não teve sucesso.

Fonte: Uol/Folha

#2 Air Force One

• Usuários
  • 2167 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:14/02/1992
Reputação: 213

Postado 17 de janeiro de 2010 - 15:34

Tô começando a achar que essa pode ser a solução do meu caso...
Poxa voando com a JJ em outubro 2 vezes em menos de 1 semana sumiram na minha mala no voo de ida um prefume e no voo de volta um ipod e duas camisetas!:s
Fiz reclamações junto a Tam e o jornal O globo e recebi uma tentativa de compensação de 172.77 reais, fui lesado em cerca de 290.00 dólares e me ofereceram 172 reais sem contar a zona que fizeram na minha mala 2 vezes?!
Alguém poderia me dar uma ajuda quanto a esse caso?!Estou sentido que estou sendo enrolado!:s

#3 Super Constellation

• Usuários
  • 2433 Postagens
  • Cidade/UF/País:Natal - RN - Brasil
  • Data de Nascimento:06/04/1994
Reputação: 15

Postado 17 de janeiro de 2010 - 16:11

Muito bem feito.Volto a falar : A Tam perdeu a minha mala, não dava um pingo de satisfação e quando agente ligava para saber alguma notícia, eramos tratados feito lixo.Só depois do processo, 1 ano depois que eu recebi o que tinha dentro da mala em dobro.Eu nem fazia questão desse dinheiro, o que eu mais queria era minha mala, mas eu fui tão mal tratado que valeu a pena o processo.

Editado por DC-8, 17 de janeiro de 2010 - 16:11 .

#4 Air Force One

• Usuários
  • 2167 Postagens

Postado 17 de janeiro de 2010 - 16:14

QUOTE(DC-8 @ Jan 17 2010, 05:11 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Muito bem feito.Volto a falar : A Tam perdeu a minha mala, não dava um pingo de satisfação e quando agente ligava para saber alguma notícia, eramos tratados feito lixo.Só depois do processo, 1 ano depois que eu recebi o que tinha dentro da mala em dobro.Eu nem fazia questão desse dinheiro, o que eu mais queria era minha mala, mas eu fui tão mal tratado que valeu a pena o processo.

Estão fazendo a mesma coisa comigo :s

#5 Renan - SAO

• Usuários
  • 2433 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:12/11/1900
Reputação: 496

Postado 17 de janeiro de 2010 - 17:48

Falando em bagagem extraviada, ontem em Guarulhos, o trator que leva as bagagens passou, derrubou duas malas e foi embora.
Elas ficaram ali no chão por algum tempo, até que outro motorista as pegou e as encostou no carrinho que estava parado, onde ficaram por uns 20 minutos, até que um funcionário da Tam as buscasse.

#6 jambock

• Membro Honorário
  • 11092 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941
Reputação: 1175

Postado 31 de março de 2010 - 23:33

Meus prezados:
CCJ da Câmara aprova indenização para bagagem extraviada

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados decidiu que os passageiros que tiverem bagagens extraviadas devem ser indenizados pelas empresas. A multa, de R$ 300 para companhias aéreas e de R$ 200 para operadoras de transporte terrestre, deve ser paga em dinheiro, no prazo máximo de 24 horas após a comprovação da perda das bagagens. A informação é da Agência Câmara.
O autor projeto de lei, deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que as empresas são responsáveis pelo extravio e que devem também arcar com os danos morais envolvidos na perda da bagagem. A aprovação da proposta, segundo, vai transformar esse direito em lei.

O relator na CCJ, deputado Mendonça Prado (DEM-SE), disse que a proposta não impede outros acordos entre empresa e usuário e também não retira o direito de o consumidor, mesmo depois de ter recebido a indenização, recorrer à Justiça para receber o que considera justo.
Mendonça Prado votou pela aprovação do texto, que na sua avaliação atende os quesitos de constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa. A proposta foi aprovada pelas Comissão de Defesa do Consumidor e rejeitada pela Comissão de Viação e Transportes. O texto segue para o Plenário, que terá a palavra final.
Fonte: Terra 31.03.10 - 06:29

#7 Air Force One

• Usuários
  • 2167 Postagens

Postado 31 de março de 2010 - 23:48

QUOTE(jambock @ Mar 31 2010, 11:33 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Meus prezados:
CCJ da Câmara aprova indenização para bagagem extraviada

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados decidiu que os passageiros que tiverem bagagens extraviadas devem ser indenizados pelas empresas. A multa, de R$ 300 para companhias aéreas e de R$ 200 para operadoras de transporte terrestre, deve ser paga em dinheiro, no prazo máximo de 24 horas após a comprovação da perda das bagagens. A informação é da Agência Câmara.
O autor projeto de lei, deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que as empresas são responsáveis pelo extravio e que devem também arcar com os danos morais envolvidos na perda da bagagem. A aprovação da proposta, segundo, vai transformar esse direito em lei.

O relator na CCJ, deputado Mendonça Prado (DEM-SE), disse que a proposta não impede outros acordos entre empresa e usuário e também não retira o direito de o consumidor, mesmo depois de ter recebido a indenização, recorrer à Justiça para receber o que considera justo.
Mendonça Prado votou pela aprovação do texto, que na sua avaliação atende os quesitos de constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa. A proposta foi aprovada pelas Comissão de Defesa do Consumidor e rejeitada pela Comissão de Viação e Transportes. O texto segue para o Plenário, que terá a palavra final.
Fonte: Terra 31.03.10 - 06:29

IIIIIh, mais uma que o consumidor sai perdendo!
Parabéns dePUTAdos!!!
Se duvidar o texto deve estar mal escrito e deve permitir as companhias darem um vale! ranting_1.gif

#8 SQ-GRU

• Usuários
  • 674 Postagens
  • Data de Nascimento:27/07/1988
Reputação: 47

Postado 31 de março de 2010 - 23:49

A UA jah me pagou uma quantia MUITO alta tambem por alguns problemas que eu tive com eles em relacao a bagagem extraviada.

De acordo com eles, o fizeram porque eu era um passageiro frequente deles. Agradeci, pus o dinheiro no bolso e mudei minhas viagens para a LH/LX.

Em um ano perderam minha bagagem 3 vezes!!!!

#9 Air Force One

• Usuários
  • 2167 Postagens

Postado 31 de março de 2010 - 23:54

QUOTE(SQ-GRU @ Mar 31 2010, 11:49 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A UA jah me pagou uma quantia MUITO alta tambem por alguns problemas que eu tive com eles em relacao a bagagem extraviada.

De acordo com eles, o fizeram porque eu era um passageiro frequente deles. Agradeci, pus o dinheiro no bolso e mudei minhas viagens para a LH/LX.

Em um ano perderam minha bagagem 3 vezes!!!!

Poxa, sou *G e a JJ perdeu minha mala uma vez e furtaram ela 2 vezes em uma semana em outubro do ano passado.
Calculei um prejuízo de cerca de 290 dólares, porém até hoje a companhia me ofereceu 172,77 reais ou um trecho para a america do sul, trecho este que não poderei usar pois estou me mudando aos EUA, tentei pedir que fosse emitido um ticket para os EUA, ou que eu pudesse pagar a diferença, mas a companhia não pode emitir para os Estados Unidos passagens de compensação, ou seja, eu posso ser furtado me incomodar pra cara*** e ser o babaca do ano?!
Muita sacanagem a companhia tá entrando agora na Star e já começar assim justo com pax Gold, só uso essa PORCARIA por que dá milhas, tomara que logo uma companhia brasileira SéRIA entre na Star Alliance para não ficar restrito ao péssimo serviço e falta de respeito!

Editado por Air Force One, 31 de março de 2010 - 23:56 .

#10 SQ-GRU

• Usuários
  • 674 Postagens
  • Data de Nascimento:27/07/1988
Reputação: 47

Postado 01 de abril de 2010 - 09:39

QUOTE(Air Force One @ Mar 31 2010, 11:54 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Poxa, sou *G e a JJ perdeu minha mala uma vez e furtaram ela 2 vezes em uma semana em outubro do ano passado.
Calculei um prejuízo de cerca de 290 dólares, porém até hoje a companhia me ofereceu 172,77 reais ou um trecho para a america do sul, trecho este que não poderei usar pois estou me mudando aos EUA, tentei pedir que fosse emitido um ticket para os EUA, ou que eu pudesse pagar a diferença, mas a companhia não pode emitir para os Estados Unidos passagens de compensação, ou seja, eu posso ser furtado me incomodar pra cara*** e ser o babaca do ano?!
Muita sacanagem a companhia tá entrando agora na Star e já começar assim justo com pax Gold, só uso essa PORCARIA por que dá milhas, tomara que logo uma companhia brasileira SéRIA entre na Star Alliance para não ficar restrito ao péssimo serviço e falta de respeito!

Amigo,

A única vantagem da JJ é conseguir ser menos pior do que a GOL.

Eu pago o preço que for, mas não viajo para Europa e EUA de TAM em hipótese ALGUMA. É uma questão de honra.

A UA não é nada boa no quesito atendimento ao cliente, mas pelo menos eles te respeitam. Honraram com a dívida deles.

Essa é para os desinformados de plantão: quem compra passagens aéreas com cartão de crédito VISA ou AMEX tem um seguro automático de bagagem. E eles pagam sim - depois de certa burocracia.

#11 João Vítor Balduino

• Usuários
  • 3289 Postagens
  • Interests:Aviação / Aeromodelismo / Automobilismo / Formação de Aviadores
  • Cidade/UF/País:Ribeirão Preto/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:19/03/1996
Reputação: 1964

Postado 01 de abril de 2010 - 10:04

É só a TAM que tem problema com desvio e extravio de bagagem ou é impressão minha?

#12 Stelios the Greek

• Usuários
  • 4827 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983
Reputação: 427

Postado 01 de abril de 2010 - 10:50

campeãs com as minhas bagagens:
- TAP -3x
- Air France - 2x
- Alitalia - 1x

o fueda da tap, q ela insiste ter conexões em LIS e OPO com pouco tempo, á batata se o vôo chegar 15-30min atrasado a mala não embarcar no proximo vôo.

agora, colocar ipod na bagagem e despachar é pedir pra ser roubado. Ok q a cia aérea tem sua responsabilidade, mas tb não abusa nem Air Force One.
todos sabem q eletronicos como esses devem ir na bagagem de mão, tem q ter bom senso com isso!

#13 Mike Sierra

• Usuários
  • 1646 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/Rj/Brasil
  • Data de Nascimento:12/06/1990
Reputação: 266

Postado 01 de abril de 2010 - 11:04

QUOTE(Air Force One @ Jan 17 2010, 03:34 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Poxa voando com a JJ em outubro 2 vezes em menos de 1 semana sumiram na minha mala no voo de ida um prefume e no voo de volta um ipod e duas camisetas!:s
Fiz reclamações junto a Tam e o jornal O globo e recebi uma tentativa de compensação de 172.77 reais, fui lesado em cerca de 290.00 dólares e me ofereceram 172 reais sem contar a zona que fizeram na minha mala 2 vezes?!
Alguém poderia me dar uma ajuda quanto a esse caso?!Estou sentido que estou sendo enrolado!:s

Air Force...a empresa é obrigada a pagar 25 dólares para cada KG que sumiu da sua mala, veja isso...além disso é possível uma ação por danos morais, caso comprovado (porém é bem difícil de conseguir algo sem provas e uma boa razão) Sobre o valor que vocÊ perdeu (O Ipod) as regras são claras que devem estar na bagagem de mão.

Se quiser alguma ajuda, me contate por MP thumbsup.gif

#14 João Vítor Balduino

• Usuários
  • 3289 Postagens
  • Interests:Aviação / Aeromodelismo / Automobilismo / Formação de Aviadores
  • Cidade/UF/País:Ribeirão Preto/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:19/03/1996
Reputação: 1964

Postado 02 de abril de 2010 - 09:52

Peraê: Esse serviço de carregamento de bagagens é feito pela própria TAM ou é feito por terceiros?

#15 7700

• Desligados
  • 1066 Postagens
  • Cidade/UF/País:Florianópolis
  • Data de Nascimento:02/02/1990
Reputação: 0

Postado 02 de abril de 2010 - 10:42

QUOTE(Air Force One @ Jan 17 2010, 03:34 PM) <{POST_SNAPBACK}>

E talvez você saiba que equipamentos eletrônicos devem ser levados na bagagem de mão, não?

#16 Joaop

• Usuários
  • 1941 Postagens
  • Cidade/UF/País:Isère - France
  • Data de Nascimento:08/01/1988
Reputação: 413

Postado 02 de abril de 2010 - 12:34

QUOTE(João Vítor Balduino @ Apr 2 2010, 09:52 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Peraê: Esse serviço de carregamento de bagagens é feito pela própria TAM ou é feito por terceiros?

Provavelmente é feita por uma empresa contratada.
Mas você comprou a passagem da TAM e se ela decidiu por contratar outra pra fazer o serviço e a outra que fez a besteira, a TAM é obrigada a arcar com as consequencias. Se ela quiser, depois que se vire resolvendo o problema com a terceirizada.

#17 Leirbag

• Usuários
  • 3852 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987
Reputação: 585

Postado 02 de abril de 2010 - 16:48

QUOTE(Joaop @ Apr 2 2010, 12:34 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Provavelmente é feita por uma empresa contratada.
Mas você comprou a passagem da TAM e se ela decidiu por contratar outra pra fazer o serviço e a outra que fez a besteira, a TAM é obrigada a arcar com as consequencias. Se ela quiser, depois que se vire resolvendo o problema com a terceirizada.

Se não me engano a TAM tem sua própria empresa de Handling (esqueci o nome agora), então no caso dela é tudo na mesma empresa.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)